Results for 'Marcio Trevisol'

266 found
Order:
  1.  14
    El sujeto ético en la civilización tecnológica. La propuesta de Hans Jonas.Andrei Zanon & Marcio Trevisol - 2014 - Universitas Philosophica 31 (63).
    Las éticas tradicionales ya no bastan para satisfacer las demandas de los poderes que el ser humano posee mediante la técnica. El desarrollo de la tecnología ha despertado en la humanidad una serie de preocupaciones que demandan reflexiones éticas sobre lo que es realmente valioso: la vida. La humanidad necesita con urgencia sabiduría para emplear responsablemente el poder que viene de la técnica. Kant propone como base de la moralidad la autonomía de la voluntad libre. Con el fin de saber (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    A vontade de felicidade e a possibilidade da justiça para Walter Benjamin.Márcio Jarek - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Nosso objetivo é o de realizar uma interpretação para o enigmático “Fragmento teológico-político” (1920/21) à luz das noções de felicidade e de justiça contidas em diferentes escritos, igualmente fragmentários, elaborados por Walter Benjamin no contexto de seu plano de escrever uma obra sobre as relações entre política e vida.Nossa defesa é a de que o referido fragmento somente pode ser plenamente compreendido tendo em vista os estudos do pensador sobre o chamado “problema psicofísico” e, por sua vez, considerando as reflexões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Música como aia da vontade: ensaio sobre a leitura wagneriana de Schopenhauer.Márcio Benchimol Barros - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (125):179-193.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  44
    Música como aia da vontade: ensaio sobre a leitura wagneriana de Schopenhauer.Márcio Benchimol Barros - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (125):179-193.
  5. MUSIC AS A LADY OF WILL Essay on the Wagnerian reading of Schopenhauer.Marcio Benchimol Barros - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (125):179-193.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Tecnociência e política: Einstein, Bergson e o mundo visto da perspectiva de um raio de luz.Márcio Barreto & Pedro Ferreira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
    Desde o início da era moderna, tecnociência e política se tornaram cada vez mais indissociáveis, na mesma medida em que aumentou a nossa capacidade de manipular a matéria em um nível inacessível ao senso comum e, no limite, à própria imaginação humana. A experiência do tempo foi particularmente sensível a esse processo. Por um lado, foi dividida entre um tempo quantitativamente mensurável e um tempo qualitativo vivido . Por outro lado, este último foi crescentemente reduzido a um tempo psicológico e, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Filosofia e história: as tarefas do pensamento no século vinte.Marcio Tavares D' Amaral - 1982 - Rio de Janeiro-RJ: Tempo Brasileiro.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos.Marcio Tavares D' Amaral - 2017 - Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ.
    Os assassinos do sol é a transcrição de aulas ministradas em vários cursos ao longo de alguns anos de magistério na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro..."--Back flap of volume 4.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Leitura bioética de variações sociais da vigil'ncia em condomínios.Marcio Fabri dos Anjos & Rogerio Jolins Martins - 2017 - Horizonte 15 (47):887.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Janusz Korczak in Brazil.Marcio Kramer - 2001 - Dialogue and Universalism 11 (9-10):193-196.
  11.  8
    Sacrifício, rivalidade mimética e “bode expiatório” em R. Girard.Márcio Meruje & José Maria Silva Rosa - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):151-174.
    Tendo como ponto de partida a obra de René Girard, o presente artigo pretende apresentar a dimensão antropológica presente na obra deste autor, destacando a sua originalidade e novidade ao pensar o homem como animal socialmente desejante. A teoria mimética, como Girard a formula, pretende ser uma teoria que, colocando no centro da sua reflexão o desejo e a imitação, permita compreender como se estruturam as sociedades arcaicas e actuais, partindo de mecanismos marcadamente antropológicos, para afirmar que as sociedades se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  28
    Sobre a essência da justiça na filosofia de Platão.Marcio Renan Hamel - 2022 - Controvérsia 18 (1):110-121.
    A presente pesquisa apresenta uma investigação acerca do desenvolvimento da ideia de justiça de Platão em dois de seus diálogos: A República e As Leis. O texto aborda a essência da proposta de justiça em ambos os diálogos, considerando, também, o projeto político defendido por Platão, desde a cidade ideal da República até a cidade possível das Leis, ocorrendo a mesma situação com a ideia de justiça. Para analisar a referida temática, o caminho escolhido na presente pesquisa expõe duas seções, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    A dança na filosofia: uma análise a partir do pensamento de Nietzsche e da obra O lobo da estepe de Hermann Hesse.Márcio J. S. Lima - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):242-252.
    This article seeks to analyze how the phenomenon of dance presents itself in philosophy, especially from the reflections of the German philosopher F. Nietzsche. To enhance our hypotheses, we will resort to the literary work The Steppenwolf by the German writer Hermann Hesse. We know that dance as a metaphor for thought is presented both throughout Nietzsche's work and in the aforementioned book by Hermann Hesse. Therefore, our analysis seeks to demonstrate how dance involves a situation of surrender and acceptance (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  11
    Minimal change: Relevance and recovery revisited.Márcio M. Ribeiro, Renata Wassermann, Giorgos Flouris & Grigoris Antoniou - 2013 - Artificial Intelligence 201:59-80.
  15.  17
    Direitos culturais e toler'ncia: um diálogo entre Habermas e Forst como pressuposto para uma teoria da justiça.Marcio Renan Hamel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26419.
    Por meio de uma análise reconstrutiva da filosofia político-jurídica de Jürgen Habermas e de Rainer Forst, bem como com auxílio de literatura secundária, são analisados os conceitos de direitos culturais e tolerância. O objetivo da presente pesquisa é visualizar como Habermas e Forst desenvolvem os referidos conceitos. Para este fim, o artigo é dividido em duas seções, a partir de uma justificativa introdutória da investigação dos objetivos traçados. A primeira seção trata da questão que envolve os direitos culturais, seu significado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  61
    Filosofia do direito e teoria jurídica em Habermas: implicações reconstrutivas para uma teoria da sociedade.Marcio Renan Hamel & Gilvan Luiz Hansen - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):72-86.
    This text examines the distinction and relation between legal philosophy and legal theory in the book Law and Democracy by Jürgen Habermas. To that end, I seek at first to reflect on the concepts of law sociology and philosophy of justice from the dialogue that opposes Habermas to Dworkin and Rawls, on the philosophical basis of equality and distribution. Subsequently, we analyse the arguments about the social integrative function of law that Habermas develops from the works of Parsons and Weber, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Reificação: Uma categoria reformulada pela Teoria Crítica?Marcio Renan Hamel - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):40.
    A presente pesquisa analisa a reformulação da categoria da reificação pela teoria crítica. Basendo-se nas análises do filósofo alemão Axel Honneth e da filósofa norte-americana Nancy Fraser, defende-se a tese de que Honneth foi melhor sucedido na tarefa de atualização do conceito, enquanto que Fraser utiliza a ideia de reificação muito próxima a defendida por Honneth. O trabalho reconstrói, inicialmente, a percepção de reificação presente na filosofia de Georg Lukács. No segundo momento, investiga a proposta de reformulação operada por Honneth. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Aproximaçoes aos antecedentes onto-fenomenológicos da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas.Márcio Luis Costa & Wercy Rodrigues Costa Junior - 2010 - A Parte Rei 69:11.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Fenomenología y corporalidad en le ética de Emmanuel Lévinas: lectura de De l'existence à l'existant.Márcio Luis Costa - 1997 - Analogía Filosófica 11 (1):19-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    O desenvolvimento regional como eixo estruturante dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.Marcio Rogerio Olivato Pozzer & Roberta dos Reis Neuhold - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:41-82.
    Este artigo discute o projeto de desenvolvimento presente na constituição da política federalde educação profissional e tecnológica Brasileira inscrita na lei de criação dos InstitutosFederais de Educação, Ciência e Tecnologia. A hipótese central era a de que odesenvolvimento regional se tornou a coluna vertebral daquela política pública, que destacoua importância dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais no processo de expansão einteriorização da educação profissional. A partir de pesquisa documental sobre os processoslegislativos, o estudo mapeou a construção do projeto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa tradição, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  45
    A primeira teoria evolucionista de Wallace.Marcio Rodrigues Horta - 2003 - Scientiae Studia 1 (4):519-530.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  96
    O impacto do manuscrito de Wallace de 1858.Marcio Rodrigues Horta - 2003 - Scientiae Studia 1 (2):217-229.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    The impact of Wallace's manuscript of 1858.Marcio Rodrigues Horta - 2003 - Scientiae Studia 1 (2):217-229.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  26
    Wallace's first evolutionary theory.Marcio Rodrigues Horta - 2003 - Scientiae Studia 1 (4):519-530.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    A casca em si: Sobre a relação entre a filosofia da música de Schopenhauer e o pensamento musical rom'ntico.Márcio Benchimol Barros - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):30.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    A dor estética.Márcio Benchimol Barros - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e18.
    No capítulo sobre a música do primeiro volume de O mundo como Vontade e como representação afirma Schopenhauer que a música produz um efeito “…mais poderoso e penetrante que o das outras artes…” e ainda que esse efeito seria “…no todo semelhante ao das outras artes, apenas mais vigoroso, mais rápido, mais necessário e infalível”. Porém, a condição da experiência estética em geral, para Schopenhauer é, sabidamente, o aquietamento da Vontade. Cabe então perguntar como é possível que a música exerça (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    Classicismo e forma no pensamento estético de Schopenhauer.Márcio Benchimol Barros - 2014 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 5 (2):03.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    O “homem de Schopenhauer” e a filosofia: sobre a raiz schopenhaueriana da concepção de filosofia em Nietzsche.Márcio Benchimol Barros - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):53.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  52
    Por Que Revisitar o Debate entre Bergson e Einstein?1.Márcio Barreto - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):77-92.
    RESUMO: Bergson e Einstein participaram de uma conferência no Collège de France, em Paris, no mês de abril de 1922. Muitos desencontros entre o físico e o filósofo, no que diz respeito à questão do tempo, são já superados, se considerarmos a existência de processos dinâmicos instáveis, mas ainda permanece atual a questão da interioridade do tempo à ciência e, portanto, a possibilidade de retomada da complementaridade entre a ciência e a metafísica, proposta por Bergson, como necessária para a compreensão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    Awareness of papal statements and evolution acceptance among Brazilian catholic seminarians.Marcio Antonio Campos - 2021 - Zygon 56 (3):614-640.
    The current generation of Catholic seminarians is among the first ones to be trained to priesthood in a fully digital age, with unlimited access to sources for news, research, and controversies about science and religion, including the one opposing creationism and Darwinian evolution, despite favorable statements on evolution by twentieth and twenty-first century Popes. This article presents an online survey conducted in 2019 among 229 Brazilian seminarians; 48 percent of them espoused evolutionary views (below the average of Brazilians, and Brazilian (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  22
    Atenção e Cognição em Pedro de João Olivi.Marcio Paulo Cenci - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):933-955.
    Pedro de João Olivi sustenta que a atenção intencional tem de ser posta como a condição para o desempenho ativo do ato cognitivo perceptual. A intencionalidade é um componente natural da apreensão sensorial. Em Olivi, ela requer que a alma tenha uma natureza ativa, pois o desempenho intencional é precípuo à alma e é independente de elementos representacionais intermediários, como as species. Olivi não reduz o ato cognitivo ao modo de ação ativo ou passivo, mas adiciona a causa terminativa como (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Ensino Afetivo da Teologia e Empatia Em Edith Stein.Marcio Paulo Cenci & Lázaro Ilzo Daniel - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):1-11.
    O presente artigo trata do ensino afetivo da Teologia a partir da noção de empatia em Edith Stein. Tem por objetivo, a partir de revisão de literatura acerca do tema, propor pistas para um ensino afetivo da Teologia que leve em consideração a noção de empatia proposta pela filósofa e educadora. Levantou-se diferentes estudos referentes ao tema da empatia a partir de Stein, para explicar o conceito do ato de empatizar e relacioná-lo ao contexto do ensino, bem como estudos acerca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    Nietzsche e Villa-Lobos: da música dionisíaca à canção folclórica.Márcio José Silveira Lima - 2018 - Discurso 48 (2):155-175.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  8
    Relações e aproximações entre competência em informação e inclusão digital.Márcio Adriano Costa dos Santos, Guillermina de Melo Terra & Rosilene Agapito da Silva LLarena - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):200-211.
    Analisa as relações teóricas e empíricas entre os termos “Competência em Informação” e “Inclusão Digital”; “Competência Informacional” e “Inclusão Digital”; “Competência Crítica em Informação” e “Inclusão Digital”. De natureza básica, bibliográfica, documental, descritiva e análise de conteúdo. Para tanto, utiliza-se o método quali-quantitativo. Como resultado, afirma-se que, o principal desafio da CoInfo na conjuntura atual estar centrado nos processos de exclusão digital sistêmica em escala global, à medida que não há Sociedade da Informação sem consciência cidadã, bem como justiça epistêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Histórias das ciências e os “fundamentos históricos” da Psicologia.Marcio Luiz - 2018 - Temporalidades 10 (1):129-158.
    RESUMO: O presente texto põe algumas questões referentes à “história” dos fundamentos da Psicologia entre os séculos XIX e XX, mostrando como ocorrem ainda, em História da Psicologia, certos fatores controversos, muitos deles tributários de postulados filosóficos do século XIX, especialmente em torno do positivismo. O artigo concentra-se em mostrar, preliminarmente, de que forma a ruptura da Filosofia Natural e a ascensão da figura do “cientista” no século XIX ensejaram novos motivos de análise, dentre eles certo cientificismo que se impôs (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Pensar a Educação Nas Prisões: Uma Pergunta, Um Princípio, Uma Proposta E...?Marcio Nicodemos - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:23-35.
    O artigo apresenta um convite para se pensar a educação nas escolas nas prisões a partir de novos desafios e possibilidades. Em um primeiro momento chamado “Uma pergunta, um princípio, uma proposta...” busca apresentar caminhos possíveis de pensamento; em um segundo momento chamado “O que é aquilo que os alunos prisioneiros esperam de nós professores?” busca pensar a pergunta e seus desafios; em um terceiro momento chamado “A emancipação intelectual dos alunos prisioneiros é obra dos próprios alunos prisioneiros?” busca pensar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Nicolau Sevcenko, Historiador da Cultura, Comentador de Wittgenstein?Márcio Santos de Santana - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Comentário a “Sobre a filosofia como investigação de questões existenciais”.Marcio Francisco Teixeira de Oliveira - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240036.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Estudo bibliométrico e epistemológico das teses de doutorado do PPGE-UFSCar.Marcio Coelho & Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi - 2014 - Filosofia E Educação 6 (2):146-187.
    Considerando as mudanças que ocorreram no contexto histórico-social e também na pesquisa em Educação no Brasil a partir da década de 1990, este estudo analisou a produção científica do PPGE-UFSCar, tendo como objeto 55 teses defendidas na Área de Fundamentos da Educação, entre 1993 e 2007, submetidas à análise bibliométrica e epistemológica, objetivando determinar qual o paradigma foi predominante no período. O resultado revelou que o Marxismo foi utilizado em mais de 60% das pesquisas; e também identificou a presença de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  21
    Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, Foucault (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, Foucault (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  23
    Platão contra um certo platonismo: a crítica da hipótese das Ideias no "Parmênides".Marcio Soares - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):70.
    Apresento nesse texto uma leitura da primeira parte do diálogo Parmênides. Meu objetivo é demonstrar a possibilidade de que as críticas objetadas pelo velho Parmênides à hipótese platônica das Ideias, exposta e defendida pelo jovem Sócrates, não são letais à mesma hipótese, uma vez que estão assentadas em dois pressupostos que a ela são alheios e desnecessários. Primeiro, a pressuposição de Parmênides de que a “distinção” entre Ideias e coisas delas participantes seja equivalente a total “separação” entre ambas. Segundo, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Etat et culture au brésil.Marcio Souza - 2004 - Iris 27:263-273.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    The constitution of judgments in Husserl’s phenomenology.Márcio Jungl - 2015 - Discusiones Filosóficas 16 (27):31-47.
    This article intends to research the passive/ active process of constitution in a way that shows the essential structures of passivity in consciousness (static phenomenology) and the active constitution through Ego’s acts (genetic phenomenology). However, as Husserl intends, according to Anthony Steinbock, this analysis will conduct to leading clues of constitution of meaning in a generative perspective, mainly in his future works. Although one is conscious of this static/genetic/generative phenomenology, I shall mainly concentrate on whether a true judgment is possible. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  9
    Apresentação do Dossiê Fenomenologia e Educação.Márcio Danelon & Romana Valente Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):483-487.
    A fenomenologia nasceu como teoria do conhecimento. Kant, antes mesmo de Husserl, foi o primeiro a encampar o uso do termo “fenômeno” em suas investigações acerca dos limites e possibilidades do conhecimento. Das reflexões kantianas acerca do dualismo entre fenômeno e noumenon, nasceu sua teoria do conhecimento, posteriormente classificada de criticismo. Assim, é no campo da gnosiologia que o termo fenômeno debuta na cena filosófica. A apropriação do termo fenômeno por Husserl se deu em seu profícuo projeto filosófico de resolução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado.Márcio Danelon - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):509-553.
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Machines de travail: Constituent power and the order of labor in Sieyes's thought.Marcio Pereira - 2018 - Constellations 25 (4):669-679.
  50.  18
    Politizando o cotidiano: repressão aos alemães em Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial.Márcio José Pereira - 2010 - Dialogos 14 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 266