Order:
See also
Clóvis Brondani
Universidade Federal de Santa Catarina
  1.  6
    Filosofia Natural e Filosofia Política em Hobbes.Clóvis Brondani - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O objetivo deste texto é analisar o problema da tese da dependência da filosofia política em relação à filosofia natural no pensamento de Hobbes, apresentando alguns argumentos que evidenciam a dificuldade de conceber as teses políticas como sendo derivadas unicamente das premissas fundamentais do movimento. O texto inicia abordando o problema da relação entre filosofia natural e filosofia civil com o intuito de indicar elementos para sustentar o questionamento da tese da unidade entre as partes da filosofia. Na sequência, analisamos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    A relação entre o progresso das artes e ciências e a corrupção da virtude no Primeiro Discurso de Rousseau.Clóvis Brondani - 2023 - Controvérsia 19 (3):25-39.
    O presente texto tem como objetivo central analisar a relação entre progresso das artes e ciências e a corrupção da virtude no Discurso sobre as Ciências e Artes de Rousseau. Para tanto, buscamos estabelecer o sentido do conceito de virtude na obra, que retoma a tradição republicana. Por fim, analisando as respostas de Rousseau às críticas da obra, buscamos argumentar que o filósofo não pretende eliminar as artes e ciências da sociedade moderna.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    O papel da imaginação na filosofia política de Hobbes.Clóvis Brondani - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:193-213.
    Este trabalho tem como objetivo tratar do papel da imaginação na filosofia política de Hobbes. Argumentamos que a reflexão de Hobbes sobre a imaginação conduz à distinção fundamental para sua filosofia política entre prudência e razão. A instituição da soberania consiste justamente na superação da dimensão da prudência através da razão. Assim, a filosofia política de Hobbes envolve a substituição de uma esfera de relações de poder, o plano da imaginação, por uma esfera de relações de direito no estado civil, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark