Results for 'Livro da natureza e livro revelado'

1000+ found
Order:
  1.  9
    Francis Bacon e a imagem do livro da natureza.Celi Hirata - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):75-98.
    In this paper, we explore the conception of nature as a book in Francis Bacon. On the one hand, using this image and confronting the reading of the book of nature and the reading of the books of established authors, Bacon contrasts two completely different ways of the natural philosophy: the Interpretation of Nature in contrast to the Anticipation of the Mind. On the other hand, by considering the revealed book and the book of creatures, Bacon contends for the specificity (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  7
    Comentário a “Francis Bacon e a imagem do livro da natureza”: interpretação da natureza e relação entre ciência e religião”.Luís César Guimarães Oliva - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):103-108.
  3.  9
    Comentário a “Francis Bacon e a imagem do livro da natureza”: as viravoltas baconianas.Homero Silveira Santiago - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):99-102.
  4.  20
    Paradoxo e natureza no livro V da República.Marcelo P. Marques - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (122):429-440.
  5.  2
    A influência dos fatores ambientais sobre a natureza e a saúde humana, segundo a medicina hipocrática.Juliana da Silveira Pinheiro - 2024 - Sofia 13 (1):13141012-13141012.
    Este artigo visa investigar a influência dos fatores ambientais sobre a natureza humana e sua saúde, conforme a visão da medicina hipocrática, pois elas estão intrinsecamente ligadas. Na medida em que, segundo a tese mais aceita da medicina hipocrática, a natureza humana é composta por quatro humores, cujo equilíbrio proporcionará a saúde do indivíduo, tudo o que influenciar esses humores, irá, ao mesmo tempo, influenciar tanto a natureza do homem, quanto sua saúde. Desse modo, é imprescindível, para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    Chaui E o modelo da natureza humana na ética de espinosa.Luís César Guimarães Oliva - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:39-55.
    Este artigo aborda uma das contribuições mais relevantes do livro A Nervura do Real, vol. 2, de Marilena Chaui: sua análise da noção de modelo da natureza humana apresentada no Prefácio da parte iv da Ética de Espinosa. Chaui entende este conceito como uma noção comum, afastando-se tanto dos intérpretes que o veem como uma construção puramente imaginária, quanto daqueles que o veem como um exemplo de racionalidade normativa.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    O Logos peri philias. Notas sobre a natureza e os propósitos dos livros VIII – IX da Ética Nicomaquéia.Carlo Natali - 2008 - Journal of Ancient Philosophy 2 (1).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Beleza natural e afastamento da natureza: apontamentos sobre ética e estética.Deribaldo Santos - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):57-86.
    RESUMO O artigo tematiza a problemática da beleza natural em relação às esferas da ética e da estética. Opta-se por um estudo de caráter teórico-bibliográfico que se baseia na leitura imanente do capítulo 15 do livro Estética: la peculiaridad de lo estético, de Georg Lukács, que trata a divisão social do trabalho como base para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. A problemática analisada aborda a seguinte questão: as vivências naturais têm ou não um caráter estético, ou seja, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Temas sociocientíficos em “Quarto de despejo” de Carolina de Jesus e a produção de podcasts.Ivanderson Pereira da Silva & Sthefany Dionizio Silva - 2024 - Odeere 9 (1):144-162.
    Este trabalho investigou as potencialidades pedagógicas da obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, para o ensino de ciências da natureza. De modo geral, objetivou investigar contribuições da problematização de temas sociocientíficos emergentes da obra. De modo específico possui os seguintes objetivos: a) Identificar a presença de temas sociocientíficos na obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”; b) Analisar possibilidades de uso e produção de podcast para a abordagem de temas sociocientíficos no (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  20
    Religiões da Terra e ética ecológica (Earth religions and ecological ethics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p26.Rosalira dos Santos Oliveira - 2010 - Horizonte 8 (17):26-44.
    Na atual discussão sobre a importância de equilibrar a necessidade humana de intervir sobre a natureza com a nossa responsabilidade na preservação da vida no planeta, as chamadas religiões da terra ou religiões da natureza aportam uma contribuição fundamental. Visando explorar essas relações, este artigo discute o impacto causado pelo processo de dessacralização do mundo na percepção do homem em relação ao mundo natural. Nesta linha, contrapõe a atitude teísta (característica das chamadas "religiões do livro") à perspectiva (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    No Horizonte Do Materialismo: Os Limites Entre Natureza e Cultura Na Concepção de Educação de Helvétius e Diderot.Camila Sant’Ana Vieira Ferraz Milek - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):13-35.
    O presente artigo debruça-se na crítica de Diderot à Helvétius. Apesar da crítica ser feita pontualmente a cada trecho comentado do livro De l’Homme de Helvétius, consideramos que ela possui um núcleo principal, que é a diferente concepção de materialismo dos autores e suas consequências para o que ambos anseiam para a sociedade. Por isso, investigamos o que há no horizonte do materialismo de Helvétius e de Diderot no que concerne à educação e como, apesar de estarem próximos no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Introdução Ao Período Moral da Literatura de Simone de Beauvoir: Pirro, Cinéias e o Lugar Necessário de Cada Ação.Lucas Joaquim da Motta - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):231-254.
    Trata-se de uma introdução interpretativa ao primeiro livro filosófico publicado por Simone de Beauvoir, Pirro e Cinéias (1944), que inaugura, segundo ela, após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o período moral de sua carreira literária e seu interesse particular em atribuir um conteúdo material à moral existencialista – junto de um livro publicado posteriormente, Por uma moral da ambiguidade (1947). Destaca-se, portanto, que Beauvoir é a autora que vai superar as oposições que separavam a natureza da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  61
    Eugenia negativa/positiva: o suposto colapso da natureza em J. Habermas.José Nicolau Heck - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):42-55.
    Há muito tempo o progresso científico provoca nossas convicções e ameaça deixar o discurso moral para trás. Mais recentemente, a polêmica em torno da permissão ou proibição da eugenia negativa e positiva questiona nossa autocompreensão de natureza, moralidade e liberdade. O presente texto tem por objeto uma série de artigos de J. Habermas, convertidos posteriormente em livro, onde são expostos argumentos fortemente plausíveis em favor da tese da indisponibilidade da natureza humana no âmbito da eugenia positiva. Após (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  5
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Educação, cultura, natureza e memória: escritos científicos do Extremo Sul do Piauí.Teodório Rogério Júnior & Cátia Maria de Araújo Oliveira (eds.) - 2017 - Jundiaí, SP: Paco Editorial.
    Sociologia, Filosofia, Letras, Espanhol, Arte, Tecnologia da Informação, Educação Física e Agronomia são áreas que se encontram contempladas neste livro. Percebemos, portanto, que não se trata de assuntos que orbitam um único eixo. Pelo contrário, o que o professor Teodório conseguiu reunir aqui foi uma grande e variada produção de áreas que, num primeiro e raso olhar, parecem desconexas, embora a intenção não tenha sido uma conexão entre elas. Reside aí a grandeza da obra, a diversidade. Por essa particularidade, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O conceito schopenhaueriano da vontade: Uma leitura do livro II de O mundo como vontade E representação.Alexander Almeida Morais - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):35-49.
    Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de Vontade a partir do estudo detalhado do livro II de O mundo como vontade e representação , no qual Schopenhauer explicita sua Metafísica da Natureza. Para este fim, nós analisaremos a relação entre Vontade e Representação como dois lados constitutivos e inseparáveis do mundo, bem como a ideia de finalismo da Vontade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Laws of Nature: a philosophical approach / Leis da Natureza: uma abordagem filosófica.Rodrigo Reis Lastra Cid - 2019 - Macapá, Brazil: Editora da Universidade Federal do Amapá.
    This book deals with an internal theme of metaphysics, which is the metaphysics of the laws of nature. The author presents traditional contemporary theories, as well as his own original theory, and evaluates each one at a time. He also addresses the problem of the modality of the laws of nature and makes some criticism of the standard view of necessity as truth in all possible worlds, and shows an application of his discussion to the metaphysics of physics. / Este (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    A ação humana e a natureza.Mário Sérgio de Oliveira Vaz & Maria Fernanda dos Santos - 2024 - Controvérsia 20 (1):92-103.
    Este artigo procura apresentar algumas considerações acerca do entrecruzamento do pensamento político de Hannah Arendt e a questão ambiental. Para tanto, o seguinte questionamento servirá de guia para a reflexão aqui pretendida: se o âmbito natural é perturbado pelas ações humanas, é razoável a crença de que a própria ação humana possa ser capaz de frear o atual cenário de catástrofe? Assim sendo, assume-se, aqui, como procedimento metodológico uma análise bibliográfica que recorre ao livro A condição humana (The human (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    Platão: crítica e censura a poesia.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Eliete da Silva Cruz - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):37-55.
    O presente artigo tem como objetivo abordar a questão sobre a natureza da arte, em específico da poesia trágica, seus efeitos sobre os indivíduos e a censura da poesia, segundo a concepção de Platão na obra República, especificamente nos livros II, III e X. Na República, Platão ao censurar, condenar e rejeitar a poesia como um instrumento para a formação dos indivíduos, vai de encontro ao modelo tradicional grego de educação. Sua crítica adentra na tradição de seu povo. Essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    A Natureza da Ciência Para Pierre Duhem.Gabriel Chiarotti Sardi - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    O livro Ensaios de Filosofia da Ciência (2019) é uma coletânea de vários textos de Pierre Duhem escritos em diferentes momentos de sua vida. A obra foi organizada pela Associação Filosófica Scientiae Studia e conta com um profícuo ensaio introdutório escrito pelo tradutor, o prof. Dr. Fábio Rodrigo Leite. Cada ensaio possui seus próprios capítulos, porém, na subdivisão dessa coletânea, cada texto foi referido como um capítulo e seus capítulos postos como subcapítulos. No presente fichamento abordaremos o primeiro capítulo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    Pensar como uma montanha: a leitura da paisagem por Aldo Leopold (1887-1948).Gabriela Cristina Sganzerla Iglesias & Fernanda da Rocha Brando - 2022 - Filosofia E História da Biologia 17 (2):141-159.
    Aldo Leopold (1887-1948) foi um professor e pesquisador que contribuiu para o campo da ecologia da vida selvagem, destacando-se no ambientalismo norte-americano do século XX. O objetivo deste artigo é discutir sob uma perspectiva filosófica a conservação da biodiversidade adotada por Aldo Leopold a partir de análise de trechos da sua última obra A sand county almanac and sketches here and there (1949). O livro, elaborado em seus anos de experiência na fazenda da família, apresenta uma série de ensaios (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Os Sentidos da Dimensão Técnica: Abordagem Sobre a Competência Em Informação No Âmbito da Filosofia e da Ciência da Informação.Alexandre Pedro de Oliveira & Elizete Vieira Vitorino - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):40-65.
    Investiga a temática competência em informação sob a ótica da Filosofia e da Ciência da Informação. Tem como diretriz a seguinte indagação: como é possível abordar a competência em informação no âmbito da dimensão técnica por meio de um diálogo integrado entre a Filosofia e a Ciência da Informação? As respostas a esta pergunta norteadora, bem como as reflexões resultantes destas, baseiam-se numa investigação de natureza exploratória e bibliográfica, conduzida em artigos e livros nestas áreas do conhecimento. Trata sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  22
    Hobbes: Uma análise da passagem do estado de natureza para O estado civil E político.Layara Araújo Cabral & Tamires Nogueira Santos - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):96-102.
    O presente artigo tem como objetivo discutir o sentido de estado de natureza e compreender a sua transformação em estado de civil e político. Nesse sentido, foram analisados e apresentados conceitos baseados nas obras de Thomas Hobbes, sobretudo em seu livro “O Leviatã”.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  24
    Aristóteles e a Possibilidade da Mudança de Caráter.João Hobuss - 2013 - Dois Pontos 10 (2).
    No livro dois da Ética Nicomaqueia, Aristóteles afirma com clareza que a prática reiterada de ações virtuosas leva à constituição de uma determinada disposição de caráter, ou seja, o hábito funcionaria como uma segunda natureza, em função da fixidez e estabilidade da disposição por ele constituída, o que aparentemente impediria qualquer modificação no que concerne ao caráter. O problema é que várias passagens do Corpus Aristotelicum parecem contradizer esta asserção, permitindo uma leitura diferente daquela que sugeriria a ideia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  25.  30
    Arte da experimentação: política, cultura e natureza no primeiro Nietzsche.Anna Hartmann Cavalcant - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):115-133.
    O objetivo deste artigo é analisar as conexões entre o pensamento político de Nietzsche e sua crítica da cultura, tal como desenvolvidos nas notas e ensaios do primeiro período de sua obra, especialmente no ensaio Cinco prefácios a cinco livros não escritos. Trata-se de mostrar como o filósofo procura, a partir de uma singular análise do Estado e da sociedade na Grécia antiga, restituir à experiência política uma dimensão reflexiva em declínio na modernidade.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  9
    Bildung e segunda natureza: Mcdowell leitor de Gadamer.Bruna Natália Richter - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):186-196.
    Em seu livro Mente e Mundo John McDowell pretende superar a oscilação entre duas abordagens que pretendem mediar à relação entre as mentes e o mundo, de um lado temos o mito do dado dizendo que os pensamentos precisam de uma coerção a partir do mundo exterior, e do outro lado temos o coerentismo que apresenta a ideia de que apenas uma crença pode justificar outra crença. Para defender sua abordagem e naturalizar as capacidades conceituais, situando a espontaneidade na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    Do Jardim do Éden ao martírio do estado civil.Genildo Ferreira da Silva - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):36-47.
    Sem a ambição de expor todas as aproximações e contradições entre o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean Jacques Rousseau, e o Livro da Gênesis Bíblica, o presente texto tem por finalidade realizar um estudo comparativo entre essas duas obras, visando propor uma reflexão em torno do mito do jardim do Éden, assim como se encontra exposta tal história na Bíblia, em contraponto com a obra do iluminista Jean-Jacques, ressaltando os elementos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Homem E natureza em nicolau de gusa: O microcosmo numa perspectiva dinâmica E criadora.João Maria André - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):805-814.
    Na passagem da Idade Média para aidade Moderna, o triângulo constituído pelosmotivos conceptuais "homem-natureza-Deus" éum triângulo cuja base, constituída pela relaçãohomem-natureza, tende a assumir, diríamos nósem termos cusanos, uma dimensão infinita nummovimento em que o vértice coincideprogressivamente com essa base transformandotal triângulo numa recta infinita. O lugar detransição que ocupa o pensamento do Cardealalemão é, por isso, paradigmático, encontrado asua expressão plena na forma como transpõe parao Renascimento alguns tópicos recorrentes nopensamento medieval: em primeiro lugar, omotivo do homo, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Propedêutica jurídica: uma perspectiva jusnaturalista.Paulo Ferreira da Cunha & Ricardo Dip - 2001 - Campinas, SP, Brasil: Millennium Editora. Edited by Ricardo Dip.
    Repisando a trilha clássica de aproximação ao Direito, o livro repropõe o método realista para pensar o Direito. Um estar de novo do pensamento jurídico tradicional, com sua persistente atualidade, está a exigir que se retome e guarde a analogia do termo Direito e a conclusão de que, antes de mais, sendo o Direito uma coisa, a 'coisa justa', seus demais possíveis conceitos são somente analogados secundários que, por importantes se estimem, demandam sempre referência subalterna àquele prius significativo - (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  30
    As lendas e a imaginação simbólica: uma metodologia para a sala de aula (The legends and symbolic imagination: a methodology for the classroom). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p538. [REVIEW]Eunice Simões Lins Gomes, Pierre Normando Gomes-da-Silva & Claudiana Soares da Costa - 2012 - Horizonte 10 (26):538-551.
    Entendemos que nenhuma sociedade constrói o presente e alicerça o futuro sem compreender sua cultura e sem conhecer o significado de sua história. O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma metodologia aplicada na sala de aula das primeiras séries do ensino fundamental, cujo propósito foi despertar a imaginação simbólica dos alunos através do uso das lendas presentes nos livros didáticos do ensino religioso ministradas pelos docentes. Os temas estudados têm como base teórica a fenomenologia da religião, a antropologia e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  22
    O Contrato De Gláucon.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):235-252.
    Resumo: O Livro II da República de Platão se inicia com um desafio de Gláucon para Sócrates, onde este deve provar que o homem justo é, de toda maneira, melhor do que o injusto. Para isso, pedirá que Sócrates defenda a justiça por si mesma e censure a injustiça. O discurso de Gláucon pode ser dividido em três partes, sendo a primeira dedicada à origem e à natureza da justiça; a segunda irá indicar a justiça como algo necessário, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  28
    A natureza matemática: da alma da Terra como potência geometrizante no opúsculo Da neve hexagonal de Johannes Kepler.Anastasia Guidi Itokazu - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):73-86.
    Na física celeste apresentada em sua Astronomia nova, Kepler explica os movimentos planetários através da ação de uma certa força ou potência motriz solar. Em vista da aproximação feita no livro entre física celeste e explicações baseadas em “causas corpóreas”, chamam a atenção as numerosas passagens onde Kepler refere-se às noções de alma e mente planetária. No presente artigo discutimos esses trechos pouco comentados da Astronomia nova. Com o objetivo de iluminar a discussão, abordamos na segunda seção a definição (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  39
    As posições de Newton, Locke e Berkeley sobre a natureza da gravitação.Silvio Seno Chibeni - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):811-839.
    Ao defender, nos Princípios matemáticos de filosofia natural, a existência de uma força de gravitação universal, Newton desencadeou uma onda de dúvidas e objeções filosóficas. Suas próprias declarações sobre a natureza da gravitação não são facilmente interpretáveis como formando um conjunto consistente de opiniões. Por um lado, logo após fornecer as três definições de "quantidades de forças centrípetas" (Defs. 6-8), Newton observa que está tratando tais forças "matematicamente", sem se pronunciar sobre sua realidade física. Mas, por outro lado, no (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34. Sociologia da ciência: realismo, idealismo e construtivismo.Vicente de Paula Gomes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):292-320.
    A virada neopragmática, crítica avassaladora da função fundante dos saberes autodefendida pela filosofia, radical ao ponto de incluir a própria vertente analítica de onde se originou, é, inexoravelmente, a fronteira atual do conhecimento filosófico, o golpe do movimento neopragmático à filosofia e à razão; contudo, deve ser avaliado como positivo. Ele possibilitou o retorno à consciência das matrizes conceituais genuínas desse saber ao apontar as propostas de superação do impasse: naturalismo estrito, naturalismo fraco, idealismo objetivo, contextualismo. Contribuíram, inquestionavelmente, para esse (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    Somos todos canibais: antropofagia, corpo e educação sensível.Analwik Tatielle Pereira De Lima - 2019 - São Paulo: LiberArs.
    Este livro apresenta a antropofagia como uma noção teórico-experiencial, uma atitude do corpo que reabilita o sensível e desperta o mundo percebido. A argumentação ressalta a dimensão sensível do corpo e do conhecimento, considerando sua sensibilidade e motricidade, corpo que não se separa da natureza e da história, atuando no mundo como presença viva, originária, em movimento, supondo um sujeito que, ao mesmo tempo em que constrói seus próprios sentidos, é dependente da experiência do outro no mundo, criando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    On proofs in mathematics.Jairo da Silva - 2008 - Manuscrito 31 (1):185-196.
    In his book Chateaubriand points out some differences between the mathematical and the formal notions of proof. I argue here that the contrast between both cannot be exaggerated, and that the latter fails to represent essential aspects of the former. I also sketch a view of the nature of mathematics that can accommodate one particular feature of mathematical proofs the formal notion, by its very nature, cannot: their freedom.Em seu livro, Chateaubriand aponta algumas diferenças entre a noção formal e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Brüseke, Franz Josef. A técnica E os Riscos da modernidade. Florianópolis: Ufsc, 2001. 216 P.Ana Paula de Araújo Lima - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):95-100.
    O livro “A Técnica e os Riscos da Modernidade” apresenta-se subdividido em cinco capítulos, no primeiro tem-se o título “Liberdade e risco”, onde o autor disserta acerca do desejo e da necessidade humana de transcender as situações cotidianas, isso desde seus primórdios. Nele o autor mostra o quanto a necessidade de ir além das condições imediatas de existência está indissoluvelmente associada ao seu anseio por liberdade. Sendo esta identificada com uma liberdade política, visto que o homem, por sua (...) social, é um ser essencialmente político. Então a questão que aqui se coloca é justamente o que fazer dessa capacidade de ser livre? Ou seja, como bem utilizá-la sem cair nas armadilhas que levam a um mau uso da liberdade? Responder a contento a esse ponto é um dos maiores desafios do homem e um dos que mais lhe provoca aflição, pois, segundo esse entendimento, não se conta com critérios precisos e infalíveis nas avaliações cotidianas, conta-se apenas com incertezas e com a busca por uma conduta moral. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Arte e natureza: sobre a viagem de Goethe à Itália.Pedro Süssekind - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (3):73-90.
    Resumo: O ensaio a seguir tematiza o livro Viagem à Itália, no qual J. W. Goethe relata o período passado em território italiano, nos anos de 1786 e 1787. Procuro contextualizar essa viagem na vida e na carreira do escritor, servindo-me, para isso, especialmente de um texto sobre ele escrito por Walter Benjamin. Comento as observações de Goethe sobre a natureza, ligadas a suas pesquisas científicas, mas meu principal interesse são as observações sobre a arte e sobre a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Entre decadência e afirmação. Uma autópsia da Lisboa oitocentista em “Patologia Social” de Abel Botelho / Between decadence and affirmation. An postmortem of the Lisbon eighteenth century in “Patologia Social” by Abel Botelho.El Hadji Omar Thiam - 2020 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (1):90-98.
    Abel Botelho, escreveu um conjunto de cinco romances naturalistas, incluindo Patologia Social. Nas suas obras, a cidade de Lisboa é representada através dos seus aspectos sociais, históricos e políticos. Nesse sentido, este artigo analisa as descrições da cidade de Londres, enfatizando seus aspectos decadentes revelados pelas caminhadas noturnas de Elvira, Mário e Isabel, personagens do O Barão de Lavos, O Livro de Alda e Fatal dilema. Em seguida, focará nos aspectos inovadores ou nas formas afirmativas dos personagens tirados em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    O Estatuto da Física Na Metaciência de Descartes: Entre o Idealismo e o Realismo Pragmático.Ivânio Lopes de Azevedo Júnior - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):245.
    Neste artigo, colocamos a questão sobre o estatuto da Física no pensamento de René Descartes em meio a duas leituras divergentes. De um lado, apresentamos e criticamos a interpretação idealista de Martial Gueroult em torno do problema e, noutra perspectiva, apresentamos e defendemos a interpretação realista-pragmática, de Zeljko Loparic e Érico Andrade, como sendo a mais adequada para se compreender a natureza da física no pensamento cartesiano. O objetivo central é saber como Descartes concebe a sua própria ciência hipotética (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Abordagem qualitativa sobre O tema ambiente em um livro didático de biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico E ambiente-tecnologia.Silvana do Nascimento Silva - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):29-45.
    Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Cícero, Plutarco e Galeno: sobre a possibilidade de uma therapeia das paixões.Miriam Peixoto - 2008 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 21:153-177.
    Examinamos as respostas apresentadas por Cícero, Plutarco e Galeno, representantes da filosofia da época imperial, à pergunta pela possibilidade e legitimidade de uma therapeia das paixões. Tomando como ponto de partida uma reflexão sobre a natureza da alma e o estatuto das paixões, eles reacenderam o debate que remonta à poesia épica, na cena em que Aquiles se vê às voltas com o apelo de Atena para que acalme seu coração. Para tanto elegemos os seguintes textos: de Cícero, o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    O mito da cidade justa: considerações sobre um uso filosófico da mimese em Platão.Mateus Lima dos Santos - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):140-159.
    O ataque de Platão à mimese parece reducionista a ponto de muitas interpretações a conceberem como uma noção essencialmente negativa. Na República (X 595c-608b), o filósofo teria definido as artes representativas através de tal conceito, expulsando os imitadores de sua cidade sob o pretexto de que engendrariam imagens distantes do inteligível (R. X 595c-602b). No entanto, a constituição política elaborada por Platão é apresentada como uma “pintura” (Ti. 19b) “imaginada em palavras” (R. VI 501e), quer dizer, ela possui o mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    Filosofia da natureza e pensamento estético em Goethe.Wilma Patrícia Maas - 2013 - Discurso 42:117-138.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Direitos da natureza e o princípio da precaução.Atus Mariqueo-Russell - 2022 - Revista Latino-Americana de Direitos da Natureza e Dos Animais 5 (1):7-16.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Interfaces da natureza E da sociedade na obra de Gabriel Tarde.Rafael Henrique Teixeira - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (1):247-277.
    This article presents the Gabriel Tarde’s monadology and imitation philosophy to show its complementarity in the constitution of a “universal sociological point of view”, the sociological interpretation of all phenomena, material, biological and human. On the one hand Tarde establishes a neo-monadology by opening Leibniz's closed monads. The open monads constitutes, through their mutual possessions, the agreements and harmonies that Leibniz explained by the system of pre-established harmony. These agreements are monadic societies of many types who explain the constitution of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Realismo e antirrealismo na interpretação da metapsicologia freudiana.Richard Theisen Simanke - 2009 - Natureza Humana 11 (2):97-152.
    Este artigo discute e contrapõe as leituras realistas e antirrealistas da metapsicologia freudiana. Para tanto, parte de um comentário da interpretação tipicamente antirrealista apresentada no livro O método especulativo de Freud, de Leopoldo Fulgencio. A seguir, discute a possibilidade alternativa de uma interpretação realista da metapsicologia, tomando por base alguns autores que assumem essa orientação e analisando algumas passagens da obra de Freud que parecem poder subsidiar essa leitura. Por fim, procura distinguir algumas implicações e consequências de ambas as (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Da natureza e das causas da opulência pública , de Adam Smith.Alexandre Amaral Rodrigues - 2014 - Discurso 44:277-284.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O projeto da Ciência da Lógica de Hegel e o problema do início da Filosofia.Werner Ludwig Euler - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (1).
    Neste texto, refero-me principalmente à forma madura da Ciência da Lógica, isto é, ao seu primeiro livro da edição revista do ano 1832. O objetivo de meu trabalho reside em demonstrar que a ilustração do problema do início da filosofia por Hegel é indiretamente uma chave para o entendimento da ideia fundamental de sua concepção da lógica como método científico da filosofia. Para atingir esse objetivo exponho, em primeiro lugar, as principais ideias do programa de Hegel por uma revisão (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  59
    LECOURT, Dominique. Humano pós-humano: a técnica e a vida. São Paulo: Edições Loyola, 2005.Beatrice Brito Benevides - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):56-57.
    O livro "Humano pós-humano: a técnica e a vida" de Dominique Lecourt expõe as formas das aplicações da técnica e as mudanças que ela causou na vida humana e na sua natureza; na sua essência. Essa resenha visa explicitar suas ideias, expondo os argumentos de Lecourt para defender a sua tese de que o ser humano ultrapassou essa essência e tornou-se o pós-humano, no momento em que o homem aliou a técnica e a ciência não mais para suprir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000