Results for ' sofrimento'

144 found
Order:
  1.  7
    Sofrimento e pandemia: uma reflexão fenomenológica existencial sobre os modos de vida e sofrimento “psíquico” na pandemia de Covid-19.Samira Meletti da Silva Goulart - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):126-139.
    O presente trabalho se propõe a refletir acerca do sofrimento emergido em meio à grave crise sanitária instalada pela pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2), considerando as mudanças nas dinâmicas de vida da população como a adoção de medidas de distanciamento social, quarentena, uso de máscaras, dentre outras contingências que transformaram o cotidiano e o ritmo das existências contemporâneas. O crescente número de casos e mortes, as modificações nas rotinas de casa, trabalho e relações sociais vêm repercutindo na saúde mental (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    O sofrimento vai ter fim?Wander Andrade de Paula - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O presente artigo visa discutir o papel desempenhado pelo sofrimento nas reflexões culturais de Nietzsche e Freud. Para tanto, 1) indicarei o contexto filosófico em que o tema ganha notoriedade, no pensamento de Arthur Schopenhauer; 2) investigarei, especialmente a partir de passagens selecionadas de Para além de bem e mal e Genealogia da moral, como a origem da cultura é vinculada por Nietzsche aos perigos do desejo humano de fazer sofrer; 3) examinarei, sobretudo a partir de O mal-estar na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Sofrimento social como dimensão da pobreza.Hélio Alexandre Silva - 2023 - Dois Pontos 19 (1).
    O objetivo deste texto é mobilizar a noção de sofrimento social como uma das dimensões estruturantes do fenômeno da pobreza. Para realizar esse trajeto, são apresentados, inicialmente, os contornos mais decisivos do sofrimento social que podem ser mobilizados para realizar o objetivo proposto. Em seguida, apresenta-se uma noção de pobreza construída a partir da crítica à tendência de aproximação, frequente nas poverty theories, entre pobreza e mínimo. Finalmente, no terceiro momento, diferentes níveis de pobreza são articulados às diferentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    O sofrimento e a questão de Deus: uma leitura de Lévinas em tempos de pandemia.Fabiano Victor De Oliveira Campos & Luiz Fernando Pires Dias - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):268-279.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a compreensão do filósofo Emmanuel Lévinas no que concerne às questões do sofrimento e do mal no mundo, mazelas frequentemente consideradas como obstáculos à crença em Deus. O filósofo franco-lituano, fugindo da lógica das teodiceias, desenvolveu perspectivas instigantes e originais sobre esses temas, situando-os em um domínio eminentemente ético. Trata-se de uma ética que foge da reciprocidade, em um contexto de assimetria, com a concessão da prioridade absoluta ao outro homem. Tais reflexões (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    O sofrimento (pathos) enquanto condição para a existência: uma leitura em Kierkegaard.Marcos da Silva E. Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):94-108.
    A dissertação tem por tema o conceito de Pathos na filosofia de Kierkegaard. Ressalta a importância da paixão pelo Absoluto relacionado ao sofrimento nos diferentes modos de existência: estético, ético e religioso. O sofrimento, vivido em profundidade, é entendido pelo dinamarquês como condição necessária para que o homem se torne um “indivíduo” e possa, assim, relacionar-se ao “Inteiramente Outro”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    O sofrimento da insatisfação dos desejos e a sedução da sociedade de consumo.Renato Nunes Bittencourt - 2014 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 5 (1):92.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Sofrimento Social e Teoria Crítica no Precariado.Evânia Reich - 2023 - Dois Pontos 19 (1).
    Apesar da dificuldade em se fazer uma crítica social através da categoria de sofrimento social, o presente artigo tem como objetivo insistir na investigação sobre a possibilidade de uma retomada desta crítica a partir de referências políticas ao sofrimento. Uma das maneiras atuais para entender as causas e as consequências do sofrimento individual, que se torna social porque acarretado pela organização política, social e econômica, é analisar a categoria do precariado. O mundo do trabalho tem muito a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Sofrimento mental e religião no mundo contempor'neo: da crise de sentido à retomada da capacidade de transcendência e de responsabilidade em Viktor Frankl.Carmen Renata da Silva Carvalho - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Entre iniquidade e sofrimento.Alexandre Marques Cabral - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (1):22-37.
    O presente artigo tem como objetivo primordial articular as experiências de iniquidade e sofrimento a partir da operacionalização de alguns conceitos decisivos das obras de Hannah Arendt e Byung-Chul Han. Nesse sentido, pretendo mostrar que uma das formas hegemônicas de experiência do mal na contemporaneidade se revela na produção de vidas descartáveis em meio a sistemas político-culturais violentos, que se caracterizam por estar em constante devir e por reduzir os devires à própria descartabilidade humana. Isso se revela tanto no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    O sofrimento e a questão de Deus: uma leitura de Lévinas em tempos de pandemia.Fabiano Victor de Oliveira Campos & Luiz Fernando Pires Dias - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):268-279.
    This article aims to present how the philosopher Emmanuel Lévinas understands the issues of suffering and evil in the world, hardships frequently considered as obstacles to the belief in God. Breaking away from the logic of theodicies, the French-Lithuanian philosopher developed original and instigating perspectives on these themes, placing them in an eminently ethical domain. It concerns an ethic that escapes reciprocity, in a context of asymmetry, with the granting of absolute priority to the other man. Such reflections are particularly (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    O sofrimento (pathos) en quanto condição para existência: uma.Marcos da Silva - 2010 - Cuadernos de Filosofía 55:71-92.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Sentido e sofrimento no último Nietzsche.Hailton Felipe Guiomarino - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):53-70.
    No FP 1888, 14 [89], Nietzsche distingue um sentido trágico e um sentido cristão para o sofrimento. Com esse par conceitual, o filósofo designa o conflito entre duas justificações antagônicas da vida, contrapondo dois tipos de sofredores com anseios contrários. O presente artigo defende a hipótese de que a mencionada distinção ilustra um modo de pensar o sofrimento, característico do período de 1886-1888 da filosofia nietzschiana. Partindo da Genealogia da Moral, ver-se-á como a discussão metodológica envolvida na fluidez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    Da felicidade epicurista à mortificação do desempenho: o sofrimento psíquico na pós-graduação stricto sensu.Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Terezinha Oliveira & Conceição Solange Bution Perin - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 30 (30):198-213.
    Este estudo objetiva relacionar a felicidade epicurista, particularmente a partir da análise da Carta a Meneceu, de Epicuro (341 a.C.-260 a. C.) ao sofrimento psíquico de pós-graduandos stricto sensu, pertencentes ao atual sistema social capitalista. A pesquisa de campo e de método mistos, utilizou como instrumento para a coleta de dados um survey interseccional, respondido por 76 discentes de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (PPGE), localizado no estado do Paraná-PR. A análise dos resultados ocorreu a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Simone Weil: o sofrimento como pathos da Filosofia.Bortolo Valle - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O presente trabalho toma como objeto de investigação o pensamento de Simone Weil. A filósofa francesa, deixando de lado um imperativo acadêmico, típico da filosofia do século XIX, reclama para si o assombro, o espanto, aquilo que no início, ou seja, nos primórdios da filosofia grega, possibilitou a emergência do filosofar. A marca de seu pensamento é evidenciada mais pela emoção do que pelo exercício racional. Assim, procuramos apresentar, neste estudo, a maneira como o sofrimento, enquanto pathos, constitui a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Do prazer do sofrimento da culpa ao prazer da produção estética. Considerações sobre má consciência em Nietzsche.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):46-55.
    O problema da má consciência, em Nietzsche, ocupa uma parte central de suas reflexões que se depreendem, de maneira particular, da Segunda Dissertação de Para a genealogia da Moral. Dado o fato do sofrimento ser diagnosticado como uma das expressões do niilismo da cultura ocidental, não se tem como negá-lo, mas sim, desenvolver formas de como concebê-lo, ou seja, de como conviver com este. Desse modo, ao invés do sofrimento atuar como prazer na culpa, da qual demanda a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  90
    O pessimismo schopenhaueriano: Um estudo de “Sobre o sofrimento do mundo”.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):22-39.
    Neste artigo tentaremos inicialmente esclarecer os conceitos centrais da filosofia schopenhaueriana, apresentados principalmente em O mundo como vontade e como representação , para em seguida analisarmos os efeitos que a tese basilar desta obra acarreta para a compreensão de alguns problemas; como o da existência humana, o sofrimento, a negação e a afirmação da vontade de vida, entre outros que a dimensão ética comporta. Para isto, faremos uma análise sistemática de outros textos em que o filósofo trata diretamente destas (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Sobre a negatividade do mundo e a questão do sofrimento em Adorno e Schopenhauer.Gabriel Kugnharski - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (1):51-63.
    Este artigo se propõe a mostrar a centralidade que a questão do sofrimento adquire nas filosofias de Arthur Schopenhauer e Theodor Adorno. O ponto de partida é um recorte preciso na obra de ambos os autores visando a uma reconstrução breve da metafísica de Schopenhauer, com ênfase na concepção de Vontade, desenvolvida em O mundo como vontade e como representação, de 1818, e a uma apresentação dos conceitos principais que compõem a concepção de dialética negativa, exposta por Adorno na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Metafísica do sofrimento do mundo: o pensamento filosófico pessimista, de Deyve Redyson.Marcelo Santos - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (1):160.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Editorial Volume sobre Sofrimento Social.Alessandro Pinzani - 2023 - Dois Pontos 19 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A importância moral do sofrimento.Peter Singer - 2010 - Critica.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Nietzsche: a transvaloração do sentido do sofrimento em O nascimento da tragédia.Miguel Angel de Barrenechea - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (3):93-110.
    In this article we aim to support the thesis that Nietzsche, from his first work The Birth of Tragedy, to his last texts, such as Twilight of the Idols, in What I owe to the ancients, proposes a radical transvaluation of the meaning of suffering human. He adopts a completely different perspective from Western metaphysical and religious conceptions, which considered suffering as an objection to life, arising from faults, failures, “sins”, which must be expiated through countless constraints, until inexorable death. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Resenha “Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades”, de Heribaldo Maia. Recife: Ed. Ruptura, 2022. [REVIEW]Marcos Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    Resenha “Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades”, de Heribaldo Maia. Recife: Ed. Ruptura, 2022.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Escravidão e Compaixão: Sofrimento e Vulnerabilidade na Mística de Simone Weil.Maria Clara Lucchetti Bingemer - 2009 - Revista Portuguesa de Filosofia 65 (1):821 - 839.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Ser e sentido: o paradoxo do sofrimento.Oswaldo Giacoia Junior - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (2):04.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    Homo patiens: implicações filosófico-teológicas da experiência do sofrimento.Cláudia Maria Rocha de Oliveira - forthcoming - Horizonte:738.
    Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir de uma leitura de Paul Ricoeur, a experiência do sofrimento como enigma para a razão e desafio para a fé. Os males éticos e religiosos, compreendidos como transgressão e pecado, estão relacionados a uma atitude ativa, a um fazer. O sofrimento inocente, ao contrário, deve ser pensado a partir da perspectiva da vítima. Como justificar a dor de inocentes vítimas de catástrofes, de doenças incuráveis, de violência? É possível, por exemplo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  42
    Um caminho através do sofrimento. O livro de jó. Ludger Schwienhorst-schönberger. São Paulo: Paulinas, 2011. Isbn: 9788535629170. [REVIEW]Me Sergio Alejandro Ribaric - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 95-96.
    O comentário de Ludger apresenta uma originalidade: descortina o caminho de Jó, versículo a versículo, como o caminho da contemplação. Nas aflições a que é sujeito, Jó somente lentamente vai se conscientizando da extensão de sua miséria - e cai em profunda solidão e abandono da parte de Deus. No entanto, todos esses contratempos, no início, vão conduzindo Jó por um caminho inesperado.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    O trabalhador voluntário e seus sentimentos ante a doença eo sofrimento.Denise Zanatta & María Piedad Rangel Meneses - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23:113-121.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  28
    O trabalhador voluntário e seus sentimentos ante a doença e o sofrimento.Denise Zanatta & María Piedad Rangel Meneses - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23:113-121.
    O presente estudo é resultado da experiência de uma das ações de estágio profissionalizante em Psicologia Social Comunitária, realizada através de uma pesquisa-intervenção que teve como objetivo o fortalecimento de um grupo de voluntários da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul para facili..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Para Além Das Explicações Biológicas: Reflexões Filosóficas Acerca da Depressão e Do Sofrimento Do Sujeito Do Desempenho.Artur Junior Santos Cardoso & Lucas Rocha Gonçalves - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):22.
    O presente artigo tem como pretensão oferecer um olhar outro acerca da depressão. Nossa análise sobre tal fenômeno encontra na filosofia, sobretudo, de Byung-Chul Han, uma possibilidade interessante de ir além das explicações psiquiátricas. Entretanto, são nelas que esse texto inicia sua discussão: a hipótese serotoninérgica da depressão é apresentada, mas também, problematizada, pois, muito embora a psiquiatria encontre nela ainda hoje a sua tese nuclear acerca do comportamento depressivo, é mostrado aqui que, além de ser uma teoria ausente de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Pontes sobre O Nada: Narrativas do sofrimento E transformação existencial.Marco Casanova - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    COMIDA E SAṂSĀRA: Prazer, Desejo Aflitivo e Sofrimento.Thaís Moraes Azevedo Maetsuka - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):55-75.
    Este artigo visa fazer um diálogo a respeito do desejo aflitivo por comida, de um lado dialogando com textos da tradição budista tibetana Geluk, e do outro com pesquisas realizadas na área da saúde, especialmente as voltadas à parte biológica-comportamental da alimentação. Bem como, trazer contribuições para a área da saúde, a respeito do desejo aflitivo, que contribui na problemática crescente do sobrepeso, obesidade e doenças associadas no contexto mundial das sociedades desenvolvidas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Nietzsche e a Mnemotécnica: do sofrimento à afirmação da vida pelo artista da dor.Adilson Felicio Feiler - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Uma das técnicas, pensadas por Nietzsche, para ativar a consciência moral é a técnica da memória, que o filósofo denomina mnemotécnica. Ora, submeter a memória a procedimentos com capacidade de predição e controle, equivale a despi-la daquilo que é sua característica orgânica e vital que lhe confere a capacidade de, para além de todos os enquadramentos técnicos superficiais, a todo o momento superar-se mediante o alcance de pontos mais culminantes de potência. As considerações de Nietzsche em torno do problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    O pessimismo schopenhaueriano: Um estudo de “Sobre o sofrimento do mundo”.André Mendes Viana de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):22-39.
    Neste artigo tentaremos inicialmente esclarecer os conceitos centrais da filosofia schopenhaueriana, apresentados principalmente em O mundo como vontade e como representao, para em seguida analisarmos os efeitos que a tese basilar desta obra acarreta para a compreenso de alguns problemas; como o da existncia humana, o sofrimento, a negao e a afirmao da vontade de vida, entre outros que a dimenso tica comporta. Para isto, faremos uma anlise sistemtica de outros textos em que o filsofo trata diretamente destas questes, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    A parábola do bom samaritano, a parábola-chave para a compreensão do mandamento do amor ao próximo.Carlos Camargo - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):50-63.
    O texto parte da parábola do bom samaritano para discorrer sobre a contribuição que uma pessoa pode dar para atenuar o sofrimento de uma outra e, em contrapartida, a violência que significa a indiferença ante a dor alheia. Essa parábola ensina que se deve dar especial atenção às pessoas mais frágeis e menos favorecidas da sociedade e que o próximo é a pessoa que está a seu alcance e que esteja padecendo com sua própria miséria, não importando se é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    A Filosofia de Schopenhauer na narrativa do jovem Werther de Goethe.Flávio Rocha de Deus - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):164-177.
    O presente trabalho se propõe a discorrer acerca da concepção de suicídio e suas motivações para Arthur Schopenhauer e utilizar o romance epistolar Os sofrimentos do jovem Werther como ilustração de tal percepção. Para tal seguimos o seguinte roteiro: encontrar as motivações metafísicas do suicídio para Schopenhauer; expor as considerações do filósofo supracitado sobre o sofrimento e o amor; demostrar como ambos os fenômenos se relacionam com a atitude suicida e a partir desta ótica analisar o romance epistolar de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Schopenhauer e a fome.Thiago Ferreira & Vilmar Debona - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e86368.
    A partir de algumas considerações de Max Horkheimer sobre o potencial crítico do pessimismo schopenhaueriano, o artigo visa mostrar em que medida o sofrimento específico da fome, em especial quando esta é registrada em contextos de pobreza, miséria e escravidão na obra de Schopenhauer, elucida empiricamente o pessimismo metafísico em forma de pessimismo crítico-social. Para tanto, descrevemos algumas presenças dos termos fome (Hunger) e pobreza (Armut) na obra do pensador da vontade para, em seguida, problematizarmos alguns de seus significados. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    El sufrimiento existencial en el paciente oncológico en estadio avanzado: dimensiones y ejes vertebradores para la intervención psicológica.Joaquín García-Alandete & María Jesús Hernández Jiménez - 2019 - Persona y Bioética 22 (2):319-330.
    El sufrimiento existencial en el paciente oncológico en estadio avanzado: dimensiones y ejes vertebradores para la intervención psicológica Sofrimento existencial no paciente oncológico em estágio avançado: dimensões e eixos vertebrais para intervenção psicológica The relief of existential suffering in the patients with adavanced cancer is a first-order therapeutic goal. The present work suggests some axis on which psychotherapeutic intervention could be developed, in order to facilitate in these patients: 1) The experience of: In spite of the "existing" limited situation, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    The semiotic resilient mind: conflictual and agapic relationship between logical and emotional interpretants.Ivo Assad Ibri - 2020 - Cognitio 20 (2):378-391.
    Por mente resiliente, quero dizer a capacidade de toda mente de lidar com a dureza da alteridade, que exige um esforço contínuo para permitir o desenvolvimento de hábitos de conduta. O predicado da resiliência vem da capacidade da mente de se autocorrigir, cada vez que esses hábitos perdem sua eficiência mediativa, exigindo, portanto, a reconstrução de novas mediações cognitivas como hábitos de ação. Neste artigo, proponho refletir sobre o conjunto de interpretantes semióticos proposto por Peirce com o objetivo de explorar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39. A Jangada do Self: Usos Soteriológicos do Eu e do Não-Eu no Buddhismo Antigo.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Paralellus 10 (24):279-294.
    O objetivo deste artigo é sugerir que os ensinamentos Buddhistas sobreanattā(não-eu) não devem ser entendidos como uma negação categórica do eu, mas fazem parte de uma estratégia soteriológica comumente empregada pelo Buddha, de utilizar algo como ferramenta para o seu próprio fim. Tomando o kamma(ação) como o elemento central que estrutura todos os ensinamentos, podemos pensar na identificação do eu como um tipo de ação. Algumas instâncias desta ação serão hábeis e condutoras à libertação, e outras inábeis e condutoras ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  53
    Paranoia como catástrofe social: Sobre O problema da gênese de categorias clínicas.Vladimir Safatle - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):215-236.
    trata-se de discutir as relações entre a constituição da paranoia como categoria clínica e experiências estético-sociais de crise. Esta é uma maneira de se perguntar sobre as relações que categorias clínicas tecem com processos e valores advindos dos campos da política e da estética.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  19
    Contra a ética da ecologia do medo: Por uma mudança nos objetivos de intervenção na natureza.Oscar Horta - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (1):165-188.
    Seres humanos intervêm frequentemente na natureza por razões antropocêntricas ou ambientalistas. Um exemplo de intervenção consiste na reintrodução de lobos em áreas previamente habitadas por eles com a finalidade de se criar o que é conhecido como “ecologia do medo”. Na primeira parte deste artigo discutem-se as razões que têm sido utilizadas em favor dessa medida, e explica-se por que são incompatíveis com um enfoque não especista. Para tal, expõem-se os motivos pelos quais tal medida prejudica notavelmente animais como os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Sobre o significado das sensações de prazer e desprazer em Schopenhauer e Freud.Guilherme Marconi Germer - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85569.
    Propomos comparar as respostas de Schopenhauer e Freud à questão do significado do prazer e desprazer, dadas por eles, respectivamente, em A ordem da salvação (W II) e Além do princípio do prazer. Ambos lhe respondem concordantemente, pois assinalam que a conduta humana ou os processos psíquicos se dilatam entre a busca do prazer e a fuga da dor (em Schopenhauer, a partir da afirmação da Vontade, e em Freud, conforme o princípio de prazer), e a busca da dor e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  93
    O domínio da técnica sobre O sentir no filme equilibrium: Um estudo a partir da conferência ‘a questão da técnica’ de Heidegger.João Batista Farias Júnior - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):123-127.
    Este artigo tem como objetivo analisar o filme Equilibrium de Kurt Wimmer em que a técnica surge como única possibilidade de fundamentação do desenvolvimento da humanidade. No filme os sentimentos são identificados como fonte do sofrimento e das desgraças humanas, sendo então estabelecido que devem ser exterminados com o uso de uma droga. A técnica se apresenta no filme como fim para a história da humanidade, tal qual teme Heidegger. A fim de mostrar as conseqüências ultimas do domínio da (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  24
    Direitos humanos, ação política e as subjetivações oce'nicas.Edson Teles - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):243-273.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre o modo como as lutas locais e suas movimentações em torno do discurso dos direitos humanos podem ser alçadas à condição de ação política. Trata-se da tentativa de ampliar o conceito de política tendo em vista a potência de transformação contida nos coletivos de subjetividades portadoras de experiências comuns de violência e sofrimento. Fazendo uso do conceito de quilombo, em Beatriz Nascimento, buscaremos fundamentar o alargamento da ideia de política a partir de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Pensar outramente o futuro: do desespero de ser em tempos sombrios à sabedoria da esperança messi'nica na contemporaneidade.Nilo Ribeiro Junior - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):40-70.
    Essa reflexão visa debruçar-se sobre a questão da esperança movida pela interpelação advinda do fato de estarmos a iniciar um ano novo, em meio aos tempos sombrios marcados não apenas pela trágica questão sanitária global da pandemia da Covid-19 que tem ceifado milhões de vidas e trazido o sofrimento a outros tantos milhões de pessoas, mas, sobretudo, por estarmos a assistir a uma exacerbação da Necropolítica enraizada em todas as dimensões da vida social, política, econômica, cultural, religiosa etc., a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Documenta 11 de 2002 e New York 11-09-2001. A obra de arte em seu novo ponto zero?Márcio Seligmann Silva - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):317-327.
    O texto investiga a condição e o status da obra de arte, nos termos contemporâneos da complexidade de sua articulação com a história recente, especialmente no que concerne aos ataques terroristas a New York em 11/9/2001 e suas decorrências, à luz da exposição Documenta 11, de 2002.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Opening a hermeneutic space for spiritual care practices.Mary Rute Gomes Esperandio & Carlo Leget - forthcoming - Horizonte:206204-206204.
    O cuidado espiritual é considerado um aspecto intrínseco às boas práticas de cuidados paliativos. Contudo, este é um desafio a profissionais de saúde. Há carência de propostas cientificamente embasadas e não religiosas para identificar e atender as necessidades existenciais/espirituais de pacientes e familiares. Este artigo tem como objetivo apresentar uma ferramenta de cuidado espiritual denominada Modelo Diamante ou _Ars Moriendi_, desenvolvida por um pesquisador holandês que a concebeu a partir de elementos extraídos de sua pesquisa empírica. O modelo é teoricamente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  33
    Prometeu: a sabedoria pelo trabalho e pela dor.Celso Candido Azambuja - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:19-27.
    Exploramos aqui as conexões do mito de Prometeu com o nascimento do iluminismo ocidental. O estudo tem como base as obras de Hesíodo e Ésquilo, a partir das interpretações de Werner Jaeger e Junito Brandão. Nos poemas de Hesíodo, Prometeu é aquele titã que roubou o fogo de Zeus para entregá-lo à humanidade. Por este gesto, Prometeu e seus protegidos são duramente castigados por Zeus. Assim, mergulhados em um mundo de incontáveis e incontornáveis males, os homens, honestos, conquistam a esperança (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49.  35
    O Vaticano II na prática da igreja particular de Goiás - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1341.Tomás Balduíno - 2011 - Horizonte 9 (24):1341-1360.
    Apresenta-se nesse texto as repercussões do Concílio Vaticano II na Igreja particular de Goiás. A fidelidade ao Concílio produziu efetiva participação de todos – presbíteros, religiosas e religiosos, leigos e leigas. Tomando como referências a vivência e experiência de pastor nessa diocese (1967-1998) e diversos estudos, Dom Tomás mostra os aspectos mais relevantes dessa história: as assembléias diocesanas, com participação de leitos (1968); as CEBs e a concretização da opção pelos pobres; as Escolas Bíblicas; a defesa da posse da terra, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  28
    Do egoísmo psicológico à compaixão metafísica: Contribuições schopenhauerianas para O debate metaético contemporâneo.José Luis De Barros Guimarães - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):8-16.
    No livro IV, de O mundo como vontade e representação, Arthur Schopenhauer afirma que as ações humanas podem acontecer por motivos e quietivos. As ações que levam em consideração uma cadeia de motivações são sempre auto-dirigidas, tendo em mente que os indivíduos agem pra satisfação dos seus quereres particulares. Tais ações são classificadas pelo autor de egoístas por não levarem em consideração o outro, mas os desejos que preenchem a consciência humana no ato de agir. Nesse primeiro momento a leitura (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 144