Results for 'Modo de vida'

988 found
Order:
  1.  19
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio.Carlos Roberto da Silveira, Márcia Aparecia Amador Mascia & Luciana Aparecida Silva de Azeredo - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):279-306.
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio Resumo: Este artigo é parte dos resultados de pesquisas empreendidas no Grupo de Pesquisa GPEFE - Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação da Universidade São Francisco. As análises partem de referenciais teóricos filosóficos da Antiguidade grega, em especial Platão e avança por entre os contemporâneos como Nietzsche, Foucault, dentre outros, com intuito de perscrutar o enigmático pedido de Sócrates a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. El modo de vida occidental no favorece la salud.Nieves San Martín - 2010 - Critica: La Reflexion Calmada Desenreda Nudos 60 (967):7.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Por modos de vida outros: o mundo plural.Cassiana Lopes Stephan - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A estética da existência, com todo o seu caráter propriamente foucaultiano, possui uma dimensão cosmopolítica que muitas vezes escapa às nossas tentativas de definir o que seria a ética da cultura de si. Com base nisso, busco caracterizar a importância da experiência do mundo plural para a ética do cuidado de si em três atos. Em primeiro lugar, reflito sobre a falta moral do Humano de bem. Em segundo lugar, indico o caráter heterotópico do mundo plural. Em terceiro lugar, problematizo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  27
    A filosofia como modo de vida: Sócrates, Descartes, Foucault.Anderson Aparecido Lima da Silva - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    No curso A hermenêutica do sujeito, Michel Foucault propõe-se a refletir sobre duas concepções de filosofia que encontraram respectivamente nas figuras de Sócrates e de Descartes seu ponto de ancoragem. Por um lado, o “cuidado de si”, que compreende o exercício filosófico como um modo de vida que articula as dimensões epistêmicas, éticas, políticas e estéticas como constante construção de si; por outro lado, o “conhecimento de si”, que circunscreve a filosofia ao caráter epistêmico de uma busca da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Resenha: Filosofia como Modo de Vida – Ensaios Escolhidos. FAUSTINO, M., TESTA, F. (Orgs.) – Lisboa: Edições 70, 2022. | Book review: Filosofia como Modo de Vida – Ensaios Escolhidos. FAUSTINO, M., TESTA, F. (Orgs.) – Lisboa: Edições 70, 2022. [REVIEW]Pedro Nagem de Souza - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O Volume Filosofia como modo de vida – Ensaios Escolhidos, organizado por Federico Testa e Marta Faustino, é um compêndio acadêmico com uma seleção de treze ensaios sobre o tema-título. Sua proposta principal é de apresentar ao mundo lusófono uma visão panorâmica do debate acadêmico, feito majoritariamente em língua inglesa, centralizado no tema hadotiano-foucaultiano da “filosofia como modo de vida”. Ou ainda, nos termos dos próprios organizadores, uma “cartografia do debate” (Pg. 44), muito bem-vinda no contexto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    A determinação de um novo modo de vida em Espinosa e em Pascal.Gabriel Frizzarin de Souza - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:203-245.
    Espinosa e Pascal, respectivamente no proêmio do Tratado da Emenda do Intelecto e no opúsculo Sobre a conversão do pecador, colocam em cena a explicação de um processo que implica a instituição de um novo modo de vida e que representa, para a alma ou para a mente humana, uma profunda renovação de valores. Nessa explicação, ambos os autores abordam temas como a consideração por um bem verdadeiro, a perturbação entre tal consideração e a estima pelo que até (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Ubuntu como modo de vida: contribuição da filosofia africana para pensar a democracia.Antonio Oliveira Dju & Darcísio Natal Muraro - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):239-264.
    Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a noção do Ubuntu como contribuição para pensar a democracia, especialmente a crise que esta enfrenta, no Brasil, da atual realidade histórica de intolerância, discriminação racial, exclusão social e desumanização. Para isso, levanta-se a seguinte questão: pode a África contribuir para o pensamento da democracia, pela sua filosofia de vida expressa em Ubuntu? A primeira parte do texto analisa o conceito de Ubuntu, destacando seu caráter filosófico. A segunda parte desenvolve duas características (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    As consequências da divisão do trabalho para um modo de vida social e emancipado.Izauria Zardo - 2017 - Perspectivas 2 (1):94-107.
    O texto busca fazer uma reflexão sobre a natureza social do ser humano, bem como sua interdependência cada vez maior resultante da divisão do trabalho e fragmentação do conhecimento. Diante desses fatos, procura questionar de que forma ainda é possível falar na emancipação dos indivíduos, conciliando os conhecimentos de interesse comum da sociedade com os conhecimentos especializados de cada área profissional. Tais impasses são notadamente verificáveis ao constatarmos a pobreza e esvaziamento do debate político na esfera pública, o individualismo crescente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Editorial Volume Para uma crítica do presente: rumo a modos de vida outros.André De Macedo Duarte, Thiago Fortes Ribas & Diego Dos Santos Reis - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    La discusión aristotélica sobre los modos de vida.Viviana Suñol - 2013 - Tópicos: Revista de Filosofía 45 (1):9-47.
    The Aristotelian praise of the contemplative life in Nicomachean Ethics X was very influential in the history of philosophy and its effects go much more beyond the limits of Hellenism and Late Antiquity. Although, it is in Politics VII 1-3 where Aristotle presents the more detailed consideration of the ways of life, in particular, the opposition between the political and philosophical life. The purpose of this work is to reconsider the praise of the contemplative life at the end of NE (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Gelassenheit: un modo de vida medieval y una relectura contemporánea.Silvana Filippi - 2013 - Analogía Filosófica 27 (1):185-197.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Filosofia: uma escolha de vida? Hadot, Foucault e a “filosofia como modo de vida” como prática de dissidência e experimentação.Marta Faustino - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):91.
    Nas últimas décadas do século passado Pierre Hadot e Michel Foucaultrevolucionaram a história da filosofia ao, nos seus Exercices spirituels et philosophie antique e L’herméneutique du sujet, respectivamente, colocarem um imperativo ético nas origens do pensamento filosófico ocidental e firmarem que, nessa altura, a filosofia era essencialmente uma “escolha de vida” ou “modo de vida”, no caso do primeiro, e um “cuidado de si”, na expressão do último. Uma vez que ambos os autores contrastam a orientação e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Sofrimento e pandemia: uma reflexão fenomenológica existencial sobre os modos de vida e sofrimento “psíquico” na pandemia de Covid-19.Samira Meletti da Silva Goulart - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):126-139.
    O presente trabalho se propõe a refletir acerca do sofrimento emergido em meio à grave crise sanitária instalada pela pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2), considerando as mudanças nas dinâmicas de vida da população como a adoção de medidas de distanciamento social, quarentena, uso de máscaras, dentre outras contingências que transformaram o cotidiano e o ritmo das existências contemporâneas. O crescente número de casos e mortes, as modificações nas rotinas de casa, trabalho e relações sociais vêm repercutindo na saúde mental (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  18
    Conversas com Foucault e Coutinho. Ensaiar modos de vida impuros com a escrita na universidade.Teresa Paula Nico Rego Gonçalves & Thiago Ranniery - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A partir da experiência de coordenação de um programa de oficinas de escrita acadêmica, este texto explora uma maneira de conceituar as reverberações da impureza na escrita acadêmica a partir da transformação da paisagem política no ensino superior na última década do Brasil. Ao entrelaçar entrevistas de Michel Foucault com o documentário Jogo de Cena de Eduardo Coutinho, procura-se investigar os contornos da experiência da escrita acadêmica a partir do encantamento das palavras introduzido pelo gênero ensaio, que introduz os efeitos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    La filosofía en Heráclito como indagación y modo de vida.Einar Iván Monroy Gutiérrez - 2018 - Proceedings of the XXIII World Congress of Philosophy 2 (1):59-63.
    Si partimos tanto de los testimonios biográficos y doxográficos como de los fragmentos que nos han llegado a modo de “citas”, debe reconoc-erse que no hay propiamente un concepto heracliteano sobre filosofía, mucho menos en el sentido imperante a partir de Platón. Lo que sí encontramos con toda seguridad son las señales de lo que caracteriza al φιλοσόφους: alguien despierto, atento a la interpelación de su propia existencia y de las cosas, desapropiado de sus propias creencias y de las (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  27
    V. H. Méndez Aguirre: El modo de vida idóneo en la_ República _de Platón. Pp. 88. Mexico City: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Filológicas, 2001. Paper. ISBN: 968-36-9673-2. - V. H. Méndez Aguirre: ¿Filantropía divina en la ética de Aristóteles? Lectura desde la hermenéutica analógica. Pp. 87. Mexico City: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Filológicas, 2002. Paper. ISBN: 970-32-0045-1. [REVIEW]Andrew Laird - 2004 - The Classical Review 54 (2):566-567.
  17.  8
    O conceito de vida e a ordem da gênese humana.Silvana De Souza Ramos - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:90.
    O artigo investiga a passagem da natureza à cultura através do conceito de vida, tendo como base as formulações de Bergson, Canguilhem e Merleau-Ponty. Para tanto, é necessário investigar a gênese dos modos de subjetivação – a ação vital, a normatividade do organismo e o caráter expressivo da vida – proposta por cada um dos autores de modo que possamos refletir até que ponto se pode explicar a ordem humana a partir de sua vinculação à natureza.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Contato Improvisação e o corpo como “coisa que sente”: sugestões para outros modos de mobilidade e subjetivação no interior da cultura empreendedora.Daniele Pires de Castro - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A partir da crítica a um modelo de mobilidade, próprio ao modo de vida nas sociedades capitalistas contemporâneas, baseado na ideia de avanço contínuo, autoengendrado e objetivamente orientado, propomos a reflexão a respeito de uma forma alternativa de expressão do movimento e, consequentemente, de construção de subjetividades. Através da análise da técnica de dança Contato Improvisação, buscamos identificar e analisar os elementos que contribuem para a experiência concreta de uma mobilidade sem metas, que também leva a outra maneira (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    El uso de indicadores formales en la temática del modo de ser de la vida fáctica en el joven Heidegger.Felipe Arámburo Manilla - 2020 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 25 (1):27-43.
    La meta del siguiente ensayo es explicar las raíces metódicas que conciernen al uso de los indicadores normales y así vislumbrar el giro que Heidegger le da concepto de fenómeno en vistas a desarrollar la temática de los modo de ser. La intención no es llevar a cabo una exposición histórica o sistemática acerca de los indicadores formales, menos aún confrontar el pensamiento del Heidegger joven con su maestro Husserl en torno al concepto de fenómeno, sino más bien tomaré (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    El cuerpo como posibilidad de la Vida: El modo de despliegue Del mundo concreto.Felipe Johnson - 2011 - Alpha (Osorno) 33:115-130.
  21.  13
    Reseña de "Invitación a la filosofía. Un modo de pensar el mundo y la vida" de C. Thiebaut.Armando Rojas - 2009 - Ideas Y Valores 58 (140):226-228.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. La Iglesia en la vida pública española: repensar los modos de presencia.Santiago M. Insunza Seco - 2009 - Revista Agustiniana 50 (152):275-322.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  28
    Vida em Santidade: modos de ser santo em uma comunidade messiânico-milenarista do sertão baiano (Pau de Colher, 1934-1938) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p170. [REVIEW]Filipe Pinto Monteiro - 2010 - Horizonte 8 (18):170-195.
    A proposta do artigo é analisar o fenômeno peculiar da honraria santoral na comunidade messiânico-milenarista de Pau de Colher (Casa Nova, sertão da Bahia, 1934-1938). A partir de um recorte histórico-cultural e teológico, a investigação será encaminhada no sentido de esclarecer a atuação de uma liderança religiosa, popular e carismática atada a modelos de santidade gestados durante o período medieval no ocidente cristão e transmigrados para o Novo Mundo após os descobrimentos. O texto apresenta documentação inédita e estabelece uma discussão (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Pedagogias da dança: Sobre modos de pensar E fazer – ou, daquilo tudo que emerge da relação dança E formação humana.Neusa Dendena Kleinubing, Vanessa Gertrudes Francischi & Deizi Domingues da Rocha - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):35-48.
    A intenção deste texto foi refletir sobre como o trato com a dança pode configurar em relação pedagógica que incide sobre formas de pensar e fazer, para além do objetivo técnico inerente a esta arte. Aspectos da história da dança ajudam a identificar formas de pedagogias que sinalizam determinados modos de formação. A perspectiva da experiência estética baliza as discussões acerca da dança enquanto prática artística e educativa, portanto formativa, indicando que nela há a possibilidade de ampliar nossa compreensão sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Salud Sexual y Reproductiva en Estudiantes Universitarios.¿ Modo y Estilo de Vida Saludables?, Un diagnóstico.Lázaro González Pérez, Norma González Lucas, Magalys Mena Fernández, Amparo Navarro Padrón & Xiomara Martín Linares - 2003 - Humanidades Médicas 3 (1):0-0.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    La vida social de los monstruos. Un acercamiento a los modos de la imaginación política.Jordi Claramonte Arrufat - 2012 - Astrolabio 13:120-128.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Políticas de vidas e dívidas.Regiane Lorenzetti Collares & Luis Celestino França Jr - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (61).
    Foucault no curso Segurança, Território e População, proferido entre janeiro e abril de 1978, dedica boa parte de suas aulas a fazer um exame do que identifica como poder pastoral. Em qual contexto surge esta problematização? De que maneira o poder pastoral se implicaria a estratégias de governamentalidade direcionadas por proposições econômicas? E, ampliando o horizonte de questionamento, cabe-nos examinar quais os vestígios do poder pastoral que poderíamos encontrar nas relações entre credores e devedores, em relações vinculadas à constituição de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    Uma Vida dedicada à filosofia: As contribuições do professor luizir de Oliveira ao curso de filosofia da ufpi.José Luís de Barros Guimarães - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):36-40.
    Nós, seres humanos, somos a única espécie viva da face da terra que literalmente somos submetidos a um processo de instrução formal. E dentro desta amplo processo de formação cultural que experienciamos intensamente ao longo da nossa trajetória existencial - desenhada por meio dos traços intersubjetivos que estabelecemos com as instituições educacionais que contribuíram efetivamente para que nos tornássemos aquilo que somos do ponto de vista intelectual, afetivo, moral e profissional - arrisco a dizer que, todos nós, de algum (...), guardamos no reinado da memória a lembrança potente e afetuosa de um educador ou educadora que marcou de maneira significativa a nossa vida. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. El trabajo de memoria en el proceso de etnicidad del Pueblo Weenhayek en Argentina. Aproximación desde una historia de vida.Magdalena Doyle - forthcoming - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana.
    En este trabajo presentamos un registro de la historia de vida de Mónica Medina, integrante de la comunidad weenhayek Quebracho, ubicada a 5 kilómetros de Tartagal, provincia de Salta. En esa memoria sobre sus ancestros desde tres generaciones previas hasta el presente, Mónica relata los recuerdos sobre el modo en que su familia vivió la Guerra del Paraguay que les obligó a desplazarse; las epidemias; el proceso de trashumancia y las distintas expulsiones a que se vieron sometidos; los (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    Linhas erráticas: Cartografias de um outro modo de existir na (vida e) escola.Luciana Pires Alves - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (31):575-594.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  27
    ¿Tiene futuro la vida sin pasado? El desdén de la evolución en biología sintética.Laura Nuño De La Rosa - 2016 - Isegoría 55:443.
    La biología sintética mantiene una relación muy singular con la teoría evolutiva: por un lado, parte de una interpretación ingenieril de la evolución para fundar su aproximación al diseño de bioartefactos; por otro, la biología sintética aspira, en última instancia, a deshacerse de la evolución creando organismos de novo que se comporten de un modo predecible. Tras examinar las tres grandes propiedades que aparecen recurrentemente en la descripción sintética de los nuevos artefactos orgánicos, argumentaré que la biología sintética se (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Thiebaut, C. Invitación a la filosofía. Un modo de pensar el mundo y la vida. Bogotá: Siglo del Hombre Editores-Pontificia Universidad Javeriana, 2008. 259 pp. [REVIEW]Armando Rojas - 2009 - Ideas Y Valores 58 (140):226-228.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  66
    Ética E moral como modos de produção de subjetividade.Rodrigo Gelamo Pelloso & Maria da Graça Chamma Ferraz E. Ferraz - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):117-128.
    Deleuze e Guattari entendem as idéias de Ética e Moral como movimentos produtores de realidade psicossocial ou sentidos de produção da vida psicossocial. Buscamos entender como os modos de funcionamento psicossociais produzem sentidos e podem ser captados nas práticas psicossociais éticas e morais. Nossa intenção é demonstrar, a partir da literatura kafkiana, os modos de subjetivação ética e moral.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  35
    De la tiranía en Platón.David De los Reyes - 2011 - Apuntes Filosóficos 20 (39):179-200.
    Nuestro trabajo intenta presentar, en su primera parte, la práctica de la filosofía clínica a partir de su pertinencia dentro de la filosofía antigua (clásica) en tanto ejercicio espiritual de transformación de sí. Con ello se quiere referir con el concepto de espíritu en comprender un ejercicio no como producto sólo del pensamiento sino a una totalidad psíquica y emocional del individuo, en sentirse dentro de la perspectiva del todo. Era un arte de vivir, un modo de vida (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Reflexões sobre biopolítica: subjetivação, vida nua e formas de vida | Reflections on Biopolitics: Subjectivation, Bare Life and Life Forms.Oswaldo Giacóia Junior - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O objetivo principal deste artigo consiste em explicitar a significação dos conceitos de biopolítica e biopoder na obra de Giorgio Agamben, com apoio em noções cardinais como exceptio, vida nua, sujeito e forma-de-vida. Para tanto, serão mobilizados estratégicos recursos teóricos e metodológicos na filosofia jurídico-política deste pensador, de modo a possibilitar uma adequada compreensão de suas semelhanças e diferenças relativamente a elementos congêneres definidos por Michel Foucault.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Interdisciplinariedad en gerontología. La calidad de vida como criterio integrador de la interdisciplina.José Enrique Gómez - 2019 - Medicina y Ética 30 (4):1357-1370.
    El artículo presenta un análisis del término multidisciplina e interdisciplina en Gerontología. Para lograr lo anterior se presenta una analogía con el uso del término interdisciplina en Bioética. Se parte de la consideración de la ética como unificador metodológico de la Bioética que permite pasar de ser una multidisciplina a una interdisciplina. De modo análogo, se aplica ese sentido al término gerontología, y se propone así el uso del término «calidad de vida activa debida» como eje ético que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Aprender a cuidar de si: Sêneca E o ócio criativo.Luizir de Oliveira - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):12-23.
    O modo como os homens conduzem suas vidas em meio às atribulações cotidianas, deixando-se levar por um sem-número de atividades que, em vez de lhes trazerem satisfação, acabam por torná-los ainda mais afastados de si mesmos segue sendo uma preocupação no mundo “pós-moderno”. Contrariamente ao fast living, reforça-se uma atitude slow down, não como um mero afastamento sistemático dos afazeres cotidianos, mas como um modo de vida que procure ressaltar a importância de se dedicar ao otium: uma (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileituras // For a learning of invention: modes of read-write in escrileituras's workshops.Josimara Wikboldt Schwantz & Carla Gonçalves Rodrigues - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):362-384.
    Levando em consideração a ideia de aprender para Deleuze, este artigo tem por objetivo investigar os modos como vêm sendo realizadas intervenções nas práticas de leitura e de escritura em escolas brasileiras da rede pública que aderiram ao projeto denominado Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, durante seus quatro anos de desenvolvimento, de 2010 a 2014. Este trabalho prioriza a análise de Oficinas planejadas e desenvolvidas por diferentes universidades do país na composição de quatro núcleos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Artes da Existência e as Vidas Infames.Regiane Lorenzetti Collares & Luis Celestino de França Júnior - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
    Este artigo objetiva a partir das considerações de Michel Foucault sobre a dimensão de uma estética da existência relacioná-la às vidas infames, em dois planos que parecem se vincular, a saber, primeiro, de dar destaque às vidas obscurecidas que apenas foram iluminadas quando colocadas como alvos de discursos empreendidos com a finalidade de classificação, controle e exclusão; segundo, da possibilidade de experiências transformadoras no que diz respeito às subjetividades marginalizadas. Examinaremos então em que medida a pesquisa foucaultiana portaria a virtualidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    La verdad de la vida como antimodernismo. Análisis crítico de los primeros escritos de Heidegger.Francisco de Lara - 2019 - Revista de Filosofía 44 (1):79-93.
    El presente artículo analiza los primeros escritos de Heidegger, en el contexto de sus orígenes católicos y antimodernos, a fin de mostrar en ellos una serie de aspectos característicos. La pretensión final consiste en poner de relieve los elementos valorativos y cosmovisionales que dirigen el pensamiento de Heidegger en sus inicios. De ese modo, se vuelve posible dejar planteada la pregunta de si dichos elementos no siguen jugando un papel decisivo, aunque menos visible ya, en toda la filosofía del (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  41. Rastros da trajetória docente: Apontamentos sobre O processo de constituição de um professor de teatro.Ricardo Carvalho de Figueiredo - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):49-65.
    O presente artigo apresenta a noção de história de vida e como essa pode influenciar a prática docente na formação do professor de teatro. Nesse texto o autor recorreu ao seu percurso biográfico para compreender os caminhos trilhados para, na condição de formador de outros professores de teatro, compreender como vem construído sua prática pedagógica. Metodologicamente buscou rastros de três encontros biográficos que permitiram experiências formadoras colocando o autor em tempos e lugares de aprendizagem, consolidando um processo formativo a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    La vida intelectual creadora y la realización de «lo mejor» desde la visión filosófica de Julián Marías.José-Raúl Asimbaya-Socasi & Conrado de Jesús Giraldo-Zuluaga - 2021 - Pensamiento. Revista de Investigación E Información Filosófica 76 (291 Extra):1301-1320.
    El presente trabajo pretende indagar el problema de la vida intelectual creadora en el ámbito universitario y el impulso de la realización de «lo mejor» con visión, claridad de pensamiento y razón de la vida desde el pensamiento mariano y superar de este modo el peligro de quedarse instalado en el academicismo filosófico, que enfatiza la erudición, la acumulación de información más que el aprendizaje, la relaciones interpersonales, el pensamiento propio u otras maneras de ver la realidad.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    Filosofia e liberdade: a vida partejando Vida, ou sobre o estudar/lecionar filosofia filosoficamente.Marcos Érico de Araújo Silva - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):202-225.
    O artigo procura meditar a imbricação de filosofia e liberdade como e enquanto um movimento desde a vida indeterminada ou apática para a singularização de uma Vida determinada, qualificando-a como Vida filosófica. Vida filosófica como perfazendo um modo de ser no estudar/lecionar filosofia filosoficamente. Esta forma de Vida filosófica imita o modo de ser de toda obra filosófica consagrada pela Tradição: em tudo que o filósofo diz, pensa, ou escreve está em jogo o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    O Governo da Inf'ncia: Para Uma Ontologia Histórica Do Desenvolvimento Infantil e a Delimitação de Modos de Ser Criança.Tiago Almeida - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-20.
    O objetivo deste texto é questionar, no contexto sócio-histórico da modernidade europeia, o modo como se forjou no interior do “novo sentimento de infância” uma vida por etapas que outorga às pessoas de pouca idade a urgência de uma existência em permanente desenvolvimento. Problematizar a “ideia” de desenvolvimento, mais concretamente de desenvolvimento infantil e as suas implicações na produção de modos de ser criança, permite avançar pistas sobre como é que a narrativa desenvolvimentista se tornou hegemónica e inquestionável (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. La "Democracia" de Tocqueville: las potencialidades y los problemas de una palabra antigua para dar cuenta de una forma de vida "radicalmente nueva".Gabriela Rodríguez Hernández & Matías Esteban Ilivitzky - 2006 - Astrolabio 3:74-95.
    El propósito del presente artículo es el explorar la connotación que el vocablo ¿democracia¿ presenta para Alexis de Tocqueville, en particular en su obra paradigmática, La democracia en América. Para ello, se establecerán comparaciones con las diversas acepciones previas de dicha palabra, a fin de establecer continuidades y rupturas con las mismas. De éstas últimas es preciso rescatar principalmente el hecho de que el bisnieto de Malherbes utilizase el apelativo de democrático en función de una experiencia de vida que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    O Desenvolvimento para Amazônia na Concepção Neoliberal: análise teórica de contradições e conflitos socioambientais a partir do contexto histórico-jurídico-político.Herena Neves Maués Corrêa de Melo - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (2):40.
    Em sede de objetivo geral pretende-se elucidar a partir de teóricos decoloniais sobre o neoliberalismo, as justificativas desenvolvimentistas, respondendo a seguinte pergunta de pesquisa: em que medida a concepção neoliberalista, abarcadas pelo Estado Brasileiro, configurou a atmosfera de conflitos socioambientais que se apresenta na atualidade da Amazônia brasileira? O método utilizado é o exploratório-indutivo, com estudo bibliográfico. Como principais resultados, tem-se na literatura de pesquisa da Amazônia sobre megaprojetos da (COSTA,2012; ACEVEDO MARÍN, 2017; Marin e Maia, 2018; LOUREIRO,2010;SILVA,2020, 2022) a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. ASPECTOS HUMANÍSTICOS DE LA ECOLOGÍA.Miguel Acosta, Pablo Martínez de Anguita & Mª Angeles Martín (eds.) - 2006 - Madrid, España: Publicep.
    Estamos siendo testigos de grandes avances tecnológicos y, a la vez, de grandes desastres naturales y sociales que nos impulsan a plantearnos cuáles son las causas últimas de la degradación natural ecológica. El abuso en el uso de los recursos tal vez pueda tener relación con el abuso en el uso de la tecnología; incluso ser causa de la gran desigualdad social en el acceso a bienes necesarios para llevar una vida digna, raíz de muchos conflictos sociales. La ecología (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Continuação de um sonho: caminhos entre o presente e o futuro do adolescente no trabalho protegido.Tatiane Alves Baptista, Fabiane Sabino de Paula, Gabriel Ferreira Gonzalez Villar & Larissa Gonçalves Gomes - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O presente artigo tem como objetivo analisar a problemática inserida no discurso coaching alinhada à lógica neoliberal, o impacto deste pensamento na trajetória dos jovens em formação pelo Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) e de que modo esse discurso remodela os aspectos da subjetividade do sujeito em desenvolvimento. Para tanto contou-se com material de fonte primária obtido em atividade de pesquisa-ação denominada “Oficina dos Sonhos”, que contou com presença e participação direta dos adolescentes do PTPA que tiveram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  5
    Retórica e verdade na filosofia política de Hannah Arendt.Luciana Costa de Souza - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):158-163.
    O presente artigo tem como objetivo mostrar quais são os conceitos retóricos presentes em dois ensaios de Hannah Arendt, Filosofia e Política e Verdade e Política, a fim de explicitar a conturbada relação entre verdade filosófica e política, e como essa querela está relacionada ao modo de vida do filósofo. A retórica e a persuasão não eram em si um problema para o pensamento político de Hannah Arendt, porquanto uma vez que a retórica estivesse condicionada à amizade, ela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Da Aparência À Essência da Derivação da Forma Mercadoria: A Forma Das Relações Socioeconômicas No Modo de Produção Capitalista.Gilberto Davanço Neto - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):182-212.
    Este artigo tem o objetivo de desvelar o núcleo da forma das relações socioeconômicas no sistema capitalista de exploração para acumulação de propriedade privada. Referido núcleo deriva nos sujeitos de direito, no Estado e nas demais instituições que derivam do modo de produção posto pela classe socioeconômica dominante que detém a propriedade privada dos meios de produção. Por meio do método materialismo histórico-dialética em Karl Marx e sob a ótica da interpretação filosófica e científica de Evguiéni Bronislavovitch Pachukanis e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 988