Results for 'Conceito de Filosofia na escola'

995 found
Order:
  1.  93
    Conceitos de filosofia na escola e no mundo e a formação do filósofo segundo I. Kant.Marcos César Seneda - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):233-249.
    Este texto pretende discutir, do ponto de vista kantiano, o que pode ser ensinado e o que pode ser aprendido em Filosofia. Seu objetivo é construir os argumentos hipotéticos de Kant em face do método estruturalista de leitura de textos filosóficos. Para circunscrever este tema, aparentemente muito amplo, tomaremos como fio condutor um célebre texto de aula de I. Kant, publicado por G. B. Jäsche sob o título Manual dos Cursos de Lógica Geral. Kant ministrou este curso por mais (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles.Marcos Carneiro Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):38-55.
    O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    O ensino de filosofia na educação básica: possibilidades de resistência.Ana Sara Castaman & Rodrigo Magarinus - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022033.
    O presente artigo aborda a situação do ensino da filosofia na conjuntura histórica da educação brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental propõe-se a investigar as condições que o ensino da filosofia tem de se (a)firmar como condição à promoção do pensamento autônomo no ensino básico, dentro do espaço que lhe é reservado no atual contexto educacional brasileiro, marcado por reformas de cunho neoliberal, voltadas aos interesses do mercado. Partindo da concepção de filosofia como criação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Filosofia Política na Escola de Salamanca.Pedro Calafate - 2023 - Araucaria 25 (54).
    Iniciamos com a questão da separação entre o poder civil e a fé, a natureza e a graça, o poder temporal e o poder espiritual, de modo a delimitar o âmbito específico dos dois poderes e a mostrar a autonomia da razão natural como fundamento do poder civil. No segundo ponto expomos a questão da origem, natureza e finalidade do poder civil, mostrando a conciliação entre a origem divina e a origem popular do poder, transversal aos autores desta escola, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação.Letícia Soares Fernandes, Allana Ladislau Prederigo, Rafael Carlos Queiroz, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:157-174.
    Toma-se como objetivo tecer considerações acerca do conceito de autorreflexão e emancipação, entrelaçando-o à pesquisa-ação, por meio do diálogo entre Jürgen Habermas, Theodor W. Adorno, Wilfred Carr e Stephen Kemmis. Os conceitos de autorreflexão e emancipação surgem na Escola de Frankfurt através de Adorno e são incorporados por Habermas, que dá outro sentido a eles. Carr e Kemmis, ao refletirem sobre a pesquisa-ação emancipatória na educação, tomam Habermas como alicerce e constituem o conceito de autorreflexão crítica. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Conceitos de Platão e Aristóteles.Luiz Carlos de Abreu - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:201-209.
    Este relato apresenta brevemente a experiência de uma atividade realizada com alunos de ensino médio, no Subprojeto de Filosofia do PIBID UFFS Campus Chapecó, na qual foram abordados os conceitos de Eros e Philia em Platão e Aristóteles. A atividade foi pensada juntamente com o coordenador e o supervisor do subprojeto e aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno da Escola Coronel Lara Ribas, onde são desenvolvidas as atividades do Subprojeto de Filosofia da UFFS, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola.Vanessa Regina de Oliveira Martins - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):73-101.
    O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola Resumo: É urgente afirmar a surdez como acontecimento ontológico, produtor de diferenças, as quais se materializam no corpo dos sujeitos surdos. O artigo objetiva produzir uma análise filosófica da surdez-acontecimento, fazendo um paralelo entre a ação das políticas educacionais e a micro relação do cotidiano escolar, pelo movimento de resistência das pessoas surdas às políticas igualitárias. O conceito de governamentalidade, desenvolvido por Michel Foucault, é fundamental para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Ensino de Filosofia Nas Escolas de Ensino Fundamental Do Município de Campina Grande, Paraíba.Roberto Rondon - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 14:90-101.
    O presente estudo tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre a pesquisa realizada a partir das experiências com o ensino de Filosofia no cotidiano das escolas municipais de Campina Grande, estado da Paraíba, Brasil, durante o ano de 2009.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Direitos humanos e diversidade sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar // Human rights and sexual diversity at school: homophobia, teacher’s work and everyday life at school.Elizeu Clementino de Souza - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):198-220.
    Ao tomar como referência o projeto de formação Direitos Humanos e diversidade afetivo-sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar, o texto busca sistematizar aspectos relacionados ao referido projeto, tendo em vista possibilitar que os professores em processo de formação construam novos modos de intervenção e práticas no seu cotidiano, capazes de combater o preconceito e promover a igualdade, no que concerne à homofobia no cotidiano social e escolar. É importante salientar que as questões especificamente sobre orientação sexual, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    O Olhar Freireano Sobre a Prática Pedagógica: O Diálogo Como Princípio Ético Dos Docentes Na Escola X.Altair Alberto Fávero, Camila Chiodi Agostini & Thalia Leite de Faria - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023009.
    Ao pesquisar a realidade educacional contemporânea é preciso conceber que os desafios que atingem a práxis pedagógica em sala de aula se apresentam de forma multifacetada e complexa. Pensar a atuação docente se mostra cada vez mais desafiadora e prescinde de problematizações que auxiliem no enfrentamento das dificuldades. Assim, a presente pesquisa trata da temática acerca do diálogo como um princípio ético na prática pedagógica em sala de aula, com ênfase na concepção dos docentes da Escola X. Tratando-se de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    A prática de filosofia na escola como oportunidade de redefinição mútua de crianças e adultos.Lucia Helena Cavazin Zabotto Pulino - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    A partir da prática educacional filosófica nas escolas, sobretudo a que é proposta pelo projeto "Filosofia na Escola", o texto examina possibilidades outras de encontros entre adultos e crianças, repensando nossa própria relação com a infância.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    Subjetividade e Comunidade de Investigação no fazer Filosofia com Crianças.Valeska Zanello - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    O texto parte da própria experiência da autora no Projeto Filosofia na Escola da Universidade de Brasília e visa apresentar uma possibilidade de leitura das dinâmicas que acontecem na comunidade de investigação do fazer filosofia com crianças, desde uma compreensão sócio-histórica da subjetividade. O elo escolhido são os conceitos de subjetividade pessoal, subjetividade social e sentido subjetivo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Adolescência, escola e o tempo na pandemia.Cláudia Braga de Andrade, Luciana Coutinho, Andréa Martello, Aline Araújo Lewenkopf & Daniel Bitencourt - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo se propõe a pensar o retorno dos adolescentes às escolas após a pandemia fazendo a articulação entre conceitos psicanalíticos e a importância da escola na transição que a adolescência representa para a constituição psíquica do sujeito. A partir de uma experiência de pesquisa-extensão em uma escola com estudantes do Ensino Médio, pensamos sobre como o laço social contemporâneo impacta os modos de subjetivação e a educação, relacionando-o ao mal-estar nos estudantes adolescentes nos contextos educativos brasileiros. Além (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    Espaços outros que convivem nas escolas: heterotopias / Other spaces in the schools – heterotopias.Deborah Vier Fischer & Angelica Vier Munhoz - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020017.
    Este ensaio tem por objetivo pensar a escola como espaço vivo, produtor de heterotopias, conceito abordado por Foucault. As heterotopias, na perspectiva de Foucault, são espaços outros que convivem no espaço instituído, nos espaços de invenção que não podem ser controlados, justamente por não estarem previstos. Foram primeiramente pensadas como um efeito de linguagem, conforme encontramos no prefácio de As palavras e as coisas, obra publicada em 1966. O conceito é retomado em suas conferências radiofônicas, publicadas em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Projeto filosofia na Escola.Gabriela Freitas de Almeida - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 4.
    A relação entre filosofia e educação torna-se confusa se nos apoiarmos na idéia de que são opostas e, muitas vezes, incompatíveis, já que a educação pode ser vista, entre outros, como transmissão, e a filosofia nos força ao questionamento. O professor, não unicamente o de filosofia, se encontra nesse fogo cruzado, carregando consigo necessidades, dúvidas e medos, que são esboçados aqui, como um começo de conversa.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Filosofia na Escola.Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro & Dante Diniz Bessa - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 4.
    Nosso objetivo com o texto é o de apresentar o projeto Filosofia na Escola aos leitores, visando uma melhor compreensão dos demais textos que constituem o “Dossiê Filosofia na Escola”. Nessa apresentação destacamos, primeiro, aspectos históricos e estatísticos; em seguida, alguns princípios norteadores da produção teórica e prática, bem como momentos e atividades da organização do projeto e, por fim, procuramos indicar os sinais que orientaram as investigações no ano de 2004 e que resultaram nos textos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A filosofia na escola secundária brasileira: Breve reflexão histórica de um movimento intermitente.Bento Salvio Pequin, Maria Fernanda Alves Garcia Montero & Gilson Ruy Monteiro Teixeira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):54-70.
    A disciplina Filosofia no ensino secundário/médio brasileiro apresenta um movimento de intermitência caracterizado ora pela presença garantida, ora pela presença indefinida e ora pela ausência garantida, tal como define Dalton José Alves. Analisar esse fenômeno pela perspectiva da história das disciplinas escolare,s sob a compreensão de Chervel e Goodson, foi o objetivo deste trabalho. Para a investigação utilizou-se como fontes as leis de reformas do ensino secundário brasileiro, os programas da disciplina e a distribuição da carga horária destinada ao (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Devir na escola: Quando O cotidiano nos mostra possibilidades de encaixes do tempo.Luciana Marques & Alan Jesus - 2015 - Educação E Filosofia 29 (58):771-796.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    As tecnologias da informação e comunicação e sua relação com o ensino de filosofia nas escolas contempor'nea.Ronald Souza da Silva Souza - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):82-104.
    A humanidade vive hoje um processo de aceleração das informações, imagens, conteúdos, pesquisas, tudo em tempo célere e dinâmico, haja visto as contribuições trazidas pelo avanço das tecnologias na atualidade. Percebemos, pois, que as informações vindas por esse canal de desenvolvimento, são uma poderosa ferramenta de construção e formação da sociedade contemporânea. Partindo desse princípio, o presente artigo, tem como objetivo responder alguns questionamentos inerentes aos avanços tecnológicos, bem como seus contributos e problemas causados com a má utilização dessa ferramenta, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    O conceito de natureza na filosofia de Ludwig Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (3):51-68.
    This article tries to delineate the proposition that to Feuerbach nature is an autonomous and independent being that comes first in comparison to the spirit. To him, material nature, that exists in its qualitative differentness, independent from thinking, is the original source, the immediate, not deductible, uncreated fundament of all real existence, that exists and consists in itself, when put vis-a-vis the spirit. Feuerbach sets nature against the spirit, for it is his understanding that nature is not a pure other (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  9
    Filosofia e Discurso na Ciência da Informação: tessitura de encontros.Solange Puntel Mostafa, Igor Soares Amorim & Lucília Maria Abrahão E. Sousa - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):6-19.
    Aborda o conceito filosófico de rizoma na teorização de Gilles Deleuze e Félix Guattari para desfazer mal entendidos na literatura recente de Ciência da Informação. Explana a dinâmica de criação conceitual na Filosofia e na Ciência, entendendo-as como movimentos entre o virtual e o atual. Em seguida aborda o deslizamento de planos entre Filosofia, Arte e Ciência para ser possível compreender a absorção do conceito filosófico de rizoma pela Ciência da Informação. Apresenta a organização e fluxo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Filosofia na Escola.Joana D'Arc Beserra dos Santos & Márcia Pereira da Silva - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O conceito de igualdade na filosofia política contempor'nea: Um debate entre Rawls, Dworkin e Amartya Sen.Fabio Alves Gomes de Oliveira & Jacqueline de Souza Gomes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):254-291.
    Uma das questões mais interessantes do debate contemporâneo sobre a justiça, no âmbito da teoria política normativa, diz respeito sobre qual foco deveria ocupar a posição central de uma visão igualitarista: igualdade baseada em satisfação de necessidades básicas, bens primários como propõe Rawls, igualdade de recursos como defende Dworkin ou, como quer Amartya Sen, igualdade de capacidades? Com o que, afinal, os igualitaristas deveriam se preocupar? Este trabalho tem o objetivo de analisar criticamente essas três perspectivas.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Gênese e Conquista do Conceito de Filosofia Cosmopolita de Kant.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44016.
    Este artigo pretende mostrar a gênese e a conquista do conceito de filosofia cosmopolita de Kant ao longo do seu período pré-crítico. Esse conceito foi erigido por meio das pesquisas de Kant tanto sobre o que significava filosofar na Antiguidade quanto sobre a pretensão de encontrar um método que resolvesse o problema da cientificidade da metafísica. Defende-se que tal conceito é o principal elemento que dota sua filosofia de organicidade, de maneira a conceder coerência lógica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze.Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - 2019 - Sofia 7 (2):322-342.
    Esse artigo abordará o conceito de experimentação presente no pensamento de Gilles Deleuze, mormente em suas obras escritas em parceria com Félix Guattari. Defendemos que, ao longo de Capitalismo & Esquizofrenia, o termo experimentação aparecerá de maneiras distintas nos dois tomos constitutivos da coleção. Em O Anti-Édipo, tal conceito restaria refém de certas discussões deleuzianas sobre arte, tal qual aquelas que tomaram corpo no livro Proust e os signos, de 1964. Ao longo da década de 1970, porém, após (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Comentário a “O conceito de natureza na filosofia de Ludwig Feuerbach”.José Edmar Lima Filho - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (3):69-80.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Conceito de Estrutura na Lógica e na Matemática.V. de Sousa Alves - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    A Filosofia e a máquina de fazer índices.Sérgio Lima dos Santos Nastasi - 2020 - Páginas de Filosofía 8 (1-2):37.
    O presente texto visa a problematização do ensino de Filosofia na Educação Básica em um contexto de maior enquadramento do trabalho docente nas escolas públicas do estado de São Paulo. Argumenta-se que o poder educacional vem transformando as escolas em máquinas de fazer índices, em detrimento das experiências mínimas ou dos disparadores de pensamentos e afetos no cotidiano dos encontros aprendentes. Para tanto, mobilizam-se conceitos de Gilles Deleuze, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Georges Didi-Huberman a fim de pensar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    A ampliação do conceito de cidadania na redefinição de uma sociedade decente e civilizada.Wesley Felipe de Oliveira - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):247-265.
    O objetivo deste artigo é analisar a ampliação do conceito de cidadania em sua aplicação aos animais não-humanos e a relação com a ideia de sociedade decente e civilizada. Para isso, parte-se das discussões sobre os direitos dos animais na obra Zoopolis: a political theory of animal rights, de Sue Donaldson e Will Kymlicka. Ao contrário de teorias que enfatizam basicamente os aspectos negativos dos direitos animais, ou seja, o direito de não sofrer danos, não ser torturado etc., o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  51
    Concepts of philosophy in the school and world and training of the philosopher according to E. Kant.Marcos Cesar Seneda - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):233-249.
    Este texto pretende discutir, do ponto de vista kantiano, o que pode ser ensinado e o que pode ser aprendido em Filosofia. Seu objetivo é construir os argumentos hipotéticos de Kant em face do método estruturalista de leitura de textos filosóficos. Para circunscrever este tema, aparentemente muito amplo, tomaremos como fi o condutor um célebre texto de aula de I. Kant, publicado por G. B. Jäsche sob o título Manual dos Cursos de Lógica Geral. Kant ministrou este curso por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Ensinar–Aprender Filosofia Na Escola.Adriany Thatcher Castro Soares, Alexandra Quadro Siqueira & Vera Lúcia Santos Mutti Malaquias - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:109-119.
    O presente trabalho analisa o itinerário do ensino de filosofia no Brasil, analisando o percurso da ausência desta disciplina nos currículos escolares, até a recente obrigatoriedade legal, que fundamenta a criação de propostas tais como a do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Abordamos os objetivos e os resultados do programa desenvolvido na Universidade Federal da Bahia (UFBA), contextualizando as ações empreendidas na escola pública, desde 2010, tendo como enfoque o projeto Filosofia na Cozinha.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    O conceito de antagonismo na filosofia política de kant.José Gomes André - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):31-49.
    Embora ocupe um lugar importante na arquitectura conceptual do pensamento kantiano, a noção de antagonismo raramente merece especial atenção dos estudiosos de Kant. Este artigo procura combater esse esquecimento, enfatizando a relevância daquele conceito, em particular na filosofia política de Kant. Serão consideradas nomeadamente a dualidade/convergência dos conceitos de “guerra” e “paz” e a forma como a noção de antagonismo serve de sólido alicerce para a ideia kantiana de progresso. Procurarei mostrar como a proposta de edificação de um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Adorno e a Crítica À Ontologia Fundamental de Martin Heidegger.Cleidson de Jesus Rocha - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):32-44.
    É propósito deste artigo confrontar criticamente o modo de pensar adorniano expresso na primeira parte da Dialética Negativa, e a ontologia fundamental de Martin Heidegger. Para tanto, iniciamos apresentando o sentido do pensar em Heidegger, que busca, não a explicação das causas, mas as significações do ser. Em seguida discorremos sobre as matrizes fundamentais do pensamento de Theodor Adorno, enquanto desdobramento da tradição marxista, a fim de salientar a fonte principal da posição hegeliano-marxista de Adorno e da escola de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Convento da Penha: um lugar de memória e de história cultural // Convent of Penha: a place of memory and cultural history.Alberto Carlos de Souza & Figueiredo - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):173-184.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esta experiência interdisciplinar buscou como desafio discutir entre adolescentes de uma escola pública do Município de Vila Velha/ES o conceito de patrimônio cultural e, a partir desse conceito, reconhecer os bens materiais e imateriais formadores do patrimônio daquele município. O trabalho de campo resultou na criação estética coletiva de uma leitura do Convento da Penha, que foi retratado pela técnica de mosaico em papel. A obra encontra-se em exposição permanente no (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    A Filosofia da Matemática em Wittgenstein.Vitorino de Sousa Alves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (2):161 - 188.
    O autor analisa a crítica que fez Wittgenstein aos fundamentos de Matemática na dupla fase do seu pensamento lógico e filosófico. Começa por situá-lo em relação às 3 Escolas que discutiam sobre a fundamentação lógica da matemática: o logicismo, o intuicionismo e o formalismo. Na 1.a fase do Tractatus, vê-se que Wittgenstein é logicista. Mas é original porque não deriva a aritmética do cálculo de classes, como fazia Russell, mas do cálculo proposicional, que generaliza. Considera a matemática como um simples (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    O conceito de vontade de Schopenhauer e alguns desdobramentos na Psicanálise freudiana.Giovanni Vieira de Carvalho Novelli - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do conceito de “vontade” na obra O mundo como vontade e representação (1818-9) do filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Pretende-se apresentar o conceito perpassando inicialmente pela dicotomia kantiana da Crítica da razão pura entre “coisa em si” e “fenômeno”. Depois, seguiremos as observações feitas por Schopenhauer a essa categorização da realidade e suas ressalvas, para, então, explicitarmos a sua respectiva filosofia fundamentada na oposição entre “vontade” e “representação”. Por último, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Aspectos da cultura Kyikatêjê em uma experiência de ensino de Matemática.Jefferson Tassio Fonseca Santos & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:658-667.
    Neste trabalho apresentamos uma experiência de estágio realizada em uma escola indígena Kyikatêjê, na região norte do Brasil e analisamos aspectos dessa experiência a partir dos conceitos de autoridade e espaço comunicativo transcultural. Para tanto, descrevemos de modo breve o contexto no qual a pesquisa de estágio ocorreu, destacando os objetivos do estágio, o período de realização e os professores envolvidos. Nesse relato, situamos o ponto de interesse que motivou a escrita do presente trabalho. Indicado nosso objeto de estudos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O Lugar Sistemático Do Conceito De Liberdade Na Filosofia Crítica Kantiana: Série 2.Joãosinho Beckencamp - 2006 - Kant E-Prints 1:31-56.
    Tomando-se a filosofia crítica kantiana como um sistema de resolução de problemas da razão pura, oconceito de liberdade ocupa um lugar estratégico na articulação da filosofia teórica com a prática, procurando oartigo mostrar como o tratamento dado ao conceito de liberdade no domínio teórico prepara perfeitamente o lugarque ele tem de ocupar no domínio prático, caso deva poder se constituir algo assim como a moralidade. In Kant’s philosophy as a system of problems and solutions developed by reason (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contempor'neas nas margens do capitalismo.André Luiz Gonçalves de Oliveira - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1321-1349.
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo Resumo: Esse texto relaciona conceitos que, advindos de áreas do conhecimento diferentes, fundamentam estruturas de subordinação e controle, próprios de muitas práticas e hábitos da vida de diversos povos que habitam as margens do capitalismo moderno e colonialista. Ao articular os desdobramentos trazidos por cada um desses personagens conceituais, nota-se o quanto eles se interseccionam ao fundamentar muito da forma de viver da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunho.Patricia Ketzer - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):496-513.
    Confiança é um conceito indispensável quando pensamos o ser humano interagindo com outros sujeitos, pois auxilia-nos a pensar a ordem política e a cooperação social. Mas está longe de possuir uma definição única. A procura por uma definição mostrou-nos ser necessário retornar às origens do conceito, na busca por compreender seu uso em Epistemologia. Na Filosofia Moral estabelece-se uma distinção entre duas formas de confiar: 1) a confiança, que se caracteriza por ser uma relação interpessoal mais profunda, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Aspectos da plataformização educacional na educação básica brasileira.Valéria Cristina Lopes Wilke & Marcelo Santos Feijó - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:418-437.
    Vivemos nos desdobramentos daquilo que Manuel Castells (2005) nomeou de Sociedade em Rede, em cujo cerne estão as Tecnologias de Informação (TIs). Ele indicou as características-chave do novo cenário que diagnosticou, a saber, são tecnologias que agem sobre a própria informação e que também introduziram a lógica das redes; que promovem a convergência tecnológica e, por conseguinte, um sistema altamente integrado de aparatos técnicos; e que acentuadamente penetram pelos diferentes processos e âmbitos sociais. De lá para cá testemunhamos grandes e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  19
    A educação integral: a escola como direito na perspectiva da humanização e da cidadania.Maria Cristiani Gonçalves Silva - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):136-153.
    Apresenta os fundamentos históricos do conceito de Educação Integral e do alcance dessa expressão na Filosofia da Educação e na dimensão política do termo. Debate as questões de Educação de Tempo Integral analisando as teorias e práticas de ampliação de jornadas na organização da Educação e da Escola no Brasil, decorrente dos modelos ocidentais. Apresenta as principais experiências de Educação Integral e de organização de Escolas de Tempo Integral no Brasil e explora suas originalidades, suas características e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    A stultitia na contemporaneidade e a import'ncia da leitura e da escrita em escolas e universidades.Elisandro Rodrigues, Márcio Luís Marangon & Betina Schuler - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1297-1320.
    A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades Resumo: Este artigo é um ensaio teórico que parte de investigações da antiguidade greco-romana por Foucault, principalmente de seus estudos sobre Sêneca, para recuperar o conceito de stultitia e com ele pensarmos o nosso tempo. A partir do diagnóstico de um presente da superaceleração e do superdesempenho, em que se compete consigo mesmo e a atenção está dispersa, a passividade está em justamente não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze's thought.Marcos Carneiro Silva - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):157-172.
    A Escola tem acumulado historicamente sérias críticas na sua forma homogeneizante e pouco ou nada plural de lidar com a diferença. Pensar num processo educacional que dê conta dessa temática não é tarefa fácil, mas alguns pesquisadores já aceitaram esse desafio, e pode-se percorrer uma bibliografia considerável sobre o tema. O texto apresenta uma argumentação questionadora do papel da Educação em relação às seguintes questões norteadoras: A Escola pode dar conta das diferenças? Ou sua estrutura e seu sistema (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Convento da Penha: um lugar de memória e de história cultural // Convent of Penha: a place of memory and cultural history.Alberto Carlos de Souza & Tulio Alberto Martins de Figueiredo - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1).
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esta experiência interdisciplinar buscou como desafio discutir entre adolescentes de uma escola pública do Município de Vila Velha/ES o conceito de patrimônio cultural e, a partir desse conceito, reconhecer os bens materiais e imateriais formadores do patrimônio daquele município. O trabalho de campo resultou na criação estética coletiva de uma leitura do Convento da Penha, que foi retratado pela técnica de mosaico em papel. A obra encontra-se em exposição permanente no (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Metamorfoses do conceito de literatura na arqueologia de Foucault.Caio Souto - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (55).
    A elaboração de um conceito de literatura, por Foucault, esteve atrelada às demais problematizações caras à arqueologia como as da linguagem, da vida e do estatuto filosófico do homem. Após História da loucura, Foucault publica diversos textos em que analisa o domínio literário. Nessas análises, observa-se o exercício de modificação de um conceito de literatura, o qual obteve uma primeira formulação em meados da década de 1950 nos escritos fenomenológicos de Foucault e passou a ganhar uma importância cada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  6
    A função da filosofia na escola e seu caráter interdisciplinar.Silvio Gallo - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    O conceito de responsabilidade na ótica de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas.Romero Júnior Venâncio Silva & Iuri Ribeiro dos Santos - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):5-19.
    Resumo: O presente artigo reflete sobre o tema da “responsabilidade” no pensamento filosófico de Hannah Arendt (1906 - 1975) e Emmanuel Lévinas (1906 - 1995) com a intenção de demonstrar as nuances e particularidades de cada autor e ao mesmo tempo realizando uma atualização da reflexão filosófica destes dois grandes pensadores do século XX. Para Arendt, o conceito de responsabilidade perpassa tanto o aspecto pessoal quanto coletivo acentuando a dimensão da política e aparece de forma sistemática em escritos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    O conceito de “vontade” na ética de Espinosa.Albertinho Luiz Gallina - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):300-318.
    Neste artigo pretendo apresentar uma interpretação do sentido que Espinosa atribuiu ao conceito de “vontade”. Mostrar como ele se afastou da concepção que a tradição tinha desse conceito, e qual é o papel que o mesmo desempenha nas deduções geométricas empregadas em suas demonstrações. Por fim, levando em consideração os dois primeiros livros da sua Ética, pretendo esclarecer em que medida o conceito de “vontade” tornou possível tanto a demonstração do conhecimento quanto da liberdade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Uma abordagem marxista de Educação Financeira em uma escola do campo.Lucas Gabriel dos Santos Tolomeotti & Línlya Sachs - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:274-284.
    A partir da instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2010, no Brasil e da recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a incorporação de temas como educação para o consumo, educação financeira e educação fiscal, não de forma transversal e inclusiva, o estado do Paraná incorporou o componente curricular de Educação Financeira, em 2021, para cada série do Ensino Médio de todas as escolas da rede pública de ensino estadual, incluindo escolas localizadas em áreas de Reforma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 995