10 found
Order:
  1. Apresentação // Presentation.Everaldo Cescon, Nilda Stecanela & Evaldo Antonio Kuiava - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):1-12.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Apresentação // Presentation.Everaldo Cescon, Nilda Stecanela & Evaldo Antônio Kuiava - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):IX-XI.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Apresentação // Presentation.Everaldo Cescon, Evaldo Antônio Kuiava & Nilda Stecanela - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):IX-XI.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Apresentação / Presentation.Nilda Stecanela & Marcia Speguen de Quadros Piccoli - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:274-293.
    O texto se debruça sobre os princípios constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional de quatro Instituições Comunitárias de Ensino Superior, duas localizadas no Rio Grande do Sul e duas situadas em Santa Catarina. O propósito é analisá-los segundo três categorias analíticas tomadas das obras de Paulo Freire: abertura para o diálogo; autonomia; e emancipação. A análise documental retrata os procedimentos adotados na construção dos dados empíricos, segundo a abordagem de Bacellar. O estudo observa o atual cenário da Educação Superior, que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Apresentação // Presentation.Flávia Brocchetto Ramos, Jefferson Mainardes & Nilda Stecanela - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (s):9-14.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Alex Guilherme e o diálogo de e com Martin Buber.Nilda Stecanela - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):228-242.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Ecos de um cotidiano juvenil: as escritas de si na privação de liberdade.Nilda Stecanela & Carmem Craidy - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):175-194.
    Neste texto procuramos tematizar o cotidiano juvenil a partir de contextos de privação de liberdade. Apresentamos algumas análises possíveis de serem realizadas dentro do conjunto da pesquisa matriz que o origina: “Escola de Borracha: um estudo sobre os processos educativos e identitários de jovens em privação de liberdade”, cujo foco volta-se para os processos educativos e identitários de jovens em conflito com a lei. O viés metodológico que escolhemos para o desenvolvimento da pesquisa envolve a escuta de jovens a partir (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Mais que um bonde, uma família: grupos de risco, EJA e identidades juvenis // More than a “bonde”, a family: risk groups, EJA and young people's identities.Nilda Stecanela & Barros - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):120-146.
    Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre grupos de risco, educação de jovens e adultos (EJA) e identidades juvenis. Objetiva produzir uma narrativa sobre a possível relação entre a inclusão precária, a violência e a pressão do cotidiano com a participação de jovens da EJA em grupos juvenis denominados bondes. O substrato empírico compõe-se de registros etnográficos do cotidiano juvenil em ambiente escolar e, de modo especial, considera as narrativas de quatro jovens matriculados na modalidade EJA de uma escola da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O cotidiano como fonte de pes.Nilda Stecanela - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1).
    Resumo: Neste texto procuro fazer uma contextualização teórica a respeito dos fundamentos da sociologia da vida cotidiana, valendo-me dos seus princípios para o desenvolvimento da pesquisa em ciências sociais e da sua utilização como perspectiva metodológica. Nos percursos argumentativos que procuro desenvolver, situo o cenário e os sujeitos da pesquisa que motiva minhas reflexões, sinalizando alguns instrumentos necessários para a escavação do cotidiano. Tematizo os desvios das rotas do cotidiano e os desafios para a decifração dos seus enigmas. Enfatizo a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    O cotidiano como fonte de pesquisa nas ciências sociais.Nilda Stecanela - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):63-75.
    Neste texto procuro fazer uma contextualização teórica a respeito dos fundamentos da sociologia da vida cotidiana, valendo-me dos seus princípios para o desenvolvimento da pesquisa em ciências sociais e da sua utilização como perspectiva metodológica. Nos percursos argumentativos que procuro desenvolver, situo o cenário e os sujeitos da pesquisa que motiva minhas reflexões, sinalizando alguns instrumentos necessários para a escavação do cotidiano. Tematizo os desvios das rotas do cotidiano e os desafios para a decifração dos seus enigmas. Enfatizo a importância (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark