Results for 'Ato ético'

1000+ found
Order:
  1.  16
    Dois problemas decisivos sobre Para uma filosofia do ato: o mundo cindido e os atributos do Ser e do ato ético.Edson Soares Martins, Francisco de Freitas Leite & Newton de Castro Pontes - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):123-141.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    O ato moral segundo Tomás de Aquino.Paulo Martines - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):249-264.
    Resumo: Ao considerar as ações que são propriamente humanas, as quais pertencem ao homem enquanto homem, Tomás de Aquino destaca aquelas ações que procedem da vontade deliberada e que visam a um determinado fim, uma orientação que será caracterizada como algo inscrito no próprio ser da criatura e acompanhada de certo conhecimento. Este artigo almeja estudar a constituição do ato moral para Tomás, fazendo ressaltar não apenas a centralidade da vontade na constituição desse ato, mas também certos assuntos pertinentes à (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Fondamento etico dell’educare in Romano Guardini // Ethical basis of educating in Romano Guardini.Calogero Caltagirone - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):14-23.
    O âmbito ético constitui, para Romano Guardini, um dos elementos que especificam o evento educativo. Olhar para a educação, segundo Guardini, significa captar as potencialidades e as tarefas confiadas a tal âmbito de experiência em toda a sua profundidade e riqueza. A formação, deste modo, não pode prescindir de realizar a plena humanização do humano que é dada pela perspectiva ética. Por meio da análise dos atos fundamentais da vida ética, o presente estudo busca evidenciar que realizar a própria (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  69
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com o (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    A ética da revolta de Albert Camus e o ato de jogar.Gabriel Orenga Sandoval, Lucas Leonardo, Luis Felipe Nogueira Silva & Alcides José Scaglia - 2023 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 44 (129).
    O jogo é entendido enquanto um fenômeno complexo, em que a ação do jogador se caracteriza pela eticidade, uma vez que, além de expressar sua subjetividade, visa à boa vida (no caso do jogo, o prazer e a vitória). Assim, o caráter ético da ação do jogador se constitui em um ambiente de jogo, local que a imprevisibilidade, a dinâmica e as novas organizações estão presentes. Dessa maneira, faz parte da função do jogador compreender o ambiente em que ele (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    O tilintar dos cálices de Cristo, Chico/Gil e Criolo: a questão da ética num brinde dialógico.Anderson Salvaterra Magalhães & Daniel Eduardo Candido - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):46-75.
    ABSTRACT In this paper, the aim is to demonstrate the ethical-semantic impact of great time in the reaccentuation of two reformulations of the expression “let this cup pass from me.” Theoretically, we describe great time as semantic sectors of existence which frame the possibilities of meaning actualized in speech genres and concrete utterances. Methodologically, the song Cálice by Chico Buarque and Gilberto Gil and the RAP Cálice by Criolo are dialogically disposed in relation to their context of production, to one (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Ética participativa em Bakhtin. Pandemia e pansemia.Pampa Arán & Ariel Gómez Ponce - 2022 - Bakhtiniana 17 (4):57-74.
    ABSTRACT The philosophical project that Bakhtin conceived at the beginning of the 20th century aims to find a moral philosophy that modifies the performance of man in daily life and in culture. The date [1924?] on which its writing is presumed would indicate the direction that Bakhtinian thought was taking, proposing an utopian cultural transformation in a time marked by enormous political tensions, and the social construction of a real subject, whose moral responsibility historically situated would turn into a mode (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    O espaço público da escola - um mundo significado nas relações eu-outro.Nelita Bortolotto & Raquel Salek Fiad - 2017 - Bakhtiniana 12 (3):5-21.
    RESUMO Discutimos neste trabalho a cultura no espaço público da escola com base em ensaios de alunos de licenciatura em Letras-Português em que expressam suas representações sobre a relação eu-outro no ato da docência em estágio supervisionado. Questionamos se esses alunos, no cotidiano do labor magisterial, nos momentos constituintes do agir ético em diálogo com a estética da profissão, vivem a realidade viva do ato da docência de sujeitos, pelo primado da individualidade e da alteridade no plano do reencontro, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  20
    A invenção do tempo.Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, Eunice Maria Nazarethe Nonato & Edmarcius Carvalho Novaes - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1863-1876.
    A obra em questão, Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo, de Byung-Chul Han, nascido na Coreia e radicado na Alemanha, onde é professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim, se trata de uma reflexão filosófica acerca das questões que envolvem o paradigma digital contemporâneo atrelado à problemática do tempo, e, mais propriamente, acerca do ato natural de fechar os olhos ante a coação permanente pelo visual, pela vigilância. O ensaio de Byung-Chul Han está (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    Nietzsche, as forças e a psicanálise | Nietzsche, the forces and the psychoanalysis.Joao Perci Schiavon & Peter Pál Pelbart - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Investiga-se o conceito de força, tal como aparece em Nietzsche e na psicanálise. Objetiva-se esclarecer e potencializar seu uso clínico. A pesquisa se justifica porque se trata de conceber o processo clínico como explicitação da força pulsional, uma vez que a tipologia das forças proposta por Nietzsche e a precisão analítica, de caráter ético e clínico, convergem inteiramente. Uma ética nietzschiana da força ativa (o amor fati) torna-se providencial para se pensar a retomada do conceito de força na psicanálise. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Possibilidade e Interesse: Acerca do Entediar-se em Kierkegaard.Myrian Moreira Protásio - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):188-204.
    Nosso objetivo neste texto é buscar elementos para compreender o fenômeno do tédio no interior do pensamento de Kierkegaard. A motivação para essa investigação nos vem de discursos cada vez mais presentes na clínica psicológica que denunciam uma crescente indisposição para agir no mundo. A importância desse trabalho está em nos alertar para a diversidade de sentidos que um ato traz consigo, de forma a nos resguardar da sedução de nos entregarmos a uma compreensão mais superficial. Tal exercício é de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Kant e a mentira.Francisco Eliandro Souza do Nascimento & Jorge Luis Carneiro Lopes - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):1-21.
    Neste artigo abordaremos a questão da mentira, em Kant, vinculando a questões de ordem moral. Pois, sendo a ética e o direito ramos da moral, o problema da mentira encontra-se em saber se ela é uma questão ética ou jurídica, ou se é um problema moral, que engloba tanto a ética como o direito, que não legitimam tal ato. Iniciaremos esta unidade com a análise dos conceitos de moral, ética e direito buscando compreender o que constitui cada um desses campos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Contribuições Filosóficas de Spinoza Para Uma Educação Mais Potente.Carlos Wagner Benevides Gomes - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):205-217.
    Benedictus de Spinoza (1632-1677), filósofo seiscentista holandês, não dedicou, evidentemente, ao tema da educação uma obra sistemática. No entanto, de maneira um pouco dispersa, ele deixou alguns registros sobre o ato de educar e sua importância em termos ontológicos, epistemológicos, afetivos e ético-políticos. Com base nisso, o objetivo desta pesquisa se dará a partir das seguintes reflexões: Por que estudar um pensador como Spinoza para entender a educação hoje? Qual a importância de sua filosofia às aplicações pedagógicas contemporâneas na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    O Pacto Educativo Global Do Papa Francisco: Interlocuções Com o Brasil.João Felipe Silveira Ribeiro, Diego Carlos Zanella, Márcio Paulo Cenci & Marcos Alexandre Alves - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):79-90.
    Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica tem motivado o progresso social da humanidade em prol de uma educação que envolva o “bem comum” e o “direito universal”. O Papa Francisco propõe a celebração de um Pacto Educativo Global, unindo toda a sociedade para que se renove o amor por uma educação mais aberta e inclusiva em prol das futuras gerações. Através de políticas públicas coerentes com as múltiplas realidades, valorizando uma educação centrada na pessoa em consonância com o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Moral, ética e estética da existência em Michel Foucault.Miguel Carmo - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):300-310.
    O presente texto tem como objetivo não só precisar os conceitos de “moral”, “ética” e “estética da existência”, nos períodos estudados por Michel Foucault, como também captar suas diferenças significativas, tendo em vista o direcionamento para a possibilidade de uma ético-política na e da atualidade. Tais estudos arqueo-genealógicos da Grécia Clássica, do período Greco-Romano e do Cristianismo, mostram que os referidos conceitos mantem sua marca, de época em época, pela utilização de técnicas que visavam atingir a temperança e um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    O querer realiza uma separação.Marcelo Fabri - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Na fenomenologia de Levinas, o querer é um verdadeiro acontecimento. Ele concretiza uma separação, um existir fora da Totalidade. Sua condição básica é a vida afirmando-se como valor, e não como perseverança na tarefa de ser. Em nossa perspectiva, Levinas realiza uma interpretação ética da redução fenomenológica: a “suspensão de teses”, que para Husserl é um ato metodológico necessário e fundacional da fenomenologia, assume, em Levinas, um sentido eminentemente ético. A vontade é o acontecimento do humano como evasão em (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Uma liberdade responsável e descentrada em relação à natureza: leitura antropológica de Princípio responsabilidade.Nathalie Frogneux - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):435.
    Este texto explora a antropologia subjacente ao Princípio Responsabilidade. Jonas, ali, propõe um humanismo não antropocêntrico que leva em conta a posição deiscente do homem na natureza e sublinha a mútua dependência essencial entre eles. A crítica às utopias e essa posição deiscente do humano completam a réplica de Jonas ao dualismo acósmico de tipo gnóstico, isto é, do homem e da natureza, com um argumento ontológico e ético. Com efeito,se a essência da natureza e a do homem são (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante.Rusanil dos Santos Moreira Júnior & Rita de Cássia Souto Maior - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):122-148.
    RESUMO Neste artigo, objetivamos compreender os discursos que compõem a condição histórico-social de uma amante. Para isso, procuramos refletir sobre o modo como uma mulher em uma relação extraconjugal constrói ético-discursivamente a visão da sociedade a respeito da sua condição amorosa. Inseridos no campo de estudos da Linguística Aplicada, buscamos interpretar a historicidade dos atos discursivos e a repercussão desses atos na representação das subjetividades, por meio da análise dos discursos envolventes ali presentificados. Em vista disso, consideramos os estudos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    Syneidesis, para além da fragmentação do espírito: uma introdução à teoria do abrangente e do pensar em imagens.Manuel Moreira da Silva - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):13-30.
    Resumo: Este artigo discute a emergência da syneidesis e do pensar em imagens, na atualidade, em contraposição às discussões contemporâneas em torno da consciência e do pensamento como representações abstratas. A hipótese de trabalho assumida é de que a syneidesis - como consciência sociocultural ou ético-política, à qual os medievais designaram conscientia consequens - é histórica e ontologicamente anterior à consciência teórica individual, em suas múltiplas formas, e à consciência prática individual, daquela derivada. Essas duas são formas da que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Ética, Moral e Direito: Os Fundamentos da Ação Humana e o Bem Comum Como Garantia Do Florescimento Humano.Guilherme Dorneles da Silva - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):1-24.
    O trabalho que se segue tem como objetivo principal abordar o conceito de bem comum de John Finnis, apresentando-o como um requisito prático-razoável e uma garantia material para a realização do florescimento humano. A fim de alcançar tal propósito, é necessário percorrer o caminho epistemológico que o autor traçou, analisando alguns dos seus conceitos fundamentais, para então chegar na sua noção de bem comum como uma comunidade política perfeita. Desse modo, inicia-se a pesquisa estudando o processo de entendimento dos princípios (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  46
    Review of Ato Sekyi-Otu: Fanon’s Dialectic of Experience[REVIEW]Ato Sekyi-Otu - 1998 - Ethics 108 (3):615-616.
  22.  31
    Aesthetic Nervousness: Disability and the Crisis of Representation.Ato Quayson - 2007 - Columbia University Press.
    Focusing primarily on the work of Samuel Beckett, Toni Morrison, Wole Soyinka, and J. M. Coetzee, Ato Quayson launches a thoroughly cross-cultural, interdisciplinary study of the representation of physical disability. Quayson suggests that the subliminal unease and moral panic invoked by the disabled is refracted within the structures of literature and literary discourse itself, a crisis he terms "aesthetic nervousness." The disabled reminds the able-bodied that the body is provisional and temporary and that normality is wrapped up in certain social (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  23.  9
    Tragedy and Postcolonial Literature.Ato Quayson - 2021 - Cambridge University Press.
    This book examines tragedy and tragic philosophy from the Greeks through Shakespeare to the present day. It explores key themes in the links between suffering and ethics through postcolonial literature. Ato Quayson reconceives how we think of World literature under the singular and fertile rubric of tragedy. He draws from many key works – Oedipus Rex, Philoctetes, Medea, Hamlet, Macbeth, and King Lear – to establish the main contours of tragedy. Quayson uses Shakespeare's Othello, Chinua Achebe, Wole Soyinka, Tayeb Salih, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    La importancia de morir.R. Ato del Avellanal - 1964 - Lima,:
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    Left Universalism, Africacentric Essays.Ato Sekyi-Otu - 2018 - London: Routledge.
    Left Universalism, Africacentric Essays presents a defense of universalism as the foundation of moral and political arguments and commitments. Consisting of five intertwined essays, the book claims that centering such arguments and commitments on a particular place, in this instance the African world, is entirely compatible with that foundational universalism. Ato Sekyi-Otu thus proposes a less conventional mode of Africacentrism, one that rejects the usual hostility to universalism as an imperialist Eurocentric hoax. Sekyi-Otu argues that universalism is an inescapable presupposition (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  26.  4
    Fanon’s Dialectic of Experience.Ato Sekyi-Otu - 1996 - Harvard University Press.
    With the flowering of postcolonialism, we return to Frantz Fanon, a leading theorist of the struggle against colonialism. In this thorough reinterpretation of Fanon's texts, Ato Sekyi-Otu ensures that we return to him fully aware of the unsuspected formal complexity and substantive richness of his work. A Caribbean psychiatrist trained in France after World War II and an eloquent observer of the effects of French colonialism on its subjects from Algeria to Indochina, Fanon was a controversial figure--advocating national liberation and (...)
    No categories
  27.  15
    [Book review] fanon's dialectic of experience. [REVIEW]Sekyi-Otu Ato - 1998 - In Stephen Everson (ed.), Ethics. Cambridge University Press. pp. 108--3.
  28.  23
    Form and metaphor in Fanon’s critique of racial and colonial domination.Ato Sekyi-Otu - 1975 - In Alkis Kontos (ed.), Domination. University of Toronto Press. pp. 133-162.
  29. V/cfor Brenes.Etico En Spencer El Naturalismo - 1963 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 1 (13):7.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Author's Response. [REVIEW]Ato Sekyi-Otu - 2019 - Journal of the African Literature Association 13 (2):278-282.
  31.  45
    Luis césar santiesteban (2009), Heidegger Y la ética, chihuahua, méxico, aldus, 234 pp. [REVIEW]El Ethos & de la Pregunta El Rostro Ético - 2012 - Signos Filosóficos 14 (27):177-182.
  32.  14
    Giudizio estetico e Giudizio etico-politico: Gadamer e Arendt interpreti di Kant.Stefano Marino - 2013 - In Stefano Bacin, Alfredo Ferrarin, Claudio La Rocca & Margit Ruffing (eds.), Kant und die Philosophie in weltbürgerlicher Absicht. Akten des XI. Internationalen Kant-Kongresses. Boston: de Gruyter. pp. 131-140.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    Palavra, ato, feitiço: algumas conjurações no campo da magia.Léo Karam Tietboehl - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):123-133.
    Este artigo parte de uma proposta terapêutica psicanalítica de cura pela fala e das premissas dos estudos a respeito de um performativo para conjurar referenciais e tecer considerações acerca do feitiço, tomando-o na sua dimensão de acontecimento singular e de natureza imprevisível. Esta discussão ocorrerá debruçada sobre os meios de um capitalismo e pautada a partir das ambivalências de uma ideia de fetiche. No ensejo desta discussão, são retomadas algumas colocações que elaboram sobre os interstícios entre magia e política para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Decir lo normal Reflexiones en torno al trasfondo ético del lenguaje de la psiquiatría.Rodrigo Maruy van den Broek - 2019 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 17:100-124.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Estética de la inmediatez: reflexiones en torno a una fundamentación ético-filosófica de la obra de Gaston Bachelard.Arturo Martínez - 2022 - Areté. Revista de Filosofía 34 (1):144-170.
    Si bien toda la filosofía de la imaginación bachelardiana está afectada por un materialismo simbólico y este puede ejercer las funciones de mediación o acompañamiento en el viaje de la ensoñación, también es cierto que la finalidad del arte –en este caso, de la poesía– es el relámpago, la búsqueda de la verdad, la aprehensión profunda del ser de las cosas; experiencia esta que difícilmente se puede dar si mediamos, entre el ser de la cosa y el ser del hombre, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Ato e potência: implicações éticas de uma doutrina metafísica.M. Perine - 1996 - Kriterion: Journal of Philosophy 37 (94):7-23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Os Atos Sociais.Adolf Reinach, Dario Teixeira & Marcelo de Araujo - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):119-133.
    O texto a seguir corresponde ao §3, pp. 705–718, do livro “Die apriorischen Grundlagen des bürgerlichen Rechts” (“Os Fundamentos a priori do Direito Civil”), originalmente publicado em 1913 no Jahrbuch für Philosophie und phänomenologische Forschung, pp. 685–847. A numeração inserida entre colchetes no corpo do texto, destacada em negrito, refere-se à paginação desta edição. As palavras destacadas em negrito pelos tradutores remetem a um glossário que acompanha a presente tradução. Os itálicos, porém, são do próprio Reinach. A marca de intercalação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    Universos éticos y la metarregla del doble efecto en el estado de necesidad.Raúl Madrid Ramírez & Rodrigo Andrés Guerra Espinosa - 2020 - Problema. Anuario de Filosofía y Teoria Del Derecho 1 (14):247.
    Este artículo tiene por objeto explicar cuándo en el estado de necesidad la distinción entre un mal mayor o menor responde al universo ético consecuencialista y desde qué consideraciones no lo haría; segundo, explicar por qué es posible desde el principio del doble efecto la ponderación de la vida humana, aceptando la objetivización de sus parámetros según los efectos de una acción. Por ello, a continuación trataremos en la primera sección el concepto de mal en clave consecuencialista y, posteriormente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  4
    O Ato de Filosofar Em Um Mundo Pós-Pandemia: Isso É Possível?José Aldo Camurça de Araújo Neto - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):60-73.
    O presente artigo objetiva analisar os impactos da pandemia no ensino de filosofia. Mais precisamente, se ainda é possível filosofar em uma realidade de quase “terra arrasada” que atingiu a educação brasileira, durante os meses que sucederam ao noticiário da Covid-19. Para tanto, considera-se, no primeiro momento, a realidade educacional enfrentada pelos profissionais da educação no que tange ao distanciamento exigido pelas autoridades sanitárias em virtude da pandemia. Em seguida, no segundo momento, aborda-se a necessidade do ensino de filosofia, caracterizando-a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Fundamentos éticos del Estado social. Un esbozo de justificación basada en los intereses.Hartmut Kliemt - 1987 - Dianoia 33 (33):83.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  18
    Aspectos ético-morais da pedagogia em santo agostinho.Claubervan Silva Lincow - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):24-33.
    Este projeto consiste em uma análise aos elementos ético-morais da pedagogia de Santo Agostinho, bem como a sua aplicação no contexto educacional de sua época. Não queremos propor valores ético-morais pedagógicos, mas fazer uma análise crítico-filosófica da pedagogia agostiniana sob a luz de uma ética cristã, as quais possibilitam à educação condições de alcançar as suas finalidades e objetivos. Santo Agostinho apresenta em sua ética-pedagogia elementos necessários para a construção de uma moral e reconhecimento do homem como tal, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Problemas éticos encontrados en la asistencia sanitaria y toma de decisiones que involucran a personas que viven con demencia y otros impedimentos cognitivos progresivos.Julian C. Hughes - 2020 - Medicina y Ética 31 (4):925-939.
    Este artículo discute los problemas relacionados con la toma de decisiones en la demencia (y otras deficiencias cognitivas progresivas). Presenta cinco de estos temas; a saber, los relacionados con el lugar de residencia, la atención forzada, la medicación encubierta (en relación con la cual también mencionaré la verdad), la sexualidad, la comida y la bebida, que incluye cierta consideración de suspender y retirar el tratamiento en general. Después reflexionará sobre cómo se trata la toma de decisiones en la práctica clínica; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    O Ato de Pensar X Pensamento no contexto de David Bohm: O Despertar da Criatividade em Oposição à Arbitrariedade e Fragmentação do Conhecimento Científico.Juliana Genevieve Souza André - 2021 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 27:25.
    A presente tese de doutorado trata da reflexão de David Bohm acerca do Ato de Pensar X Pensamento e seus impactos que incidiriam na liberdade para a criatividade ou, ao contrário, esbarrariam em arbitrariedade e fragmentação, em especial, no conhecimento científico. Para tanto, combinamos algumas de suas obras escritas no período de maturidade. Na tessitura de nosso texto, seguindo a linha de Bohm, recorremos ao uso de metáforas e analogias, no intuito de explorar não apenas o “despertar de sua criatividade”, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    Análisis ético-político de los espaciamientos cognitivos, morales y estéticos.Jesús Girado-Sierra - 2019 - Cinta de Moebio 64:132-144.
    Resumen: Este artículo presenta un análisis ético-político del fenómeno de discriminación como consecuencia de lo que Bauman llama espaciamientos sociales, explorando además las consecuencias biopolíticas que se derivan de estos. El soporte filosófico ha sido estructurado a partir de autores como Rorty, Walzer, Simmel, Nussbaum y Esposito, recurriendo al diálogo interdisciplinar con horizontes teóricos como los de la antropología social y la sociología. El aporte significativo de este texto está en que profundiza y amplía desde la filosofía la teoría (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45.  11
    O encontro clínico como ato bakhtiniano prototípico.Carlos Eduardo Pompilio & Fabiana Buitor Carelli - 2023 - Bakhtiniana 18 (3):e61697.
    ABSTRACT The clinical encounter, as an inter-human relationship between the patient and their doctor, constitutes the arena where a clash between the worldviews of these agents can occur. Traditionally, the clinical encounter has been studied from an externalist perspective, extrinsic to the event itself, focusing on quantifiable outcomes. In his early texts, Bakhtin develops a philosophy of the act that remarkably suits the complexity of the clinical encounter. By combining elements of epistemology, gnoseology, axiology, and ontology in his architecture of (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  31
    Pressupostos éticos da educação da solidão.Samuel Mendonça - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 159.
    Este artigo discute os pressupostos éticos da educação da solidão, compreendida como educação aristocrática ou educação do solitário. Abordase alguns pressupostos da ética aristocrática em Heráclito, a partir de diversos comentadores, com o intento de evidenciar que a noção de ética aristocrática encontra amparo na vivência do filósofo obscuro, além de tratar da questão do ó, no sentido de explicitar que a vida aristocrática não diz respeito a qualquer vida, mas à vida desperta. Em seguida, aborda-se a educação aristocrática como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    A filosofia do ato de ser E Raimundo lúlio.Esteve Jaulent - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):631-646.
    Apresentam-se, em forma de sintética perspectiva histórica, alguns dos temas principais da metafisica do ser, de modo a mostrar a articulação do pensamento filosófico desde Parmênides a Tomás de Aquino, salientando-se no fim de cada período as conquistas que ficaram em aberto. A seguir, expõe-se a metafisica Juliana, afirmando-se que esta seguramente consistiria numa tentativa de continuar a especulação e o aprofundamento sobre o ato de Ser, a partir do ponto alcançado pela especulação anterior. O trabalho pode ser visto portanto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Interpretação de atos de fala.Bernardo Alonso & José Carlos Camillo - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40490.
    Neste artigo apresentamos de forma breve uma teoria searliana de interpretação dos atos de fala. Mostramos através do exemplo das metáforas que, conforme proposta por Searle, a interpretação de atos de fala consistiria em reconhecer a intenção do falante. Esse processo se daria por meio do uso de regras convencionais da linguagem tanto pelo falante quanto pelo ouvinte. Contudo, as metáforas são um exemplo de que essa proposta de interpretação não é suficiente para descrever o processo pelo qual os agentes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    Atos supererogatórios são possiveis?Kariel Antonio Giarolo - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2):405-419.
    The main goal of this paper is to discuss whether the so called supererogatory acts exist and, if they do, how can they be part of an ethical theory. A supererogatory act is considered as an action that is not obligatory, i.e. it may or may not be performed by an agent without that entailing a moral error. Heroic and holy deeds, traditionally, have been taken as examples of acts of this kind. My proposal is to defend the existence of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Pensamento Singular e Atos de Pensamento Episódicos.Soutif Ludovic - 2018 - Manuscrito 41 (1):93-113.
    No debate acerca da singularidade de, pelos menos, alguns de nossos pensamentos sobre o mundo, assume-se corriqueiramente que o responsável pela natureza singular do episódio mental não é o próprio episódio e, sim, a proposição singular expressa quer por um proferimento assertórico de sentença singular autônoma, quer pela cláusula complementar em um relato de atribuição de atitude proposicional. As rotas semânticas padrão assumem que a singularidade do episódio mental (conceitual) é por assim dizer “herdada” da singularidade do conteúdo. Argumento que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000