Results for ' Sensível'

179 found
Order:
  1.  5
    Partilha sensível e a corda de nó(s): emancipação e autonomia no ensino de Artes.Thiago Francysco Rodrigues Cassiano & Juliano Casimiro de Camargo Sampaio - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e64340p.
    ABSTRACT This article proposes to discuss the aesthetic and poetic praxis in the performance art Corda de Nó(s),1 based on theatrical and visual narratives directed towards intellectual emancipation and the expansion of the sensibility from the teaching experience within a municipal public school unit, in the city of Palmas (TO). This study focuses on a qualitative methodology of oral and exploratory narrative as well as the researchers’ field notebooks, prepared during the activities referred to in this text, in conjunction with (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Ideia Sensível e Imagem Pictórica: A Articulação dos Gêneros Artísticos na Estética Alemã do Começo do Século XVIII.Oliver Tolle - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    A analogia entre pintura e poesia, tal qual sugerida na Carta aos Pisões de Horácio, não foi interpretada de modo homogêneo pela estética alemã do começo do século XVIII. Como tentaremos mostrar, em alguns autores essa analogia está muito mais atrelada ao caráter sensível como um todo da arte do que propriamente a uma referência imagética. Por um lado, isso pode ser constatado na obra crítica de Gottsched, que procura atenuar a importância do aspecto descritivo na poesia. Encontramos, por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Vida Sensível dos Animais.Mateus Uchôa - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
    O presente artigo discute as relações entre animais não-humanos e o sensível. Para tanto, ensaia-se uma compreensão das formas animais e suas aparências expressivas, apoiando-se em ideias e teses dos filósofos franceses Merleau-Ponty e Dominique Lestel formuladas a partir do estudo do zoólogo Adolf Portmann sobre a aparência dos animais, denominado A forma animal. A investigação de Portmann, interessada em apreender fora do registro funcional do biológico o mistério que envolve as formas vivas, assimila uma nova concepção de corpo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Vivência e escuta sensível: o Terreiro como possibilidade de escuta da inf'ncia afrodescendente.Jaqueline de Fatima Ribeiro & Eduardo Quintana - 2020 - Odeere 5 (10):01-20.
    Este ensaio acadêmico sobre a infância de terreiro está redigido segundo uma leitura de mundo do candomblé. Há muitas leituras de mundo. Nossas experiências de vida colocaram-nos diante de, pelo menos duas delas: a leitura religiosa como a do candomblé e a leitura laica da pedagogia. No desenrolar dessas experiências observamos no cotidiano de nossas salas de aula - nos cursos de formação de professores e no cotidiano da Educação Infantil - um grande desconhecimento sobre a população de terreiro, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Saber Musical Sensível Nas Escolas de Educação Básica Brasileiras: Perspectivas, Dimensões e Fundamentos.Thaís Lobosque Aquino - 2018 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 29:116-136.
    O artigo se propõe a refletir sobre as perspectivas, dimensões e fundamentos do saber musical sensível em escolas de educação básica brasileiras. Parte constituinte de uma pesquisa teórica voltada a pensar a epistemologia da educação musical escolar (Aquino, 2016), tem-se como pressuposto o fato de o saber musical escolar ser um tipo de saber sensível e, como tal, capaz de fomentar modos de operar articuladores de aspectos comumente percebidos como incompatíveis e, por conseguinte, apreendidos e vivenciados de forma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Entre o sensível e o inteligível: uma leitura semiótica do episódio Hino nacional, do Seriado Black Mirror.Conrado Moreira Mendes - 2019 - Bakhtiniana 14 (2):128-149.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  7.  20
    O sensível e o inteligível: Merleau-Ponty e o problema da racionalidade.Luiz Damon Santos Moutinho - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (110):264-293.
  8.  20
    O sensível e o inteligível: Merleau-Ponty e o problema da racionalidade.Luiz Damon Santos Moutinho - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (110).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Percepção Sensível em Descartes.Raul Ferreira Landim Filho - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):1-28.
    Neste artigo procuramos analisar e responder a três questões: [a] As sensações são apenas estados mentais? [b] São as sensações estados mentais intencionais, isto é, percepções sensíveis? [c] São as percepções sensíveis ideias sensíveis? Para responder a estas questões, analisamos as condições corporais das sensações, a expressão destas condições na mente e mostramos sob que condições as sensações são percepções intencionais e sob que condições percepções intencionais podem ser consideradas como ideias.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  37
    Feuerbach e a fundação sensível da filosofia: imediatidade e mediação na relação Eu-Tu.João Emiliano Fortaleza de Aquino - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):247-263.
    Este artigo se propõe a apresentar a formulação feuerbachiana do fundamento sensível do pensamento, buscando mostrar que nesse empreendimento Feuerbach: [1] toma como base uma teoria da objetivação, inseparável de uma teoria do homem como essência-gênero (Gattungswesen); [2] formula uma interpretação do desenvolvimento moderno da filosofia ao qual sua proposta filosófica seria imanente e do qual seria o resultado necessário; e [3] chega a formular as bases de uma nova posição ética, no plexo Eu-Tu. Desse modo, sua posição ontológica, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    Hegel e a certeza sensível.Anderson Aparecido Lima da Silva - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):168-179.
    The purpose of this article is to follow a precise period of the trajectory of the experience of consciousness in Hegelian philosophy. It was chosen the subsection “sense-certainty or this or the aiming” of the Phenomenology of Spirit as standpoint. In a first moment, the aspects that Hegel calls “natural conscience”, based on his “immediate knowledge” are underscored. Since such perspective, it is analyzed the cognitive-instrumental relationship between consciousness and the object of consciousness, notably when the object is considered essential, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Questões sobre a percepção sensível em Tomás de Aquino: consciência sensível e similitude intencional.Raul Landim Filho - 2023 - Discurso 53 (2):14-44.
    Meu objetivo neste artigo é analisar e articular as principais noções da percepção dos sentidos externos segundo Tomás de Aquino: recepção da forma sem matéria, recepção intencional da forma, consciência sensível e similitude sensível intencional. Como eu mostrarei, essas noções conectadas à função do Senso Comum, são os alicerces do realismo tomista.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    A partilha do sensível em lugares liminares: visibilidades e invisibilidades da memoria.Maria Dulce Simões - 2019 - Endoxa 44:91.
    Na fronteira hispano-portuguesa, a criação de lugares e atividades culturais dedicadas ao poeta Miguel Hernández configura uma «comunidade de partilha», que envolveu a produção de um público definido pela perceção e nomeação de injustiças atrozes, a que o poeta serve de interlocutor. As palavras do poeta trazem à experiência sensível vozes e testemunhos da repressão franquista, até então não reconhecidos na comunidade. Neste texto interrogo as formas de consenso e de dissenso expressas em processos de subjetivação política, do que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    O filósofo, o sensível e o inteligível no Fédon.João Paulo Miranda - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):115-122.
    O escopo deste trabalho é abordar o percurso ético-cognitivo necessário para a efetivação do papel do filósofo presente no Fédon, um dos diálogos mais famosos de Platão, levando em consideração novas concepções decorrentes de um já conhecido embate hermenêutico proveniente do altíssimo quilate literário do texto referido. Na presente abordagem, o sensível não ocupa um local pejorativamente secundário e diminuto, constituído de cópias imperfeitas e fonte de enganos, passando, com isso, a exercer uma função de relevância fundamental na construção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  40
    A visão sensível como imagem da visão dos inteligíveis.Alice Bitencourt Haddad - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):3-20.
    O artigo pretende explicitar em que consiste a visão (ópsis) na República de Platão, usada pelo filósofo como imagem que ajudaria a fazer compreender o que ele entende por conhecimento de Ideias.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Sobre a certeza sensível e o problema do começo da filosofia.José Edmar Lima Filho & Maximiliano Dacuy - 2021 - Perspectivas 6 (1):96-114.
    O presente artigo pretende analisar os conceitos de certeza sensível em Hegel e Feuerbach, partindo da exposição do primeiro capítulo da Fenomenologia do Espírito (Phänomenologie des Geistes [1807]) hegeliana e do texto feuerbachiano Para a crítica da filosofia de Hegel (Zur Kritik der Hegelschen Philosophie [1839]). Em um primeiro momento a exposição é orientada pela perspectiva hegeliana, a qual defende a tese de que, enquanto a consciência sensitiva tem a pretensão de alcançar a verdade do objeto como algo singular (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Raça e a partilha colonial do sensível na obra de Achille Mbembe.Victor Galdino Alves de Souza - 2023 - Griot 23 (2):195-209.
    O objetivo deste ensaio é analisar as condições de possibilidade da escravidão e da violência antinegra, assim como da produção de significações raciais – do ser-negro – e das fantasias coloniais. Para isso, buscarei, majoritariamente, recursos conceituais na obra de Achille Mbembe, com auxílio de alguns conceitos de Jacques Rancière, de forma a tratar o que chamo de _partilha colonial do sensível_, analisando a relação entre a raça enquanto construção imaginária, significações raciais e a organização social da percepção e da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    Os três movimentos da luz na elevação intelectual pelo sensível em Nicolau de Cusa.Marcus Vinicius Carnivali de Araujo - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):328-347.
    O presente artigo busca analisar, a partir da leitura da obra De Quaerendo Deum, como a questão da luz se faz central no processo de elevação intelectual a partir do sensível na obra cusana. Nele iremos mostrar como a luz é o elo que guia o objeto sensível até o intelecto e o intelecto até Deus. Tomado esse objetivo, o artigo será dividido em duas partes, na primeira iremos abordar a questão central da obra De Docta Ignorantia, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    O belo enquanto congruentia partium: a harmonia na beleza sensível em Santo Agostinho.Ricardo Evangelista Brandão - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):322-333.
    Uma boa parte dos textos que versam acerca da beleza em Agostinho tem, como pano de fundo os ataques à beleza do mundo desenvolvido pelos maniqueus. Assim, o pensador objetivando defender a tese de um cosmos belo, procura construir uma definição de beleza sensível deveras ampla, que possa abarcar criaturas aparentemente despidas de beleza segundo a ótica humana. No presente artigo, estudaremos a categoria do belo da congruentia partium, que nosso filósofo desenvolve em uma definição da beleza sensível, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    A idéia de substrato supra-sensível da humanidade.Jairo Dias Carvalho - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    Pretendemos analisar o conceito de substrato supra-sensível da humanidade presente na dialética da faculdade do juízo na terceira crítica. Kant entende a sociabilidade legal como a disposição de deixar-se guiar por princípios do direito, o homem como sociável (e não originariamente social) e o direito como condição de possibilidade da sociedade. Esse conceito aparece ligado, na terceira crítica, a um conceito de humanidade. Queremos investigar o conceito de humanidade no contexto estético examinando seu caráter suprasensível.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    O “a priori” kantiano no pensamento de Jacques Rancière: Uma introdução ao conceito de “partilha do sensível” e suas implicações.Clara Lisboa - 2023 - Aufklärung 10 (1):151-166.
    This article aims to point out the idea of ​​a priori elaborated by Immanuel Kant in his work Critique of Pure Reason (1781), which concerns a conception of knowledge prior to experience, to understand the concept of “aesthetics of politics”, elaborated by Jacques Rancière and who, to explain it, uses a broad concept called “sharing the sensitive”. It is through the analogy made from the Kantian concept that we are willing to develop this first objective, to reach a second objective, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Não é apenas sobre o funk ostentação: narrativas midiáticas e experiências do sensível em cotidianos de vulnerabilidade.Rosamaria Luiza De Melo Rocha, Simone Luci Pereira & Aline Borges Rezende - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 22 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Como produzir sentido a partir da precariedade? Bios-precário e vida sensível.Martin de Mauro Rucovsky - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):34-56.
    RESUMO A operação que nos interessa destacar gira em torno da zona de problematicidade que ilumina o trabalho crítico com materiais culturais e que supõe uma complementaridade conceitual entre os caminhos da biopolítica e da precariedade. Aquilo que essas análises e seu trabalho com materiais indicam, de um modo muito nítido, é um conjunto de dimensões, linhas de indagação e zonas de problematização que não adquirem a suficiente relevância nos debates contemporâneos sobre biopolítica e precariedade. Daí advém a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Platão: o prazer e a deficiência do mundo sensível.Fernando Muniz - 2002 - O Que Nos Faz Pensar:185-195.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Declinações sobre o ser-em-comum e a partilha do sensível (a partir de Jacques Rancière) | Declinations about being-in-common and the distribution of the sensible (according to Jacques Rancière).Alexandra João Martins - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):167-191.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  29
    A análise gödeliana do conceito de percepção.Sérgio Schultz - 2012 - Doispontos 9 (2).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} No presente artigo expomos alguns aspectos das concepções gödelianas acerca da percepção. Procuramos mostrar aqui que a comparação realizada por Gödel entre percepção sensível e racional, bem como suas concepções sobre esta última, correspondem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  11
    A filosofia em seus extremos: De platão a Merleau-ponty.Jayme Paviani - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):751-762.
    Este ensaio aborda possíveis aproximações e afastamento entre as filosofias dePlatão e de Merleau-Ponty, especialmente entre a fundação de uma ontologia inteligível em Platão e a inauguração de uma ontologia sensível ou selvagem em M. Merleau-Ponty.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  16
    Sobre a percepção em plotino.Loraine Oliveira - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):463-480.
    RESUMO A percepção sensível é a faculdade cognitiva da alma, que recebe, por meio dos órgãos dos sentidos, um conjunto de características dos objetos, tais como altura, largura, cor, cheiro, som, e também aquilo que pode nos afetar, como, por exemplo, a dor proveniente de uma queimadura, ou o prazer causado por uma melodia. Compreender o processo perceptivo, em relação aos seus diferentes tipos de objetos - afecções, qualidades e impressões - é o escopo deste estudo. ABSTRACT Sensible perception (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  30
    Óptica. Euclides - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):893-936.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31. O animal essencialmente político.Duarte Marcelo Barboza - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):58-69.
    O presente trabalho procura se debruçar sobre a dimensão ontológica do homem animal-político-social em Aristóteles. Logo, desde já nos cabe ressaltar que a verificação do homem enquanto animal político-social abarcará um caráter metafísico para a efetivação no e do físico-material-natural, ou seja, o ser biopsicossocial. Refletindo, construindo e interligando o ser físico e “espiritual”. Portanto, o objeto principal será o que diz respeito ao homem como um animal político-social, no sentido ontológico do ser sensível em Aristóteles. Para tanto, a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Hipótese e Experiência na Constituição da Certeza Científica em Descartes.Érico Andrade - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (2).
    O dissenso em torno da caracterização da ciência cartesiana quanto ao seu viés metodológico – considerando que os comentários normalmente deferidos sobre essa ciência oscilam entre o idealismo que a considera como a expressão perfeita do método geométrico e o pragmatismo que lhe concebe como a expressão de um projeto falido, dada a incongruência entre o método geométrico e a prática científica – parece residir, sobretudo, na relação do método com a experiência. Ao contrário das interpretações acima expostas, defenderemos que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  33.  10
    A Relação entre Corpo e Alma em Platão.Nerivan Junior - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):30-35.
    A pesquisa teve como objetivo explicitar duas importantes obras de Platão, Fédon e Górgias, no primeiro Platão buscará distinguir a natureza do corpo e da alma, sendo que o corpo pertence à natureza sensível estando sujeito a mudanças e sendo fonte das paixões e apetites do homem. Enquanto que a alma pertence à natureza do mundo inteligível, sendo imutável e onde o logos reside e se pode conhecer as coisas em si, ou seja, as essências das coisas. Platão também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  67
    Of empty thoughts and blind intuitions Kant's answer to McDowell.Günter Zöller - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):65-96.
    This paper examines the relation between intuition and concept in Kant in light of John McDowell's neo-Kantian position that intuitions are concept-laden.2 The focus is on Kant's twofold pronouncement that thoughts without content are empty and that intuitions without concepts are blind. I show that intuitions as singular representations are not instances of passive data intake but the result of synthetic unification of the given manifold of the senses by the power of the imagination under the guidance of the understanding. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  35.  10
    Fronteiras Entre Mística e Estética No Século XX: Underhill, Jankélévitch e García Bacca.Clovis Salgado Gontijo, Franklim Drumond de Almeida & Alberto Ferrer García - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):509.
    A mística, embora implique certa relação com o suprassensível, apresenta traços fenomenológicos comuns com a experiência sensível do belo e com a criação artística. Este artigo pretende examinar as imprecisas fronteiras entre a mística e a estética a partir de três autores do século XX, estudiosos de Plotino: Evelyn Underhill, Vladimir Jankélévitch e Juan David García Bacca. Primeiramente, será analisado o estatuto da sensibilidade, da beleza e da arte na espiritualidade de Underhill. Em seguida, será verificado de que modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    O disjuntivismo em Kant.Roberto Horácio de Sá Pereira - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):129.
    O objetivo deste trabalho é rever criticamente algumas interpretações contemporâneas da noção kantiana de intuição sensível. Defendo uma interpretação alternativa segundo a qual a intuição sensível em Kant deva ser entendida nos termos do que McDowell denomina sentido de re cuja principal característica é a dependênciado objeto. Nesse sentido, a função da intuição sensível é introduzir entidades no discurso para que essas possam ser conceituadas em juízos. Por essa razão,as intuições sensíveis devem ser vistas como o modo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    Arte de areia: sobre a arte de nosso tempo.Flávio R. Kothe - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:22-27.
    A arte hoje não se define mais como aparição sensível da ideia ou da verdade. Ela não diz mais. No máximo, sugere. Isso quer dizer que sua significação é algo que apenas se acena de longe pelos significados postos e propostos pela obra. Ela é antes ausência que presença, antes um balbuciar do que uma fala. Como diz Paul Celan: NENHUMA ARTE DE AREIA MAIS, nenhum livro de areia, mestre nenhum. Nada de lance de dados. Quantosmudos?Dez e sete. Tua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Verdade, mentira e liberdade.Flávio R. Kothe - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Ter uma noção mais clara sobre o que possa ser a verdade é central não só para a ciência, também não só para a filosofia, mas também para a arte. Há uma longa tradição filosófica que diz, com Aquino, que o belo é o resplendor da verdade ou, com Hegel, que o belo é a aparição sensível da ideia. Para o idealismo alemão, a ideia tinha de ser verdadeira, pois se não ela seria apenas um palpite infeliz. Como a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Literatura, reflexão E semelhança. Uma afinidade entre Benjamin E Ricoeur.Patrícia Lavelle - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):235-253.
    RESUMO Este artigo constrói uma afinidade entre a noção benjaminiana de “semelhança não sensível” e o “trabalho da semelhança” do qual fala Ricœur a propósito da metáfora. Para isso pressupõe uma referência comum: o princípio kantiano das afinidades, que corresponde ao poder de produzir e de perceber ao mesmo tempo a diferença na identidade e a identidade na diferença, constituindo o modo de funcionamento do esquematismo em geral. Seguindo caminhos diferentes, Benjamin e Ricœur tematizam essa tensão comparativa que caracteriza (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Riqueza, imagem E expectativa na filosofia de Thomas Hobbes.Álvaro Lazzarotto - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:297-315.
    Para elaborar sua filosofia civil, Thomas Hobbes preliminarmente se dedicou ao exame daquilo que constitui a república: o homem. Em sua análise da dinâmica afetivo-cognitiva humana, tecida a partir dos conceitos de sensação, imagem, linguagem e paixão, o conceito de imaginação é apresentado como um resíduo da experiência sensível no corpo. Como tal, uma imagem estará sujeita a se eclipsar sob a luz de imagens mais fortes ou mais recentes, que podem apagá-la da mente tomando o seu lugar. O (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Ontologia fenomenológica e educação: uma leitura de Merleau-Ponty.Aimberê Quintiliano - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):357-381.
    O presente artigo explora a filosofia de Merleau-Ponty, particularmente a ontologia do sensível e da percepção em busca de novos caminhos para a educação. Apresentando uma problemática geral sobre a questão da infância, o texto procura alternativas para pensar um processo educacional que seja mais adequado à natureza, tanto da infância quanto da própria educação no sentido que ela adquire para os filósofos. Partindo da dicotomia tradicional do ocidente, entre corpo e espírito, matéria e forma, existência e essência, e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Deus summe sensibilis: A sensibilidade de Deus no Proslogion de Santo Anselmo.Felipe de Azevedo Ramos - 2013 - Lumen Veritatis 6 (25):89-100.
    No anseio de compreender a verdade divina, Santo Anselmo, em seu Proslogion, desenvolve o célebre unum argumentum a respeito da existência de Deus. Na segunda parte da obra, ao expressar-se sobre os atributos divinos e sobre as antinomias que se lhe apresentam, o Doutor Magnífico surpreende o leitor com a revelação de que Deus é summe sensibilis — sumamente sensível. Parte-se então de duas visualizações: a possibilidade de Deus ser sensível em si mesmo (secundum se), ou em relação (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    Estar à escuta: Música E docência na educação infantil.Sandra Regina Richter & Dulcimarta Lemos Lino - 2019 - Childhood and Philosophy 15:1-24.
    This paper brings studies around the poetic dimension of language to approach the relationship between teaching in preschool education and the experience of being open and listening as an aesthesic way of coexisting in the world. The approximation of philosophy, arts and preschool education from the reunion between music and education highlights that listening refers to the sound of meaning, and not to the meaning of the sound to be interpreted. The dialog with the thinking of Jean-Luc Nancy, stating that (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    The understanding of the body and movement in Merleau-Ponty.Patricia Moya Cañas - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):201-226.
    : The author seeks an explanation for Merleau-Ponty's expression "the body understands", to which a real value is applied: the objects of the world have a signification that the body grasps by way of perception. The analysis focuses on Merleau-Ponty's Phenomenology of perception and on notes from two of his courses, Le monde sensible et le monde de l'expression and La nature. In these works, there is a constant allusion to the I can as an underlying and grounding mode with (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45.  13
    A DIGNIDADE HUMANA A PARTIR DE UMA ÉTICA DO TESTEMUNHO: Entre a desumanização, o relato e a corporeidade.Paulo Henrique Araújo da Silva & Saulo Monteiro Martinho de Matos - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, este artigo busca identificar o potencial do relato de reformular a teoria moral da dignidade humana, tornando a normatividade dela decorrente sensível às peculiaridades das minorias sociais. Este trabalho, dentre várias outras produções, tem como referencial teórico principal a obra Torture and Dignity: An Essay on Moral Injury (2015), de Jay Bernstein, além de utilizar, para fins de compreensão do caráter intergeracional do relato, o livro O que os cegos estão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Science and Kantian critical project.Eduardo Salles de Oliveira Barra - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Tecnociência e política: Einstein, Bergson e o mundo visto da perspectiva de um raio de luz.Márcio Barreto & Pedro Ferreira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
    Desde o início da era moderna, tecnociência e política se tornaram cada vez mais indissociáveis, na mesma medida em que aumentou a nossa capacidade de manipular a matéria em um nível inacessível ao senso comum e, no limite, à própria imaginação humana. A experiência do tempo foi particularmente sensível a esse processo. Por um lado, foi dividida entre um tempo quantitativamente mensurável e um tempo qualitativo vivido . Por outro lado, este último foi crescentemente reduzido a um tempo psicológico (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Autonomia versus heteronomia: o princípio da moral em Kant e Levinas // Autonomy versus heteronomy: the principle of morality in Kant and Levinas.Keberson Bresolin - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):166-183.
    Não apenas distantes no tempo, Kant e Levinas são distantes em suas respectivas propostas de ética. Este trabalho visa analisar reflexivamente os princípios morais dos dois autores com o intuito de introduzir o acadêmico aos conceitos fundamentais em dois grandes expoentes da ética. Desta forma, Kant propõe uma moral baseada na razão (pura prática), livre de toda inclinação sensível. Nada alheio a razão pode fundar uma lei. Por conseguinte, o único princípio da determinação da vontade é a lei moral, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    Philosophy of science and scientific controversy: a variety of physical conceptions and of philosophical interpretations of quantum physics.Olival Freire Júnior - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    Experiências de uma Riot Grrrl: Kathleen Hanna, feminismo, DIY e cultura remix.Gabriela Cleveston Gelain, Milene Migliano & Pedro de Assis Pereira Scudeller - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):152-188.
    Por meio dos fragmentos de narrativas da trajetória da musicista e ativista Kathleen Hanna, pioneira do movimento Riot Grrrl, remontamos, a partir do documentário The Punk Singer, a terceira onda do movimento feminista, evidenciando a interseccionalidade e protagonismo juvenil. Através de fanzines, arte, colagens, letras de música, performances e formação de bandas a partir de uma filosofia punk do it yourself (DIY), salientamos a ampla contribuição de Hanna para o feminismo contemporâneo ao desafiar um cenário opressor dentro do movimento punk, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 179