Results for 'revoluções científicas'

1000+ found
Order:
  1.  14
    A estrutura das revoluções científicas de Kuhn: uma breve exposição.Marcos Antonio Alves & Alan Rafael Valente - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):173-192.
    Como ocorre o progresso científico? Existem critérios para a escolha de teorias científicas? Qual o impacto de valores cognitivos e extra-cognitivos sobre as comunidades científicas? Para tratar de questões como estas, o filósofo da ciência Thomas Kuhn adota uma perspectiva estruturalista com embasamento histórico. Apresentamos a estrutura das revoluções científicas proposta por este pensador. Tratamos, inicialmente, da noção de paradigma, conceito chave da sua explicação do funcionamento da ciência e do progresso científico. Em seguida, expomos as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Por Que as Revoluções Científicas Não Destroem os Objetos Técnicos?Daniel Durante Pereira Alves - 2013 - Filosofia Contemporânea: Lógica, Linguagem E Ciência.
    Parece um fato bastante trivial que quando uma teoria científica se torna obsoleta, por ter sido substituída por outra, isto não tem nenhuma consequência para os objetos técnicos compatíveis com a teoria antiga. Pretendo, neste ensaio, responder à questão bem menos óbvia de por que isto se dá. Como subproduto, apresento uma defesa da teoria da ciência de Thomas Kuhn. Para tanto, inicio mostrando como a teoria de Kuhn foi motivada por considerações sobre a história da ciência. Em seguida, defendo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Sobre um possível contexto filosófico de descoberta da intuição heurística: uma interpretação a partir da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn / About a possible discovery context of heuristics intuition: an interpretation of The Structure of Scientific Revolutions by Thomas Kuhn.Onorato Jonas Fagherazzi & Paul Correa Henning - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020004.
    Na análise do desenvolvimento da história e filosofia das ciências, deparamo-nos com uma questão: haveria um contexto favorável à possível emergência de uma intuição ou a mesma seria completamente desprovida de qualquer espaço que pudesse fomentá-la? Deixando de lado antigas teorias que defendiam a intuição ser proveniente dos deuses, ou outras que não exploravam espaços pelos quais ela pudesse ser favorecida, defendemos, com Kuhn, uma possível vinculação a ela favorecedora. Trata-se de uma conjuntura de fatores apresentados como elementos centrais da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Revoluções, incomensurabilidade e racionalidade científica nos escritos tardios de Thomas Kuhn.Tamires Dal Magro - 2013 - Principia: An International Journal of Epistemology 17 (1):183.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. " Ts Kuhn Y las ciencias sociales.Estructura de Las Revoluciones Cientificas - 1990 - Humanitas 23:483.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. The evolutionary context of chronic allergic conditions.Investigaciones Cientificas - 1997 - Human Nature: An Interdisciplinary Biosocial Perspective 8 (1):51.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  40
    A gênese do paradigma espectral.Antonio Lai - 2007 - Discurso 37:407-440.
    Esse estudo propõe situar o problema da música dita "espectral" (após 1970) no quadro das revoluções múltiplas ocorridas na história da música ocidental de tradição escrita. Para fazê-lo, nos baseamos em uma abordagem metodológica original a partir do modelo das revoluções científicas de Thomas Kuhn. Essa hipótese teórica, desenvolvida pelo autor em vários ensaios, visa explocar a evolução das linguagens por meio da definição kuhniana de progresso científico. Assim, persuadimo-nos que a análise histórica da música espectral poderá (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. El Pensamiento Social y Político Iberoamericano Del Siglo Xix.Arturo Andrés Roig & Consejo Superior de Investigaciones Científicas - 2000
  9. Ciência e Determinismo.Daniel Durante Pereira Alves - 2007 - Com Ciência 89 (Dossiê - Determinismo):sem número.
    Artigo de divulgação científica que reflete sobre a relação entre o conhecimento científico e as teses deterministas e fatalistas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  52
    THOMAS KUHN AND SCIENTIFIC EPISTEMOLOGY: CONTRIBUTIONS FOR INERRANCY NOTIONS.Amilcar Groschel - manuscript
    O objetivo deste breve artigo é o estudo da confiabilidade alcançada pela ciência (natural) com o exame da contribuição para este fenômeno encontrada no trabalho de Filósofo da Ciência Thomas Kuhn (1922-1996). Busca-se compreender a contribuição, a partir da construção conceitual proposta por Kuhn em “A Estrutura das Revoluções Científicas”, à noção de que a ciência se movimenta a partir de paradigmas e que o sentido de (in) evolução, nas ciências naturais, sempre possui relevância histórica por se tratar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Os paradigmas como léxicos e exemplares na obra de Thomas Kuhn.Ana Clarice Rodrigues Costa - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):8-28.
    No capítulo X de A Estrutura das Revoluções Científicas (1962) de Thomas Kuhn o conceito de paradigma figura como elemento filosófico central na tensão que se estabelece entre o âmbito perceptivo/cognitivo versus o âmbito ontológico do “problema da mudança de mundo”. No presente artigo, apresento alguns desdobramentos do conceito de paradigma com o objetivo de indicar dois sentidos principais para o termo subjacentes às formulações kuhnianas no capítulo X e que são desenvolvidos na obra tardia do autor, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    O estatuto científico da ciência cognitiva em sua fase inicial.Marcos Alves - 2021 - Marília, SP, Brasil: Cultura Acadêmica/Oficina Univeritária.
    O objetivo desta obra é averiguar o estatuto da ciência cognitiva em sua formação, mais especialmente, entre os anos de 1940 e 1970. Teria ela começado como pré-ciência ou já teria se estabelecido como ciência normal? Para responder a essa questão, os autores apresentam o surgimento dessa área de pesquisa em dois contextos: histórico e epistemológico. Feito isso, analisam, com base no arcabouço conceitual da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn, o estatuto científico da ciência cognitiva em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Projeto do Dicionário Winnicott/ Winnicott Dictionary Project.Zeljko Loparic - 2015 - Revista Natureza Humana 16 (2).
    Resumo: Não raramente as contribuições de Winnicott à psicanálise são consideradas uma simples extensão da psicanálise freudiana, ampliada por M. Klein. Essa visão sobre Winnicott foi contestada, há bastante tempo, por vários pesquisadores. Já nos anos 1950, Masud Khan sustentou a tese de que Winnicott introduziu mudanças revolucionárias no pensamento analítico e na prática contemporâneos. O fato de Winnicott ter operado mudanças revolucionárias, criando um novo “paradigma” ou uma nova “matriz” na psicanálise, foi reconhecido, a partir dos anos 1980, com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  35
    Discenindo Caminhos em Filosofia da Ciência: O Contribute de Meio Século de Estudos (1950-2000).Ernan McMullin - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):67 - 91.
    O presente artigo começa por reconhecer que a crítica ao cerne dos pressupostos do Positivismo Lógico acerca da natureza da Ciência começou alguns anos antes do aparecimento da obra de Thomas Kuhn A Estrutura das Revoluções Científicas, obra esta que se haveria de constituir como charneira na Filosofia da Ciência mais recente. Em vez de olhar para a Ciência como uma estrutura proposicional intemporal, Kuhn defende que ela deve ser tratada como um empreendimento essencialmente histórico, no qual a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  29
    The Spirit of Einstein and Teilhard in 21st Century Science: The Emergence of Transdisciplinary Unified Theory.Ervin Laszlo - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):129 - 136.
    Paradigm-shifts, termed scientific revolutions, occur periodically in the course of science's development The twentieth century witnessed a number of revolutions, first by Albert Einstein and then by Niels Bohr in physics, and subsequently in biology, cosmology and, through the pioneering work of Pierre Teilhard de Chardin, in the transdisciplinary area that includes human mind and consciousness. But scientific development did not come to a standstill: while the spirit of Einstein and Teilhard is as present as ever, their specific theories are (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    O que é, afinal, conhecimento cumulativo?Amélia de Jesus Oliveira - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):822-855.
    Depois dos anos 60, e especialmente depois da repercussão da obra kunhiana, tornou-se comum a distinção entre o ponto de vista continuísta e o descontinuísta na avaliação do desenvolvimento científico. Kuhn passou a ser visto como o grande descontinuísta ao lado de Koyré e Butterfield e foi considerado o causador de uma grande mudança no modo de se conceber o desenvolvimento da ciência. Em diversas abordagens, a noção de continuidade tem sido, muito frequentemente, equiparada à acumulação, que implica necessariamente a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    A Virada Evolucionária de Kuhn/Kuhn's Evolutionary Turn.Elizabeth De Assis Dias - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):1.
    No presente trabalho pretendemos mostrar a reformulação feita por Kuhn de sua concepção do desenvolvimento científico, apresentada na obra A Estrutura das revoluções cientificas, para harmonizá-la com sua ideia de progresso que conduz à especialização do conhecimento. Essa reformulação começou a ser esboçada no capítulo final dessa obra, quando ele fez uma analogia entre o desenvolvimento cientifico e a evolução darwiniana, mas só veio a ganhar envergadura nos escritos Pós-Estrutura, da década de 90, quando ele aprofundou essa analogia, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    O Voluntarismo de Van Fraassen.Bruno Malavolta E. Silva - 2023 - Princípios 30 (63).
    Em The Empirical Stance, van Fraassen propõe o voluntarismo de posturas epistêmicas: é racional tudo o que é racionalmente permitido, e apenas a incoerência é racionalmente proibida. O voluntarismo de posturas é uma concepção permissiva de racionalidade, que permite a um agente escolher qual postura epistêmica adotar, onde uma postura epistêmica é entendida como um feixe de atitudes avaliativas (e.g. admirar, priorizar) acerca de como formar conhecimento. A vantagem proclamada pelo voluntarismo é a sua capacidade para explicar a racionalidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  31
    Progresso e não determinismo científicos a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn. [REVIEW]Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva & Maria de Fátima da Silva Verdeaux - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):244-266.
    O presente texto busca na epistemologia de Thomas Kuhn aportes teóricos sobre a forma como a Ciência progride, os quais sugerem uma aproximação com aspectos históricos de uma Ciência, por definição, não determinista. Foram discutidos os conceitos de paradigma, incomensurabilidade, Ciência normal, anomalias e crises, revolução científica e Ciência extraordinária, com base na obra A Estrutura das Revoluções Científicas, em literatura correlata e fontes secundárias. As consequências desse encadeamento teórico levam, à luz da epistemologia de Kuhn, a fundamentos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Ciência e Técnica Moderna: Os Conceitos de Paradigma e Ciência Normal de Thomas Kuhn Sob a Perspectiva da Questão da Técnica de Martin Heidegger.Francisco Wiederwild - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):225-240.
    O artigo propõe como tema aproximar a ontologia fundamental de Martin Heidegger e a epistemologia de Thomas Kuhn, a partir do vínculo entre ciência e técnica moderna. Para conduzir nosso estudo, propomos a seguinte pergunta norteadora: qual o vínculo originário entre as revoluções paradigmáticas empreendidas pela ciência contemporânea e a essência da técnica moderna? O objetivo deste artigo, neste sentido, consiste em determinar como o cientista, ao se comprometer exclusivamente com a resolução de quebra-cabeças (ou enigmas), mantém inquestionados os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    A escrita da história da Farroupilha na 1ª República brasileira.Fabrício Antônio Antunes Soares - 2024 - Araucaria 26 (55).
    O presente artigo examina como a obra historiográfica _Revoluções Cisplatinas_, de 1915, do político, diplomata e historiador Alfredo Augusto Varella, representa tanto disputa política como uma forma de escrita da história sobre a Farroupilha. A partir da hipótese de que na Primeira República, no Rio Grande do Sul, houve uma hegemonia social e política do PRR quer se investigar como a obra de Varella articulou-se com o seu contexto. Portanto, o objetivo é analisar como foi construída a narrativa sobre a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Explicaciones Científicas y No Científicas: El Problema de la Demarcación.Andrés Páez - 2008 - In Juan José Botero, Álvaro Corral, Carlos Cardona & Douglas Niño (eds.), Memorias del Primer Congreso Colombiano de Filosofía. Volumen II. Universidad Jorge Tadeo Lozano. pp. 269-282.
    ¿Existe alguna diferencia filosóficamente significativa entre una explicación científica y las explicaciones que se ofrecen en el curso de la vida diaria? Dado que la mayor parte de las discusiones en la filosofía de la ciencia se refieren al primer tipo de explicaciones, debemos considerar si existe un concepto específico que corresponda al término “explicación científica”, y que sea discontinuo de su contraparte cotidiana. El ensayo tiene cuatro secciones. En cada una de ellas considero diferentes criterios que podrían ser utilizados (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    Nota científica/research note.Levantamento de Enteroparasitos Em Morcegos Através, CENTRÍFUGO de de TécnicaFLUTUAÇÃO & Em Área de Floresta - 1988 - Hermes 1 (3):1-3.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Piaget e Vygotsky: as revoluções do interacionismo.Mauro Giffoni De Carvalho - forthcoming - Dois Pontos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    Capacidades científicas y Sistemas experimentales: Una propuesta operativa sobre el rol de los científicos en el contexto de la producción de conocimiento.Mauricio Troncoso Quintana & Nicolás A. Silva Sepúlveda - 2023 - Arbor 199 (809):a714.
    En los estudios actuales sobre producción de conocimiento científico predomina la tendencia a analizar la producción de conocimiento científico por medio de su estructura relacional, dejando en un segundo plano el análisis de las capacidades de los científicos que inciden en los procesos de investigación. En este trabajo queremos argumentar en favor de una dirección diferente. Concretamente, defendemos que los científicos y sus capacidades -operativamente comprendidas- son una condición indispensable para la producción de conocimiento. Para defender esta posición, en primer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  45
    Crítica científica e modelos interpretativos em Nietzsche.Roberto Barros - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):61-77.
    A partir da denúncia da contraditória presença de pressupostos morais dogmáticos na formulação dos princípios norteadores da atividade científica, Nietzsche concebe uma outra noção de cientificidade, compatível com a opção hegemônica pelo saber, que ele reconhece como presente na cultura ocidental. O presente artigo visa a discutir sob quais parâmetros Nietzsche, no período intermediário de sua produção filosófica, empreende sua interpretação da cientificidade ocidental e como, apresentando-se como seu fomentador, ele formula uma crítica desmistificadora desta.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Cultura científica comunitaria para una pandemia. La COVID persistente.José Manuel de Cózar Escalante & Javier Gómez-Ferri - 2022 - Arbor 198 (806):a673.
    A pesar de algunos antecedentes dispersos y excepciones, existe una manifiesta laguna en la literatura sobre el concepto de cultura científica comunitaria. Con esa expresión nos referimos a situaciones en las cuales unos ciudadanos perciben un problema, se agrupan, organizan, comunican y ponen en común sus recursos para buscar, evaluar y producir conocimiento científico con el fin de encarar dicho problema. En este trabajo realizamos una propuesta de caracterización de la cultura científica comunitaria. Posteriormente, procedemos a aplicarla y contrastarla respecto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  50
    Prueba científica: Mitos Y paradigmas.Marina Gascón Abellán - 2010 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 44:81-103.
    Th e basi c pu r pos e o f thi s w or k consist s o f eliminatin g som e o f th e m yth s an d paradigms tha t cu r rent ly info r m th e assessmen t o f scienti f i c e vidence . I n orde r t o accomplis h this object i v e , th e autho r sta r t s fro m th e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    Controversias científicas.Manuela Fernández Pinto & Álvaro Corral Cuartas - 2022 - Ideas Y Valores 71:8-12.
    Desde los inicios del filosofar y de las ciencias, el ejercicio de controvertir ha estado presente para dinamizar la emergencia de ideas, el reconocimiento de hechos y la formulación de métodos que los seres humanos han articulado con el propósito de entender las realidades que los rodean. Sin embargo, el estudio sistemático del desacuerdo en las ciencias como problema en sí mismo es de muy reciente data. Incluso la dimensión histórica de las controversias fue eclipsada por otras cuestiones aparentemente más (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    Investigación científica y pensamiento prudencial.G. Zanotti - 1997 - Acta Philosophica 6 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31. Correspondência cientifica dirigada a Joao Jacinto de Magalhaes . Contribuiçào para o seu Epistolario.R. Taton - 1953 - Revue d'Histoire des Sciences 6 (4):368.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    Lótman continua a surpreender: revoluções e emoções coletivas.Laura Gherlone - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):170-191.
    Resumo Entre 1988 e 1993, Iúri M. Lótman formulou algumas proposições sobre “a voz da massa anônima”: uma voz coletiva que, em certas situacões ligadas a crises de caráter cultural, é portadora de paixões violentas que podem produzir interferências profundas no curso da história. Em seus últimos trabalhos, o semioticista russo postulou, diante disso, a noção de uma semiótica das emoções como objeto de estudo para entender a dinâmica cultural, em especial de períodos tidos como revolucionários ou de transição, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Explicação Científica.Eduardo Castro - 2020 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    Opinionated state of the art paper on scientific explanation. Analysis and discussion of the most relevant models and theories in the contemporary literature, namely, the deductive-nomological model, the models of inductive-statistical and statistical relevance, the pragmatic theory of why questions, the unifying theory of standard arguments, and the causal/non-causal counterfactual theory.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  26
    Investigación Científica e Investigación Criminalística.Aníbal R. Bar - 2003 - Cinta de Moebio 16.
    This article asked for the nexus that unites the scientific research with criminology investigation and the aspects that separate them. From this basic premise, it sets out like central objective, to describe similarities and differences between both classes of investigation, with special emphasis..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  2
    Predicción científica y valores: análisis de la dimensión estructural y de la componente dinámica.Amanda Guillán - 2017 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 22 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Psicología científica o psicología popular: Un modelo narrativo de la mente.Carlos Muñoz Gutiérrez - 2002 - A Parte Rei 24:5.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. O que move a história? – Voltaire, Bodin e o interesse pelas revoluções.Douglas Ferreira Barros - 2011 - Doispontos 8 (1).
    O presente texto visa avaliar o estatuto da revolução a partir da obra de dois filósofos franceses, por assim dizer, que empenharam parte considerável de seu trabalho na investigação sobre a história: Voltaire e Jean Bodin. Nossa intenção é entender a relação entre as noções de transformações, revolução e guerra, conflitos, tumultos. Não pretendemos estabelecer uma comparação rígida, porque anacrônica, entre as obras desses filósofos que trabalharam sobre a história. O que intentamos aqui é investigar algumas linhas de força de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Metodología científica y teoría general del lenguaje.José Manuel de Cózar Escalante - 1995 - Endoxa 1 (5):115.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Explicación científica y biológica.M. Arranz - 1979 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 6:93-112.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. ¿ Ética científica?Avedis Aznavurian - 2006 - Ludus Vitalis 14 (25):221-222.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    Razón científica y razón técnica en el fin de la modernidad.Ramón Queraltó - 1994 - Anuario Filosófico 27 (2):683-698.
    How does technical rationality influence, and eventually modify the general idea of scientific rationality as the epistemological paradigm of modernity? What could the future evolution of modern reason be before the unprecedented and growing presence of the technical factor in man's knowledge? The author refers to the ethical subsystem of humanistic or liberal arts as defined by Millán-Puelles.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  9
    Divulgação científica globalizada: potencialidades e riscos.Olival Freire Júnior - 2005 - Scientiae Studia 3 (4):711-714.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  24
    Transferencia Científica: un estudio de caso sobre las políticas de vinculación Universidad-Sector Productivo.María Fernanda Juarros - 2005 - Cinta de Moebio 22:8.
    En los últimos años se realizaron numerosos trabajos sobre el tema de la transferencia científico-tecnológica de la Universidad en función de los cambios de orientación en las políticas de Educación Superior implementadas en América Latina en la última década. La mayoría de los estudios sobre el tema parten de la consideración del fenómeno de la vinculación como la actuación de los tres sectores involucrados: sector universitario público, sector estatal y sector de la producción de bienes y servicios, y son escasos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Contribuições À Educação Técnico-Científica Em Heisenberg e Heidegger.Paulo Rogério Garcez de Moura, André Luís Silva da Silva, Diogo Onofre Gomes de Souza & José Cláudio Del Pino - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:179-199.
    Apresentaremos as possíveis aplicações pedagógicas das suas reflexões, como a utilização da imprecisão científica de Heisenberg e da concepção de técnica em Heidegger, a partir da análise histórico-filosófica dos seus escritos, tomando-os como fundamentação a necessária e significativa melhoria da educação técnico-científica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Medición científica y el caso de Einstein contra Lorentz.Miguel Agustín Aguilar Sandoval - 2022 - Critica 54 (160):3-30.
    A inicios del siglo XX, Albert Einstein y Hendrik Lorentz produjeron explicaciones diferentes acerca de los mismos fenómenos. Sin embargo, rápidamente se produjo un consenso, en favor de Einstein, que ha sido difícil de comprender para historiadores y filósofos de la ciencia. La literatura reciente explica ese éxito señalando conflictos entre algunas ideas de Lorentz y la temprana física cuántica. Sin negar que esos factores pudieron contribuir en la aceptación de la relatividad especial, propongo una explicación complementaria en la que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Explicación científica y biología: insuficiencias de la metodología hartmanniana ante el problema de la vida.Marceliano Arranz Rodrigo - 1979 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 6:93-111.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Razón científica y explicación mítica.Emmanuele Riverso - 1981 - Escritos de Filosofía 4 (8):97-104.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Química social e a meia-vida das Revoluções Moleculares.Benito Maeso - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    A partir de uma leitura do conceito de revolução molecular, apresentado por Deleuze e Guattari, busca-se analisar de que forma este pode indicar uma maneira inovadora de enfrentamento das formas de opressão que caracterizam a contemporaneidade como também entender a duplicidade contida em seu interior e o risco de seu funcionamento como caminho para reconfigurações mais opressivas ainda por parte do sistema capitalista, descrito como uma forma de vida que ultrapassa a questão da propriedade dos meios de produção para imiscuir-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    Da ficção científica para a ficção religiosa: ideias para pensar o cinema de ficção científica como o culto da religião vivida (From Science Fiction to Religious Fiction: ideas to think on Science Fiction cinema as the cult of lived religion).Júlio Cézar Adam - 2012 - Horizonte 10 (26):552-565.
    Da ficção científica para a ficção religiosa: ideias para pensar o cinema de ficção científica como o culto da religião vivida (From Science Fiction to Religious Fiction: ideas to think on Science Fiction cinema as the cult of lived religion). DOI - 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p552 Este artigo tem como objetivo refletir sobre a chamada religião vivida como uma forma de repensar o papel da teologia e das ciências da religião na contemporaneidade. O estudo da religião vivida será investigado na relação entre o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Fenomenotecnia, prácticas científicas y construcciones teóricoconceptuales. Sobre una aproximación neo-internista a la labor investigativa.Cristian Ortega Caro - 2016 - Discusiones Filosóficas 17 (28):67-89.
    Se presenta un protocolo orientado a interpretar las prácticas científicas desde una perspectiva microscópica. Si bien existe una vasta literatura sobre este enfoque –por ejemplo, el constructivismo científico– aquí se hará hincapié, fundamentalmente, en el entramado psico-técnico que implica la elaboración de los componentes lógicos, teóricos y metodológicos del trabajo investigativo; temática postergada por perspectivas que, como la mencionada, han obnubilado su complejidad y relevancia. A objeto de reestablecer la autonomía del espacio técnico-racional de la labor científica, aquí, bajo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000