As variedades do interesse comum

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):293-332 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo apresenta um estudo exploratório sobre o tema dos interesses gerais, propondo uma diferenciação entre interesses genuinamente coletivos e interesses comuns. A defesa de que há interesses genuinamente coletivos é parte essencial das teorias políticas identificadas como “republicanas”. Meu objetivo, porém, não será propriamente defender a visão republicana contra suas adversárias. Pretendo apenas explorar alguns caminhos teóricos que permitem tornar plausível a tese de que nem todos os interesses tidos como “públicos” possuem uma característica única. Defenderei que há uma diferença essencial entre os interesses que chamarei de “comuns”, que resultam da agregação de interesses individuais, e os interesses genuinamente “coletivos”. Não obstante, mesmo que existam interesses genuinamente coletivos disso não se segue que todos esses interesses devam prevalecer sobre todo e qualquer interesse privado ou comum. Há interesses individuais exigíveis sobre a comunidade, que, por definição, prevalecem sobre os interesses da coletividade. Ao final, abordarei a questão de se o princípio majoritário pode ser defendido como modalidade de decisão epistemicamente superior quando se trata de decidir qual é o conteúdo do interesse geral. Palavras-chave: Rousseau, Hobbes. Vontade Geral. Interesse Coletivo. Teorema de Condorcet. Proceduralismo Epistêmico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,435

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Modernidade, vita activa e ilusão do desenvolvimento.Renato de Oliveira - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):348-365.
Do valor da vida, dos interesses, do sujeito.Marciano Adilio Spica - 2004 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 3 (3):223-237.
Os bens sociais são sempre bens convergentes?Inácio Helfer - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):163-185.
Virtudes e democracia.Denis Coitinho - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):90-116.
A vontade geral não se representa, sempre se presume.João Carlos Brum Torres - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):69-89.

Analytics

Added to PP
2018-12-31

Downloads
13 (#1,022,934)

6 months
7 (#417,242)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marco Antonio Azevedo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references