Contra a ética da ecologia do medo: Por uma mudança nos objetivos de intervenção na natureza

Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (1):165-188 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Seres humanos intervêm frequentemente na natureza por razões antropocêntricas ou ambientalistas. Um exemplo de intervenção consiste na reintrodução de lobos em áreas previamente habitadas por eles com a finalidade de se criar o que é conhecido como “ecologia do medo”. Na primeira parte deste artigo discutem-se as razões que têm sido utilizadas em favor dessa medida, e explica-se por que são incompatíveis com um enfoque não especista. Para tal, expõem-se os motivos pelos quais tal medida prejudica notavelmente animais como os cervos, sem tampouco ser benéfica para os próprios lobos. Em seguida, argumenta-se que, se abandonamos uma perspectiva especista, devemos mudar por completo o modo pelo qual intervimos na natureza. Em vez de intervir por motivos ecologistas ou antropocêntricos, nosso objetivo ao fazê-lo deve ser o de reduzir os danos sofridos pelos animais não humanos. A visão idílica segundo a qual os animais não humanos vivem vidas paradisíacas na natureza é completamente incorreta, e de fato há fortes razões para considerar que o sofrimento e a morte prematura prevalecem de forma clara sobre a felicidade desses animais. Isso faz com que seja ainda mais importante que nosso objetivo seja melhorar sua situação e dar-lhes nossa ajuda, em vez de causar-lhes danos. Isso entra em conflito de maneira significativa com alguns ideais ecologistas fundamentais cuja defesa não é compatível com a consideração dos interesses dos animais não humanos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Equívocos da crítica Habermasiana à eugenia liberal.Sônia T. Felipe - 2005 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 4 (3):339-359.
A Fundamentação Dos Direitos Humanos Entre Natureza E Contrato.André da Silva - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (2):238-255.
Para a defesa de uma ética ambiental antropocentrada.Magda Costa Carvalho - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (1):147-163.
O Estatuto Moral Dos Animais Em Questão: A Posição De Peter Carruthers.Maria Cecilia Maringoni de Carvalho - 2007 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 6 (3):57-68.

Analytics

Added to PP
2019-07-06

Downloads
19 (#753,814)

6 months
3 (#902,269)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Oscar Horta
Universidade de Santiago de Compostela

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references