Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Nostalgia como Grundbefindlichkeit. Para um estudo heideggeriano sobre a existencialidade da velhice.Moura de Sena & Sandro Marcio - 2019 - Studia Heideggeriana 8:25--49.
    Seguindo de perto as análises heideggerianas do fenômeno do tédio na preleção “Conceitos fundamentais da metafísica. Mundo. Finitude. Solidão.” assim como da angústia em outras obras de sua autoria, o presente escrito elabora uma interpretação da nostalgia como uma tonalidade fundamental de humor, que consiste no primeiro passo para a construção de um conceito ontológico-existencial de memória, o qual, por sua vez, tomará parte no contexto de reflexão acerca do sentido ontológico-existencial da velhice em particular e do poder-ser etário em (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Ser para a morte, possibilidade existencial e finitude da existência em ser e tempo.André Luiz Ramalho da Silveira - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240071.
    In Being and Time, Heidegger presented the finitude of human existence from the concepts of being towards death and anticipatory resoluteness. By interpreting human existence as existential possibility, it becomes possible to properly understand existential death as distinct from death in the vital sense. In view of the projective characteristic of understanding, Heidegger shows that projection into possibilities is always subject to risk and failure, since what sustains the “existential” aspect of existential possibility is projection in it. In this sense, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Historicidade e necessidade existencial em Ser e Tempo de Martin Heidegger.Robson Ramos Reis - 2016 - Filosofia Unisinos 17 (1):2-12.
    Um dos principais resultados da analítica existencial de Ser e Tempo é a prioridade dopossível sobre o efetivo no modo de ser da existência humana. A possibilidade tem um significadofundacional na estruturação modal da existência. Neste artigo, apresento o esboçode uma noção existencial de necessidade. Seguindo um caminho aberto por Oskar Becker,identifico o existencialmente necessário nos limites da projeção em possibilidades existenciais,isto é, na historicidade autêntica do Dasein. Concentrando-me na noção de destino,apresento um conceito de necessidade existencial baseado na simplicidade (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation