Results for ' O outro'

991 found
Order:
  1.  36
    O outro fim para o Dasein: o conceito de nascimento na ontologia existencial.Róbson Ramos dos Reis - 2004 - Natureza Humana 6 (1):53-77.
    O artigo examina a afirmação, feita por Heidegger em Ser e tempo, segundo a qual o nascimento de um existente humano é um outro fim para o Dasein. A afirmação é analisada a partir do conceito de possibilidade existencial. Assim como a morte é interpretada existencialmente, também o nascimento ganha uma análise em termos de possibilidade. Na medida em que a possibilidade existencial é definida pela instauração de ser, e a finitude do ser-para-a-morte qualifica a morte existencial como um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2. O outro Bispo Berkeley: um exercício de reencantamento, de Costica Bradatan.Jaimir Conte - 2023 - Editora Argos, Editora da UFSC:
    Este livro propõe uma nova maneira de olhar para a filosofia do bispo e filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753), mais conhecido pela negação da existência da matéria e pela defesa do idealismo e de teses empiristas. O autor, Costica Bradatan, aborda o pensamento de Berkeley do ponto de vista de suas raízes e influências em vez de como ele passou a ser interpretado posteriormente. Como o título sugere, o livro constitui um retrato alternativo de Berkeley, diferente da imagem predominante formada (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O outro lado do meio ambiente.José de Avila Aguiar Coimbra - 1985 - São Paulo, Brasil: Convênio CETESB-ASCETESB.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    O outro, quem é ele? Considerações em torno da fenomenologia de Husserl, Heidegger e Lévinas.José Reinaldo Felipe Martins Filho - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):49-59.
    A proposta do presente artigo é apresentar, de modo sucinto, o papel que a figura do outro ocupa nas diferentes concepções filosóficas da contemporaneidade. Para tal, serão eleitas as perspectivas de Husserl, Heidegger e Lévinas, como possíveis abordagens da questão. Partindo da fenomenologia e atendo-se nos níveis da ontologia, poder-se-á compreender como se erige a proposta ética como autêntica possibilidade de abordagem da relação entre os seres humanos. Tomando como base a alusão ao eu transcendental realizada na quinta meditação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O Outro e o limite na propriedade de Si.Florinda L. F. Martins - 2007 - Phainomenon 13 (1):103-117.
    The passivity is for many the key of Michel Henry’s phenomenology. Ricoeur, ‘Soi-même comme un autre’, recognizes that, in Henry’s work, passivity is a witness to alterity taking this concept out of ties of the speculative speech. On the other side, Marion being, however, aware of it, as stated in his essay ‘La chair ou la donation de soi’ argues that essence ‘sentante’ is prior to ‘l’épreuve de soi’. I’ll try to disclose further in this work that essence ‘sentante’ is (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    O outro lado da montanha: Thomas Merton - uma perspectiva dialogal.Norma Ribeiro Nasser Salomão - 2008 - Horizonte 6 (12):201-201.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O Outro ea Transcendência: na parábola do.Bom Samaritano - forthcoming - Sapientia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O outro Kant.José Barata-Moura - 2007 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O outro lado do Império: as disputas mercantis e os conflitos de jurisdição no Império Luso-Brasileiro The other side of the Empire: commercial disputes and jurisdictional.Cláudia Maria das Graças Chaves - 2006 - Topoi 7 (12):147-177.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  32
    O ego e o outro: sobre a crítica de Husserl ao cogito cartesiano.Marco Antonio Valentim - 2009 - Discurso 39 (39):223-260.
    O ego e o outro: sobre a crítica de Husserl ao cogito cartesiano.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  41
    O outro Nietzsche: justiça contra utopia moral.Reinhart Maurer & Oswaldo Giacóia Júnior - 1995 - Trans/Form/Ação 18:171-182.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12. O Outro e a Relação. O contributo das fenomenologias da intersubjectividade.André Barata - 2008 - Phainomenon 16-17 (1):295-314.
    Historically, phenomenology started to face the phenomenon of intersubjectivity as an objection to its own transcendental aspiration to constitute apodicticity. In fact, since Husserl’s very influential Fifth Cartesian Meditation, the risk of solipsism threatened the possibilities of a genuine phenomenology of the other. This problem ‘s discussion was continued by all of the most significant phenomenologists, such as Max Scheler, Sartre, Merleau-Ponty, Marc Richir, Ricœur, Lévinas, and others, all having made explicit reference to that starting reflection by Husserl in The (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    “O Outro Lado do Questionário” - A Experiência de Dois Psicólogos na Aplicação do Questionário SERVQUAL.João Fonseca & Pedro Frade - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (2):353 - 364.
    O presente artigo visa descrever a expenência e perspectiva de dois psicólogos na aplicação de cerca de 100 questionários SERVQUAL, num contexto de cuidados paliativos ao domicílio. Embora a prioridade na aplicação de um questionário seja a obtenção de dados, esta experiência em particular acabou por revelar todo um conjunto de questões psicológicas e emocionais que dificilmente poderiam ser traduzidas por números. É sobre essas questões que o artigo se debruça, contemplando ainda algumas considerações sobre a forma de aplicar questionários (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O outro lado da pós-modernidade.Barbara Freitag - 1993 - Dois Pontos: Teoria and Prática Em Educação, Belo Horizonte 2 (17):78-80.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    O outro-para-mim e o eu-para-o-outro.Beth Brait, Maria Helena Cruz Pistori, Bruna Lopes-Dugnani & Orison Marden Bandeira de Melo - 2019 - Bakhtiniana 14 (1):2-6.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    O outro do “quadro referencial teórico” – uma resposta a Lorenz Puntel.Fabio Caprio Leite de Castro - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):235-264.
    O artigo tem o objetivo de oferecer uma resposta às críticas que Puntel fez a Levinas em seu livro Ser e Deus. Iniciamos nossa abordagem com uma contextualização do pensamento punteliano. Dado esse passo inaugural, propomos uma análise de seu exame crítico à obra de Levinas em dois tempos, seguindo a ordem de seus argumentos em Ser e Deus. Primeiramente, analisamos as críticas de Puntel às “assunções fundamentais” da filosofia levinasiana, sobre teoria/conhecimento, metafísica e Ser. Depois disso, analisamos suas críticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    O encontro com o outro em Jean-Paul Sartre.Aline Ibaldo Gonçalves - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):55-71.
    É através do olhar que se inicia a relação com o outro. Em O Ser e o Nada, Sartre usa o exemplo da vergonha como um modo de ser da consciência na qual o outro surge como mediador do Para-si consigo mesmo, pois sinto vergonha de mim tal como apareço ao outro. Existe uma conexão entre mim e o outro, diferente de minha relação com os objetos. Quando sou visto, tenho consciência de mim, mas não sou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Pergunta pelo outro O outro na filosofia de Hegel, Husserl, Heidegger E Levinas.Ulrich A. Müller - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):311-325.
    Este texto trata da questão da percepçãodo "outro" no pensamento de Hegel,Husserl, Heidegger e Levinfü!, evidenciando osparadoxos que surgem quando a razão imanentepretende 11propriar -se da questão e realçando astei;isões presentes na própria questão, sugerindodimensões alternativas da racionalidade para aabordagem do problema.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  26
    O eu e o outro na enunciação de Jorge Luis Borges.Juciane dos Santos Cavalheiro - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):75-86.
    RESUMOO presente estudo aborda a questão da heterogeneidade decorrente do desdobramento do eu, tal como compreendido por Bakhtin mediante a ideia de autoconsciência, aquela que gera sempre um outro para garantir sua própria subjetividade, através do contato com possíveis alteridades: outros gerados como alteridade a partir do mesmo. De acordo com o conjunto ternário e trinitário, teorizado por Benveniste e analisado por Dufour, nossa análise circunscreve-se à abordagem de três contos de Jorge Luis Borges, a saber: O outro, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Heidegger e o outro: a questão da alteridade em Ser e tempo.André Duarte - 2002 - Human Nature 4 (1):157-185.
    A presente investigação busca ressaltar a contribuição heideggeriana para a questão da alteridade, contrapondo-se às interpretações que enfatizam o "solipsismo existencial" do Dasein resoluto como o sintoma de que Heideggerteria desconsiderado esse problema em sua analítica existencial. Para tanto, discute-se o movimento argumentativo pelo qual Heidegger, partindo da análise do encontro do outro na cotidianidade mediana, chega até o problema do reconhecimento da alteridade que todo Dasein já traz em si mesmo. Segundo a interpretação aqui proposta, a chave para (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  21.  16
    Alteridade e Sensibilidade: O Outro Em Buber e Lévinas e a Influência No Pensamento de Enrique Dussel.Derek Assenço Creuz, Letícia Pereira de Lemos & Stephanie Mercedes Meireles Aparicio - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):110-134.
    O objetivo deste artigo é investigar a filosofia do diálogo, de Martin Buber, e a ética da alteridade, de Emmanuel Lévinas, como propostas filosóficas de mudança de paradigma em relação à alteridade e sensibilidade. Almeja-se expor as aproximações e divergências entre os pensamentos dos filósofos para, na sequência, analisar sua influência sobre o trabalho de Enrique Dussel. Trata-se de pesquisa qualitativa, que emprega a técnica de pesquisa bibliográfica e se divide em três momentos, cada qual representado por um dos autores (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Que Enxerguemos o Outro Sem Medo: A Contribuição Waratiana Para a Educação Em Direitos Humanos.Renato Duro Dias & Lucas Fernandes Pompeu - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):94.
    O presente artigo discute a educação em direitos humanos tendo como base as contribuições de Luis Alberto Warat (1977, 1979, 2003, 2010). Este estudo de abordagem qualitativa se insere no campo das reflexões interdisciplinares, que procura analisar os sistemas jurídicos embasando-se, especialmente, nos campos da educação, da sociologia e da filosofia. A pesquisa se apropria de revisão de literatura para as categorias de análise destacadas. Trata-se de investigar a alteridade como uma capacidade de (des)construir o direito, a partir de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A tirania na "República": o outro em si mesmo.Rachel Gazolla - 2008 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 46 (117):87-93.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Ceuta não foi conquista mas começo dela.João Marinho dos Santos - 2017 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    À medida que vamos desenhando (desde há séculos, se não milénios) o mapa-mundi da globalização, cada Povo, cada Nação também mostra interesse em ir vincando a sua carta nacional. Neste esforço de definir e reforçar cada identidade colectiva, claro está que não se esconde qualquer perigo desde que não se confunda “individualização” com “individualismo”. Ao comemorarmos uma vez mais (agora em 2015) a “Conquista de Ceuta”, nós Portugueses não pretendemos apoucar os então vencidos, já que é o “encontro” com os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    O "Parmênides" e as doutrinas não-escritas de Platão: o Uno e o Outro.Dennys Garcia Xavier - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):100.
    Diz Cornford que o diálogo Parmênides inicia “a série das obras nas quais Platão pela primeira vez confronta a sua própria doutrina com os principais sistemas dos predecessores e a submete a um exame crítico”. Sim, mas é ainda mais: a reconstrução do diálogo à luz do método hermenêutico de Tübingen-Milão nos leva a colher a estrutura na qual se entrecruzam as visões ontológicas em três níveis, do mundo físico às Ideias e das Ideias aos Princípios primeiros. O elemento-chave do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Desejo, sentimento E relação com O outro na filosofia da Vida de Renaud Barbaras.Reinaldo Furlan - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):203-223.
    RESUMO Nossa intenção é apresentar a filosofia da vida de Renaud Barbaras, reunida em Le désir et le monde, e o lugar que ela nos parece ocupar na fenomenologia. Barbaras divide sua filosofia da vida em três níveis: fenomenológico, cosmológico e metafísico. Sem deixar de contemplar seu projeto total, nosso enfoque será mais fenomenológico, destacando, e discutindo, suas noções de desejo, sentimento e relação com o outro. ABSTRACT Our intent is to present Renaud Barbaras' philosophy of life, assembled in (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  35
    A nação hindu e o outro muçulmano na obra de V. D. SAVARKAR.Mirian Santos Ribeiro de Oliveira - 2015 - Horizonte 13 (38):750-770.
    Intercultural encounters generally imply dynamics of elaboration of symbolic universes by the social groups affected. Imperial domination of Asia, from the 18 th to the 20 th century, furthered the reinterpretation of existing symbolic universes, such as religious communities, as well as the creation of new modes of symbolic organization of social life, as national communities. This paper analyzes the construction of a religious-nationalist symbolic universe in a context strongly influenced by otherness. We consider the discourse on Hindu nation and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Da pintura.Eduardo Lourenço - 2017 - Lisboa: Gradiva. Edited by Barbara Aniello.
    Um novo livro da colecção "Obras de Eduardo Lourenço" que a Gradiva tem vindo a editar e que desta vez entra pelo mundo da arte, com a pintura em destaque. O percurso de Eduardo Lourenço na descoberta da arte é uma viagem abrangente, em que apresenta uma multiplicidade de pontos de vista e de abordagens, numa obra organizada em três secções: Estética, Exposições, Pintores. Tendo a pintura como pano de fundo, o filósofo revela uma enorme sensibilidade, uma elevadíssima capacidade de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Dramatic devices and philosophical content in Plato's Symposium.Carl O’Brien - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:73-84.
    O Banquete de Platão serve-se de recursos dramáticos diversos, tais como a história-moldura, a organização dos discursos e o ensino de Diotima enquanto meios de orientação do leitor pela mensagem filosófica subjacente, a qual inclui um exame do sistema socrático de educação. Os discípulos de Sócrates demonstram notável entusiasmo pela filosofia, mas parecem incapazes de distinguir o amor por Sócrates do amor pela sabedoria. Agatão ocupa posição de destaque: devido a um trocadilho com o seu nome, a jornada do jantar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  3
    A tensão necessária: notas sobre a relação entre o eu e o outro em Hegel e em Merleau-Ponty.Renato Dos Santos - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (22).
    Na célebre parábola do senhor e escravo, Hegel evidencia que é através do conflito, da luta, de uma consciência tentar sobrepor a outra que cada qual se reconhece como consciência-de-si. Já para o filósofo francês, após uma profunda reabilitação do sensível, trava uma ferrenha crítica à noção de cogito cartesiano. Segundo Merleau-Ponty, o cogito que Descartes postula é um cogito falado, e, portanto, posterior a dimensão da experiência vivida. Antes de exprimir o cogito se encontra numa dimensão pré-reflexiva, o qual (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    Propositional logic: response to Ken López-Escobar.O. Chateaubriand - 2008 - Manuscrito 31 (1):115-120.
    Ken López-Escobar questions the timeless status of various entities—propositions, numbers, etc.—as well as my characterization of pure propositional logic as an ontological theory. In my response I argue that my characterization of propositional logic does not depend on timeless propositions, or on other abstract truth bearers, but is a characterization in terms of truth relations between any truth bearers. I also discuss his views on numbers as cultural constructs, as well as his use of quantification in propositional logic.Ken López-Escobar questiona (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  42
    O mesmo, os outros e o "eles" algumas notas sobre os §§ 25-27 de Sein und Zeit.Vasco Baptista Marques - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):129-141.
    As palavras que se seguem constituem uma tentativa de explorar os diversos sentidos que revestem a figura do «com» [mit], tal como surge configurada ao longo dos §§ 25–27 de Sein und Zeit 2 . Escutaremos atentamente aquilo que Heidegger tem a dizer a respeito da necessária determinação do ser-no-mundo [in-der-Welt-sein] como ser-com [Mitsein] e veremos, depois, em que medida a sua analítica existencial faz (ou não) depender a constituição do ser-si-mesmo [Selbstsein] da figura do outro. Por último, e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Modernidades alternativas.Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.) - 2008 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Desde o século XVII, começaram as disputas. De um lado, as modernidades liberais. De outro, as modernidades alternativas. Entre as múltiplas tendências, um denominador comum - evitar como possível as tragédias provocadas pelos programas liberais de modernidade. No século XX, propostas - pela esquerda, a social-democracia, o socialismo soviético, os nacionais-estatismos; pela direita, os corporativismos, os fascismos, o nazismo. Este livro trata do intervalo dos projetos alternativos de modernidade em seus itinerários, contradições e impasses.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Florilégio de um alegre desastre.Eduardo Lourenço - 1997 - In Fernando Gandra (ed.), O eterno contorno: do outro e do mesmo. Lisboa: Frenesi.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    The Ethics of Freedom: On the Moral Foundations of Economic Analysis.Nuno O. Martins - 2009 - Revista Portuguesa de Filosofia 65 (1/4):349 - 375.
    Amartya Sen cnticises the utilitanan philosophy that underpins neoclassical economics, and suggests the development of an economic theory grounded on a broad conception of freedom. Freedom includes for Sen two dimensions, namely the opportunity aspect and the process aspect. The opportunity aspect of freedom consists in the capability to achieve the goals that freedom provides us with, and, thus, can be seen in a consequentialist fashion. The procedural dimension of freedom, on the other hand, highlights the role ofnghts and procedures, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    O apocalipse filosófico: considerações onto-historiais sobre o problema do limiar catastrófico entre a era final da técnica e um outro pensar a partir de Heidegger.Marina Coelho - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e84889.
    O objetivo deste trabalho é entender, por algumas vias escolhidas, o que significa pensar o limiar final da história, enquanto história da metafísica. Trata-se de partir da conferência de Derrida sobre um tom apocalíptico da filosofia contemporânea a respeito dos múltiplos fins que a filosofia do século XIX ao século XX proclamou, para evocar como Heidegger, o autor guia dessas considerações, pensa o fim da história da metafísica enquanto era da técnica e o desdobramento de suas consequências enquanto possibilidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    O Encontro como categoria teológica a partir da obra “Em Si Mesmo como Um Outro" em Paul Ricoeur.Maria Alves Viana - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):222-231.
    The Meeting, as a theological category from Paul Ricoeur’s book causes a reflection on the Being. The identity that is built on otherness in relation to the other which meets another deeper himself and the understanding of himself requires acceptance of himself as hopelessly another. The meeting is a key experience that enables the growth of the being through the other, it is dialogue experience, donation and constitutive reception of the history of being, which refers to the search for the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    O espaço público da escola - um mundo significado nas relações eu-outro.Nelita Bortolotto & Raquel Salek Fiad - 2017 - Bakhtiniana 12 (3):5-21.
    RESUMO Discutimos neste trabalho a cultura no espaço público da escola com base em ensaios de alunos de licenciatura em Letras-Português em que expressam suas representações sobre a relação eu-outro no ato da docência em estágio supervisionado. Questionamos se esses alunos, no cotidiano do labor magisterial, nos momentos constituintes do agir ético em diálogo com a estética da profissão, vivem a realidade viva do ato da docência de sujeitos, pelo primado da individualidade e da alteridade no plano do reencontro, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  38
    O darwinismo e seu outro, a teoria transformacional da evolução.Gustavo Caponi - 2005 - Scientiae Studia 3 (2):233-242.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  40. O Tempo E Outros Tipos De Duração Na Cosmologia De Platão.Thomas Robinson - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 18:56-66.
    Este artigo descreve em primeiro lugar os quatro tipos de duração que parecem ser sustentados por Platão: eternidade, sempiternidade, perpetuidade e tempo. Uma descrição é oferecida do tipo surpreendente de entropia que caracteriza o cosmos no Mito do Político, onde o universo começa a partir de um impulso inicial, eventualmente retorna àquele ponto e então começa o processo novamente, em perpetuidade. Essa perspectiva é então apresentada como sendo irresistivelmente consoante com a teoria cosmológica contemporânea.This article first describes the four types (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    O cuidar de si para O cuidar dos outros.Hellen Oliveira Lopes - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):20-21.
    O texto é parte do dossiê em homenagem aos professores do departamento de filosofia da UFPI.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. O existencialismo e outros mitos do nosso tempo.Alceu Amoroso Lima - 1956 - Rio de Janeiro,: Agir.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    O Rosto Do Outro Como Facticidade Humana: Da Lebenswelt Husserliana À Alteridade Levinasiana.Grasiela Cristine Celich - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):25-35.
    Este artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de conexão entre fenomenologia, facticidade humana e ética. A possibilidade de conexão entre os conceitos torna-se pertinente a partir da filosofia de Husserl e da filosofia de Levinas, pois ambos se inserem na temática fenomenológica. Desde a descoberta de Husserl, de que a ciência, ao se fundamentar nos conceitos, na razão, desvinculou-se do mundo concreto e das vivências dos sujeitos, perdeu sua dimensão ética. Portanto, Husserl, ao formular o método fenomenológico procurou recuperar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  21
    Outros Quixotes - notas sobre o discurso em Cervantes e Borges.Newton de Castro Pontes & Edson Soares Martins - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):107-126.
    RESUMO O presente artigo parte de várias considerações de Bakhtin a respeito do discurso romanesco a fim de compreender alguns aspectos discursivos do Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Procede-se, então, a uma comparação com o discurso de outra obra que reproduz parcialmente o Dom Quixote: o conto Pierre Menard, autor do Quixote, de Jorge Luis Borges. Por fim, discute-se brevemente o problema da quase ausência do Dom Quixote nas discussões de Bakhtin sobre o romance, apresentando-se a hipótese de Walter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  25
    O louco como um outro interditado: Arqueologia E biopoder.Georgia Amitrano - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    No presente artigo, visando uma Arqueologia da Loucura e buscando ? no encontro dos fundamentos filosóficos com o arcabouço científico e tecnológico – pincelar um olhar para o louco e para a loucura , me debruço sobre duas possibilidades de compreensão do louco cuja consequência última se volta para uma Ética da Alteridade . Ou seja, busco construir um olhar para a diferença inerente ao Homo sapiens sapiens através da leitura de Michel Foucault em Histoire de la folie à l’age (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    O eterno contorno: do outro e do mesmo.Fernando Gandra - 1997 - Lisboa: Frenesi. Edited by Eduardo Lourenço.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    O enxerto do Takaká & outros textos.Walter Smetak - 2019 - Salvador: Outr&m Editorial. Edited by & Migracielo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  26
    O desafio do Islã e outros desafios.Ricardo Timm de Souza - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):416-418.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    O intervalo de contingência: Hans Blumenberg e outros modernos.Olivier Feron - 2011 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. O problema do ser e outros ensaios.Heraldo Barbuy - 1951 - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991