Results for 'Fim Último Natural'

999 found
Order:
  1.  4
    Os Seis Tipos de Bens No Tratado da Felicidade de Tomás de Aquino.André Ricardo Randazzo Gomes - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):25-41.
    O Tratado da Felicidade (ou Tratado da Bem-Aventurança), escrito por Tomás de Aquino como parte de sua Suma de Teologia, procura determinar qual é o fim último da vida humana, ou seja, o bem supremo da vida humana, e quais são os outros bens que não podem ser isso de nenhum modo. Tomás mostra conhecer uma divisão tríplice dos bens do homem, que inclui os bens exteriores, os bens do corpo e os bens da alma. A estes Tomás acrescenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    Ética, Moral e Direito: Os Fundamentos da Ação Humana e o Bem Comum Como Garantia Do Florescimento Humano.Guilherme Dorneles da Silva - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):1-24.
    O trabalho que se segue tem como objetivo principal abordar o conceito de bem comum de John Finnis, apresentando-o como um requisito prático-razoável e uma garantia material para a realização do florescimento humano. A fim de alcançar tal propósito, é necessário percorrer o caminho epistemológico que o autor traçou, analisando alguns dos seus conceitos fundamentais, para então chegar na sua noção de bem comum como uma comunidade política perfeita. Desse modo, inicia-se a pesquisa estudando o processo de entendimento dos princípios (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Beatitudo et religio: Tomás de Aquino e o fim último do ser humano.Luís Carlos Silva de Sousa - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):80-98.
    Resumo: O objetivo do texto consiste em propor uma perspectiva hermenêutica acerca da relação entre as noções de beatitudo e religio na Summa theologiae de Tomás de Aquino. A religião não é considerada por Tomás como virtude teologal, mas sim como virtude moral. Por outro lado, argumenta-se que as contribuições neoplatônicas de Dionísio e Agostinho são fundamentais no sentido de articular a busca da perfecta beatitudo do ser humano na visão da essência de Deus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    James Scott e a origem agrária do estado: um rousseauismo inconfesso.Mauro Dela Bandera - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):207-230.
    Resumo: A narrativa de Rousseau sobre a origem do Estado foi retomada nos últimos séculos por diversas tradições, fazendo-se notar no seio do iluminismo escocês e nos trabalhos de Engels. James Scott, em seu recente livro Contra o grão, de 2017, ecoa algumas teses de Rousseau. Dentre tantos pontos de convergência, três se destacam e serão analisados no decorrer deste artigo: i) de um lado, a variedade dos modos de ser e de se relacionar com a natureza dos povos sem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  5
    Problemáticas Filosófico-Educacionais e Políticas em Torno do Testamento Vital.Laura Santos - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (3):631 - 648.
    Enquadrar de um modo filosófico, educacional e político a questão do "Testamento Vital" (ou "Diretivas Antecipadas de Tratamento") pressupõe não haver dúvidas sobre o seu conteúdo. Por isso, este artigo pretende, numa primeira parte, e atendendo às dúvidas existentes em Portugal, explicitar de que falamos quando falamos de "Testamento Vital". Só então seräo abordadas temáticas mais complexas que nos alertam para o facto de o "Testamento Vital" não ser um mero instrumento de regulação de vontades em relação ao fim de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    Instintos, generatividad y tensión en la fenomenología de Husserl.Roberto J. Walton - 2002 - Human Nature 4 (2):253-292.
    O "Plano para o `Sistema de filosofia fenomenológica' de Edmund Husserl" inclui uma fenomenologia da proto-intencionalidade que, ao mesmo tempo, compreende os proto-impulsos, o inconsciente e a associação como temas de uma fenomenologia progressiva. Enquanto a fenomenologia regressiva parte do dado com o fim de realizar uma análise desconstrutiva, este tipo alternativo de fenomenologia implica uma análise construtiva em relação com o que não é dado na intuição. O artigo procura desenvolver essas questões em quatro passos, seguindo um fio condutor (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  15
    Ambientes e territórios: uma introdução à ecologia política.Marcelo J. L. Souza - 2019 - Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.
    O livro almeja ser representativo nos principais debates contemporâneos, oferecendo uma visão panorâmica sobre o campo na atualidade e permitindo-se aprofundar em algumas discussões selecionadas.O ambiente não pode ser reduzido ao “meio ambiente”, à natureza não humana. Ele não é meramente algo que “nos envolve”, um envoltório: o ambiente somos também nós, seres humanos, histórica e culturalmente situados. Quanto aos territórios, eles se estabelecem em íntima conexão com os ambientes em suas dimensões paisagística e material, quer sejam os processos geoecológicos, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Versos do fim de uma era: um poema do último dos neoplatônicos.Bernardo C. D. A. Vasconcelos - 2018 - Metagraphias 2 (3):43-54.
    O artigo oferece uma breve exposição da biografia e do contexto histórico do filósofo neoplatônico Damáscio (c. 458 - c. 538) para, na sequência, apresentar a tradução de um dos seus poemas líricos do período final de sua vida. O procedimento adotado justifica-se pelo caráter lutuoso e decididamente pessoal dos versos, nos quais Damáscio lamenta consigo próprio as perdas sofridas no decorrer de sua longa e fascinante vida. Como veremos, tais perdas estão, em verdade, diretamente ligadas ao colapso do mundo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Temas de Derecho Natural existencialista en los últimos 20 años.Luis Recaséns-Siches - 1967 - Dianoia 13:149-164.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    O fim da espera sem fim: o teatro de Beckett.Marcela Oliveira - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Este artigo investiga como, na trilogia teatral do pós-guerra Esperando Godot, Fim de partida e Dias felizes, Samuel Beckett apresenta uma espera sem fim, em dois sentidos. Primeiro, quanto ao conteúdo: é uma espera que não possui finalidade exterior às obras, como um significado total que possa ser depreendido e servir à nossa instrução moral ou cognitiva. Segundo, quanto à forma: a espera não termina, é sem fim, como um objetivo último a ser almejado pelos personagens no interior das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. El naturalismo trascendental del último Wittgenstein.VÍctor Krebs & João Victor Victor - 1996 - Ideas Y Valores 45:61-75.
    El Naturalismo Trascendental del Ultimo Wittgenstein The present article considers an internal tension in Wittgenstein's late philosophy. In what I call his 'naturalism', Wittgenstein circumscribes philosophical reflection to natural objects, to «making natural history». In his 'transcendentalism' he focuses on the «possibility of phenomena» and distinguishes philosophical method from the method of the natural sciences. I show that his 'transcendentalism' is present in his discussion of rules and prívate language, arguing for an interpretation in terms of a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  15
    EN What is a Natural Conception of the World?, H. Philipse (2001) dedica el segundo apartado a la contraposición natural versus naturalista. Philipse no res-ponde a la pregunta «¿ qué es una concepción natural del mundo?», sino a por qué se ha hablado de ella en la filosofía de los últimos cien años y cómo la filoso-fía relaciona (o debería relacionar) la imagen natural (IN) con la imagen cien. [REVIEW]Julián Pacho - 2005 - In Tobies Grimaltós & Julián Pacho (eds.), La Naturalización de la Filosofía: Problemas y Límites. Editorial Pre-Textos. pp. 17.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Conformidade a fins sem fim e inconformidade a fins com fim na Crítica da faculdade do juízo.Vladimir Vieira - 2018 - Doispontos 15 (2).
    No terceiro momento da “Analítica do belo”, Kant caracteriza o juízo de gosto de modo geral como aquele que se funda na percepção de uma conformidade a fins sem fim. O filósofo, entretanto, reconhece em seguida que muitas situações concretas não correspondem integralmente a esse ideal de pureza judicativa. Um caso notável é o da arte, pois a produção e a recepção dos seus objetos não pode perder completamente de vista o fim que determina aquilo que eles devem ser. Em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Decisões Médicas em Fim de Vida. Questões Éticas para a Medicina nas Sociedades Ocidentais.Jorge A. S. Melo - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (2):487 - 503.
    Uma história inicial exemplifica a extensão dos problemas com que doentes e profissionais de saúde se confrontam hoje, nas fases finais de vida. O desenvolvimento científico e tecnológico do último século onginou problemas de índole moral que levaram à criação de um novo corpo teórico que complementa a ética médica, incapaz de, por si só, dar resposta aos problemas da biomedicina actual. No artigo aborda-se esta evolução e tipificam-se os problemas associados com as intervenções médicas em fim de vida. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Abordagens Sobre o Tráfico Escravo Na Escolástica Barroca (Continuação e Fim).Fernando Rodrigues Montes D'Oca - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (30):13-31.
    O presente estudo trata do tráfico escravo nos séculos XVI e XVII, a partir do contexto intelectual da Escolástica Barroca, e apresenta alguns dos pensadores escolásticos que entraram no debate sobre a retidão das compras e vendas de escravos africanos. Em sua segunda parte, este estudo apresenta a quarta seção, que contém a posição de dois missionários capuchinhos que, no último quartel do século XVII, fizeram condenações ao escravismo imposto aos africanos e exigiram o fim do comércio de cativos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  44
    L'Ultimo Heidegger. [REVIEW]L. M. A. De - 1971 - Review of Metaphysics 24 (3):537-538.
    The structure of Chiodi's book is based on Vuillemin's important hermeneutical thesis that existentialism is one more step in the program of the romantics to give an absolute foundation to finite reality through the establishment of necessary relations between subjectivity and being. These relations, once revealed, would dispel the facticity and contingency in which the natural world is enshrouded. The role of Heidegger in this tradition involves one further dialectical twist, since Heidegger centers all Western Philosophy, including his own, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  53
    El fin último y el bien perfecto.Blanca Rodríguez López - 2003 - Revista de Filosofía (Madrid) 28 (1):197-209.
    Throughout History, several arguments have been presented to support that though there are multiple intermediate ends, there is a single ultimate end. In this paper, we analyse the two possible lines of argument, one formal and the other of substantive nature. Both originate in Aristotle, but neither of them are conclusive in my opinion.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Nietzsche, o último filósofo metafísico?João Evangelista Tude de Melo Neto - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):191-208.
    Resumo: Este artigo possui o propósito de colocar à prova a interpretação heideggeriana acerca das noções nietzschianas de vontade de potência e eterno retorno do mesmo. Para levar a cabo o referido objetivo, de início, apresentaremos o argumento desenvolvido por Heidegger nas suas preleções e textos sobre Nietzsche, editadas e publicadas em dois volumes, no ano de 1961. Num segundo momento, examinaremos, em Nietzsche: sua filosofia dos antagonismos e os antagonismos de sua filosofia, a resposta que Müller-Lauter ofereceu à crítica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  11
    Sentido e sofrimento no último Nietzsche.Hailton Felipe Guiomarino - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):53-70.
    No FP 1888, 14 [89], Nietzsche distingue um sentido trágico e um sentido cristão para o sofrimento. Com esse par conceitual, o filósofo designa o conflito entre duas justificações antagônicas da vida, contrapondo dois tipos de sofredores com anseios contrários. O presente artigo defende a hipótese de que a mencionada distinção ilustra um modo de pensar o sofrimento, característico do período de 1886-1888 da filosofia nietzschiana. Partindo da Genealogia da Moral, ver-se-á como a discussão metodológica envolvida na fluidez de sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    A Relação Entre Ciência Natural E Cosmologia Em Tomás De Aquino.Evaniel Brás dos Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):39-50.
    Resumo O presente estudo aborda a articulação entre ciência natural e cosmologia em Tomás de Aquino. Para tanto, são investigadas as concepções da noção de cosmo, mediante a questão: o cosmo pode ser o assunto central da ciência natural em Tomás? No intuito de refletir sobre essa questão, são apresentadas três concepções de cosmo. A primeira é a concepção da metafísica, na qual o cosmo é uma hierarquia de entes. A segunda, por sua vez, é a concepção da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  56
    Sujeto moderno y naturaleza en el último Nietzsche.Antonio Pérez-Estévez - 2006 - Utopía y Praxis Latinoamericana 11 (34):35-53.
    Desde sus primeros escritos, Nietzsche asumió una posición crítica hacia el sujeto moderno. Criticó su separación y enfrentamiento con la naturaleza y su soledad. En sus últimos escritos, profundizó su crítica. Tachó al sujeto moderno de heredero del hombre judío y cristiano, producido por el res..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  34
    Considerações sobre O direito natural na obra de Leo Strauss.Patrícia Carvalho Reis - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:31-38.
    Leo Strauss defende o resgate do direito natural em sua obra Droit Naturel et Histoire . Entretanto, a defesa do direito natural implica o combate de algumas formas de pensamento já arraigadas na sociedade hodierna como: o historicismo e o positivismo. Além delas, Strauss também diverge do pensamento que defende a neutralidade da concepção de valores. O objetivo do presente trabalho é traçar algumas considerações sobre o direito natural no pensamento de Leo Strauss, tendo como principal fonte (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Filosofia Natural e Filosofia Política em Hobbes.Clóvis Brondani - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O objetivo deste texto é analisar o problema da tese da dependência da filosofia política em relação à filosofia natural no pensamento de Hobbes, apresentando alguns argumentos que evidenciam a dificuldade de conceber as teses políticas como sendo derivadas unicamente das premissas fundamentais do movimento. O texto inicia abordando o problema da relação entre filosofia natural e filosofia civil com o intuito de indicar elementos para sustentar o questionamento da tese da unidade entre as partes da filosofia. Na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  22
    Educação de, por e para a democracia: a relação meio-fim na filosofia de John Dewey.Horacio Héctor Mercau - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67):219-241.
    La intensión del presente trabajo es la de explorar la relación medios-fines exponiendo que la misma se presenta en la obra de John Dewey como camino y horizonte coherente y consistente de su propuesta filosófica y educativa. La relación medios-fines dirige la investigación llevándonos a una comprensión del conocimiento como practica evaluativa y transformadora. Esta concepción epistemológica sienta las bases para repensar la educación y la democracia y brinda elementos suficientes para superar las dicotomías pensamiento - emoción, hechos - valores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    O poético e o prosaico: o fim da lírica em Walter Benjamin.Ulisses Vaccari - 2018 - Doispontos 15 (2).
    O presente texto procura identificar alguns padrões da leitura benjaminiana de Baudelaire e Hölderlin. Em ambos os poetas, Benjamin ressalta um mesmo tema: a crise da poesia lírica em tempos modernos de industrialização. Baudelaire e Hölderlin, segundo Benjamin, procuram transpor a forma poética lírica em uma poesia prosaica, mais afeita ao homem moderno citadino e industrial, marcado pelo embotamento da percepção por meio do trabalho da consciência e da memória voluntária. Somente o recurso à poesia prosaica e alegórica é capaz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  17
    Teleología Naturalizada (Naturalized Teleology).Gustavo Caponi - 2013 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 28 (1):97-114.
    En la Teoría de la Selección Natural, el concepto de función biológica debe suponerse para delimitar el concepto de aptitud; y éste debe suponerse para delimitar el concepto de adaptación y también para explicar el fenómeno al que este último alude. Esos tres conceptos, por otra parte, son especificaciones de tres conceptos de aplicación más universal. El concepto de función biológica es un caso particular del concepto general de función; y el concepto de aptitud especifica el concepto de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  27.  56
    A morte, musa da filosofia.Maria Lúcia Cacciola - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9:91-107.
    FIM ÚLTIMO DA VIDA DO INDIVÍDUO E NÃO DA ESPÉCIE, A MORTE NÃO SIGNIFICA PARA SCHOPENHAUER O FIM DA VONTADE ENQUANTO ESSÊNCIA, ISTO É, DO QUERER-VIVER INDESTRUTÍVEL. A VISÃO DA MORTE COMO “MUSA DA FILOSOFIA” E DA FILOSOFIA COMO “PREPARAÇÃO PARA A MORTE” LIGA-SE À IMPORTÂNCIA DO ORGANISMO E DE SEU CICLO VITAL NO PENSAMENTO DO FILÓSOFO. ESSE SERÁ O PONTO DE PARTIDA PARA MOSTRAR A INTERDEPENDÊNCIA DE SUAS REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA E, ACIMA DE TUDO, DA SUA CONDENAÇÃO (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  28. Acontece que chove ... em vista de um fim Aristóteles, Phys. II 8, 198b16-199a8.Barbara Botter - 2010 - Princípios 17 (27):255-278.
    Resumo: Neste artigo apresentamos um quadro geral da defesa de Aristóteles da teleologia natural em Physica II 8, analisando a aporia que ele levanta, neste contexto, no que diz a respeito do fenômeno da chuva e do vir a ser das partes dos animais. Em primeiro lugar, indicaremos os problemas envolvidos, e logo em seguida apresentaremos a nossa soluçáo para eles. Palavras-chave: Causas. Fenômeno acidental. Necessidade. Teleologia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    Perspetivar a Integridade Depois do Fim da Natureza.Magda Costa Carvalho - 2020 - Kairos 23 (1):88-103.
    The expression “end of nature” has been coined by American environ-mentalist Bill McKibben is his 1989 famous book, The End of Nature. Since then, the philosophical implications of such an obituary have been explored, mainly on an ethical perspective over the environment. The conceptual end of nature is one of those implications, in the context of a post-naturalistic environmental philosophy. Our purpose is to build upon the ambiguities of “nature” and reframe some readings of the concept of “integrity” as a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    Filosofia Natural, Física Teórica e Metafísica.Vinicius Carvalho da Silva - 2021 - Perspectivas 6 (1):274-297.
    No presente artigo buscamos explorar as variadas e complexas relações entre ciência e metafísica. Defendemos que o recurso à metafísica é inevitável para a pesquisa científica e a elaboração de teorias e modelos. Estes devem partir de pressupostos metafísicos acerca da natureza da realidade e do conhecimento. Primeiro, apresentamos a metafísica, tanto em sentido histórico quanto filosófico. Em seguida, oferecemos uma definição breve, mas clara, do que entendemos por metafísica no escopo desse trabalho. Por último, recorremos a diversos filósofos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Da religião natural à religião civil em Rousseau.Thomaz Kawauche - 2008 - Princípios 15 (23):117-133.
    Este artigo tem como objetivo evidenciar o aspecto político da Profissáo de fé do vigário saboiano a fim mostrar, na passagem do Emílio para o Contrato social , a idéia rousseauniana de tolerância como elo de ligaçáo entre religiáo natural e religiáo civil.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Locke e a lei natural.Marta Mendonça - 2005 - Cultura:111-122.
    Os Essays on the Law of Nature relançaram o debate em torno das relações entre a epistemologia e a filosofia política de Locke. O artigo aborda dois aspectos desta obra em que essas relações são particularmente visíveis: a definição lockiana da lei natural e a questão da sua cognoscibilidade. A comparação com as passagens paralelas de Tomás de Aquino, a que Locke alude, permite destacar a singularidade da posição de Locke, pondo em evidência o seu voluntarismo. Mencionam-se alguns aspectos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  42
    Apuntes Sobre El Pensamiento de Spinoza: El Derecho Natural.Rafael Vega Pasquín - 2013 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 45:403-428.
    El derecho natural spinozista es el concepto central que articula este estudio. Y en relación con el derecho natural trataremos de explicar otros conceptos fundamentales de la filosofía de Spinoza: el común decreto, las supremas potestades y la salvación del pueblo o concordia. Los elementos a analizar son, pues, la materia, la forma, los agentes y los fines. El autor de este artículo parte de un presupuesto simple: el derecho natural representa el aspecto material del pensamiento de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  65
    Teleología Naturalizada (Naturalized Teleology).Gustavo Caponi - 2013 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 28 (1):97-114.
    En la Teoría de la Selección Natural, el concepto de función biológica debe suponerse para delimitar el concepto de aptitud; y éste debe suponerse para delimitar el concepto de adaptación y también para explicar el fenómeno al que este último alude. Esos tres conceptos, por otra parte, son especificaciones de tres conceptos de aplicación más universal. El concepto de función biológica es un caso particular del concepto general de función; y el concepto de aptitud especifica el concepto de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  35.  11
    Sacralidade e crueldade no direito natural segundo Hobbes e Agamben.Gilcilene Dias da Costa - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3).
    crueldade no direito natural e na cena política a partir de Hobbes e Agamben. Relaciona o conceito hobbesiano de estado de natureza às figuras do direito romano arcaico, homo lupus e homo sacer em seu duplo processo de inclusão/exclusão da vida nua na vida política. Adentra nos limites da natureza e da condição humana, a fim de perceber as flutuações de sentido implicadas na situação de abandono que acerca um malfeitor ou bando junto à comunidade, com sua exposição à (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    On the nature of language – Anton Marty’s critique of the concept of nativism in language theory and descriptive psychology.Gerald Hartung - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 3 (1):9-23.
    Um aspecto central dos debates da filosofia da cultura nos anos entre 1860 e 1914 foi a pergunta pela origem da linguagem. Se a origem da linguagem reside na natureza, então existem motivos exclusivamente naturais para o surgimento e desenvolvimento da linguagem. Entretanto, se a linguagem humana já for originalmente um artefato humano, então a história natural geral tampouco nos pode oferecer ajuda para compreender a forma de vida humana. A essas opções podemos chamar, abreviadamente, de “naturalismo” e “culturalismo”. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  21
    El escéptico Pirrón de Élide: el último presocrático y su conexión con la escuela de abdera.Ramón Román Alcalá - 2019 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 36 (2):321-334.
    Siempre se ha reconocido en Pirrón de Élide el inicio puntual del escepticismo griego. Sabemos ya hoy que esta información, sesgada, proviene más de la necesidad de Enesidemo de refundar el movimiento, que de la realidad filosófica. En este artículo demostramos que Pirrón, ni tuvo consciencia de ser un escéptico, ni, en rigor, inició ninguna nueva corriente. Su deslizamiento, y posterior reconocimiento, hacia el escepticismo, debe más bien encuadrarse en el natural desarrollo de la filosofía abderita, a través de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  4
    Voluptas Urania. Marsilio Ficino como exégeta neoplatónico y cristiano de la filosofía natural del amor en Guido Cavalcanti.Fabián Ludueña Romandini - 2019 - Praxis Filosófica 49:61-86.
    El presente artículo tiene como objeto de estudio la interpretación que Marsilio Ficino ha propuesto del poema Donna me prega de Guido Cavalcanti. A través del examen de la exégesis ficiniana, el texto muestra que, a pesar de la presencia de equivalencias formales entre ambos filósofos, el análisis de Ficino supone una ruptura teórica con el averroísmo de Cavalcanti. Al mismo tiempo, Ficino produce una profunda transformación de la filosofía del amor de Cavalcanti al cambiar su trasfondo desde la perspectiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Tomás de aquino Y la re-fundación de la filosofía natural.Celina A. Lértora Mendoza - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):269-286.
    La filosofia natural ha sido una disciplina de larga tradición académica en las universidades medievales y modernas, ligada sobre todo al escolasticismo aristotélico, aunque se fue diluyendo desde fines del s. XVIII Durante et s. XIX y buena parte del XX fue sólo una presencia habitual en el curriculum de las facultades católicas y de los seminarios. Entre los aos 30 y 60 hubo intentos de resurgimiento desde el tomismo, pensândola en relación con la epistemologia y la filosofia de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    La arqueología merleaupontyana: el descenso al Ser natural.Graciela Ralon - 2024 - Revista de Filosofía (La Plata) 53 (2):e082.
    El Ser natural o salvaje que se resiste a ser capturado por las operaciones activas del yo implica el reconocimiento de una realidad opaca e inaprensible a la conciencia reflexiva, o más precisamente, el reconocimiento de “una conciencia arcaica o primordial”, una “arqueología” o “un contenido latente”. En virtud de ello, nos proponemos, en primer lugar, mostrar que la dimensión arqueológica puede ser elucidada desde dentro de la fenomenología, en la medida en que la perspectiva genética ya está presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  43
    Retórica anticética nos Diálogos sobre a religião natural de Hume/Anti-Sceptical Rhetoric in Hume's Dialogues concerning natural Religion.Lívia Guimarães - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    Neste ensaio, parto da pergunta acerca da motivação original dos Diálogos sobre a religião natural de Hume : de onde a propensão para o argumento pelo desígnio obtém força suficiente para prevalecer sobre a propensão natural a se acreditar nos sentidos e na experiência? Em minha hipótese, os Diálogos, não obstante seu título, representam uma falha na compreensão mútua. Enfocando o drama da peça, pretendo mostrar que, em Cleantes, eles expõem um viés prosélito no teísmo moderno; mais especificamente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    A Contribuição Nefasta da Revista Nature Para o Negacionismo.Thiago Lustosa Jucá, Rérisson Máximo & Muciana Aracely da Silva Cunha - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):61-75.
    Parte das concepções pseudocientíficas propagadas pela comunidade científica em seus principais periódicos, especialmente no início do século XX, tomaram alcance com os conceitos de Eugenia e Darwinismo Social, em que o cerne das discussões considerava as distinções de raça enquanto fenômeno biológico. O presente ensaio expõe a contribuição nefasta promovida pela renomada revista Nature, que, há até pouco tempo, indiretamente acabou por reforçar crenças e culturas racistas, como o apartheid, a colonização, o trabalho forçado e a escravidão, deixando uma marca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  34
    Mitakuye Oyasin as a foundation for the well-being of animal life: reason, nature, and oppression in Horkheimer, MacIntyre, and Midgley/Mitakuye Oyasin como um fundamento para o bem-estar da vida animal: razão, natureza e opressão em Horkheimer.Jeffery L. Nicholas - 2015 - Pensando: Revista de Filosofia 6 (11):31-48.
    Neste artigo lanço três tradições umas contra as outras para levantar algumas questões de pesquisa futura sobre a natureza da razão e a razão da natureza. Max Horkheimer e Theodor Adorno, da Escola de Frankfurt, sustentavam que a razão tende a dominar a natureza e que a dominação é parte da essência da razão. Dirijo-me, então, para examinar Aristóteles e aristotélicos contemporâneos, mais precisamente Mary Midgley e Alasdair MacIntyre, para mostar um recurso possível na tradição da filosofia ocidental na qual (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Recent Conceptions of the Philosophy of Nature.Willibrord Welten - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (1):59 - 75.
    O número de publicações sobre filosofia da natureza tem aumentado nos últimos anos, e os estudos nesta área mostram uma vitalidade cada vez maior. O presente artigo pretende chamar a atenção para este facto. Numa primeira parte oferece-se um panorama e uma descrição geral de algumas obras sobre filosofia da natureza publicadas desde 1981. A segunda parte elenca as várias concepções de filosofia natural presentes naqueles trabalhos. Naterceiraparte fazem-se algumas observações acerca do que poderia ser a filosofia da natureza (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  5
    ¿Es la vida una clase natural?José Tomás Alvarado Marambio - 2023 - Revista Colombiana de Filosofía de la Ciencia 23 (46):289-311.
    En una serie de trabajos Carol Cleland ha argumentado por los últimos veinte años que la búsqueda de una definición de la vida es no solo inútil sino contraproducente. Una definición en términos de condiciones necesarias y suficientes nos podría cegar para la tarea mucho más importante de desarrollar una teoría universal de la vida. La principal justificación para este alegato es que la vida es una clase natural. Términos para clases naturales no poseen definiciones ideales, porque pretenden hacer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    Cultural relativity, ethical relativism and the immutability of the human nature: Some considerations on philosophical anthropology.Karl Acham - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 3 (1):43-66.
    Alfred Stein, em memória de quem esse artigo é dedicado, mantinha, enquanto filósofo da história, a crença em valores absolutos como obsoletos bem como, enquanto filósofo da ética, o convencimento sobre a aleatoriedade relativista-cultural na valoração moral da ação humana. De uma tal valoração aparece indicado reconstruir a ação adequadamente, ou seja, compreendê-la intencionalmente e explicá-la por meio da causalidade. No decorrer desse compreender e desse explicar, se deve fazer uma referência a isso que Stern com, entre outros, Blaise Pascal, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Contemplación de lo natural Y acción humana en la magia: San Agustín Y pico Della mirandola.Silvia Magnavacca - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):831-842.
    Este trabajo se propone mostrar quela concepcíón de magia de Pico della Mírandola,de un lado, es la propia de un humanista; de otro,responde más de lo que se suele creer a llneastradicionales. Para ello, y después de determinarla significación precisa de algunos términos aemplear, en primer lugar, examina aspectos de laposición agustlniana sobre el tema. En segundotérmino, estudia el tratamiento de las tesis piquianasen tres etapas, constituídas por la Oratiocon las Conclusiones, la Apologia, y las Disput.ationes.En tercer lugar, refuta la (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    Irrenunciable positivación, esencialidad natural e historicidad invisible del derecho: más allá del verum ipsum factum.Angelo Anzalone - 2022 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 56:181-214.
    Con el objetivo de reivindicar la importancia de lo que de irrenunciable, esencial e histórico reside en el ethos jurídico, en este trabajo reflexionaremos sobre las virtudes que en la actualidad siguen presentando algunas tendencias filosófico-jurídicas. Aunque la oposición entre modelos iusnaturalistas y propuestas iuspositivistas se haya convertido en un eterno debate – desde donde algunos intentan escapar y donde otros buscan refugio –, intentaremos sostener la conveniencia de un posible patrón mixto, que definiremos discreto y templado, una arquitectura sensata (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    A face estética da epistemologia pragmaticista de Peirce.Ivo A. Ibri - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38456.
    A Estética, uma das ciências normativas da filosofia de Peirce, não tem por objeto o Belo, mas o Admirável, como sabem os estudiosos de sua obra. Contudo, não é imediatamente evidente essa distinção, uma vez que Admirabilidade traz em seu interior o predicado da beleza também. Quais, então, seriam as relações entre ambos esses conceitos? Por que a admirabilidade se credenciaria a ser um fim em si mesma da Estética e se constituir no fim último da Ética? Qual a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  4
    Comercio ontológico y posibilidad de un conocimiento metafísico del mundo natural en la Nova dilucidatio de Kant.Paulo Sergio Mendoza Gurrola - 2021 - Revista de Filosofía 46 (2):445-464.
    Estableciendo las bases de su primera síntesis precrítica, Kant presenta en la Nova dilucidatio los principios de sucesión y de coexistencia, que, además de hacer posible un conocimiento metafísico de la naturaleza, pretendían ser útiles para la ciencia natural. Ambos son derivados del principio de razón determinante, formulado en el marco de una crítica a Wolff. Estos principios establecen que el mundo está constituido por la totalidad de las substancias conformada por una red dinámica de interconexiones causales, cuyo fundamento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999