Results for 'Comum'

606 found
Order:
  1. Artes plásticas.Laís Moura—Duas Artes Primitivas, Homem Comum, M. Silveira & Domingos Crippa—O. Humanismo Marxista - 1967 - Convivium: revista de filosofía 10.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Do comum à comunidade: A Vida em sociedade na ética IV.Ricardo Polidoro Mendes - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:317-338.
    No escólio da proposição IV18, ao falar rapidamente das soluções contra a impotência e inconstância humanas, Espinosa afirma a utilidade mútua entre dois homens no favorecimento de suas potências de agir como uma das soluções à servidão. Esse favorecimento é permitido pelas muitas coisas que os homens possuem em comum entre si, que, por sua vez, podem possibilitar tanto as relações de aumento de potência, na medida em que os homens conduzem-se pela razão, quanto as de diminuição, nas quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Declinações sobre o ser-em-comum e a partilha do sensível (a partir de Jacques Rancière) | Declinations about being-in-common and the distribution of the sensible (according to Jacques Rancière).Alexandra João Martins - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):167-191.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Senso comum na Regra XII. O corporal e o incorporal.Jean-Marie Beyssade - 2022 - Analytica. Revista de Filosofia 24 (1-2):34.
    Gostaria de discutir a concepção cartesiana do senso comum em geral e a forma que ela toma nas Regulæ, em particular em função de um ponto específico de tradução. Chamo de concepção geral do senso comum em Descartes, uma doutrina que, desde as Regulæ (das quais se conjectura que tenham, ao menos em parte, uma redação muito antiga, anterior a 1628) até as Paixões da Alma (1649), desenvolveu-se em torno de duas teses constantemente reafirmadas: a alma (dualismo metafísico) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  29
    A psicologia de senso comum em cenários para a evolução da mente humana.Paulo Abrantes - 2006 - Manuscrito 29 (1):185-257.
    A evolução humana é objeto de pesquisas comprometidas com diferentes agendas. Neste artigo discute-se cenários que concedem à psi-cologia de senso comum um papel central em tentativas de se retraçar tal evolução, colocando em relevo o que nos distinguiria de outras mentes animais: habilidades especiais para representar e, sobretudo, para inter-pretar. Essa perspectiva leva a sério a imagem – central a muito do que se faz em filosofia e nas ciências sociais – de que somos agentes constituí-dos em um (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  11
    O “comum” na realidade segundo Tomás de Aquino.Thiago Sebastião Reis Contarato - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):213-226.
    Na Idade Média, havia um problema conhecido como “Querela dos Universais”, com a discordância entre o realismo, conceitualismo e nominalismo sobre estatuto ontológico e epistemológico dos universais. Tomás de Aquino é um realista moderado porque admite que o universal tem um ser nos indivíduos, na realidade e fora da mente. Quando falamos de um “universal na realidade”, nós nos referimos a aquilo que é comum a mais de um indivíduo. Depois, os modos de ser do conceito universal do intelecto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Senso comum teórico dos juristas.Fábio Caires Correia & Ednan Galvão Santos - 2023 - Praxis Filosófica 56:231-246.
    O objeto do presente artigo concerne ao exame do conceito de senso comum teórico dos juristas e à investigação a respeito de suas funções sob a égide da Teoria Crítica do Direito desenvolvida por Luís Alberto Warat. Estrutura-se, assim, em duas etapas: a primeira, de caráter semântico, adstrita à conceituação e significação do objeto de pesquisa; e a segunda, de jaez teleológico-funcional, atinente à identificação de regiões e de suas funções ou efeitos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    Por um mundo comum | In defense of a common world.Jean Wyllys - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):330-342.
    'Por um mundo comum' é um ensaio ao mesmo tempo convidativo e provocativo. À luz da intertextualidade, onde imagem e discurso cooperam heuristicamente, Jean Wyllys promove uma conversa entre seus recentes desenhos e montagens e suas reflexões sobre a política. A noção de mundo comum, ou de comum, aparece em sua reflexão como a invenção central da política, ao retomar, por exemplo, o pensamento de Arendt e sua noção de inter homines esse [estar entre os humanos] como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Lugar Comum Paradoxal e o Prestígio do Riso.Fernanda Pires Bertuol - 2023 - Princípios 30 (63).
    Interpretar a passagem de Barbara Cassin da ontologia à logologia sofística, do gozo do ser ao gozo do corpo, exige uma secundariedade crítica, na via significante de uma feminilidade sofística. Trata-se de desconfinar o logos da idiotia do privado com seu gozo dito fora do corpo, o mais baixo grau de liberdade. Um desafio decolonial, desvio da relação sexual à relação modernidade/colonialidade, ambas furadas. Como estratégia, nem fórmula positiva e nem negativa, mas uma operação subtrativa. Literalmente, uma saída pelo equívoco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  47
    Terapia e Vida Comum.Plinio Junqueira Smith - 1995 - Discurso 25:69-96.
    O artigo traça, em primeiro lugar, uma distinção entre dois tipos de ceticismo, o terapêutico, em que a cura do dogmatismo é a idéia motriz, e o fenomenista, cuja preocupação central é a descrição da vida comum. Em seguida, examinam-se as noções de terapia e de vida comum, na tentativa de depurar ou aperfeiçoar o ceticismo, chegando-se a conclusão de que a terapia cética mais coerente deve restringir-se ao próprio caso e de que a descrição da vida mais (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  11.  10
    O comum do paradoxo: notas sobre a produção de vínculos em comunicações mediadas.Camila Mozzini - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):02-14.
    O presente escrito busca, a partir da sensação de luto descrita por um rapaz frente à desativação do perfil em rede social de sua companheira, esmiuçar o território das materialidades corpóreas, dos vínculos e dos comuns em jogo nas atuais comunicações mediadas digitalmente. Como é possível que nos afetemos por presenças que não mais se restringem ao toque da pele? A partir desta questão, pretende-se acompanhar cartograficamente algumas pistas que possam visibilizar dos processos de produção de afetos que perpassam as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Saber Comum e Ceticismo.Oswaldo Porchat - 1986 - Manuscrito: Revista Internacional de Filosofía 9 (1):143-159.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    O princípio do comum como apófase ao princípio da propriedade nas democracias contempor'neas.Joel Decothé Jr - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):193-214.
    The philosophical implication that guides the issue addressed here is the following: how does the principle of the common constitute a frontal apophasis to the principle of property in contemporary democracies? I do not pretend to offer an exhaustive answer to this problem. However, I use the argumentative strategy of dividing this paper into three sections: (i) theoretically investigate the dialectical tension between the principle of the common and the principle of property; (ii) analytically observe the premise that the behavioral (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  14.  18
    O Lugar-Comum Arte-Natureza em Der Vollkommene Capellmeister , de Johann Mattheson.Mônica Lucas - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):75-92.
    RESUMO: O mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poéticas latinas, leituras obrigatórias em todas as escolas luteranas, desde a reforma do ensino, consolidada em 1528, por Martinho Lutero e Philipp Melanchton. Neste artigo, mostraremos como o lugar (...) arte-natureza é imitado, a partir de poéticas latinas, em preceptivas musicais setecentistas, em especial, Der vollkommene Capellmeister, de Johann Mattheson. Abordaremos os conceitos de natureza e de arte para, em seguida, discutir a relação entre eles e o emprego da tópica arte-natureza, por Johann Mattheson, seja a partir da perspectiva do orador perfeito, seja pela tomada da natureza como modelo da arte. Discorreremos, ainda, sobre a ampliação do conceito de natureza, de modo a incluir também a imitação de autoridades e obras, além da naturalidade como objetivo da arte. ABSTRACT: The Lutheran world produced an extensive theoretical and practical framework for musical composition, interpretation, and analysis. In the seventeenth and eighteenth centuries, the authors of what became known as musica poetica published manuals whose systematic, theoretical, and terminological bases were borrowed from Latin rhetorics and poetics. In this article, we show how the art-nature commonplace was imitated from Latin poetics in eighteenth-century music manuals, especially in Der vollkommene Capellmeister by Johann Mattheson. We treat the concepts of nature and art separately, so as to then elucidate the relationship between these concepts and Mattheson's use of the art-nature commonplace, whether from the perspective of the perfect orator or of taking nature as a model of art. We then discuss the expansion of the concept of nature so as to include the imitation of authors and works, and discuss the idea of naturality as the final purpose of art. (shrink)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  40
    As ideias do senso comum sobre a relação entre a justiça ea injustiça.Lila Maria Spadoni & Ana Raquel Rosas Torres - 2010 - Revista Aletheia 31:82-96.
    Este artigo tem como objetivo principal investigar as ideias do senso comum de jovens brasileiros e franceses acerca das relações entre justiça e injustiça. Para tanto, utilizou-se o conceito de tematas. As tematas são concebidas como fatores organizadores de conjuntos temáticos de diferentes repres..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  55
    As várias maneiras filosóficas de recorrer ao senso comum nas Luzes britânicas.Laurent Jaffro - 2003 - Discurso 33:35-74.
    O artigo analisa os usos e figuras do senso comum na filosofia britânica do século XVIII, de Shaftesbury a Reid. Essa noção, longe de exprimir uma recusa da filosofia, serve para definir o estatuto dos argumentos e conceitos que compõem o discurso filosófico.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Bem comum: público e/ou privado?João Pato, Luísa Schmidt & Maria Eduarda Gonçalves (eds.) - 2013 - Lisboa, Portugal: Imprensa de Ciências Sociais.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    O Senso Comum de Informação: Questões Oportunas.Marcos Gonzalez - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 1 (2):69-93.
    Problematizamos o conceito de informação, sob a perspectiva da Linguística Sociocognitiva, em especial da teoria da metáfora conceptual e da teoria dos frames semânticos, a fim de verificar se a terminologia predominante da Ciência da Informação (CI) é próxima do “senso comum”, como querem alguns autores da área. De fato, pudemos descrever o esquema cognitivo em que o conceito de informação é produtivo. Identificamos um componente da metáfora do canal, a metáfora INFORMAÇÃO É CONTEÚDO, capaz de confirmar a suspeita (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Do Bem Comum da Visão Platônico-Aristotélica à Lógica Hobbesiana do Contrato Social.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (1):267-298.
    Detendo-se na investigação dos dois grandes modelos que caracterizam o pensamento político, a saber, o modelo clássico e o modelo jusnaturalista, o artigo em questão, distinguindo no âmbito daquele as teorias idealistas e realistas, empreende uma abordagem que nas fronteiras deste último sublinha desde a questão que envolve Como nasceu o Estado?, proposta pela perspectiva historicista, que traz como fundamento o homem como animal político, até a leitura racionalista, que acena com o problema Por que existe o Estado?, identificando o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Cuidar da casa comum: Compromisso de todos.Benedita Izabel Rosa - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):30-37.
    In 2016, the theme chosen for the Ecumenical Fraternity Campaign was: "Common House, our responsibility." Organized by the National Council of Christian Churches of Brazil, CFE has the overall objective of ensuring the right to sanitation for all people and commit ourselves in the light of faith, public politics and responsible attitudes to ensure the integrity and the future of our common home. The book of the prophet Amos, who inspired the motto of this campaign, "I want to see the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Laboratório tecnopolítico do Comum: protótipos, reticulação e potência da situação.Henrique Zoqui Martins Parra - 2019 - Doispontos 16 (2).
    O artigo apresenta a proposta de um dispositivo de investigação denominado Laboratório Tecnopolíticodo Comum. Inspirados em conceitos de Simondon e outros autores, propomos um modo de conhecer que se realizamediante a construção de arranjos sociotécnicos alternativos em torno de problemas situados de comunidades deafetados. Uma mesopolítica atravessada pela produção do Comum em três deslocamentos: da política discursivapara a política do protótipo ; dos problemas da escalabilidade aos problemasde transdução e reticulação; dos problemas do pensamento estratégico aos problemas dapotência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    Bem comum dos portugueses.Jorge Braga de Macedo - 1999 - Lisboa: Vega. Edited by José Adelino Maltez & Mendo Castro Henriques.
  23.  7
    Emanuele Coccia e Jacques Rancière: Filosofias Do Comum.Tark Fraig - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):360-379.
    O presente artigo objetiva realizar uma análise conjunta das obras Metamorfoses (2020) do filósofo italiano Emanuele Coccia e O mestre ignorante (1987) do filósofo francês Jacques Rancière. A análise será feita sob a luz do crescente interesse contemporâneo sobre o conceito de comum, considerado uma aposta política e filosófica de diversos movimentos sociais e intelectuais críticos tanto do neoliberalismo quanto do comunismo de Estado. Argumentaremos que as duas obras, ainda que não coloquem tal noção em primeiro plano, apresentam contribuições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    Bramido Comum.Jean‑Luc Nancy - 2013 - Revista Filosófica de Coimbra 22 (44):335-338.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Bem comum e cidadania numa era emotivista.Victor Sales Pinheiro, Lucas Oliveira Vianna & Matheus Thiago Carvalho Mendonça - 2022 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 55.
    Bien común y ciudadanía en una era emotivista: la política identitaria como vector de crisis y renovación del debate público Este artículo analiza los conceptos de ciudadanía y bien común, considerando la crisis del debate público provocada, entre otras causas, por una distorsión de las políticas identitarias, en el contexto del emotivismo moral moderno. Para ello, este trabajo adopta la metodología de la revisión bibliográfica para desarrollar un análisis teórico de conceptos centrales de la filosofía práctica contemporánea, abarcando diversas referencias, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    O Bem Comum Como Elo Entre Ética e Política a Partir de Aristóteles e Hannah Arendt: Um Debate Atual e Necessário.João Gabriel Moraes de Souza - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):88.
    O artigo tem o objetivo de debater o pensamento político de Hannah Arendt e sua interpretação da política no século XX, onde se destaca a retomada por parte da autora de um dos principais expoentes sobre tal tema, que foi o Filósofo da antiguidade clássica: Aristóteles, ele compreendia a ética indissociável da política, através do conceito de bem comum. Assim, o texto que se segue, busca levantar algumas questões sobre ética e política.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Consciência e discernimento sensíveis: o sentido comum em Tomás de Aquino.Markos Klemz Guerrero - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    Além dos cinco sentidos externos tradicionais, Tomás de Aquino cataloga como potências sensíveis uma variedade de sentidos internos. Dentre os sentidos internos, o sentido comum apresenta um interesse especial, na medida em que sua operação parece ser indissociável do sentir em geral. As operações típicas do sentido comum são perceber que se sente e discriminar objetos sensíveis de sentidos externos diferentes. Em virtude dessas duas operações, ele é fonte de consciência sensível e integra numa mesma unidade as informações (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    O critério empregado pelo sentido comum na função de unificação, segundo Tomás de Aquino.Felipe de Souza Terra - 2023 - Griot 23 (3):79-92.
    Neste artigo, pretendemos explorar a teoria que Tomás de Aquino desenvolve para explicar o funcionamento da percepção humana. São introduzidas, nessa teoria, as operações realizadas pelo sentido comum, dentre elas, a função de unificação das múltiplas informações que são recebidas a partir dos sentidos externos. Será abordado, precisamente, o seguinte problema: que tipo de critério é mobilizado pelo sentido comum no processo de unificação dessas múltiplas informações? A fim de identificar a resposta a esse problema, tomamos como ponto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Trabalho E história: Espinosa E a gênese do direito comum.Antônio David - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:173-215.
    Assunto pouco estudado na obra de Espinosa, o trabalho ocupa centralidade em seu pensamento acerca do direito comum. Através do exame das ocorrências do trabalho nos dois tratados políticos, bem como da observância da correta tradução de _ opera mutua _, procura-se jogar nova luz sobre a história em Espinosa, em particular sobre a gênese do direito comum e sobre as ideias de justiça e injustiça nesse autor.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    As variedades do interesse comum.Marco Antônio Azevedo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):293-332.
    O artigo apresenta um estudo exploratório sobre o tema dos interesses gerais, propondo uma diferenciação entre interesses genuinamente coletivos e interesses comuns. A defesa de que há interesses genuinamente coletivos é parte essencial das teorias políticas identificadas como “republicanas”. Meu objetivo, porém, não será propriamente defender a visão republicana contra suas adversárias. Pretendo apenas explorar alguns caminhos teóricos que permitem tornar plausível a tese de que nem todos os interesses tidos como “públicos” possuem uma característica única. Defenderei que há uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  31
    Base Nacional Comum Curricular: garantia ou ameaça à consolidação da identidade da Educação Infantil? / Common Curricular National Base for Children’s Education: guarantee or threat to the consolidation of the stage identity?Maria Carmem Silveira Barbosa & Maria Luiza Rodrigues Flores - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:73-110.
    O objetivo do artigo é colocar em evidência algumas disputas em torno da identidade da educação infantil, explorando como tema central os processos de construção e implementação da Base Nacional Comum Curricular para a primeira etapa da educação básica. Para contextualizar nossa argumentação, colocamos a Base em diálogo com outras mudanças no campo das políticas educacionais, que incidem sobre a organização curricular, tais como o Documento Referência para o Sistema de Avaliação da Educação Básica, a Política Nacional de Alfabetização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    O senso comum e a filosofia.Regina Schöpke - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e33525.
    Ainda que pouco conhecido e estudado em nossa época, o filósofo neokantiano russo, de origem greco-alemã, Afrikan Spir, produziu uma obra original que teve repercussões importantes em seu tempo. Nascido um pouco antes de Nietzsche, em 1837, Spir será citado por ele, sobretudo, no que se refere às questões que envolvem o caráter transcendental do conhecimento. Afinal, como Kant, Spir defende que o mundo nos aparece mediado por nossa sensibilidade; mediado e organizado pelas estruturas “a priori” do conhecimento, ou seja, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  41
    A resposta do senso comum ao problema do mundo externo.Luis Fernando Dos Santos Souza - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):40-52.
    Nosso objetivo nesse artigo é discutir o argumento do senso comum contra o ceticismo acerca do mundo externo. Apresentaremos o argumento que faz uso de hipóteses céticas e que conclui pela impossibilidade do conhecimento sobre o mundo externo. A seguir apresentaremos o senso comum segundo o filósofo G. E, Moore. Moore defende que o senso comum é capaz de refutar o ceticismo e propõe uma Prova do Mundo Externo, mas terá que livrar sua teoria de duas acusações (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    A produção da ordem comum da natureza através da imaginação.Juarez Lopes Rodrigues - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:237-252.
    Spinoza distinguishes two orders of knowledge: an order conceived by the intellect, that is, the necessary order of nature and another order conceived by the imagination, that is, the common order of nature in which the contingent and the possible dwell. However, the common order is not only a deprivation of knowledge, but also a reality for the finite mode. Because we cannot exclude the existence of the common order, this paper attempts to understand how we can reconcile it with (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Semiologia Política e Interpretação das Leis: Algumas Reflexões sobre a Função Política e a Função Normativasemiológica do Senso Comum Teórico dos Juristas.Gilmar Antonio Bedin - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):38.
    O presente texto tem o objetivo de resgatar as contribuições da Semiologia Política proposta por Luís Alberto Warat. O texto foi estruturado em seis momentos distintos. O texto tem início com a apresentação da reviravolta linguística da filosofia. A seguir, analisa os principais conceitos desta perspectiva filosófica e verifica a incorporação destes conceitos pela teoria jurídica. Num quinto momento, apresenta a Semiologia Política e, na sequência, destaca o conceito de senso comum teórico. Na elaboração do texto, o método utilizado (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Do ser-em-comum.Jean Luc Nancy - 2010 - In Bruno Pexe Dias & José Neves (eds.), A política dos muitos: povo, classes e multidão. Lisboa: Ediçoes Tinta-da-China.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Comunidade, senso comum e igreja invisível em Kant.Margit Ruffing - 2013 - Discurso 42:163-182.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Ética, Moral e Direito: Os Fundamentos da Ação Humana e o Bem Comum Como Garantia Do Florescimento Humano.Guilherme Dorneles da Silva - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):1-24.
    O trabalho que se segue tem como objetivo principal abordar o conceito de bem comum de John Finnis, apresentando-o como um requisito prático-razoável e uma garantia material para a realização do florescimento humano. A fim de alcançar tal propósito, é necessário percorrer o caminho epistemológico que o autor traçou, analisando alguns dos seus conceitos fundamentais, para então chegar na sua noção de bem comum como uma comunidade política perfeita. Desse modo, inicia-se a pesquisa estudando o processo de entendimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?Carmen Teresa Gabriel - 2018 - Educação E Filosofia 32 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    Bem egológico e bem comum: entre antigos e helênicos.Ana Rosa Luz - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):1-11.
    The article that is presented has as its main object to be a crossing between the notions of common good and individual good. Thus, it was intended to develop the explanation of the historical-philosophical path, from where the passage and interposition between the ethical conceptions of common and individual goods took place; with regard, likewise, to the passage between Greek antiquity and Hellenic world. Therefore, the present writing will deal with the presentation of a general panorama of theoretical transposition and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A memória episódica, o problema da cotemporalidade, e o senso comum.César Schirmer Dos Santos - 2020 - In Giovanni Rolla & Gerson Albuquerque de Araújo Neto (eds.), Ciência e Conhecimento. Editora da Universidade Federal do Piauí. pp. 151-180.
    Os realistas diretos sobre a memória episódica alegam que um sujeito que lembra está em contato direto com um evento passado. No entanto, como seria possível estar em contato direto com um evento que deixou de existir? Este é o assim-chamado problema da cotemporalidade. A solução padrão para este problema, a qual foi proposta por Sven Bernecker, consiste em distinguir entre, por um lado, a ocorrência de um evento, e, por outro lado, a existência de um evento, de modo que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    O conceito de natureza comum em duns escoto.Cesar Ribas Cezar - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):447-456.
    Ante o fato de que as coisas são singulares e o conhecimento cientifico é universal, Duns Escoto, preocupado em fundamentar a possibilidade da ciência, coloca-se a questão: a natureza, em si mesma, é individual ou universal? Sua resposta, acompanhando a de Avicena, é a de que a natureza, em si mesma, não é nem universal, nem singular, mas indiferente a ambas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Intersubjetividade e senso comum em Kant.Luís Fernandes Dos Santos Nascimento - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais: Perspectivas Subjacentes à Base Nacional Comum Curricular.Adriana Richit, Leticia Stein & Marisol Vieira Melo - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023007.
    Neste estudo nos referimos à Educação Matemática como perspectiva para uma abordagem coerente, crítica e reflexiva da Matemática, concebida como uma dimensão do conhecimento comprometida com a formação de pessoas questionadoras e participantes no processo de mudança da realidade, ou seja, matematicamente letradas. Baseado neste entendimento, o artigo aborda as perspectivas subjacentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental na direção da concretização da alfabetização e do letramento matemático. A análise, de natureza qualitativa, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Notas acerca do crime de furto de coisa comum.Christiano Fragoso - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    NOTAS ACERCA DO CRIME DE FURTO DE COISA COMUM.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  3
    A ruptura na química entre o senso comum e o conhecimento científico a partir da análise de Gastón Bachelard.David Velanes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):187-203.
    O objetivo deste artigo é demonstrar a ruptura entre senso comum e conhecimento científico da Química a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. Como fio condutor para tal análise, tomou-se os conceitos de materialismo imediato e materialismo instruído, que aparecem principalmente na obra bachelardiana Le Matérialisme Rationnel de 1953, como grandes bases de pensamentos que fundamentaram a ciência Química em períodos históricos diferentes. Demonstrar-se-á que, na epistemologia de Bachelard, o conceito de materialismo imediato equivale ao momento em que ocorria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Do constitucionalismo do comum às lutas cosmotécnicas: constituição do comum e lutas cosmotécnicas.José Luis Bolzán de Morais & Fernando Hoffmam - 2024 - Araucaria 26 (55).
    The purpose of this article is to understand the transition from a constitutionalism of the common – already proposed previously – to the field of cosmotechnical struggles, in the sense that it would no longer be possible to think and constitute a cosmopolitical project except from them. To this end, what is proposed, based on the limits and crises of State and the constitutionalism that accompanies it, seek the construction of cosmopolitical projects through the resizing of constitutionalism, proposing this in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Filosofia do senso comum.António Serras Pereira - 1946 - Lisboa,: J.F. d'Oliveira.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  68
    Comentário a “Sobre o status metafísico das cores”: a concepção comum das cores e a ciência das cores.Raquel Krempel - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):511-516.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  18
    Espólios filosóficos na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a dimensão ética.Ester Maria Heuser & Adriana Muniz Dias - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021033.
    Este artigo considera a marcante instabilidade da Filosofia nos currículos da Educação brasileira, assim como seu desaparecimento como disciplina, na versão aprovada da Base Nacional Comum Curricular. Apresenta as prováveis alterações que esse documento promoverá na Educação, referente à formação de professores, ao impacto político e à autonomia docente na criação de aulas, para, então, dedicar-se aos espólios filosóficos restantes na Base, sobretudo àqueles relativos à ética. Mostra que a dimensão ética atravessa o documento e está presente nas “Competências (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 606