Results for 'Ética cristã'

1000+ found
Order:
  1.  32
    Ética Cristã e diálogo: a criteriologia inter-religiosa de Hans Küng no projeto da ética mundial e suas incidências na vida cristã.Aureo Nogueira Freitas - 2011 - Horizonte 9 (21):365-366.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    A ética cristã a partir de uma leitura de Hegel e Nietzsche.Adilson Felicio Feiler - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):25-35.
    A aproximação que apresentamos entre Hegel e Nietzsche não é uma reconciliação entre ambos, mas uma investigação da crítica que ambos fazem com relação a moral cristã, ou seja, do destino que o Cristianismo assumiu a partir da "tradição cristã", resultando no afastamento de seu espírito. Esse afastamento se dá a partir da cristalização de suas doutrinas em dogmas, implicando num estranhamento de Deus. Nietzsche lê este estranhamento através da moral, portanto uma falsificação do verdadeiro espírito cristão pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Kant, sua interpretação moral do cristianismo e raízes bíblico-cristãs da sua ética.Leonel Ribeiro dos Santos - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):226-278.
    O assunto de que se trata neste ensaio situa-se na confluência entre a filosofia moral e a filosofia da religião de Kant, uma zona de coabitação problemática ou, antes, uma zona de passagens e de tensões, que muito raramente é visitada, mesmo pelos kantianos. E, todavia, da sua abordagem podem resultar importantes clarificações para pontos fulcrais nomeadamente da ética kantiana. Em termos gerais, essa relação está determinada pelas duas questões – que devo fazer? e que me é permitido esperar? (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Deus no outro: a noção cristã de espiritualidade e sua interface com a ética da alteridade.Daniel Ribeiro de Almeida Chacon & Frederico Soares de Almeida - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):48-60.
    This paper aims to develop a brief analysis of spirituality in the Christian perspective from Luke 10.25-37, emphasizing the existing elective affinities between the notion of spirituality expressed in this narrative and the Ethics of Alterity in Emmanuel Levinas. The method used in this research is the literature review. For methodological reasons, this reflection was developed from the historical-critical exegetical process. The considerations found in this research line up to a prospect that the Other/Next assumes a vital place in the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. As limitações das éticas tradicionais e a fundamentação da ética da responsabilidade segundo Hans Jonas.Daniel Alves da Silva Lopes Diniz - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):02-14.
    Embora elaborada principalmente na década de 1970 a ética de Hans Jonas permanece atual e é particularmente relevante pelo uso da metafísica em um contexto pós-moderno (algo inusitado e ousado) e por sua teoria dos valores que podem ser atribuídos ao ser e ao não-ser. Pretende-se aqui apresentar as limitações que Jonas detectou nas éticas tradicionais (judaico-cristã, kantiana, por exemplo) e analisar as soluções por ele propostas (notadamente heurística do medo e futurologia comparada). Compreender também a fundamentação de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Agostinho: A ética.Francisco Benjamin de Souza Netto - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):337-350.
    Certamente Sto. Agostinho jamais se propôs a escrever um tratado sistemático de Ética, ainda que o opúsculo sobre os costumes da igreja cristã e dos maniqueus possa representar um projeto desta ordem. Todavia, há em sua obra todos os elementos de uma ética, desde que se veja nesta a face humana do Deus Unitrino, isto é, a expressão de sua participação na Trindade, nos termos de uma indissociável unidade que abrange desde os princípios do humano à sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    O conceito de justiça antoniano E a sua dimensão ética.José Antônio de C. R. De Souza - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):579-593.
    Santo Antônio de Lisboa, na qualidade de pregador, deixou um legado de sermões, nos quais encontra-se toda uma visão de vida cristã. A obra não pode ser qualificada como pertencente a um filósofo, tal como se deu este nome a outros seus contemporâneos, mas possui denso conteúdo teórico, como, por exemplo, no que se refere à dimensão ética do conceito de justiça.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O ethos cristão em Hegel E Nietzsche a partir dos conceitos de “destino” E “amor”.Feiler Felicio Feiler - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):41-56.
    A ética cristã possui em Hegel e Nietzsche um terreno comum: representado pelo embate a moral, que é o estranhamento provocado pela positividade da lei. Assim, pelo movimento de reconciliação, representado pela abertura do destino como pela unidade do amor, ambos autores contribuem para a instauração de um ethos cristão. Por essa razão, a dialética hegeliana supera o fechamento e dogmatismo, para assumir a abertura e o porvir, portanto uma filosofia de plenitude.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    "Seven" -.Paulo Cesar Cedran - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    O presente artigo analisa aspectos do filme Seven de David Fincher, correlacionando-o à chamada crise da modernidade e da própria razão Iluminista. Nesse contexto trabalha-se a relação psicótica do personagem John Doe à própria hipertrofia da racionalidade, ou seja, a exacerbação da razão destrói a própria essência da racionalidade, gerando uma situação de anomia, que foi marcada pela tentativa de se resgatar uma racionalidade ética cristã, através da punição dos 7 pecados capitais e da seqüência mórbida dos crimes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Virtudes romanas E valores cristãos: Um estudo acerca da ética E da política na antiguidade tardia.Marcus Cruz - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):319-335.
    No decorrer do N século d. C. o mundo tardo antigo romano vivencia uma série de profundas transformações que alteram fundamentalmente as estruturas sociais, econômicas, políticas, religiosas e mentais clássicas fazendo surgir outras que resistimos a chamar de medievais. Dentre essas mudanças uma nos apresenta como tendo uma particular relevância e interesse, qual seja, a expansão da religião cristã no âmbito da bacia do mar Mediterrâneo, isto é, observamos um lento, mas constante processo de cristianização da sociedade tardo antiga (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Aspectos ético-morais da pedagogia em santo agostinho.Claubervan Silva Lincow - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):24-33.
    Este projeto consiste em uma análise aos elementos ético-morais da pedagogia de Santo Agostinho, bem como a sua aplicação no contexto educacional de sua época. Não queremos propor valores ético-morais pedagógicos, mas fazer uma análise crítico-filosófica da pedagogia agostiniana sob a luz de uma ética cristã, as quais possibilitam à educação condições de alcançar as suas finalidades e objetivos. Santo Agostinho apresenta em sua ética-pedagogia elementos necessários para a construção de uma moral e reconhecimento do homem como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Aspectos ético-morais da pedagogia em santo agostinho.Claubervan Lincow Silva - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):24-33.
    Este projeto consiste em uma análise aos elementos ético-morais da pedagogia de Santo Agostinho, bem como a sua aplicação no contexto educacional de sua época. Não queremos propor valores ético- morais pedagógicos, mas fazer uma análise crítico-filosófica da pedagogia agostiniana sob a luz de uma ética cristã, as quais possibilitam à educação condições de alcançar as suas finalidades e objetivos. Santo Agostinho apresenta em sua ética-pedagogia elementos necessários para a construção de uma moral e reconhecimento do homem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Racionalidade e Credibilidade da Religiosidade Monoteísta.Reiner Wimmer - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):739 - 761.
    O ponto de partida do presente artigo consiste na afirmação de que as religiões originárias do Próximo Oriente - Judaísmo, Cristianismo, e Islamismo - contêm em si mesmas inconsistências práticas e teóricas. Mais ainda, o autor afirma que estas religiões estão em contradição umas com as outras no que diz respeito a aspectos teológicos essenciais, para além de que entre elas existe um passado de guerra e de conflito. Ora estas são precisamente as razões pelas quais o autor considera que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  33
    Laicidade, Estado e Religião: o novo paradigma (Secularity, State and Religion: the new paradigm) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p41. [REVIEW]João A. Mac Dowell - 2010 - Horizonte 8 (19):41-52.
    As relações Estado-Religião têm sido regidas na modernidade pelo princípio da laicidade do Estado. Esta laicidade assumiu, muitas vezes, o caráter de negação dos valores transcendentes, sob a capa de neutralidade do Estado. Tal posição se explica pela origem do Estado laico como reação à influência dominante das Igrejas cristãs sobre toda a vida social, no período anterior à Revolução Francesa. Ora, esta contraposição entre as esferas religiosa e política perdeu qualquer sentido no mundo atual, pelo menos, no Ocidente. Com (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Afinidades de la Filosofía Práctica Kantiana con la Tradición Cristiana.José Gómez Caffarena - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):469 - 482.
    A filosofia prática de Kant, ou seja, o nuclear da sua ética, juntamente com o "primado da razão prática sobre a especulativa" e a "religião nos limites da simples razão", com seu acento no "mal radical", têm inegáveis afinidades com a - e em certos casos influxo da - tradição cristã. O próprio Kant terá em alguns momentos reconhecido isso mesmo. Segundo o autor do presente texto, subsistem, contudo, inegáveis divergências. O artigo, escrito a partir de uma declarada (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  56
    O Movimento Nacional Fé e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de fé esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a fé se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de fé na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional Fé (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  26
    Do cristão moralista ao budista niilista: reflexões sobre a moral contempor'nea a partir da Genealogia da moral de Nietzsche.Daniel Bittencourt Portugal & Marcos Namba Beccari - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022038.
    Este artigo visa refletir sobre a moral contemporânea a partir da ética de Nietzsche, tendo como foco principal a sua _Genealogia da Moral_ e, como contraponto a ser problematizado, o livro _The weariness of the self_ do sociólogo francês Alain Ehrenberg. De início, para analisar alguns tipos morais relevantes na primeira obra, revisamos o itinerário genealógico entre a “vontade de verdade” cristã e o niilismo budista (ou “ceticismo em matéria de moral”), destacando ainda alguns comentários de Nietzsche em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    O mal, a matéria e a Lei em Moisés Maimônides.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):171-192.
    Resumo Moisés Maimônides é um dos mais importantes pensadores medievais. Sua obra filosófica o Guia dos perplexos não apenas se tornou uma referência fundamental para os pensadores judeus até os dias atuais, mas também exerceu intensa influência sobre os autores latinos durante a escolástica cristã. O Guia aborda diversos temas, dentre eles, há a questão do mal. Maimônides não acredita na existência de um mal substancial. Sem estatuto ontológico próprio, o mal é meramente privação do bem e se divide (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    Pluralismo e religiões: a questão cristológica em foco (Pluralism and religions: Christology in focus).Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (29):353-380.
    O texto apresenta uma perspectiva cristológica plural na relação interreligiosa, a partir da visão de que cada expressão religiosa tem a sua proposta salvífica e de fé que devem ser aceitas, respeitadas, valorizadas e aprimoradas a partir de um diálogo e aproximação mútuas. Tal perspectiva não anula nem diminui o valor das identidades religiosas - no caso da fé cristã, a importância de Cristo -, mas leva-as a um aprofundamento e amadurecimento, movidos pelo diálogo e pela confrontação justa, amável (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Considerações Sobre a Religião Segundo a Ecosofia.Eduardo Ferreira Chagas & Antônio Adriano de Meneses Bittencourt - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):57-72.
    O termo Ecosofia evoca a necessidade de se pensar uma nova relação entre o homem e o meio ambiente a partir de um paradigma pós-cartesiano, uma vez que sob a égide do cartesianismo subscreveu-se uma forma de dominação sobre a natureza onde a última se apresenta como “serva” do homem. Tal expressão remonta ao pensamento do ambientalista norueguês Arne Naess, fundador do movimento conhecido como Deep Ecology, o qual, entre outras características, estabelece que o problema da ecologia está além de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Langton's turmite meets Lights Out.Crista Arangala - 2016 - Complexity 21 (5):155-161.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  33
    Playing three color light's out with Langton's turmite.Crista Arangala & Michael O' Brien - 2016 - Complexity 21 (S2):243-248.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    Hard a' Lee.Crista Lebens - 2012-07-01 - In Patrick Goold & Fritz Allhoff (eds.), Sailing – Philosophy for Everyone. Blackwell. pp. 23–35.
    This chapter contains sections titled: Preparing the Boat to Sail Casting Off Some Existentialist Reflections Cruising The Social Dimensions of Sailing “Hard a' Lee” or Coming About Sailing Close‐Hauled Noticing the “Presence of the Absence” (Heavy Sailing Ahead) The Broad Reach Practical Wisdom Capsizing Human Experience Returning to the Pier Pleasure, Elegance, and Truth Final Tasks.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  23
    Sacredly Cultivated Ignorance.Crista Lebens - 2015 - Social Philosophy Today 31:85-97.
  25.  36
    White Feminism and Antiracism.Crista Lebens - 2006 - International Studies in Philosophy 38 (1):73-84.
  26. Notas Y comentarios.Etica Y. Derecho Natural Metafisica - 1982 - Sapientia 143 (21):75.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. The Center Must Not Hold: White Women Philosophers on the Whiteness of Philosophy.George Yancy, Barbara Applebaum, Susan E. Babbitt, Alison Bailey, Berit Brogaard, Lisa Heldke, Sarah Hoagland, Cynthia Kaufman, Crista Lebens, Cris Mayo, Alexis Shotwell, Shannon Sullivan, Lisa Tessman & Audrey Thompson - 2010 - Lexington Books.
    In this collection, white women philosophers engage boldly in critical acts of exploring ways of naming and disrupting whiteness in terms of how it has defined the conceptual field of philosophy. Focuses on the whiteness of the epistemic and value-laden norms within philosophy itself, the text dares to identify the proverbial elephant in the room known as white supremacy and how that supremacy functions as the measure of reason, knowledge, and philosophical intelligibility.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  91
    White Self-Criticality Beyond Anti-Racism: How Does It Feel to Be a White Problem?Rebecca Aanerud, Barbara Applebaum, Alison Bailey, Steve Garner, Robin James, Crista Lebens, Steve Martinot, Nancy McHugh, Bridget M. Newell, David S. Owen, Alexis Sartwell & Karen Teel - 2014 - Lexington Books.
    George Yancy gathers white scholarship that dwells on the experience of whiteness as a problem without sidestepping the question’s implications for Black people or people of color. This unprecedented reversion of the “Black problem” narrative challenges contemporary rhetoric of a color-evasive world in a critically engaging and persuasive study.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  45
    Seven things to know about female genital surgeries in Africa.Jasmine Abdulcadir, Fuambai Sia Ahmadu, Lucrezia Catania, Birgitta Essén, Ellen Gruenbaum, Sara Johnsdotter, Michelle C. Johnson, Crista Johnson-Agbakwu, Corinne Kratz & Carlos Londoño Sulkin - 2012 - Hastings Center Report 42 (6):19-27.
  30. Seven Things to Know about Female Genital Surgeries in Africa.Jasmine Abdulcadir, Fuambai Sia Ahmadu, Lucrezia Catania, Birgitta Essen, Ellen Gruenbaum, Sara Johnsdotter, Michelle C. Johnson, Crista Johnson-Agbakwu, Corinne Kratz, Carlos Londoño Sulkin, Michelle McKinley, Wairimu Njambi, Juliet Rogers, Bettina Shell-Duncan & Richard A. Shweder - 2012 - Hastings Center Report 42 (6):19-27.
    Western media coverage of female genital modifications in Africa has been hyperbolic and one-sided, presenting them uniformly as mutilation and ignoring the cultural complexities that underlie these practices. Even if we ultimately decide that female genital modifications should be abandoned, the debate around them should be grounded in a better account of the facts.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31. Mihaela frunză.Kwame Anthony Appiah, Cosmopolitism Etica & Of Strangers - 2008 - Journal for the Study of Religions and Ideologies 7 (19):249-252.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    Elementos de la obra de Byun-Chul Han para la formación ética frente a la sociedad del rendimiento.Wilmer Hernando Silva-Carreño, Carlos Hernando Zamora-Jiménez & Manuel Alejandro Guerrero-Aponte - 2023 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 34:183-205.
    El punto de partida de esta investigación se concentra en el estudio de la crisis de lashumanidades en una economía de mercado hegemónica, movida por el lucro y la explotación. Enel proyecto del que se deriva este artículo y que tiene la fenomenología hermenéutica como enfoquemetodológico, conforme lo presentó Max van Manen (2016), se muestra el alcance y el aporte de una ética contemporánea frente a estos dos movimientos; asimismo, desde una lectura crítica de conjunto, las variantes de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  31
    Ética en la innovación y el movimiento Open.Andoni Alonso - 2013 - Isegoría 48:95-110.
    Este artículo trata de contextualizar la dificultad de entender el término innovación y por ello el conocimiento de los valores encerrados en ella. Se apuesta entonces por definir innovación como producto de la actividad humana en campos diferentes. Asimismo se toma como marco de referencia la axiología de los valores tecnocientíficos de J. Echeverría. A partir de ahí se examinan diferentes valores como el de libertad, convivencialidad y comunidad propios del movimiento “open”. Se concluye que en este movimiento existe una (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  34.  77
    Ética: Prima Philosophia. Variaciones contemporáneas.Erika Natalia Molina Garcia - 2015 - Eikasia Revista de Filosofía 66:385-402.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. LOS DESAFÍOS DE LA ÉTICA AMBIENTAL.Miguel Acosta, Pablo Martínez de Anguita & Mª Angeles Martín Rodríguez-Ovelleiro - 2004 - In Acosta Miguel, Martínez de Anguita Pablo & Martín Rodríguez-Ovelleiro Mª Angeles (eds.), ¿Qué Cultura? V Congreso Católicos y Vida Pública, tomo II. Fundación Santa María. pp. 955-968.
    En 1968 Raquel Carson comenzaba una revolución en el pensamiento, quizá una de las de mayor peso en la actualidad. En su libro "La primavera silenciosa" acusaba del deterioro ambiental al poder ilimitado del ser humano. La creencia surgida en la modernidad de que todo lo que el hombre decidía era en sí mismo lo mejor por haber sido fruto de una voluntad libérrima, daba primacía y legitimidad absoluta a su acción sobre la naturaleza. Surgieron con gran fuerza numerosos grupos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Etica economica, problemi.Sergio Volodia Marcello Cremaschi & Asger Sørensen - 2006 - In Virgilio Melchiorre, Paul Gilbert, Michele Lenoci, Antonio Pieretti, Massimo Marassi, Francesco Botturi, Francesco Viola, Elena Bartolini, Sergio Cremaschi, Sergio Givone, Carmelo Vigna, Alfredo Cadorna, Giuseppe Forzani, Mario Piantelli, Alberto Ventura, Mario Gennari, Guido Cimino, Mauro Fornaro, Paolo Volonté, Enrico Berti, Alessandro Ghisalberti, Gregorio Piaia, Claudio Ciancio, Marco Maria Olivetti, Roberto Maiocchi, Maria Vittoria Cerutti & Sergio Galvan (eds.), Enciclopedia Filosofica. Milan: Bompiani. pp. 3796-3799.
    A discussion of the historical development of the relationship between moral philosophy and political economy and economics qua disciplines, followed by a treatment of questions of justice in the contemporary discussion and then by an overview of the subdiscipline of busness ethics.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Una ética para los cristianos: el fundamento bíblico de la moral calvinista.Marta García Alonso - 2006 - Revista Española de Filosofía Medieval 13:165-180.
    En este artículo analizamos la contribución de la teología protestante a la idea de autonomía moral a partir de un análisis de la obra de Juan Calvino. Mostramos cómo se afirma en ella la incapacidad del sujeto para conocer y querer el bien, manifiesto en la ley natural. Esta incapacidad es compensada con los mandatos bíblicos, para los que Calvino justificará una positivación jurídica en los Estados cristianos. Concluimos, por todo ello, que Calvino está lejos de la idea kantiana de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Etica e religione nella critica libertina.Tullio Gregory - 1989 - Revue Philosophique de la France Et de l'Etranger 179 (2):213-213.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39. La ética de la repetición.Arne Grøn - 1998 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 29 (3):5-4.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  40. Atención después de la investigación: un marco para los comités de ética de investigación del National Health Service (NHS) (borrador versión 8.0).Neema Sofaer, Penny Lewis & Hugh Davies - 2012 - Perspectivas Bioéticas 17 (33):47-70.
    Resumen Ésta es la primera traducción al español de las guías “Atención después de la investigación: un marco para los comités de ética de investigación del National Health Service (NHS) (borrador versión 8.0)”. El documento afirma que existe una fuerte obligación moral de garantizar que los participantes enfermos de un estudio clínico hagan una transición después del estudio hacia una atención de la salud apropiada. Con “atención de la salud apropiada” se hace referencia al acceso para los participantes a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41. La Etica de la Memoria: Una Perspectiva Kantiana (The Ethics of Memory: A Kantian Perspective).Paula Satne - 2021 - In José Luis Villacañas, Nuria Sánchez Madrid & Julia Muñoz (eds.), El ethos del republicanismo cosmopolita: perspectivas euroamericanas sobre Kant. Berlin: Peter Lang Gmbh, Internationaler Verlag der Wissenschaften. pp. 169-192.
    In this article, I address the issue of whether we have an obligation to remember past immoral actions. My central question is: do we have an obligation to remember past moral transgressions? I address this central question through three more specific questions. In the first section, I enquiry whether we have an obligation to remember our own past transgressions. In the second section, I ask whether we have an obligation to remember the wrongful actions that others have committed against ourselves. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Aritmologhia ; Etica: și originalele lor latine.Nicolae Milescu - 1982 - București: Minerva. Edited by Pandele Olteanu & Nicolae Milescu.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Etica ed estetica dell’abitare. Paesaggio globale e territori urbani.Raffaele Milani - 2015 - Scienza and Politica. Per Una Storia Delle Dottrine 27 (53).
    La città, risultato della storia, della cultura e della civiltà, si presenta a noi, a un primo impatto, come un’esaltazione dell’edificare in un gioco delle forme e dei volumi, o come una glorificazione dell’architettura; in un secondo momento viene percepita anche come un segno delle comunità e dell’appartenenza di cui le forme sono il riflesso. Si profila, a ben ragionare sul suo significato, dall’antichità alla modernità, un composito fare umano, il disegno straordinario dell’azione collettiva e dei singoli, l’effetto di un’arte (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  21
    Etica della Crioconservazione.Francesca Minerva - 2022 - Scienza E Filosofia 26:48–65.
    The Ethics of Cryonics In this paper I discuss the ethics of cryopreservation (understood as a treatment and as a long term project) of individuals declared legally dead. I consider various objections to this practice based on concerns about its selfishness, low chances of succeeding, and wastefulness. I also discuss objections against indefinite life extension and immortality.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Etica tragică: sau despre nebunia colectivă.Corneliu Mircea - 1995 - București: Cartea Românească.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. La ética ontológica en Paul Tillich.F. Miranda - 1993 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 74:81-88.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Ética da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educação /.José Valdinei Albuquerque Miranda - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):406-419.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Ética e técnica: esboço de uma crítica heideggeriana à ética jonasiana.Angela Luzia Miranda - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Ética y deontología de las profesiones jurídicas: el jurista y la justicia.Angela Aparisi Miralles - 2009 - Rivista Internazionale di Filosofia Del Diritto 86 (4):547-574.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    Quale etica per la bioetica?Aniceto Molinaro & Francisco de Macedo (eds.) - 2011 - Napoli: Chirico.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000