4 found
Order:
  1.  9
    Literatura e docência: uma justificativa estética da existência // Literature and teaching: an aesthetic justification of existence.Francieli Corbellini & Betina Schuler - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020022.
    Em tempos de aceleração, de competição consigo mesmo e de uma linguagem instrumental e pragmática para se falar da educação, qual seria o valor de uma justificativa estética da existência em se tratando da formação de professores? Tendo tal problemática como motivadora, objetivamos, com este estudo, levantar a discussão acerca da relação entre literatura e docência, procurando aproximá-las de modo não utilitário, mas com vistas à estética da existência. Como um modo de resistência, optamos por perguntar pela formação de professores (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    A stultitia na contemporaneidade e a import'ncia da leitura e da escrita em escolas e universidades.Elisandro Rodrigues, Márcio Luís Marangon & Betina Schuler - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1297-1320.
    A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades Resumo: Este artigo é um ensaio teórico que parte de investigações da antiguidade greco-romana por Foucault, principalmente de seus estudos sobre Sêneca, para recuperar o conceito de stultitia e com ele pensarmos o nosso tempo. A partir do diagnóstico de um presente da superaceleração e do superdesempenho, em que se compete consigo mesmo e a atenção está dispersa, a passividade está em justamente não conseguirmos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  31
    Pensamento, experiência E o tempo do ócio na educação infantil.Gabriela Venturini & Betina Schuler - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-27.
    This paper aims to examine the way that the concepts of thought and interest have been described in the three main documents that currently guide Brazilian Child Education – National Education Guidelines and Bases/1996, National Curriculum Guidelines for Child Education/2010, and National Curriculum Basis/2018 for Child Education – and their implications for relations between childhood and thinking. In order to do that, we have relied on studies in the philosophy of difference, considering authors such as Kohan, Larrosa, López and Ribeiro, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Por uma educação filosófica do olhar.Marcelo Felipe Vier & Betina Schuler - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):288-316.
    Em tempos de aceleração, fragmentação, pobreza narrativa e precarização dos laços no presente, este artigo é um ensaio teórico que busca problematizar o conceito do olhar, mais especificamente a educação do olhar no encontro entre a filosofia e a educação. Para tanto, ensaia alguns deslocamentos em se tratando do conceito do olhar e os modos de vida e pensamento. Toma tal conceito desde Platão e Descartes até as perspectivas mais contemporâneas do pensamento da diferença, especialmente operando com o tema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark