Sofrimento Social e Teoria Crítica no Precariado

Dois Pontos 19 (1) (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Apesar da dificuldade em se fazer uma crítica social através da categoria de sofrimento social, o presente artigo tem como objetivo insistir na investigação sobre a possibilidade de uma retomada desta crítica a partir de referências políticas ao sofrimento. Uma das maneiras atuais para entender as causas e as consequências do sofrimento individual, que se torna social porque acarretado pela organização política, social e econômica, é analisar a categoria do precariado. O mundo do trabalho tem muito a nos dizer sobre as sociedades contemporâneas em que vivemos. A análise das mudanças que ocorreram nos últimos anos no mundo do trabalho, ocasionadas pela lógica do capitalismo tardio, pode nos mostrar as causas materiais de um sofrimento que deixa de ser subjetivo ou psicológico, para se tornar um problema social. Através da elaboração do sofrimento social no mundo do trabalho precariado é possível retirar os mecanismos de funcionamento da sociedade e apontar os males que esse tipo de vida sofrida acarreta para os indivíduos e para a sociedade como um todo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,127

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A educação entre muros e a transmissão do saber interdisciplinar.Rogério Rodrigues - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):579-600.
Axel Honneth e a virada afetiva na teoria crítica.Campello Filipe - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):104-126.

Analytics

Added to PP
2023-04-20

Downloads
7 (#1,413,139)

6 months
6 (#587,658)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Evania Reich
Universidade Federal de Santa Catarina

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references