Results for 'Forma proposição'

1000+ found
Order:
  1.  14
    A Derradeira Proposição da Ética.Paulo Vieira Neto - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:235-258.
    A última proposição da Ética exige, para sua compreensão, a anamnese de todas as partes anteriores da Ética, de uma forma tal que o leitor possa compreender a convergência entre os conceitos de ação, de felicidade e de virtude. Para tanto é necessária uma análise pontual da Proposição 42 da Quinta Parte da Ética e de seu corolário, especificando a diferença entre o sábio e o ignorante a partir do _conatus_ e do poder de ação inerente a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A composição real da proposição mental ockhamiana.Ernesto Perini-Santos - 2005 - Analytica. Revista de Filosofia 9 (1):67-92.
    A linguagem mental explica o caráter significativo das linguagens falada e escrita: seus elementos e estrutura são identificados através de critérios teóricos que servem a este fim. Estes critérios parecem manter uma certa indeterminação em relação aos elementos e estruturas da linguagem mental, se se espera que eles decidam entre diferentes formas de apresentação possíveis. Esta expectativa, contudo, não é razoável dentro da filosofia ockhamiana. A teoria da linguagem mental pode desempenhar os papéis teóricos a ela destinados sem determinar a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Violência escolar.Formas Contemporâneas & Com A. Depredação de Negociação - 1999 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 1 (2):15.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Časoprostor v politice: některé problémy fyzikalismu.Miloslav Formánek - 1976 - [Praha]: Ústav pro filosofii a sociologii ČSAV.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Filosofie politikářství Karla Kosíka: příspěvek k analýze sporů o filosofii.Miloslav Formánek - 1971 - [Praha]: Ústav pro filosofii a sociologii ČSAV.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Prekių susiejimas kaip piktnaudžiavimo.Dominuojančia Padėtimi Forma - 2010 - Jurisprudencija: Mokslo darbu žurnalas 120 (2):305-323.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Politická vyústění soudobého neobiologismu.Miloslav Formánek - 1976 - [Praha]: Ústav pro filosofii a sociologii ČSAV.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Jakub szymanik.Problemy Z. Formą Logiczną - 2004 - Studia Semiotyczne 25:187.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    This is How Things Are.Paulo Estrella Faria - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (2):111-124.
    Proponho uma interpretação das observações de Wittgenstein nas Investigações Filosóficas (§§ 134-6) sobre a doutrina da ‘forma proposicional geral’ exposta no Tractatus. Contra a leitura predominante, sustento que essas passagens contêm uma defesa, ao invés de uma rejeição sumária, do que eu alego ser o núcleo daquela doutrina. Recorro ao comentário de A. N. Prior ao § 134 das Investigações para salientar a estrutura anafórica do exemplo que dá Wittgenstein do uso, na linguagem ordinária, de uma variável proposicional. Encerro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Do comum à comunidade: A Vida em sociedade na ética IV.Ricardo Polidoro Mendes - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:317-338.
    No escólio da proposição IV18, ao falar rapidamente das soluções contra a impotência e inconstância humanas, Espinosa afirma a utilidade mútua entre dois homens no favorecimento de suas potências de agir como uma das soluções à servidão. Esse favorecimento é permitido pelas muitas coisas que os homens possuem em comum entre si, que, por sua vez, podem possibilitar tanto as relações de aumento de potência, na medida em que os homens conduzem-se pela razão, quanto as de diminuição, nas quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    La violencia ejercida sobre el ingenio de los indígenas: una lectura desde Spinoza.Luciano Espinosa Rubio & Flávia Roberta Busarello - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:153-176.
    Spinoza afirma na proposição 31 da Ética III que por natureza todos os sujeitos desejam que os demais vivam conforme seu ingenium. A partir dessa proposição o presente artigo procura refletir sobre os povos indígenas que vivem em contexto urbano na cidade de Blumenau/Santa Catarina. Para a análise, são utilizas as impressões de uma pesquisa ação--participante realizada com mulheres indígenas que migraram para a cidade há mais de cinco anos. No texto é observado que a legislação do Estatuto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. On a pragmatic theory of meaning and knowledge.Risto Hilpinen - 2004 - Cognitio 5 (2):150.
    : According to C. S. Peirce, there are two ways of explaining what a sign means, namely, a definition and a precept. A precept tells the interpreters of a sign what the sign means by prescribing what they have to do in order to find or become acquainted with an object of the sign. A precept for a concept specifies how an interpreter can determine whether the concept is applicable to a given situation or object.Peirce accepted the scholastic definition of (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  13.  22
    Logical forms and logical form: response to John Corcoran.O. Chateaubriand - 2008 - Manuscrito 31 (1):267-277.
    In his paper John Corcoran examines in detail many issues relating to logical form, and raises some questions about my formulations. In my response I emphasize two main distinctions that may clear up some of the issues. One is the distinction between logical forms, in the sense of logical properties of an abstract character, and logical form, in the sense in which we speak of the logical form of a sentence, or of a proposition. Another is the distinction, emphasized by (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    O Sistema Técnico-Democrático/The technical-democratic system.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):26-40.
    Possuímos sentimentos divergentes com relação a aspectos do presente: somos otimistas com relação à expansão da democracia e cautelosos com relação à aplicação intensa da técnica. Indago se é possível manter esses dois sentimentos divergentes a partir de uma análise da situação cultural que produziu as noções atuais de natureza e sujeito – os respectivos fundamentos da técnica e da democracia contemporâneas. Constato que o sistema técnico-democrático, do qual essas noções emergiram, impõe uma conexão específica entre a natureza e o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    O Processo Psicoterápico À Luz Do Pensamento de Jean-Paul Sartre.Marivania Cristina Bocca, Queli Cristina Peccini Grelak & Zuleica Pretto - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):35-50.
    Objetivamos, com o artigo proposto, apresentar os principais elementos que fundamentam a proposição metodológica do processo psicoterápico inspirado nos pressupostos filosóficos e psicológicos do filósofo francês Jean-Paul Sartre. A análise, que é descritiva e compreensiva, terá como pano de fundo a biografia de um personagem criado pelas autoras cujo projeto de ser está inviabilizado pelo seu saber de ser/cogito - o fracassado. A descrição do movimento existencial do personagem/analisando promove reflexões acerca de suas escolhas singulares e familiares e de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  31
    Contextualism and the role of contextual frames.Anne Bezuidenhout - 2009 - Manuscrito 32 (1):59-84.
    Some part of the debate between minimalists and contextualists can be construed as merely terminological and can be resolved by agreeing to a certain division of labor. Minimalist claims are to be understood as claims about what is needed for adequate formal compositional semantic models of language understood in abstraction from real conversational contexts. Contextualist claims are ones about how language users produce and understand utterances by manipulating features of the psychological and discourse contexts of the conversational participants in real (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  22
    Linguagem e pensamento na filosofia grega clássica.José Santos - 2006 - Manuscrito 29 (2):525-550.
    O meu objectivo é apontar as mais relevantes contribuições da Filosofia Grega Clássica para o estudo das relações entre Linguagem e Pensamento. Vejo-as expressas na contínua tarefa de inovação concep-tual que acompanha a tradição grega clássica, desde as suas origens. Co-meço pela concepção de Ser, desenvolvida no Poema de Parménides, mostrando como corresponde à execução de um programa de investiga-ção do real, concebida a partir da evidência proporcionada pela lingua-gem e pensamento. Particular atenção é conferida à emergência da con-cepção de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    O enunciado como categoria de análise na produção do(s) discurso(s) em Foucault.Dirceu Arno Krüger Junior - 2022 - Griot 22 (3):255-264.
    O presente trabalho tem por objetivo debater a ideia de que o enunciado pode vir a ser uma provável categoria de análise, na tentativa de pensar o(s) discurso(s), do mesmo modo que sua geração, na moldura teórica proposta por Michel Foucault (1926-1984). O filósofo francês desenvolveu o enunciado como uma categoria de análise, em obras como As Palavras e As Coisas (1966) e a A Arqueologia do Saber (1969), em um enquadramento capaz de permitir uma determinada autonomia à formulação de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    A pobreza a partir da perspectiva utilitarista de Singer e da ética kantiana em O’Neill | Poverty from Singer's utilitarian perspective and O'Neill’s Kantian ethics.Milene Tonetto & Sandra Eloisa Pisa Bazzanella - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O presente artigo analisa as concepções desenvolvidas por Peter Singer e Onora O’Neill sobre o alívio da pobreza. Para atingir esse objetivo, são apresentadas possíveis formas de entender a pobreza, seguidas de uma comparação das visões dos autores. As proposições de Singer são examinadas à luz do utilitarismo de preferências, visando compreender o desenvolvimento da teoria do autor até a elaboração do altruísmo eficaz. A revisão da teoria de O’Neill, por sua vez, é feita a partir da ética kantiana, tradição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    About terms, propositions and arguments.Jorge de Barros Pires & Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):47-66.
    RESUMO: O Pragmatismo, como proposto por Charles S. Peirce, deve ser considerado um método para a produção teórica de pensamento que visa à construção de conceitos, a qual assume a forma de uma máxima lógica orientadora da conduta científica. Se um conceito é uma relação sígnica e a sua compreensão, um processo sígnico, encontramos na semiótica peirceana uma estratégia para discriminar as etapas da compreensão conceitual e avaliar os significados de termos e conceitos abstratos. Assim, o objetivo deste trabalho (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    A morte como transformação: Uma aproximação entre Dom Quixote e a Ética de Espinosa.Giselle Cristina Gonçalves Migliari - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:155.
    Miguel de Cervantes, no último capítulo de sua obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, retrata o falecimento de seu protagonista, decorrente de uma profunda tristeza. O cavaleiro, depois de vencido, sente-se obrigado a retornar ao seu povoado e a renunciar à cavalaria andante, o que lhe causa a transformação de sua realidade e de seu estado mental - da loucura à cordura -, além do seu direcionamento à morte. Assim como faz Cervantes no início do século XVII, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Educação e emancipação na teoria crítica da sociedade de Theodor W. Adorno.Cleidson de Jesus Rocha - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):194-217.
    Este artigo apresenta a contribuição de Theodor W. Adorno para a configuração de uma educação capaz de enfrentar os irracionalismos contemporâneos, por meio de uma retomada da definição da dialética como crítica do pensamento filosófico. Este tem, modernamente, se limitado a enlevar a racionalidade à máxima potência, sem se debruçar sobre os efeitos de suas promessas não cumpridas. A obra de Adorno é reconhecida por uma propugnação segundo a qual cabe à filosofia a tarefa da reflexão crítica e do esclarecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância.Fabiane Sarmento Oliveira Fruet & Fabio da Purificação de Bastos - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):81-98.
    Com este artigo, pretendeu-se problematizar a integração da hipermídia educacional, nas Atividades de Estudo a Distância (AEDs), como possibilidade de potencializar a interação mediada por computador. Dessa forma, foram apresentadas algumas estratégias que embasaram o planejamento, a organização e a implementação de uma AED mediada pelo Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). Assim, observou-se que é essencial que as AEDs sejam planejadas e organizadas didaticamente pelo professor, que define quais propósitos pretende alcançar no contexto de ensino e aprendizagem mediado (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Linguagem e Ética: juízos éticos eo sentido do mundo sub specie aeterni.Gabriel Cardoso Galli - 2011 - Revista Inquietude 2 (2):72-93.
    Busca-se neste artigo apresentar, ainda que de forma panorâmica, algumas inferências sobre o estatuto da Ética no primeiro Wittgenstein, a partir da noção de análise completa da proposição e com base na teoria pictórica exposta no Tractatus. Tais inferências terão como plano de fundo a exposição que Wittgenstein faz em sua Conferência sobre a Ética, de 1929, onde o filósofo parece sustentar uma relação intrínseca entre juízos de valor ético e a perspectiva da primeira pessoa.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Autonomia e educação: reflexões e tensões para a formação humana // Autonomy and education: reflections and tensions in ways for human training.Rafael Bianchi Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):38-50.
    800x600 O objetivo deste trabalho é debater a questão da autonomia e sua relação com a formação humana a partir de dois momentos: primeiro, com o conceito de homem proposto pelas filosofias grega e iluminista e, segundo, os valores difundidos na sociedade contemporânea. Observa-se que mesmo em diferentes momentos históricos, há forte presença do ideal de autonomia e liberdade presente nos projetos educativos. Assim, ao discorrer sobre nosso momento atual e o modo de vida nele difundido, o trabalho analisa os (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Interpretação Musical - Uma Leitura Hermenêutica.Luciano Cesar de Morais E. Silva - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):172.
    Este artigo busca um diálogo entre a filosofia e a música, esta tratada mais como área do conhecimento do que como fenômeno estético ou social. Procurando uma superação da classificação de Boécio, que colocava o teórico como o terceiro e mais elevado tipo de músico – acima do instrumentista e do poeta –, notamos que a hermenêutica gadameriana impõe uma reunião do aspecto prático e teórico no âmbito da interpretação que acredito oferecer fundamento para uma epistemologia da interpretação musical. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Crença verdadeira mais informação adequada: Fortalecendo a visão de Foley.Tiegue Vieira Rodrigues - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs (nº 3):548-565.
    Resumo: No livro When is Knowledge True Belief? (2012), Richard Foley apresenta uma teoria do conhecimento bastante simples e original, que pretende desbancar as rivais e reorientar a teoria do conhecimento: um sujeito S sabe alguma proposição p se e somente se S verdadeiramente crê que p e não lhe falta nenhuma informação importante. Michael Hannon, em seu artigo “Is Knowledge True Belief Plus Adequate Information?” (2013), faz uma objeção à visão de Foley, acusando-o de oferecer um argumento circular (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  21
    A Relação entre Arte e Sociedade à Luz do Conceito de Autonomia Estética de Adorno.Sinésio Ferraz Bueno & Karina Constancio Sanitá - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):155-172.
    RESUMO: Sob a ótica do conceito adorniano de autonomia estética, analisamos aqui de qual forma se dá a relação entre sociedade e arte, passando por discussões quanto à separação entre teoria e práxis, quanto à lógica interna da obra de arte, quanto ao poder de integração da indústria cultural, em relação às obras de arte, e quanto à impossibilidade de controlar os seus efeitos sociais, seja ela autônoma, seja engajada. Trata-se, ainda, de demonstrar o caráter ilusório da proposição (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Movimentos sociais E cidadania no brasil hoje.Emil A. Sobottka - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):193-203.
    O texto parte da pergunta sobre como enfocar a problemática da cidadania e sua relação com a atuação dos movimentos sociais nas sociedades atuais. Frente à diversidade de definições de cidadania e a pluralidade morfológica dos movimentos, a proposição é mudar o enfoque, centrando-o em modelos de análise global da sociedade, no marco de propostas contratualistas. Reformas recentes no Brasil, com a descentralização ainda em curso, oferecem a oportunidade de visualizar o enfoque e mostrar por que ONGs e novas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Elucidação, Ostensão, Acquaintance: como Ler o Aforismo 3.263 do Tractatus.João Lucas Pinto - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (2):164-178.
    O aforismo 3.263 do Tractatus de Wittgenstein parece enunciar um paradoxo: para elucidar o significado de um nome, pode-se recorrer a uma proposição que inclua este nome; mas uma tal proposição só será compreendida se já for conhecido o significado daquele nome. Neste artigo, pretendemos cumprir duas tarefas: (1) avaliar criticamente duas interpretações daquele aforismo (as de Hacker e Ishiguro), levando em consideração os eventuais papéis cumpridos na elucidação de um nome pela ostensão e pelo conhecimento sensível (acquaintance) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. The principle of wholistic reference/o princípio da referência universalista.John Corcoran - 2007 - Manuscrito 30 (2):493-505.
    In its strongest, unqualified form the principle of wholistic reference is that each and every proposition refers to the whole universe of discourse as such, regardless how limited the referents of its non-logical or content terms. Even though Boole changed from a monistic fixed-universe framework in his earlier works of 1847 and 1848 to a pluralistic multiple-universe framework in his mature treatise of 1854, he never wavered in his frank avowal of the principle of wholistic reference, possibly in a slightly (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância.Fábio da Purificação de Bastos & Fabiane Sarmento Oliveira Fruet - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    Com este artigo, pretendeu-se problematizar a integração da hipermídia educacional, nas Atividades de Estudo a Distância (AEDs), como possibilidade de potencializar a interação mediada por computador. Dessa forma, foram apresentadas algumas estratégias que embasaram o planejamento, a organização e a implementação de uma AED mediada pelo Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). Assim, observou-se que é essencial que as AEDs sejam planejadas e organizadas didaticamente pelo professor, que define quais propósitos pretende alcançar no contexto de ensino e aprendizagem mediado (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  17
    O conceito de verdade pragmática em uma perspectiva lógico-formal.Edélcio Gonçalves de Souza - 2000 - Cognitio 1:138-144.
    Resumo: Examinar-se á o conceito de verdade pragmática em uma perspectiva que poderia ser denominada de pragmática. Assim, pretende-se apresentar, de um ponto de vista lógico-formal, a idéia de verdade pragmática num sentido de que uma proposição é pragmaticamente verdadeira se e somente se, em determinado contexto, tudo se passa como se ela fosse verdadeira do ponto de vista correspondencial. Ora, A. Tarski, em 1933, ao examinar o conceito de verdade nas linguagens formalizadas forneceu uma definição precisa de verdade (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  9
    Russell e a análise proposicional.Murilo Garcia de Matos Amaral - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):258-280.
    O presente artigo explica o que é e como funciona o método de análise lógica de Russell no contexto do atomismo lógico, apontando os objetivos e preceitos que ele leva em conta quando se propõe a fazer análises proposicionais. Após explorar o desenvolvimento geral da análise em sua obra, examinamos dois exemplos de análise proposicional: o de proposições relacionais e o de proposições que contêm descrições. Nos dois casos, notamos que Russell busca romper com uma lógica restrita à forma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  27
    Adorno's essay and the social production of form.Iná Camargo Costa - 1987 - Trans/Form/Ação 9:41-49.
    In order to discuss essay as a form in its relationship to philosophy, we take Adorno's text, "Essay as form", to investigate this formal choice of Frankfurt School. Once we find Adorno's proposition about the object of essay as a detained conflict, we try to suggest some of the social motivations to this choice.Com o objetivo de participar num debate em torno da forma ensaio em sua relação com a filosofia, discutimos essa opção formal da Escola de Frankfurt a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Filosofia No Brasil: Considerações Acerca Dos Perfis Iniciais de Um Acontecimento.Roberto de Almeida Pereira de Barros - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):16.
    A chegada e o estabelecimento da reflexão filosófica europeia no Brasil são indissociáveis do aristotelismo português trazido pelos jesuítas desde sua chegada ao então território colonial em 1549. A compreensão de determinados aspectos relacionados a este acontecimento não deve implicar na proposição de um fator determinista para a interpretação do modo como a filosofia é multiplamente tratada e pesquisada no país, mas certamente consiste em um fator imprescindível para a sua consideração. A argumentação a seguir visa indicar alguns aspectos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    Pragmatismo Americano: O Direito de Crer diante da Morte de Deus (American Pragmatism: The Right to Believe ahead the Death of Good) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p104. [REVIEW]Rafael da Silva Mattos - 2010 - Horizonte 8 (18):104-126.
    Pragmatismo é um movimento filosófico que inclui aqueles que afirmam que uma proposição é verdadeira se funciona de forma satisfatória, que o significado de uma proposição pode ser encontrado nas conseqüências práticas de aceitá-la, e que as idéias pouco práticas devem ser rejeitadas. O Pragmatismo começou no final do século XIX, com Charles Sanders Peirce (Como tornar nossas idéias mais claras, Fixação da Crença) e foi desenvolvido na obra de William James (Peirce e James eram membros do (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Os elementos masculino puro e feminino puro na clínica: a história de Vítor.Cecilia Luiza Montag Hirchzon, Maria Cecilia Schiller Sampaio Fonseca & Maria Lúcia de Toledo Moraes Amiralian - 2003 - Human Nature 5 (2):443-457.
    O propósito deste artigo é discutir os elementos masculino puro e feminino puro descritos por Winnicott como formas de "relações de objeto". Eles são elementos básicos para o "ser" e o "fazer", e uma condição primária para a vida criativa, considerada pelo autor como uma proposição associada à saúde. Em seu ponto de vista, a criatividade primária representa uma atitude em direção à realidade externa que resulta em ser e sentir-se vivo, em sentir que a vida vale a pena. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    La materialidad de la forma fílmica: crítica de la (sin)razón posestructuralista.Imanol Zumalde Arregi - 2006 - [Bilbao]: Universidad del País Vasco , Servicio Editorial.
    #################################################################################################### #################################################################################################### #######################################################.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Forma e figura: una riflessione sul problema della rappresentazione tra Ernst Cassirer e Paul Klee.Carmen Metta - 2009 - Macerata: Quodlibet.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  43
    Por que construir uma proposição com coisas? As razões de Gualter Burleigh em 1301.Ernesto Perini-Santos - 2010 - Discurso 40 (40):123-144.
    Por que construir uma proposição com coisas? As razões de Gualter Burleigh em 1301.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    FORMAS DE INFINITISMO PARA O REGRESSO.Samuel Basso Cibils (ed.) - 2023 - Porto Alegre: Editora Fundação Fênix.
    The essay aims to discuss a global skepticism about epistemic justification called Agrippa's Trilemma. Based on its exposition, the article will deal with the infinitist alternative of justification, traditional foundationalism and the hypothesis of the infallibility of introspection. It concludes that introspection beliefs are not verifiable propositional attitudes, representing an advantage to the infinitist theory. Keywords: Skepticism; Infinitism; Agrippa’s Trilemma; Epistemic Justification.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  43.  20
    Formas de representación de la violencia en El vuelo del tigre y Libro de navíos y borrascas de Daniel Moyano.Lorena Aimar - 2006 - Astrolabio: Nueva Época 3.
    Formas de representación de la violencia en El vuelo del tigre y Libro de navíos y borrascas de Daniel Moyano.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Forma, Matéria e Definição na Metafísica de Aristóteles.Marco Zingano - 2003 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 13 (2).
    Este texto examina as funções de forma e matéria na definição das substâncias sensíveis com vistas à constituição de uma doutrina geral da substância que possa incluir certas substâncias de outra natureza. Em especial, mostra-se que a investigação sobre a substância deve partir do exame das substâncias sensíveis, aceitas por todos, mas não pode ficar restrita às suas condições de existência; em algum sentido, a transcendência das substâncias não sensíveis deve ser preparada pelo estatuto especial de que goza a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  45.  12
    Forma ε individuación: Slmondon Y la gestaltpsychologie.Juan Manuel Heredia - 2018 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 29:366-399.
    RESUMEN Este artículo analiza la operación reflexiva que Gilbert Simondon efectúa sobre la Gestaltpsychologie, buscando aportar elementos relevantes para pensar las premisas sobre las cuales el autor erige su teoría de la individuación, así como el sentido histórico-conceptual de esta última en un contexto dominado por esquemas formales sincrónicos. Para ello, y teniendo como eje la tensión entre forma e individuación, presenta un esquema general de lectura para abordar la relación de Simondon con la Gestaltpsychologie, desprendiendo de allí tres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    La forma sonata, Beethoven y el Romanticismo: una aproximación desde la Teoría de Estratos de Nicolai Hartmann.Diego Ángel Valbuena Martón - 2022 - Eikasia Revista de Filosofía 98:275-303.
    La forma sonata es una de las estructuras musicales más empleadas desde el siglo XVIII, tanto en obras para instrumento solista como en música de cámara, sinfónica e incluso en ópera. La disposición formal de este tipo de construcciones se basa en las relaciones establecidas entre las sensaciones sonoras de reposo, inestabi-lidad y tensión, generadas inicialmente en el discurso armónico. Sin embargo, estas relaciones se pueden situar también en los niveles melódico, rítmico y tímbrico. En este documento se presenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  6
    Uma forma de formação: Médicos na escola profissional.Maria Stephanou - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):291-306.
    O estudo examina um dos modos de realização da formação sanitária empreendida por médicos gaúchos junto a uma escola técnico profissional para trabalhadores, nas primeiras décadas deste século, no Rio Grande do Sul. Busca-se demonstrar que as ações e estratégias desencadeadas pelos médicos conferiram uma forma, uma identidade ao processo de formação, forma essa associada à constituição de sujeitos com consciência sanitária e comportamento higiênico. A investigação volta-se para a extensa rede de saberes e poderes que elegeu a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  11
    Pentingnya Forma Substansial Dalam Memahami Esensi Kehidupan.Effendi Kusuma Sunur - 2017 - Diskursus - Jurnal Filsafat dan Teologi STF Driyarkara 16 (1):23.
    What is life? What does it mean when we say that something is alive? What makes something alive? Biology answers the questions with a lot of answers but the answers to the question “what is life?” always have its limitation because its status as an empirical science which starts from the diversity of living things on the Earth. In other words, the answers are not sufficient although they are necessary for us to know what life is. Biology needs a metaphysical (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Forma, función y arquitectura biológica.Giorgio Airoldi & Cristian Saborido - 2022 - Cuadernos Filosóficos / Segunda Época 19.
    Los conceptos de evolución y cambio evolutivo son a la vez laxos y polisémicos: se aplican a fenómenos muy diferentes y no siempre se definen con precisión. La aplicación extendida del paradigma neo-darwinista clásico, además, suele imponer un esquema adaptacionista al análisis de los hechos evolutivos, en el cual las funciones juegan un papel lógicamente anterior a los rasgos y sus formas. En este artículo proponemos, como etapa previa a la formulación de hipótesis sobre las causas del cambio, un modelo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  30
    A Forma da Cama na República de Platão.Luca Pitteloud - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 14:51-58.
    A principal tese que pretendo defender aqui é que, apesar de a Forma da Cama, na discussão da República, ser considerada inteligível, não é intenção de Platão incluir Formas de objetos artificiais em sua hipótese metafísica. A consideração do contexto permite entender por que a Forma da Cama é necessária para a argumentação do livro X, ainda que, como tal, não se deva assumir como parte da família das Formas. Em vez disso, sugiro que a crítica das artes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000