Homem E natureza em nicolau de gusa: O microcosmo numa perspectiva dinâmica E criadora

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):805-814 (1999)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Na passagem da Idade Média para aidade Moderna, o triângulo constituído pelosmotivos conceptuais "homem-natureza-Deus" éum triângulo cuja base, constituída pela relaçãohomem-natureza, tende a assumir, diríamos nósem termos cusanos, uma dimensão infinita nummovimento em que o vértice coincideprogressivamente com essa base transformandotal triângulo numa recta infinita. O lugar detransição que ocupa o pensamento do Cardealalemão é, por isso, paradigmático, encontrado asua expressão plena na forma como transpõe parao Renascimento alguns tópicos recorrentes nopensamento medieval: em primeiro lugar, omotivo do homo, imago Dei, através do qualcomeça por ser pensada a relação do sujeitohumano com o universo, fundamentalmente noâmbito do conhecimento; depois, como segundoponto baseado triângulo, o motivo do livro danatureza, de que o homem se constitui comoprivilegiado intérprete; ligado a estes dois motivose estabelecendo a sua respectiva ligaçãonuma perspectiva estética e criadora, o motivo dooperar humano como imitação da natureza,baseado numa nova leitura do que é a natureza e,também, do que é a arte; em quarto e últimolugar, o motivo do homem como microcosmo,que reassume de urna forma significativa os trêsmotivos anteriores e que, reassumindo-os, éreconfigurado numa perspectiva verdadeiramentedinâmica e criadora.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,435

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Vida humana, um conceito da antropologia filosófica.Ernildo Stein - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):519-531.
A aversão do cristianismo à natureza em Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2010 - Philósophos - Revista de Filosofia 15 (2):57-82.
Narratividade histórica e natureza humana em Hume.Fabiano Lemos - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):523-549.
Beast and man: the roots of human nature. [REVIEW]Regina Andres Rebollo - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):185-201.
Hegel e os conceitos hobbesianos de estado de natureza e de natureza humana.Paulo Roberto Konzen - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):122-141.

Analytics

Added to PP
2019-08-06

Downloads
10 (#1,179,038)

6 months
4 (#787,091)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references