Results for ' Filosofía transcendental'

990 found
Order:
  1.  7
    Filosofia transcendental como ética e como metafísica, de Marco Ivaldo.Dax Moraes - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (1):e13.
    A relação entre ética e metafísica e a própria determinação do que se entende por ética e por metafísica, como bem se sabe, são flexionadas de múltiplas maneiras, frequentemente conflitantes, na tradição que denominamos filosófica. Penso que seja produtivo empregar a perspectiva de uma filosofia transcendental que tem Kant e Fichte como os seus interlocutores fundamentais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Entre filosofia transcendental e dialéctica: o percurso do idealismo Alemão.Diogo Ferrer - 2015 - In Diogo Ferrer & Luciano Utteich (eds.), A Filosofia Transcendental E a Sua Crítica: Idealismo - Fenomenologia - Hermenêutica. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    A Filosofia Transcendental E a Sua Crítica: Idealismo - Fenomenologia - Hermenêutica.Diogo Ferrer & Luciano Utteich - 2015 - Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    Se a contemporaneidade filosófica nasceu com a crítica de Kant à Metafísica, o presente volume apresenta um percurso privilegiado pela formação da filosofia contemporânea. Especialistas do Brasil, Portugal e Espanha expõem perspectivas originais sobre temas centrais desse percurso, oferecendo um olhar diferenciado sobre várias estações constitutivas do pensamento contemporâneo. A ideia seminal do transcendentalismo kantiano dá unidade a uma panorâmica através de diversos temas e autores, abordados de pontos de vista inovadores. São objecto de estudo nos diferentes capítulos da obra (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    La filosofía transcendental: el destino de un proyecto ilustrado.Lourdes Flamarique - 1990 - Anuario Filosófico 23 (1):61-78.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Husserl i la filosofia transcendental.Sebastian Luft - 2016 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 57:15-34.
    https://revistes.uab.cat/enrahonar/article/view/v57-luft.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  6.  5
    Filosofia transcendental e metafísica da vontade: a crítica de Schopenhauer ao conceito kantiano de metafísica.Flamarion Caldeira Ramos - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Filosofia Transcendental e Universidade. O Plano Dedutivo para um Instituto de Ensino Superior a Estabelecer em Berlim de Fichte.Diogo Ferrer - 2005 - Revista Filosófica de Coimbra 14 (28):275-300.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Esbozo de una filosofía transcendental: introducción.Ignacio Falgueras Salinas - 1996 - Anuario Filosófico 29 (55):481-508.
    I mind by transcendental philosophy the pure inquiry of the ultimate realities also called transcendental realities . The whole inquiry is divided in two parts. The first one is dedicated to study the inconditional transcendentals, and the second one to study the conditional transcendentals. Both parts are preceded by one introduction, whose content constitutes the present paper.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    Žižek, Habermas E a recepção heideggeriana da filosofia transcendental.Ricardo Avalone Athanásio Dantas - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):37-44.
    Kant e Husserl são referências de grande importância para o desenvolvimento do pensamento de Heidegger. Contudo, o grau de autonomia ou dependência de sua filosofia em relação ao legado transcendental ainda não está precisado com suficiente clareza no que diz respeito ao debate contemporâneo sobre ontologia, metafísica e epistemologia. Pretendemos fazer uma breve incursão nesse campo a partir da análise das críticas de Žižek e Habermas sobre a ontologia fundamental de Heidegger, tendo como foco a relação entre filosofia (...) e diferença ontológica. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    Constituição do Sentido e justificação da validade. Heidegger e o problema da filosofia transcendental.Karl-Otto Apel & Jorge Neves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):413 - 461.
    O artigo interpreta o pensamento de Heidegger como transformação da filosofia transcendental que conduz à sua radicalização e, ultimamente, destruição. A este projecto contrapõe Apel a sua tentativa de estabelecer uma filosofia transcendental linguístico-pragmática que procura estabelecer um compromisso entre as temáticas da constituição antepredicativa do sentido e da exigência de validade intersubjectiva. /// L'article interprète la pensée de Heidegger comme transformation de la philosophie transcendantale qui conduit à sa radicalisation et, en dernier lieu, à sa destruction. A (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    A reflexão sobre a natureza e o problema da aplicação: entre realismo racional e filosofia transcendental.Federico Ferraguto - 2015 - Doispontos 12 (2).
    O artigo trata da relação entre pensamento transcendental, aplicação e natureza nas reflexões de G. Bardili, K. L. Reinhold e J. G. Fichte, entre 1799 e 1801. Após uma primeira discussão das críticas à filosofia transcendental formuladas por Reinhold e Bardili, são analisados os pressupostos da filosofia da natureza apresentada no Grundriss bardiliano e avaliada a expansão que aí opera a fenomenologia concebida por Reinhold no IV tomo dos Beyträge zur leichtern Übersicht des Zustandes der Philosophie beym Anfänge (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    Cultura como segunda natureza: Filosofia da cultura, Filosofia transcendental “naturalizada” e a questão do espaço da cultura.Sebastian Luft & Lucas A. D. Amaral - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):377-397.
    Nesta contribuição, a filosofia da cultura de Cassirer é apresentada como uma aplicação especial da filosofia transcendental kantiana, então comparada a outra tradição aqui, a Escola de Pittsburgh, especialmente McDowell. O resultado é o conceito de Sellars de “espaço de razões”, que é então expandido por McDowell com seu conceito de “segunda natureza”. Uma interpretação interessante de um dos primeiros intérpretes de Cassirer – Howe – torna possível trazer “Marburgo” e “Pittsburgo” para a conversa. O resultado dessa comparação será (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Habermas: Nuevo enfoque de la filosofia transcendental.Jesús Rodríguez Marín - 1977 - Teorema: International Journal of Philosophy 7 (3):347-352.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Husserl y Kant: debates en torno a la filosofía transcendental y la revolución copernicana.Franco César Puricelli - 2020 - Con-Textos Kantianos 1 (12):592-597.
    Reseña de: Apostolescu, Iulian / Serban, Claudia, Husserl, Kant and Transcendental Phenomenology, Berlin/Boston, De Gruyter, 2020, 538 pp. ISBN: 978-3-11-056292-7.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Da lógica formal enquanto antec'mara da filosofia transcendental.Fábio César Sherer - 2019 - Natureza Humana 21 (2).
    Neste artigo, pretendo explicitar o papel da lógica formal no projeto crítico kantiano. No tratamento dessa questão, abordarei a relação entre a lógica formal, frequentemente chamada por Kant de lógica geral, e a lógica transcendental. Assumirei a tese de que a lógica formal e a lógica transcendental são duas ciências racionais puras, distintas, independentes, porém, com conexões entre si, a despeito das leituras que sugerem que a lógica transcendental substitua a lógica formal ou que a lógica formal (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. El Opus postumum de Kant: la resolución de la física en filosofía transcendental.Leopoldo Prieto - 1999 - Alpha Omega 2 (3):453-482.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    El'yo'desde el punto de vista de la filosofía transcendental.Wolfgang Röd - 1999 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía:441-450.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    A estrutura da Ética da Compaixão de Schopenhauer em relação à Filosofia Transcendental.Yukiko Hayashi - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    A gênese do sistema de Filosofia Transcendental de Schopenhauer.Alexandre Teles - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):291.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    A constução do conceito schellinguiano de natureza a partir do diálogo crítico com a Filosofia transcendental.Márcia C. F. Gonçalves - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (46):317-348.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  16
    “Reflexão transcendental sobre o homem” e “Filosofia Crítica”.José Edmar Lima Filho - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36303.
    Neste artigo introdutório pretendo contribuir com o debate a respeito da importância das discussões sobre a “antropologia” em Kant, na medida em que compreendo que a relação dessa com outras regiões do pensamento kantiano pode produzir uma interpretação mais próxima entre a filosofia de Kant e a realidade concreta. Para cumprir esse intento, sugiro que existe a possibilidade de se pensar a Filosofia Crítica sustentada por uma “teoria da subjetividade” que se aproxima de uma “reflexão transcendental sobre o homem”, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Constituiçao do Sentido e justificaçao da validade. Heidegger eo problem da filosofia transcendental in Martin Heidegger no Centena'rio do seu Nascimento 1889-1989. [REVIEW]K. -O. Apel & Jorge Neves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):413-461.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    Síntese transcendental por conceitos e conceito de coisa em geral no método da filosofia crítica.Marcelo Vieira - 2023 - Kant E-Prints 17 (2):54-70.
    A Doutrina Transcendental do Método distingue inicialmente o método da matemática por construção de conceitos, próprio da matemática, e a análise de conceitos, que caberia à filosofia. Significaria que Kant exclui de vez a síntese na filosofia, reservando a síntese ao método de construção de conceitos na matemática? Se for assim estaríamos diante de uma dicotomia quanto ao método crítico, não dogmático: ou construção de conceitos na matemática, ou análise de conceitos na filosofia. Schelling critica a proposta kantiana seguindo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    FERNÁNDEZ BURILLO, SANTIAGO, El misterio del conocimiento. Jaime Balmes y la "Filosofía Transcendental", Balmes, Cuadernos de "Espíritu", Barcelona, 1993, 160 págs. [REVIEW]Carlos Goñi Zubieta - 1994 - Anuario Filosófico:189-190.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  41
    Objetivismo absoluto: una crítica empirista a la filosofía trascendental.Juan Antonio Valor Yébenes - 2002 - Revista de Filosofía (Madrid) 27 (1):191-221.
    En el presente trabajo analizamos las razones por las que Husserl no ha sido fiel al programa filosófico esbozado en la tercera investigación lógica. Asimismo, proponemos la continuación y el desarrollo de dicho programa, al que damos el nombre de objetivismo absoluto, y lo defendemos como una alternativa empirista a cualquier forma de filosofía transcendental.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Pragmática transcendental y filosofía social: Karl Otto Apel, Jürgen Habermas y la nueva fundamentación de la Teoría Crítica.César Ortega Esquembre - 2019 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 78:155-170.
    El objetivo de este artículo es defender que la pragmática transcendental ofrece la fundamentación normativa de la teoría crítica como teoría de la acción comunicativa. Para ello se expondrá en primer lugar el problema de la normatividad en la Teoría Crítica de la sociedad. Tras describir la forma que adquiere esta teoría tras el giro lingüístico operado por Jürgen Habermas, se reconstruirán en tercer lugar los elementos fundamentales de la pragmática transcendental apeliana y habermasiana. En cuarto y último (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    O devir e o lugar da filosofia: alguns aspectos da recepção e da crítica de Nietzsche ao idealismo transcendental via Afrikan Spir.William Mattioli - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (128):321-348.
    A recepção de Nietzsche da filosofia transcendental de Kant é intermediada por diversos autores de diferentes tendências filosóficas que se viam em continuidade com o projeto kantiano de uma filosofia crítica. Um desses autores é Afrikan Spir, filósofo que levou a cabo um programa de renovação da filosofia crítica que ia na contramão da tendência hegemônica na segunda metade do século XIX de naturalização do kantismo. A influência de Spir na construção de algumas das teses epistemológicas centrais do pensamento (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    A pragmática transcendental como "filosofia primeira".F. Javier Herrero - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):273-285.
    Escolher ou aceitar para uma aula inaugural o tema da pragmática transcendental como "filosofia primeira" poderia parecer totalmente anacrônico. Anacrônico, porque afinal vivemos no século XX, estamos acabando o século, e outros problemas parecem muito mais urgentes. Anacrônico sobretudo, porque quem hoje arriscaria tentar renovar na realidade atual a pretensão originariamente grega da filosofia comei "filosofia primeira", quando isso significa levantar a pretensão de conhecer a totalidade ontológica do real em termos de razão e, portanto, de razão essencialmente metafísica? (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    A pragmática transcendental como "filosofia primeira".F. Javier Herrero - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):817-829.
    Elabora uma sistematização da Pragmática transcendental de Karl-Otto Apel como "Filosofia primeira" e expõe os elementos constitutivos de Semiótica transcendental e da Pragmática na perspectiva de um novo paradigma da "Filosofia primeira".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    Sementes para uma leitura transcendental da filosofia do neoplatonismo tardio.Danillo Costa Lima - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):86-126.
    Segundo uma leitura bem estabelecida da história da filosofia, a “revolução copernicana” ou “virada transcendental” que ocorre na filosofia moderna, atingindo maturidade no pensamento de Immanuel Kant, teria abolido a possibilidade da metafísica como ciência. Vemos, no entanto, imediatamente em seguida à crítica kantiana o florescimento de um novo modo de pensar a disciplina filosófica da metafísica em chave transcendental, já purificada pela crítica kantiana: o que o scholar Paul Redding chama de ‘idealismo transcendental forte’. Neste artigo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    Intencionalidade e constituição de sentido: a Umwelterlebnis como estrutura intencional de uma filosofia sem sujeito transcendental.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2022 - Aufklärung 9 (3):31-50.
    Argumento que o conceito Umwelterlebnis (vivência do mundo circundante), como Heidegger o apresenta na preleção de 1919 A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo, diz respeito à estrutura intencional de uma filosofia sem sujeito transcendental. Defendo, porém, que o modelo dessa estrutura intencional envolve o autor no problema da constituição de sentido próprio ao projeto da fenomenologia enquanto ciência originária.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    A idealidade transcendental e a realidade empírica do mundo como vontade e representação - filosofar e filosofia em Schopenhauer.Yasuo Kamata - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):39.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Sobre o significado e a legitimidade transcendental dos conceitos de precisão, interesse, esperança e crença na filosofia kantiana.Joel Thiago Klein - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (1):143-173.
    Este trabalho apresenta uma interpretação abrangente e sistemática do significado e da legitimidade dos conceitos de precisão, interesse, esperança e crença no interior da filosofia kantiana. A análise desses conceitos está diretamente vinculada à discussão acerca da natureza da razão prática pura, da legitimidade do conceito de sumo bem e da unidade arquitetônica da razão. Defende-se que tanto os conceitos de precisão e interesse, assim como os conceitos de crença e esperança possuem legitimidade transcendental e concordam com as bases (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  34.  2
    Fenomenologia transcendental?Rudolf Bernet - 2013 - Kairos 8:115-139.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica.Edmund Husserl - 2008 - Lisbon: Phainomenon e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  36.  34
    O conceito de objeto transcendental na Dedução A: revolução ou queda pré-crítica?Andrea Faggion - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):143-152.
    Pretendo defender a compatibilidade da concepção de objeto desenvolvida na Dedução Transcendental das categorias do entendimento da primeira edição da Crítica da Razão Pura com as demandas da filosofia crítica, ainda que pese em contrário o uso da expressão “objeto transcendental” por parte de Kant. Sugiro que o uso de tal expressão guarde justamente uma transição entre o conceito de objeto como coisa em si e o novo conceito de objeto do conhecimento em sentido crítico.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  11
    Fenomenologia genética do transcendental e do logos em Merleau-Ponty: subversão e recuperação do antropológico.Harley Juliano Mantovani - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):77-91.
    Saímos da leitura ortodoxa da obra de Merleau-Ponty para lhe sermos mais sinceros e fiéis. Neste sentido, apresentamos as consequências para a filosofia que, de modo heroico e dramático, recupera a natureza trágica do transcendental como revelação e engajamento na contingência eterna. Mostramos que o tema privilegiado para esta filosofia, seu verdadeiro solo, é a ausência de limites precisos da fenomenologia e da ontologia. Nesses termos, analisamos de que maneira a fenomenologia estende e fortalece as fronteiras ordinárias do Logos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. La recepción de Kant en Husserl y la fundamentación de su "Filosofía Primera" transcendental fenomenológica.Gerhard Funke - 1995 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 12:193-212.
    Este artículo trata de establecer una línea de continuidad entre la "herencia kantiana" y el camino de Husserl hacia su filosofía primera. A través del repaso de la biografía intelectual de Husserl, de los malentendidos y los reconocimientos de una filosofía naciente a otra que ya se dividía en múltiples interpretaciones, el autor intenta recuperar el camino de una tradición única donde ya no tienen tanta importancia los pensadores --por grandes que estos sean-- como naturaleza de los problemas, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Dedução transcendental e realismo na Crítica da razão pura.Gabriel Cunha Hickmann - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):43-60.
    O artigo aborda o mérito da Dedução Transcendental, argumento central para a Crítica da razão pura, no que concerne especificamente ao embate com o ceticismo epistemológico de Hume. Desenvolve-se a ideia de que o preço pago por Kant em seu projeto (em algum sentido) anti-humeano, a posição idealista transcendental, apesar de conceitualmente distinta do idealismo de Berkeley e aliás o desenvolvimento consequente de um antirrealismo comum aos dois autores, situa-se, ainda e exatamente por conta desse apego antirrealista, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A reelaboração do transcendental em Merleau-Ponty.Marcus Sacrini - 2012 - Dois Pontos 9 (1).
    Neste artigo, defendo que Merleau-Ponty reformula a filosofia transcendental de matiz kantiano no sentido de mostrar que as condições a priori da experiência não podem ser separadas das vivências concretas do sujeito encarnado. Na primeira seção, eu retorno a Kant e Husserl para analisar como esses autores delimitam as condições transcendentais como um domínio formal independente de qualquer experiência concreta. Em seguida, reconstruo o movimento argumentativo pelo qual Merleau-Ponty rejeita essa delimitação formal da esfera transcendental e reapresenta essa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Heinrich Rickert y la paradoja del comienzo de la filosofía.Jacinto Páez Bonifaci - 2024 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 41 (2):267-278.
    Este artículo estudia la interpretación del comienzo de la filosofía en términos de una correlación entre sujeto y objeto, desarrollada por el filósofo neokantiano Heinrich Rickert. En primer lugar, se reconstruyen el contexto problemático que conduce a Rickert al problema del comienzo de la filosofía y su distinción entre tres acepciones diferentes del concepto de ‘comienzo’. En segundo lugar, se ofrece una interpretación del comienzo correlacional de la filosofía como una respuesta a la paradoja formulada por Hegel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Transcendental Idealism, Noumenal Metaphysical Monism and Epistemological Phenomenalism.Roberto Horácio de Sá Pereira - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):81-104.
    In this paper, I present a new reading of transcendental idealism. For a start, I endorse Allison’s rejection of the traditional so-called two-world view and, hence, of Guyer and Van Cleve’s ontological phenomenalism. But following Allais, I also reject Allison’s metaphysical deflacionism: transcendental idealism is metaphysically committed to the existence of things in themselves, noumena in the negative sense. Nevertheless, in opposition to Allais, I take Kant’s claim that appearances are “mere representations” inside our minds seriously. In the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  1
    Richir and the transcendental origin of the dissociative experience (Spaltung).Bryan Zúñiga - 2024 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 70.
    Phenomenology describes the transcendental structures of human experience within its constant relationship with the world. Moments such as affectivity, temporality, corporeality, spatiality, and intersubjectivity thus constitute key elements within this approach. In this context, the following contribution aims to describe an experience of great importance in the works circumscribed in phenomenological psychopathology, namely, the experience of dissociation (_Spaltung_). To achieve this task, our article will have three moments. First, it will present a phenomenological description of the _lived body_ (_Leib_). (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Los retos actuales de la filosofía zubiriana y su "giro transcendental" desde la noología a la transcendentalidad metafísica.Jesús Sáez Cruz - 2010 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 37:397-438.
  45.  58
    Sobre a sistematizabilidade da filosofia da história de Kant.Christian Hamm - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):67-88.
    São muitas e, até hoje, muito controvertidas as opiniões referentes à função e ao lugar sistemático da filosofia da história de Kant no todo do seu projeto crítico-transcendental; nem há consenso quanto à importância ou relevância filosófica dos diversos escritos em que Kant aborda e defende os seus teoremas histórico- políticos. – No presente trabalho, pretende-se interpretar a “doutrina” histórico-filosófica kantiana – não obstante o seu caráter fragmentário e até aparentemente nem sempre coerente – na perspectiva da sua possível (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. On transcendental semantics beyond critique of pure reason, p. 165-170.Andrea Luisa Bucchile Faggion - 2007 - Kant E-Prints 2:165-170.
    It is safe to say that the main line of criticism against the reading of Critical Philosophy as Transcendental Semantics is that Kant would be concerned about semantic problems only on Critique of Pure Reason so that such reading would not make sense beyond that work. In this paper, I describe Transcendental Semantics in short words and analyze at length Kant’s theory of concepts on Transcendental Analytic of Critique of Pure Reason in order to make a suggestion: (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Idealismo transcendental e realismo empírico: uma interpretação sem'ntica do problema da cognoscibilidade dos objetos externos.Daniel Omar Perez - 2019 - Natureza Humana 21 (2).
    O objetivo deste artigo é apresentar o idealismo transcendental (e o realismo empírico) como uma semântica transcendental, que permite resolver problemas cognitivos da ciência e decidir sobre problemas filosóficos, por meio de novos argumentos e documentos textuais da filosofia kantiana. Para tal fim, mostraremos que a pergunta fundamental que aparece em todo o percurso da obra kantiana é a da possibilidade das proposições sintéticas. Essa pergunta demanda o desenvolvimento de uma resposta que essencialmente diz respeito não apenas a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  28
    Filosofia, Literatura e Dramaturgia: liberdade e situação em Sartre.Luciano Donizetti da Silva - 2006 - Doispontos 3 (2).
    A filosofia de Sartre é reconhecida pela defesa irrestrita da liberdade: a purificação absoluta do campo transcendental fundamenta O Ser e o Nada. Mas essa obra gerou uma série de críticas devidas à dificuldade para passar ao plano concreto e descrever a sociedade e a história. Esse artigo tem por objetivo colocar em relevo a situação, contrapartida da liberdade e, desse modo, mostrar que nos anos 40 Sartre amplia a noção de situação, ou engaja a liberdade, permitindo a passagem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  28
    Troca Transcendental, justiça e direitos humanos em Otfried Höffe.Robinson Dos Santos - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1):111-126.
    One of the major problems posed by the human rights issue to philosophy is its philosophical foundation. The background of this discussion raises questions such as: how can one philosophically explain / justify the demand for human rights recognition? This paper focuses on the argumentative basis on which Höffe structures his proposal. For him human rights are closely connected to the concept of justice. This concept must be understood primarily as an exchange (Gerechtigkeit als Tausch). Although the concept seems simple, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  23
    Fichte e Schelling em confronto – filosofia da reflexão ou não?Francisco Prata Gaspar - 2015 - Doispontos 12 (2).
    O objetivo do artigo é apresentar a discussão entre Fichte e Schelling em torno do conflito entre o idealismo transcendental da doutrina-da-ciência e a filosofia-da-natureza do Identitätssystem. Buscamos compreender, de um ponto de vista fichteano, se e em que medida é possível afirmar que a doutrina-da-ciência é uma filosofia da reflexão, tal como entendida por Schelling. Para tanto, em um primeiro momento, serão expostas as críticas de Schelling a Fichte, como ele progressivamente se afasta em relação à filosofia (...) e busca consolidar a filosofia-da-natureza. Em um segundo momento, daremos a palavra a Fichte e a seus apontamentos críticos em relação ao projeto filosófico de uma filosofia-da-natureza. Nossa análise limitar-se-á à correspondência entre os dois filósofos e aos textos escritos em torno do período de ruptura entre eles. No caso de Fichte, indo até 1804. The aim of this paper is to present the discussion between Fichte and Schelling around the conflict between the transcendental idealism of the doctrine of science and the philosophy of nature of the Identitätssystem. We seek to understand, under a Fichtean point of view, if and how far it is possible to state that the doctrine of science consists in a philosophy of reflection, such as Schelling states. For this, at first, will be exposed the Schelling’s critiques to Fichte, as the former progressively detaches himself from transcendental philosophy and consolidates a philosophy of nature. In a second moment, we will give the floor to Fichte’s critical notes related to the philosophical project of a philosophy of nature. Our analysis will be restraint to the correspondence between those two philosophers and to the texts written around this period of rupture between them. In the case of Fichte, this goes until 1804. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 990