Results for ' teatro da alma'

1000+ found
Order:
  1.  78
    Los peruanos en Santiago de Chile. Transformaciones urbanas y percepción de los inmigrantes.Alma Torres & Rodrigo Hidalgo - 2009 - Polis: Revista Latinoamericana 22.
    A partir de los años 90, la información estadística da cuenta de una masiva llegada de inmigrantes peruanos a la Región Metropolitana, concentrándose principalmente en las comunas de Santiago, Recoleta e Independencia. En este artículo se busca entender el efecto de los inmigrantes como factor de cambio en las áreas centrales de la capital, desde las transformaciones socio-espaciales, las que modifican el territorio, como el comportamiento de la población –evolución y distribución espacial-, y los cambios en la morfología y estructura (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Gesammelte Werke, Bd. IV: Das Schicksal der Metaphysik von Thomas zu Heidegger.Gustav Siewerth & Alma von Stockhausen - 1990 - Tijdschrift Voor Filosofie 52 (3):555-555.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    A questão da imortalidade da alma intelectiva individual segundo Baltasar Álvares e Francisco Soares Lusitano.Maria da Conceição Campos - 2015 - Revista Filosófica de Coimbra 24 (47):123-148.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Spis ikke, med mindre helsa eller miljøet blir bedre! Om utviklingen i norske forbrukeres holdninger til genmodifisert mat.Trine Magnus, Reidar Almås & Reidun Heggem - 2009 - Etikk I Praksis - Nordic Journal of Applied Ethics 1 (1):89-108.
    I denne artikkelen drøfter vi hvordan norske forbrukeres holdninger til genmodifisert mat har endret seg gjennom årene. Allerede da genteknologi ble etablert som et eget forskningsfelt og utviklingsområde på 1980-tallet, viste den norske opinionen stor skepsis. Den norske lovgivningen tidlig på 1990-tallet utmerket seg også som den mest restriktive i Europa. Dette bildet endret seg ikke mye i løpet av 1990-tallet, mens opinionen i mange europeiske land i disse årene kom mer på linje med den norske. I hele denne perioden (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  5.  6
    Modos literários da alucinação.Helder Macedo - 2016 - Cultura:109-121.
    Fernando Gil estabeleceu uma seminal relação filosófica entre a evidência e a alucinação. Como acentua no Tratado da Evidência, “sem por isso ser, a alucinação não é uma representação, o seu conteúdo é uma coisa-em-si”. As representações da alucinação como evidência e da evidência como alucinação tendem a manifestar-se, em termos literários, no que habitualmente se caracteriza como o fantástico. M. Teixeira-Gomes representou os processos literários da evidência alucinatória em termos que parecem mais próximos do pensamento filosófico de Fernando Gil (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    al-Injāb al-ṭibbī bayna al-ibāḥah wa-al-tajrīm: dirāsah muqāranah bayna al-tashrīʻ al-Miṣrī wa-al-Faransī wa-al-Injilīzī wa-al-Amrīkī wa-al-Īṭālī wa-al-Almānī.Muṣṭafá Saʻdāwī - 2020 - al-Shāriqah: Maktabat Kunūz al-Maʻrifah lil-Nashr wa-al-Tawzīʻ.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A transcendência acima da imanência: a Alma na mística de São Bernardo de Claraval (1090-1153).Ricardo da Costa - 2009 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 26:97-105.
    Este trabalho versará sobre o conceito de alma desenvolvido na mística do abade Bernardo de Claraval (1090-1153). Para isso, analisaremos, principalmente, extratos de cinco escritos seus: a Terceira Série de Sentenças, três de seus Sermões Litúrgicos, e a parábola As Três Filhas do Rei.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Teatro, educação E comunidade.Anita Cione Tavares Ferreira da Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):21-33.
    RESUMO O artigo reflete sobre a pesquisa em andamento da autora, na linha de processos educacionais em artes cênicas, investigada pela via do Teatro em Comunidades, eixo específico abraçado pelo campo da Pedagogia do Teatro e fundamentado pela obra dos mestres contemporâneos Bertolt Brecht, Augusto Boal e Paulo Freire. O ponto de tensão desta discussão é o questionamento acerca da possibilidade de investigar a prática do Teatro em Comunidades como capaz de contribuir para construção de uma sistematização (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Alma, Corpo, Corporeidade: Reflexões Fenomenológicas.Luciano da Silva - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (1):81-101.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Teatro, um quadro das paixões humanas: crítica ao etnocentrismo, corrupção do gosto e degeneração dos costumes em Rousseau.Luciano Da Silva Façanha - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Na Carta à d’Alembert sobre os espetáculos, Rousseau responde às questões que aparecem no verbete Genebra, publicado no volume VII da Enciclopédia. D’Alembert fazia uma defesa da comédia e dos comediantes, vistos como socialmente inferiores, ao mesmo tempo em que propunha montar uma companhia de teatro em Genebra, o que ajudaria a educar o gosto dos cidadãos. Retomava, assim, o papel do teatro a partir da opinião aristotélica de expurgação dos sentimentos de terror e piedade, adaptando-os da tragédia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    A psicologia de Evágrio Pôntico: o caminho da práxis.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha & Marcus Vinicius de Souza Nunes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):274-283.
    Os escritos de Evágrio Pôntico, monge do século IV, embora não constituindo um sistema filosófico, são de capital importância para compreendermos o desenvolvimento da cultura ocidental. No presente trabalho, todavia, operamos um corte epistemológico diferente. Buscamos na sua obra Tratado Prático, primeira parte de uma trilogia de teologia espiritual, elementos de uma doutrina psicológica que, é o que pretendemos demonstrar, se constitui em verdadeira terapêutica. Assim, exploramos alguns conceitos fundamentais dessa obra, tais como os de impassibilidade, de pensamentos passionais, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    As Vinte e Uma Faces de Exu Na Filosofia Afrodescendente da Educação.Aline Matos da Rocha - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:203-207.
    Resenha de: SOARES, Emanoel Luís Roque. As vinte e uma faces de Exu na filosofia afrodescendente da educação. Cruz das Almas/Belo Horizonte: EdUFRB/Fino Traço, 2016.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Sobre o Hílemorfismo: corpo e alma como condição de possibilidade do viver.Suelen Pereira da Cunha - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):22-34.
    O presente trabalho visa demonstrar como a relação entre corpo e alma são indispensáveis para o viver. Para tanto, considera a tese de que o ser animado é uma substância composta de matéria e forma, que também pode ser analisada sob a perspectiva de potência e ato. Neste sentido, o trabalho inicia com a compreensão sobre o que é uma substância, qual tipo de substância é o ser vivo para, em seguida, mediante as definições de alma presentes no (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos entes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  23
    Educação E persuasão na república de platão.Guilherme Domingues da Motta & Alexandre Schimel - 2014 - Synesis 6 (1):128-141.
    Ao longo da descrição da paideía pela mousik é e gymnastik é proposta por Sócrates na República , mais de uma vez foi considerado que ela concorre para a persuasão dos homens sobre certas crenças que eles deveriam ter. Porém, mais do que as referências explícitas às relações entre poesia e persuasão, o que se deve de ter em vista é que a poesia dirigida aos que são educados na cidade é moldada pelo conhecimento que Sócrates demonstra ter dos elementos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Recordações de Nova Iorque: Teatro Grego.Américo da Costa Ramalho - 1960 - Humanitas 15.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):477-491.
    Como se ensina filosofia? Pergunta preciosa que abre precedentes para um longo e árduo caminho. Para isso não há resposta pronta, não está escrito e nem determinado, mas é preciso percorrer todo o caminho, pois a própria pergunta “Pode a filosofia ser ensinada?” já é uma pergunta filosófica e respondê-la significa entrar nos meandros da filosofia e em que consiste uma educação filosófica. A tentativa de responder à questão, deixa outra questão no ar: Existe tal arte de ensinar? Se ela (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    Schopenhauer e o teatro: ilusão, resignação e sabedoria de vida.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):67.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    O Espaço Lógico Das Razões de Wilfrid Sellars e a Racionalidade Do Discurso Religioso: Uma Vindicação.Gabriel Ferreira da Silva & Alex Ribolli - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):447.
    Resumo: O problema básico a cuja resposta se almeja nesse artigo é o problema geral da epistemologia da filosofia da religião: é possível falar de uma racionalidade, de um modo geral, do e no discurso religioso? É racional, a título de exemplo, falar-se – e, mais ainda, defender – proposições como “há vida depois da morte”, “existe Deus”, “a alma reencarna e é eterna”, “Jesus ressuscitou ao terceiro dia” etc.? Para uma plêiade de autores a resposta é negativa; para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    A representação na esfera do teatro segundo Jean-Jacques Rousseau.Luciano da Silva Façanha & Irlene Veruska Batista da Silva - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022026.
    Objetiva-se fazer uma breve explanação sobre a problemática da representação teatral e os seus efeitos sobre os espectadores a partir do caráter etnológico, através da crítica realizada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Fundamenta-se_ _com base na obra _Carta a D’Alembert sobre os espetáculos. _Nesta obra, Rousseau apresenta uma crítica à representação social através do teatro francês do século XVIII. Na _Carta _o autor discorre toda sua crítica ao teatro francês do século XVIII e expressa as razões para não (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Senex, meretrix Y adulescens: Un triángulo amoroso de escenas plauto que corta las declamaciones de pseudo quintiliano Y calpurn plano.Jefferson Da Silva Pontes & Charlene Martins Miotti - 2018 - Argos 42:e0008.
    La retórica siempre ha mantenido estrechas relaciones con otros géneros literarios en la antigüedad. Con el teatro, en particular, sus relaciones inter y extratextuales son aún más evidentes. En este artículo, tenemos la intención de investigar este enfoque basado en tres personajes típicos de la nueva comedia romana: senex, adulescens y meretrix puestos en escena bajo las tramas de amor más irreverentes, responsables del entrelazamiento de estos personajes. Partimos de Excerptum 37 de Calpúrnio Flaco y Declamatio Minor 356 de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  68
    Transcendence above immanence: the Soul in mysticism of Bernard of Clairvaux (1090-1153).Ricardo Da Costa - 2009 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 26:97-105.
    This work will examine the concept of soul developed in mysticism of abbot Bernard of Clairvaux (1090-1153). For this, I will analyze extracts of five writings namely the Third Series of Sentences, three of his Liturgical Sermons, and the parabola The Three Children of the King.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  53
    A analogia entre cidade e alma na república de Platão: uma discussão com leo Strauss.Guilherme Domingues da Motta - 2010 - Synesis 2 (1):48-71.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    O conceito de memória na reflexão antropológica de Kant.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):449-474.
    RESUMO A história do estatuto, bem como da posição da memória entre semelhantes forças, desde a formação do conceito moderno da antropologia, durante toda a tradição leibniz-wolffinana, e até Kant, é uma história de mudança ascendente, de cristalização de ambos os predicados desta faculdade, e também uma de grande influência sobre a história do próprio pensamento antropológico. O presente ensaio propõe-se analisar como Kant receberia essa evolução, e como ele sobre ela actuaria. Isto é, centrando-nos nas “Lições de Antropologia”, e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  70
    A estética do corpo na filosofia e na arte da Idade Média: texto e imagem.Ricardo Luiz Silveira da Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):161-178.
    A ideia de beleza – e sua consequente fruição estética – variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns filósofos desenvolveram em seus tratados (particularmente Isidoro de Sevilha, Hildegarda de Bingen, João de Salisbury, Bernardo de Claraval e Tomás de Aquino), além de algumas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  34
    The representation of love in the portrayal of the passions: from theatre criticism to the arduous consent of the novel.Luciano da Silva Façanha - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):57-70.
    RESUMO:Na Carta a d’Alembert, Rousseau se coloca contra a ideia de um teatro enquanto instrumento de educação moral, porém, o posicionamento do filósofo não está em colocar essa atividade lúdica de ordem moral na categoria de atividade imoral, mas na de atividade artificial, e, talvez, isso gerasse efeitos imorais. Todavia, é preciso observar os verdadeiros efeitos do teatro, a partir de alguns argumentos que Rousseau resolve construir e analisá-los, contudo, apenas se trouxesse à tona a crítica de Rousseau (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    APRESENTAÇÃO À TRADUÇÃO DO CAPÍTULO 5 (“Rational Psychology and the Pseudorational idea of the soul”), do livro de Michelle Grier: Kant’s doctrine of transcendental illusion. New York: Cambridge University Press, 2001, pp. 143- 171. [REVIEW]Patrícia Fernandes da Cruz - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):162-165.
    Apresentação de Psicologia Racional e a Ideia Pseudo-racional de Alma, de Michelle Grier.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  63
    The aesthetics of the body in the philosophy and art of the Middle Ages: text and image.Ricardo Luiz Silveira da Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):161-178.
    A ideia de beleza - e sua consequente fruição estética - variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns filósofos desenvolveram em seus tratados (particularmente Isidoro de Sevilha, Hildegarda de Bingen, João de Salisbury, Bernardo de Claraval e Tomás de Aquino), além de algumas (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    As Noções de Stimmung em uma Série Histórica: entre Disposição e Atmosfera.Arlenice Almeida da Silva - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):53-74.
    RESUMO: A relação entre arte e filosofia é examinada com base na noção de Stimmung, que surge no século XVIII, na teoria musical, como relação de proporção entre tons ou instrumentos, sendo, em seguida, transposta para a estética, no final do século, com Kant e Fichte. Em Kant, a Stimmung refere-se à disposição das faculdades de conhecimento para um conhecimento em geral, isto é, como o pressuposto da apresentação estética, por meio da qual se preserva a noção de proporção entre (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  26
    O corpo como evidência da alma no Górgias de Platão.Maria Aparecida De Paiva Montenegro & Pedro Henrique Araújo Santiago - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03010.
    Pretendemos mostrar que, no Górgias, diálogo dedicado à crítica da retórica, as frequentes alusões de Sócrates à compleição do corpo, bem como o uso recorrente de metáforas corpóreas para referir-se ao que, por analogia, passa-se com a alma servem de ferramenta retórica para fazer frente à retórica de Górgias. Desse modo, ao mesmo tempo em que chamamos atenção para a maneira como Platão se vale das armas do adversário justamente para atacá-lo, ressaltamos o papel imprescindível do corpo como evidência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Da imortalidade da alma e outros textos póstumos, de David Hume - Apresentação.Jaimir Conte - 2006 - Ijuí, RS, 98700-000, Brasil: Editora da Unijuí.
    Apresentação da tradução para o português de três textos póstumos do filósofo e historiador escocês David Hume (1711-1776): os ensaios “Da imortalidade da alma” e “Do suicídio”, e a autobiografia “Minha vida”. O livro Inclui também a tradução dois relatos sobre os últimos dias de Hume: a “Carta a William Strahan”, de Adam Smith, e a “Última entrevista com David Hume”, de James Boswell. - Hume, David. Da imortalidade da alma e outros textos póstumos. Tradução: Jaimir Conte, Davi (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    O teatro das relações n’As origens do pensamento grego de Vernant.Tiago Rickli - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):269-282.
    Neste estudo, dedicado especificamente ao livro As Origens do Pensamento Grego, gostaríamos de mostrar como o método de análise de Vernant dos diferentes momentos que definiram a história humana procede, sobretudo, através do exame sistemático das relações constituintes que os diferenciaram como tal ou qual. Todavia, à medida que explicitado em seu desenvolvimento, acreditamos também poder demonstrar a existência de um pensamento implicando uma série conceitos que, do ponto de vista de uma reflexão filosófica, trazem inseparavelmente consigo uma compreensão sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola.Carlos Aldemir Farias - 2006 - [Porto Alegre, Brazil]: Editora Sulina.
    Fruto de rigorosa pesquisa bibliográfica e de campo com contadores de histórias em duas regiões geográficas do Brasil - Amazônia e Nordeste -, este livro é uma reflexão sobre a importância e o valor dos contos de fadas, das fábulas, das narrativas míticas e das lendas na educação e na vida. Mostra como as narrativas universais e locais permitem a emergência criadora e a formação de valores humanos fundamentais, se constituindo numa ferramenta pedagógica a ser utilizada na sala de aula (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Da alma dos artistas e escritores: Coisa humana, demasiadamente humana?Henry Burnett - 2017 - Cadernos Nietzsche 38 (2):97-120.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Tripartição e estrutura bipolar da alma em Platão.Marcelo Perine - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):417-429.
    Quando Platão trata das “afecções e as formas que ela [a alma] tem na vida humana”, ele a descreve segundo um esquema tripartite, tal como aparece também na exposição dos seus gêneros na República. No Timeu, ao tomar a via mais longa para expor a natureza da alma, Platão apresenta a Ideia da alma cósmica como uma mistura de três Ideias intermediárias procedentes de um princípio bipolar. Assim como na alma do mundo, também a alma (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  27
    A natureza matemática: da alma da Terra como potência geometrizante no opúsculo Da neve hexagonal de Johannes Kepler.Anastasia Guidi Itokazu - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):73-86.
    Na física celeste apresentada em sua Astronomia nova, Kepler explica os movimentos planetários através da ação de uma certa força ou potência motriz solar. Em vista da aproximação feita no livro entre física celeste e explicações baseadas em “causas corpóreas”, chamam a atenção as numerosas passagens onde Kepler refere-se às noções de alma e mente planetária. No presente artigo discutimos esses trechos pouco comentados da Astronomia nova. Com o objetivo de iluminar a discussão, abordamos na segunda seção a definição (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  30
    A imortalidade da Alma em platão E plotino.Urbano Zilles - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):603-612.
    O presente trabalho trata da questão da imortalidade da alma, um tema com o qual o ser humano se ocupa há milênios, tanto no âmbito da religião como no da filosofia. Inicialmente, define-se o que se entende por imortali-dade e, num segundo momento, aborda-se essa questão em dois expoentes da filosofia antiga, Platão e Plotino.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  43
    O amor como estado da alma (páthos) em Plotino.Loraine Oliveira - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:85-94.
    Este estudo objetiva analisar o primeiro capítulo do tratado III, 5 [50], Sobre o amor, no qual Plotino discorre acerca do amor entendido como estado da alma (páthos). O amor estado da alma é característico do vivente, ou seja, o composto alma e corpo, e portanto, é o amor do homem no mundo sensível. Apresenta-se sob duas formas, puro e misto. O primeiro é aquele que deseja a beleza, o segundo deseja a beleza e a eternidade. Ao (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39.  81
    Mímesis, performance, representação: o uso das máscaras na Amazônia.Rafael Tassi Teixeira - 2005 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 10:191-209.
    El presente artículo intenta revisar el uso y empleo de las máscaras para la creación de un efecto transformador y sinestético en el arte simbólico e imaginativo de crear un paisaje de lejanía y familiaridad en que un ‘otro’ visualiza un diagrama metasignificativo de las representaciones y efectos de las máscaras en el arte ritual amazónico. El estudio, lejos de ser una descripción material de las culturas y el uso de las máscaras, intenta explorar el por qué de su utilización, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    A subsistência por si da alma humana e das partes corpóreas em Tomás de Aquino.Pedro Thyago dos Santos Ferreira - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):57-87.
    Tomás de Aquino defende que a alma e as partes corpóreas humanas são subsistentes por si, levando a duas dificuldades. Primeiro, algo é classificado como subsistente por si quando não existe enquanto parte constituinte de uma substância. Assim, a subsistência por si refere-se às substâncias e não às suas partes. Segundo, Tomás defende que a subsistência por si da alma humana permite inferir a sua incorruptibilidade, mas que a subsistência por si das partes corpóreas não permite semelhante conclusão. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  23
    A união da alma e do intelecto na filosofia de Plotino.Bernardo G. S. L. Brandão - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (116):481-491.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  42.  6
    O fundo obscuro da alma: Baumgarten e os fundamentos metafísicos da Estética.Douglas Chaves de Souza - 2024 - Aufklärung 10 (3):37-54.
    Este artigo propõe um estudo sobre algumas reflexões filosóficas feitas por Alexander Baumgarten no contexto dos desdobramentos do racionalismo escolástico de Leibniz. Investigarei as teses metafísicas, sobretudo as que explicam a estrutura do conhecimento sensível, a psicologia empírica e as faculdades da gnosiologia inferior. Além disso, veremos de que maneira Baumgarten retoma as teorias clássicas da retórica e da poética para criar seu sistema das artes, examinando o papel das percepções da alma na produção e contemplação da beleza. Por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Entrando no teatro das Formas.Nazareno Eduardo de Almeida - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e42533.
    Apresento neste ensaio alguns argumentos em defesa de uma proposta de metafilosofia que fornece uma resposta abrangente, formal e metodológica à questão ‘como se faz filosofia?’, tomada como anterior e mais fundamental do que a questão tradicional ‘o que é filosofia?’. Essa proposta se materializa metodologicamente através das ideias de uma poética e uma dramaturgia do fazer filosófico. A poética do fazer filosófico tem a ver com uma reapropriação do trivium clássico na forma de um trivium filosófico, composto por uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  33
    A infecção da alma: um estudo do combate à imoralidade no jornal O Diário no período do Estado Novo.Albert Drummond Lopes - 2015 - Horizonte 13 (37):619-620.
    Dissertação: LOPES, Albert Drummond. A infecção da alma: um estudo do combate à imoralidade no jornal O Diário no período do Estado Novo. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  25
    A imaginação na teoria da alma de Christian Wolff.Juliano Bonamigo Ferreira de Souza - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Este artigo analisa a especificidade da imaginação enquanto faculdade da alma na obra do metafísico Christain Wolff. Limitaremos nosso recorte às obras Metafísica alemã, Discurso preliminar sobre a filosofia em geral, Psychologia empirica e Psychologia rationalis. Orimeiramente investigamos o lugar de ambas as Psicologiæ no interior do sistema de Wolff, ressaltando a centralidade do estudo da alma [Seele]. Num segundo momento, analisamos as principais características da alma e sua vis repræsentativa como operador da relação entre a sensibilidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Sobre O Bailado da Alma de Pio Abreu. À Procura da Alma Perdida. Ensaio Filosófico-Científico-Artístico Sobre as Danças e Outras Desventuras.Catarina Pombo Nabais - 2017 - Kairos 18 (1):174-179.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  47
    A união da alma e do intelecto na filosofia de Plotino.Bernardo G. S. L. Brandão - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (116):481-491.
  48.  7
    A "física experimental da alma" na Popularphilosophie: a analogia entre física newtoniana e psicologia wolffiana.Mario Spezzapria - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Christian Wolff foi o primeiro filosofo que separou a doutrina da alma em duas partes: a "psychologia empirica" e a "psychologia rationalis". Ele deu certa ênfase sobretudo à primeira parte, mais nova e original, que tratava daqueles conhecimentos das faculdades da alma, derivados da observação dos dados da experiência, ao passo que a segunda parte tratava das reflexões sobre a essência e a imortalidade da alma. Em certa medida, a psicologia empírica propunha de proceder segundo um método (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Agostinho e o tempo da alma.Cristiane Negreiros Abbud Ayoub - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Um marco sobre a questão do tempo na História da Filosofia, o livro XI das Confissões de Agostinho de Hipona (354–430) ainda hoje recebe interpretações. O presente artigo menciona pontos que já apresentei noutro texto sobre o tempo como espelho da alma, no entanto ele recebe o acréscimo de dois pontos que mudam a ênfase de minha interpretação prévia: (1) a citação a Josué e (2) a escolha de Deus creator ominum para exemplificar a relação, via tempo, entre ser (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    Tractado da perfeiçaom da alma.Alvaro Gomes - 1947 - Coimbra: [S.N.]. Edited by Artur Moreira de Sá.
1 — 50 / 1000