Results for ' troca'

64 found
Order:
  1.  13
    A troca transcendental – análise de um conceito central na teoria de Otfried Höffe.Thomas Kesselring - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):29-33.
    Este artigo discute um dos pontos fundamentais da Ética de Otíried Hifi: a questão da troca transcendental. O autor, após a reconstrução da argumentação de Höffe no tocante à fundamentação dos direitos humanos, procura relacionar essa questão com o debate sobre o comunitarismo. Sustenta a tese de que nem o liberalismo nem o comunitanismo servem de base para a fundamentação de tais direitos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Troca Transcendental, justiça e direitos humanos em Otfried Höffe.Robinson dos Santos - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1).
    Um dos grandes problemas postos pelo tema dos direitos humanos à filosofia é, entre outros, o de sua fundamentação filosófica. No pano de fundo deste debate, surgem questões específicas: como se pode fundamentar/justificar filosoficamente a exigência de reconhecimento aos direitos humanos? Neste estudo, procuro abordar, de modo direto, o núcleo argumentativo sobre o qual está estruturada da proposta de Höffe. Para ele, os direitos humanos têm uma profunda relação com a noção de justiça. O conceito de justiça, na sua concepção, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  45
    Troca Transcendental, justiça e direitos humanos em Otfried Höffe.Robinson Dos Santos - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1):111-126.
    One of the major problems posed by the human rights issue to philosophy is its philosophical foundation. The background of this discussion raises questions such as: how can one philosophically explain / justify the demand for human rights recognition? This paper focuses on the argumentative basis on which Höffe structures his proposal. For him human rights are closely connected to the concept of justice. This concept must be understood primarily as an exchange (Gerechtigkeit als Tausch). Although the concept seems simple, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Interculturalidade: uma experiência da troca de cartas entre alunos do Brasil e do Japão.Giovana Fernanda Bruschi, Izabel Cristina Durli Menin & Marcos Villela Pereira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021009.
    The aim of this article is to promote an analysis of the intercultural experience carried out through the exchange of letters with children from the city of Ninomiya, Kanagawa Province – Japan, with children from the Municipal Education Network of the Veranópolis, Rio Grande do Sul – Brazil. The exchanges take place annually through the Post and Telegraph service in Brazil and Japan, between students from the 3rd to 9th years of this network. Japanese children write to Veranians and vice (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    Réplica: Continuando a troca de idéias.Jose Maria Paiva - 2006 - Diálogos (Maringa) 10 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    A fórmula do valor de troca:: a demonstração formal da sociabilidade do trabalho em o capital de Karl Marx.Francisco Luciano Teixeira Filho - 2013 - Discusiones Filosóficas 14 (22):91-105.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O que Elisabeth da Bohemia perguntou a Descartes? Uma proposta de leitura da carta que inaugura a Correspondência.Katarina Peixoto - 2021 - Seiscentos 1 (1):91-108.
    Em maio de 1643, Elisabeth da Bohemia endereçou uma questão a Descartes que inaugurou uma Correspondência de seis anos, até a morte do filósofo. Ele dedica à Princesa o seu trabalho de maturidade metafísica (Princípios de Filosofia Primeira, 1644) e redige Paixões da Alma (1649) como um dos resultados do diálogo com a filósofa. O silenciamento dos últimos cem anos de historiografia sobre o legado de Elisabeth da Bohemia nesta troca epistolar causou distorções e, em alguns casos, lastreou o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Epístolas: Espinosa E boxel.Samuel Thimounier Ferreira - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:523-571.
    A troca epistolar de Espinosa com Hugo Boxel ocorreu de setembro de 1674 a meados de outubro ou novembro do mesmo ano. Foram escritas, até onde se sabe, seis cartas, três de cada um, todas elas em holandês. Há disponível, todavia, apenas a cópia do original de uma única delas, a _epístola LIII_, restando como fontes únicas as _versiones_ latinas apresentadas nas _Opera Posthuma_. Toda a sequência argumentativa rende um interessantíssimo documento, frutífero no que atina a questões como fé (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  29
    Duas Cartas sobre Música.Juvenal Savian Filho - 2007 - Discurso 37:103-112.
    Troca de cartas a respeito de teoria musical, entre Leibniz e Henfling, em 1706.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    fenomenologia de Habermas e suas contribuições para a hermenêutica.Sandro Roberto de Santana Gomes & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:4-13.
    A fenomenologia no pensamento de Jürgen Habermas e suas contribuições para a hermenêutica representam uma abordagem crítica e engajada na compreensão do Mundo da Vida e da interpretação dos fenômenos sociais. Habermas enfatiza a importância da intersubjetividade e da comunicação autônoma na construção do conhecimento e na formação de significados compartilhados. Ele crítica a hermenêutica tradicional por negligenciar a dimensão social da interpretação e propõe uma hermenêutica emancipatória que busca revelar as estruturas de poder e as ideologias presentes na sociedade. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    Solidariedade ou reconhecimento? - Perspectivas de Richard Rorty E Axel Honneth.Rahra Carvalho Araújo - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):100-113.
    Este artigo se destina a investigar a concepção do termo solidariedade em Richard Rorty e Axel Honneth, buscando apresentar as possíveis semelhanças e divergências de perspectivas tendo como parâmetro o progresso social. Richard Rorty aponta a solidariedade como uma troca de relações práticas intersubjetivas, sem apegos a tradição metafísica e a epistemologia. O autor nos propõe fugir de qualquer tentativa de fundamentalismos e buscas por verdades absolutas que venham guiar a noção de mundo dos indivíduos e fundamentar suas ações. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    Ética Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    O princípio regulador da prática moral do Alvissarismo é o método do meio-termo, que pode se estruturar em todos os formatos da existência humana: A prática moral e existencial de não extremismo: um caminho de moderação, equilíbrio e harmonia entre os opostos. O meio-termo entre as visões filosóficas, políticas, econômicas e religiosas; ou seja, entre a Esquerda e a Direita, o Alvissarismo representa o Caminho do Meio. Uma explicação da Angelitude ; um estado onde fica óbvio que todas as dualidades (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia.Glaé Corrêa Machado, Andréia Mendes dos Santos & Bento Selau da Silva Junior - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):243-269.
    Resumo: Este estudo objetiva analisar as perspectivas de futuros professores em relação às práticas pedagógicas necessárias para a inclusão de alunos com deficiência, assim como a possibilidade de construí-las no cotidiano escolar. Para participar da pesquisa, foram selecionadas dezesseis futuras professoras que estão cursando os últimos semestres do curso de Pedagogia e já atuam como estagiárias na Educação Básica. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa e utilizou as narrativas como instrumento da coleta de dados. A partir do processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    A import'ncia das humanidades na construção do conhecimento.João Alberto Mendonça Silva, Álisson Muryel dos Reis & Josemar de Campos Maciel - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):195-217.
    O presente artigo abordará a construção do conhecimento em Giambattista Vico embasando-se no discurso De Nostri Temporis Studiorum. Com a troca da “imaginação” pela “racionalidade”, colocou-se de lado a engenhosidade humana, anulando assim a verossimilhança que fora negada por não apresentar verdades factuais levando à atrofia do engenho. O intuito aqui é analisar o desenvolvimento imaginativo proposto por Vico, gerando uma nova crítica. Conclui-se sobre uma possível epistemologia das humanidades, na qual cada sujeito possa, com seus próprios instrumentos, desenvolver (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    Leibniz, molyneux e as causas finais: Uma ocasião de disputa perdida.Emanuele Tredanaro - 2016 - Dissertatio 43 (S3):263-297.
    Neste trabalho, nos propomos percorrer algumas etapas do debate sobre a relevância das causas finais nas investigações físicas, que levou Leibniz a confrontar sua filosofia, de modo particular, com o cartesianismo e, mais em geral, com uma concepção estritamente mecanicista da natureza. Serão seguidos aqueles indícios que se encontram na obra de Leibniz, ao procurar pelas referências a Molyneux, um dos primeiros a receber e divulgar a perspectiva leibniziana, e, além disso, um dos poucos interlocutores com os quais se instaurou (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    Conversation and ‘Voices’ in the Narratives of 5- to- 8-Year-Old French-Speaking Children.Edy Veneziano - 2021 - Bakhtiniana 16 (1):134-154.
    RESUMO De acordo com Bakhtin, o dialogismo polifônico, um princípio geral para que haja um avanço de conhecimento, é bem representado no romance literário e mais comumente em narrativas, nas quais diferentes “vozes” podem ser expressas. Assim, neste artigo analisamos narrativas baseadas em imagens e construídas por trinta crianças, entre 5 e 8 anos de idade, falantes de francês, narrativas essas produzidas antes e depois de uma conversa sobre as causas dos eventos. As análises tiveram como foco a habilidade das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Naturalismo na filosofia da mente.John H. McDowell - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):545-566.
    O contraste entre o espaço das razões e o reino da lei ao qual Sellars implicitamente apela não estava disponível antes dos tempos modernos. Os filósofos modernos não sentiram uma tensão entre a ideia de que o conhecimento tem um status normativo e a ideia de um exercício de poderes naturais. Porém, a ascensão da ciência moderna tornou disponível uma concepção de natureza que faz a advertência de uma falácia naturalista na epistemologia inteligível. Por isso o contraste que Sellars traça (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  13
    Da Aparência À Essência da Derivação da Forma Mercadoria: A Forma Das Relações Socioeconômicas No Modo de Produção Capitalista.Gilberto Davanço Neto - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):182-212.
    Este artigo tem o objetivo de desvelar o núcleo da forma das relações socioeconômicas no sistema capitalista de exploração para acumulação de propriedade privada. Referido núcleo deriva nos sujeitos de direito, no Estado e nas demais instituições que derivam do modo de produção posto pela classe socioeconômica dominante que detém a propriedade privada dos meios de produção. Por meio do método materialismo histórico-dialética em Karl Marx e sob a ótica da interpretação filosófica e científica de Evguiéni Bronislavovitch Pachukanis e especialistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Representaciones audiovisuales del neoliberalismo salvaje: jefas de cártel y buchonas.Gabrielle Pannetier Leboeuf - 2023 - Aisthesis 73:71-101.
    Este artículo estudiará la participación de los personajes femeninos de los videoclips de narcocorridos La dama de la troca colorada (Rossina Silva “La Pa’rribeña”, 2010) y Las plebitas chacalosas (Yasmín Gamboa, 2010), y de la narcopelícula videohome La descarada (Oscar López, 2017) en las dinámicas neoliberales violentas de enriquecimiento salvaje, hiperconsumo, hedonismo y ostentación de lujos a través de las figuras de la jefa narcotraficante y de la buchona. Los estudios de casos abordarán el rol de la jefa y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Humanizando sentidos entre a psicologia e a enfermagem: relato de intervenção em uma U.T.I neonatal.Sara Helen Kolachi, Ana Paula Sesti Becker & Maria Aparecida Crepaldi - 2020 - Aletheia 53 (2).
    O relato de experiência teve como objetivo desenvolver práticas de humanização que promovam a saúde na equipe de Enfermagem de uma UTI Neonatal em um hospital catarinense. Participaram da atividade, sete profissionais; destes, três eram enfermeiros(as) e quatro eram técnicas de Enfermagem. Realizaram-se encontros semanais com duração de uma hora, cujo método estruturou-se em três módulos denominados: Módulo 1: Autocuidado; Módulo 2: Trabalho em Equipe e Módulo 3: Processos reflexivos. Para o alcance dos objetivos estabeleceram-se técnicas de dinâmicas de grupo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    An Epistemic Non-Individualistic Conception of Reflection: An Essay.Waldomiro José Silva Filho - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (153):731-756.
    RESUMO Este ensaio visa motivar uma concepção epistêmica não individualista sobre a reflexão. A proposta é não individualista porque (a) não considera apenas o desempenho metacognitivo individual; (b) refere-se a uma situação em que duas ou mais pessoas estão em desacordo dialógico sobre o mesmo assunto ou alvo da proposta; (c) essas pessoas realizam uma disputa com base no espaço de conversação e têm o direito legítimo de esperar umas das outras o compromisso com a busca da verdade, evitar os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  21
    DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016, 244p.Aléxia Bretas - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):235-246.
    Resumo: Para ampliar a compreensão das problemáticas ambientais atuais, este texto reúne as análises interpretativas de dois documentos, os quais, por possuírem perspectivas distintas, contribuem significativamente com o estudo da teoria fleckiana. São dois coletivos de pensamento desenvolvendo práticas científicas com intencionalidades advindas das opções teóricas e políticas, configurando um processo dinâmico de produção de conhecimento. A essência de cada um desses coletivos de pensamento consiste na ampliação e na disseminação da ideia transpessoal, por ela não pertencer, de forma exclusiva, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  46
    Sobre a correspondência de Espinosa com Tschirnhaus.Marilena Chauí - 2000 - Discurso 31:45-88.
    A correspondência de Espinosa com Tschimhaus,` iniciada pouco antes da publicação do Tratado teológico-político e terminada alguns meses antes da morte do filósofo, é de marcada importância não só por conter os últimos escritos de Espinosa, mas sobretudo porque nela alguns dos temas mais importantes de sua filosofia são discutidos - nas primeiras, a relação entre necessidade e liberdade; nas seguintes, a distinção entre idéia verdadeira e adequada; nas últimas, o infinito atual, a possibilidade da exposição geométrica da metafísica e (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    Il mondo come volontà, idee e rappresentazione.Fabio Ciracì - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (1):71-115.
    Este artigo é fruto de uma longa discussão que estabeleci com diversos interlocutores a respeito do desenvolvimento da doutrina das ideias schopenhauerianas. Tal discussão iniciou-se por conta de uma reflexão sobre a filosofia de Mainländer que articulei, via e-mail, no ano de 2006, com o professor Giuseppe Invernizzi; e que, posteriormente, proseguiu autonomamente entre eu e o professor Sossio Giametta, sempre por e-mail. Agradeço, portanto, a ambos por suas contribuições e por suas frutuosas objeções, assim como por suas preciosíssimas observações. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  17
    Naturalismo na filosofia da mente.John H. McDowell - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):545-566.
    O contraste entre o espaço das razões e o reino da lei ao qual Sellars implicitamente apela não estava disponível antes dos tempos modernos. Os filósofos modernos não sentiram uma tensão entre a ideia de que o conhecimento tem um status normativo e a ideia de um exercício de poderes naturais. Porém, a ascensão da ciência moderna tornou disponível uma concepção de natureza que faz a advertência de uma falácia naturalista na epistemologia inteligível. Por isso o contraste que Sellars traça (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Inf'ncia e Ensino.César Donizetti Pereira Leite - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Este texto tem por objetivo refletir estas questões a partir da noção de INFÂNCIA, trabalharemos esta noção tendo como ponto de partida a idéia do in-fans, ou seja, aquele que não fala, o que não possui a palavra, o que não tem a razão. Procurarei indicar o caminho de uma discussão que nos permita ver as relações de poder que se efetivam nas trocas dialógicas dentro do espaço escolar. Neste sentido, partirei de uma situação real, concreta, de um evento ocorrido (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    Diurno E noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam essas duas etapas do pensamento do autor configuram uma comunicação recíproca entre si, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Diurno e Noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando Da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam as duas etapas da filosofia do autor configuram uma comunicação recíproca entre elas, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Descartes sobre a falsidade material.Jean-Marie Beyssade - 2022 - Analytica. Revista de Filosofia 24 (1-2):50.
    Tratarei de uma noção controversa na filosofia de Descartes: o que ele chamou de ideia materialmente falsa. Essa noção suscita questões tanto internas quanto históricas. Neste artigo irei tratar unicamente do problema interno, especificamente colocando em questão a consistência da explicação de Descartes. Para tanto, examinarei a surpreendente noção de falsidade material na Terceira Meditação (seção I) e sua aplicação às meras sensações (seção II), examinarei a troca entre Arnauld e Descartes sobre a falsidade material (seções III e IV) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Do passeio pela filosofia Deleuze-Guattariana ao encontro com o possível conceito de programas de vida.Bruno Gonçalves Borges - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):223-249.
    Do passeio pela filosofia Deleuze-Guattariana ao encontro com o possível conceito de programas de vida Resumo: De todas as maneiras de incursionar uma filosofia, o passeio pareceu ser a abordagem possível diante do emaranhado pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ainda que alguns se dediquem a localizar onde começa e onde termina a contribuição de cada um nas obras que os dois filósofos escreveram juntos, é nesse entre, no encontro de dois pensadores, que enfrentavam questões específicas em cada campo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  25
    Presença de práticas culturais e religiosas de matrizes indígenas e africanas no Norte e Nordeste do Brasil (The presence of cultural and religious practices of indigenous and African headquarters in Northern and northeastern Brazil).Ênio José da Costa Brito - 2014 - Horizonte 12 (33):233-245.
    Esta Comunicação objetiva apresentar dois trabalhos acadêmicos de Luis Cláudio Cardoso Bandeira. A dissertação de mestrado, intitulada Entidades africanas em “troca de águas”: diásporas religiosas desde o Ceará, apresenta a pesquisa sobre tradições africanas no Ceará. No doutorado, Bandeira trata de Rotas e raízes itinerantes e destaca veredas desafiadoras do diálogo entre história e religião. Participando das duas bancas, tive a oportunidade de perceber as nuances do caminho acadêmico percorrido por ele. Neste texto , faço memória dessas duas participações, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Aspectos da Guerra em homero.Luciene de Lima Oliveira - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):79-89.
    O presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito de acontecimentos e fatos que ocorrem na denominada ‘Guerra Homérica’. Tendo por base a Ilíada, nota-se que, no campo de batalha, há o enfrentamento entre gregos e troianos em duelos singulares, em combates em massa ou à distância. Não obstante, paralelamente a esses tipos de pugnas, há também a presença de intervenções divinas, de súplicas, do medo, da ousadia, da alegria, da tristeza, do despojar das armas, de cortesias, de trocas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Correspondência entre René Descartes e Elisabeth da Bohemia.René Descartes, Elisabeth da Bohemia, Eneias Forlin & Luiz Nitsche - 2022 - Kant E-Prints 17 (1):151-157.
    Desde o ano de 1643, Descartes (1596-1650) e a princesa Elizabeth (1618-1680) já trocavam cartas a respeito da geometria, da metafísica e até da física cartesiana. Todavia, no ano de 1645, por conta de um grave estado melancólico da princesa, houve uma intensa correspondência entre ambos. À princípio, o debate se mantinha em torno das condições especificas da princesa. O tema central girava em torno de questões fisiológicas e morais (ou psicofisiológicas). À medida, porém, em que a troca de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Contribuições Habermasianas Para Uma Ética Intercultural da Informação: Aproximações.Jorge Atilio Silva Iulianelli - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):29-41.
    Este artigo é uma reflexão sobre contribuições habermasianas à ética da informação. A questão da ética da informação continua a ser problemática. Ela deve ser coordenada desde que paradigma de relações interculturais? O caráter eurocêntrico das ciências da informação tem sido problematizado, sobretudo em relação aos regimes de verdade que se produzem na ciência e na tecnologia. O que significa a produção de conhecimento e a troca de saberes de caráter emacipatório para a ciência da informação? Embora essa questão (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    Os Troncos Velhos Pataxó de Cumuruxatiba em palavras.Cristiane Maria De Oliveira - Jandaia Pataxó & Paulo de Tássio Borges Da Silva - 2018 - Odeere 3 (5):175.
    O relato é resultado da reflexão dos conhecimentos produzidos interculturalmente no percurso do Curso de Magistério Indígena, Nível Médio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Foi elaborado a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Kijetxawê Zabelê, no município de Prado/BA; das vivências nos projetos das comunidades Pataxó em Cumuruxatiba/Kaí e nas trocas realizadas com meus colegas e professores, especialmente, com os saberes dos Troncos Velhos das Aldeias de Cumuruxatiba.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    Biodiversidades étnicas e ancestralidades: ontologias indígenas e ética para futuros sustentáveis.Regina Suama Ngola Marques - 2023 - Odeere 8 (3):119-139.
    Neste ensaio observamos que a biodiversidade é a multiplicidade de recursos existentes no contexto da vida da natureza do planeta Terra. Ela implica também a presença do elemento humano e sua condição étnica que é também, no mundo globalizado, étnico racial. A vida humana a partir das ancestralidades étnicas nos indicam que o caminho para um futuro sustentável sempre foi protagonizado por populações indígenas, povos das florestas, tradicionais e quilombolas. Estas civilizações humanas, indígenas, ribeirinhos, população do campo e da floresta, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  39
    Heidegger and Psychoanalysis?William J. Richardson - 2003 - Human Nature 5 (1):9-38.
    Este ensaio examina o relacionamento possível entre o pensamento de Martin Heidegger enquanto emerge no Zollikon Seminaire na sua troca de idéias com Medard Boss e a perspectiva da psicanálise como aparece através do prisma da releitura de Freud oferecido por Jacques Lacan. Heidegger entende Freud como vítima de uma compreensão positivista da ciência que procura explicar o comportamento humano patológico por um complexo de causas discerníveis conscientemente. Quando determinados fenômenos não podem ser explicados desta maneira, Freud postula um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  38. Elisabeth da Bohemia - Verbete.Katarina Peixoto - 2020 - Mulheres Na Filosofia.
    O estudo das Cartas de Descartes a Elisabeth ocupou a literatura, ao passo que a fortuna da contribuição de Elisabeth foi soterrada pela historiografia. Essa negligência intelectual merece registro, visto que as cartas de Elisabeth foram descobertas no Século XIX e publicadas pela primeira vez em 1876 (Ebbersmeyer 2020, p. 4). O fato de que Elisabeth tenha sido ignorada pela historiografia explicita a precariedade a que o viés pode condenar uma narrativa, e torna o estudo sobre Elisabeth da Bohemia difícil. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    O Olhar Freireano Sobre a Prática Pedagógica: O Diálogo Como Princípio Ético Dos Docentes Na Escola X.Altair Alberto Fávero, Camila Chiodi Agostini & Thalia Leite de Faria - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023009.
    Ao pesquisar a realidade educacional contemporânea é preciso conceber que os desafios que atingem a práxis pedagógica em sala de aula se apresentam de forma multifacetada e complexa. Pensar a atuação docente se mostra cada vez mais desafiadora e prescinde de problematizações que auxiliem no enfrentamento das dificuldades. Assim, a presente pesquisa trata da temática acerca do diálogo como um princípio ético na prática pedagógica em sala de aula, com ênfase na concepção dos docentes da Escola X. Tratando-se de uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Solidariedade ou reconhecimento? - Perspectivas de Richard Rorty E Axel Honneth.Rahra Carvalho de Araújo - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):100-113.
    Este artigo se destina a investigar a concepção do termo solidariedade em Richard Rorty e Axel Honneth, buscando apresentar as possíveis semelhanças e divergências de perspectivas tendo como parâmetro o progresso social. Richard Rorty aponta a solidariedade como uma troca de relações práticas intersubjetivas, sem apegos a tradição metafísica e a epistemologia. O autor nos propõe fugir de qualquer tentativa de fundamentalismos e buscas por verdades absolutas que venham guiar a noção de mundo dos indivíduos e fundamentar suas ações. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    A doutrina de negação da vontade de Schopenhauer à luz do conceito kantiano de grandezas negativas.João Gabriel Coterli Hank - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    O texto parte das considerações que Schopenhauer faz acerca do princípio de razão suficiente do agir na sua dissertação Sobre a quadrúplice raiz do princípio de razão suficiente e da negação da Vontade de vida nos §68-70 de O mundo como vontade e como representação; e como a conduta relacionada a este conceito pode ser observada ao longo da história, seja no cristianismo ou nas religiões indianas, mostrando como é possível chegar à tal conhecimento. Em seguida, aliado ao texto kantiano (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    Formação continuada de professores com tecnologias digitais para o ensino de Química.Alessandro Félix Pascoin & José Wilson Pires Carvalho - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-18.
    A presente pesquisa teve como objetivo conhecer as reflexões que emanam em curso de formação continuada para professores de Química, fundamentado por recursos de tecnologias digitais. Metodologicamente adotou-se a Pesquisa-Formação e seus aspectos procedimentais no desenvolvimento da pesquisa. No percurso que compreendem os instrumentos, produção e coleta de dados estiveram: roda de conversa, observação, anotações de campo, gravação de áudio e questionários. A fim de observar a realidade, desenvolver a formação, compreender o conjunto de procedimentos e analisar os dados, utilizou-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  27
    Futuros sacerdotes do Senhor: a decisão vocacional entre seminaristas em Santa Catarina.Marcos Alfonso Spiess - 2016 - Horizonte 14 (42):654-656.
    A proposta do presente trabalho é analisar desde uma perspectiva antropológica a decisão vocacional entre seminaristas catarinenses. O trabalho de campo através da “objetivação participante” foi desenvolvido no Seminário Filosófico de Santa Catarina, e ampliado para ex-seminaristas, estagiários e padres. Analisando discursos e práticas foi possível perceber como que o despertar da vocação e as decisões implicadas na caminhada vocacional estão relacionados às condições históricas, econômicas e sociais. O primeiro capítulo resgata a história da implantação das dioceses e seminários no (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Ecos de um cotidiano juvenil: as escritas de si na privação de liberdade.Nilda Stecanela & Carmem Craidy - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):175-194.
    Neste texto procuramos tematizar o cotidiano juvenil a partir de contextos de privação de liberdade. Apresentamos algumas análises possíveis de serem realizadas dentro do conjunto da pesquisa matriz que o origina: “Escola de Borracha: um estudo sobre os processos educativos e identitários de jovens em privação de liberdade”, cujo foco volta-se para os processos educativos e identitários de jovens em conflito com a lei. O viés metodológico que escolhemos para o desenvolvimento da pesquisa envolve a escuta de jovens a partir (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  41
    Simondon e o construtivismo: uma contribuição recursiva à teoria da concretização.Andrew Feenberg - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):263-281.
    ResumoEste artigo defende que a teoria da concretização de Gilbert Simondon é útil tanto para os estudos sobre ciência e tecnologia quanto para a teoria política. Por "concretização", Simondon compreende o processo de multiplicação de funções propiciadas pelas estruturas de um dispositivo. Ele oferece o exemplo do motor com resfriamento a ar, que combina resfriamento e contenção em uma única estrutura, a caixa do motor. A concretização contrasta com projetos "abstratos", que acrescentam estruturas para cada função, complicando o dispositivo e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  46.  11
    Arte e a Educação Física No Ensino a Dist'ncia, Desafios e Perspectivas Enfrentados Durante a Pandemia Covid-19: Relatos de Experiências.Inês Rosad Arruda Ribeiro, Andrea Barbosa de Souza, Andreia Aparecida Pinto de Souza, Edwin Gomes de Araujo & Valdiney Pereira de Souza - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Diante de uma crise sanitária mundial, a pandemia do COVID-19, iniciada em 2020, fez com a humanidade se reorganizasse, entrando em uma nova era. Os órgãos de saúde competentes, juntamente com as nações, expuseram suas preocupações, editando decretos e normativas a serem seguidas, com medidas rigorosas de isolamento social. E a Educação foi uma das áreas mais afetadas, por ser um dos pilares mais importante na sociedade moderna. A rotina que antes era totalmente presencial, passou a ser a distância, novas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Fetichismo e regressão musicais em Theodor Adorno.Verlaine Freitas - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):80.
    O objetivo do artigo é fazer uma análise do texto “Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição”, de Theodor W. Adorno, mostrando como a noção de fetiche permite ao autor delinear a auto-negação da música, tanto pela absorção do valor de uso pelo de troca, quanto pela infantilização do público, momento em que a pseudo-atividade demonstra uma vertiginosa acoplagem entre indivíduo e sociedade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  76
    Notes on Mead's presence in the work of Habermas.Luciana Aparecida de Araújo Penitente - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):205-220.
    Habermas pensa a questão da individuação e da socialização a partir dos estudos de George Hebert Mead, que, na sua concepção, foi o primeiro a refletir substancialmente sobre um modelo de eu produzido socialmente. Mead oferece todo subsídio teórico para o desenvolvimento de uma teoria da evolução humana que envolve o processo de individuação e de socialização. Pelo paradigma de intercompreensão, ou seja, da relação intersubjetiva de indivíduos que se socializam por meio da comunicação e se reconhecem mutuamente, Mead permite (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  58
    Notas Sobre a Presença de Mead na Obra de Habermas.Luciana Aparecida de Araújo Penitente - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):205-220.
    Habermas pensa a questão da individuação e da socialização a partir dos estudos de George Hebert Mead, que, na sua concepção, foi o primeiro a refletir substancialmente sobre um modelo de eu produzido socialmente. Mead oferece todo subsídio teórico para o desenvolvimento de uma teoria da evolução humana que envolve o processo de individuação e de socialização. Pelo paradigma de intercompreensão, ou seja, da relação intersubjetiva de indivíduos que se socializam por meio da comunicação e se reconhecem mutuamente, Mead permite (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Territórios culturais e espaços pós-nacionais.Beatriz Resende - 2018 - Cultura:63-71.
    O artigo pretende discutir a Literatura Brasileira contemporânea em sua relação com as atuais trocas culturais globais. A literatura, assim como as artes visuais e as performances cênicas, num mundo de fluxos, estabelecem novas relações com seus próprios territórios e os espaços globais, provocando a necessidade de novas perspectivas críticas.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 64