6 found
Order:
Disambiguations
Aléxia Bretas [8]Aléxia Cruz Bretas [2]
  1.  10
    A ciência que sonha e o verso que investiga: o filosofar erótico de Olgária Matos.Aléxia Bretas - 2023 - Discurso 53 (1).
    Olgária Chain Féres Matos é professora titular aposentada pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e professora titular no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Sua trajetória tem início em fins dos anos 1960, quando ingressa como estudante na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, então situada à rua Maria Antonia. Rousseau, Marcuse, Adorno, Derrida e principalmente Walter Benjamin são algumas de suas referências filosóficas mais importantes, a partir das quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    Collected papers of Herbert Marcuse: art and liberation.Aléxia Bretas - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):273-280.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  19
    DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016, 244p.Aléxia Bretas - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):235-246.
    Resumo: Para ampliar a compreensão das problemáticas ambientais atuais, este texto reúne as análises interpretativas de dois documentos, os quais, por possuírem perspectivas distintas, contribuem significativamente com o estudo da teoria fleckiana. São dois coletivos de pensamento desenvolvendo práticas científicas com intencionalidades advindas das opções teóricas e políticas, configurando um processo dinâmico de produção de conhecimento. A essência de cada um desses coletivos de pensamento consiste na ampliação e na disseminação da ideia transpessoal, por ela não pertencer, de forma exclusiva, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  28
    Do deserto de gelo da abstração ao filosofar concreto: correspondência Adorno-Benjamin.Aléxia Bretas - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):231-250.
  5.  13
    Passagens, de Walter Benjamin.Alexia Cruz Bretas - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    Resenha: Collected papers of Herbert Marcuse: art and liberation.Aléxia Bretas - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):273-280.
    A coletânea de artigos de Herbert Marcuse comemora em 2007 o lançamento de mais um volume: Art and Liberation. Originada de uma série de visitas empreendidas, a partir de 1989, por Douglas Kellner aos Arquivos Marcuse em Frankfurt, esta coletânea de artigos prevê o lançamento de seis volumes, cada um dos quais dedicado ao tratamento de um tema específico. Único impresso no Brasil, o primeiro engloba alguns textos escritos em colaboração com o governo norte-americano, e discute a relação entre a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark