Simone Weil: o sofrimento como pathos da Filosofia

Revista de Filosofia Aurora 31 (53) (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente trabalho toma como objeto de investigação o pensamento de Simone Weil. A filósofa francesa, deixando de lado um imperativo acadêmico, típico da filosofia do século XIX, reclama para si o assombro, o espanto, aquilo que no início, ou seja, nos primórdios da filosofia grega, possibilitou a emergência do filosofar. A marca de seu pensamento é evidenciada mais pela emoção do que pelo exercício racional. Assim, procuramos apresentar, neste estudo, a maneira como o sofrimento, enquanto pathos, constitui a fonte do pensamento da autora, capaz de captar a essência do homem. O breve itinerário destaca, a princípio, utilizando a reflexão de Heidegger, a noção de pathos e percorre a partir daí, a particularidade do sofrimento destacando a noção violência e de força para chegar, finalmente, a realidade do malheur como elemento mais original no entendimento daquilo que é reservado à Filosofia como instância que pode compreender a condição humana.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,709

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O corpo e o conhecimento de si na filosofia de Arthur Schopenhauer.Karla Samara dos Santos Sousa - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (1-2):35-52.
Moral da ambiguidade, liberdade e libertação: filosofia e feminismo em Simone de Beauvoir.Izilda Johanson - 2018 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 17 (2):239-257.
Prometeu: a sabedoria pelo trabalho e pela dor.Celso Candido Azambuja - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:19-27.
Simone Weil: hombre, trabajo, redención.Lourdes Rensoli Laliga - 2003 - Thémata: Revista de Filosofía 31:145-164.

Analytics

Added to PP
2019-09-28

Downloads
10 (#1,189,467)

6 months
1 (#1,464,097)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations