Results for ' imagens de natureza humana'

1000+ found
Order:
  1.  10
    Imagens e analogias do corpo e da mente na política de Spinoza.Alexandre Arbex Valadares - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:95.
    O presente artigo propõe estudar algumas possibilidades interpretativas suscitadas pela analogia com que Spinoza busca ilustrar, a partir da imagem do corpo humano, a estrutura de composição do corpo político. Começando por discutir a dinâmica de produção de corpos na Natureza, o texto desenvolve uma análise da contradição entre duas teses, presentes na obra de Spinoza – uma, na sua ontologia, e outra, na política –, que se formulam nos termos da analogia do corpo humano com o corpo político; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Resenha do livro Imagens de natureza, imagens de ciência (2ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Eduerj, 2016), de Paulo C. Abrantes. [REVIEW]Bruno Camilo de Oliveira - 2020 - Revista Helius 3:1250-1263.
    The second edition of the work of the Brazilian physicist Paulo C. Abrantes (2016), entitled Images of nature, images of science, is a good alternative for students of history and philosophy of science. The reason is Abrantes' thesis in this work: to defend that the development of scientific knowledge is dependent on the influence of different images of "nature" and "science" existing during the history of Western scientific-philosophical thought; and an advocate for the historian of science Studying as reasons that (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    A concepção de natureza humana em benedictus de Spinoza.Emanuel Angelo Da Rocha Fragoso - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:83.
    Spinoza concebe a natureza humana em sua obra Ethica como constituída por modos de dois dos infinitos atributos de Deus, o pensamento e a extensão, ou a ideia e seu objeto, o corpo, respectivamente. A mente humana, enquanto essencialmente uma ideia, e o objeto desta ideia, o corpo, pressupõe uma relação não causal entre um modo finito do atributo pensamento e do atributo extensão. O corpo, enquanto certa relação composta ou complexa de movimento e de repouso se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Lei natural e a natureza humana em Tomás de Aquino.Luís Carlos Silva de Sousa - 2022 - Perspectivas 7 (1):127-144.
    Análise da relação entre lei natural e natureza humana em Tomás de Aquino, a partir da Summa theologiae (STh. Ia-IIae, q. 94, a. 2 ad 2). O texto pretende destacar alguns problemas relacionados à noção clássica de natureza humana e como ela pode ser vinculada à lei moral natural. A noção de bem transcendental é vista como fundamento dos primeiros princípios da razão prática. Essa perspectiva transcendental deve nos conduzir a uma visão normativa sobre o papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    O Conceito de Natureza Humana nas Preleções Sobre a Pedagogia de Kant.S. Barreto - 2012 - Páginas de Filosofía 4 (1):55-69.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    Reequacionamento da concepção de natureza humana como fundamento do direito natural.Alejandro Bugallo Alvarez - 2009 - Synesis 1 (2):1-23.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Anti-climacus E A Noção De Natureza Humana: Uma Passagem D'a Doença Para A Morte.Nuno Ferro - 2011 - Pensando: Revista de Filosofia 2 (4):140-161.
    O propósito do artigo é analisar a possibilidade de o conceito de "homem" presente em "A Doença para a Morte" corresponde a uma definição de "natureza humana". Começa por se analisar brevemente num aspecto da noção de "natureza", segundo Aristóteles, e examina-se em que medida a noção de "natureza" é compatível com a de liberdade, tal como Anti-Climacus a expõe. Conclui-se que, segundo o texto de "A Doença para a Morte", a noção de "natureza (...)" tem de receber um novo sentido metafísico, pois deve ser compreendida como um terminus ad quem e não, como nos restantes entes, um terminus a quo.The purpose of the article is to analyse if the concept of "man" in "The Sickness unto Death" corresponds to a definition of "human nature". It starts analysing briefly the notion of "nature" according to Aristotle and tries to determine in what degree is the notion of "nature" compatible with the notion of liberty, as Anti-Climacus explains it. The conclusion is that, according to "The Sickness unto Death", the notion of "human nature" must receive a new metaphysic understanding, since, unlike the other beings, it must be understood as a terminus ad quem and not as a terminus ad quo. (shrink)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  43
    Da natureza humana: Aproximações entre Hugo grotius E Thomas Hobbes.Rafael Furtado - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 108.
    O presente artigo busca confrontar as noções de natureza humana tal como desenvolvidas por Hugo Grotius, em sua obra O direito da guerra e da paz, e por Thomas Hobbes, nos escritos Do cidadão e Leviatã. Com tanto, trata-se de contrapor o pensamento dos referidos autores, identificando entre eles distinções e semelhanças. As análises realizadas neste trabalho justificam-se dada a centralidade dos teóricos abordados no âmbito da filosofia política, bem como do jusnaturalismo. Assim, espera-se oferecer um recorte das (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Sobre a Natureza Humana.Aesara de Lucânia & Carolina Araújo - 2023 - Discurso 53 (1).
    Tradução de Sobre a Natureza Humana, um texto em dialeto dórico transmitido unicamente por Estobeu (Eclogarum, I. 49.27) e atribuído a Aesara de Lucânia, pitagórico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Antecedentes filosóficos e teológicos do conceito pascaliano de natureza humana.Luís C. G. Oliva - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. Natureza humana como domínio de aplicação da religião da razão.Zeljko Loparic - forthcoming - Kant E-Prints.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Antecedentes filosóficos e teológicos do conceito pascaliano de natureza humana.Luís C. G. Oliva - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114):367-408.
  13.  5
    La imagen de la vida humana.Julián Marías - 1955 - [Buenos Aires]: Emecé Editores.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Natureza humana, dever moral e finalidade do Estado em Maquiavel.José Luiz Ames - 2006 - Reflexão 31 (90):63-70.
    Partimos do estudo na noção de homem presente no pensamento de Maquiavel para estabelecer a idéia de Estado e sua relação com a ética. Existe, quanto a esta questão, uma vasta polêmica na tradição interpretativa e que podemos reduzir a duas perspectivas fundamentais. Primeira: Maquiavel compreende a natureza humana como corrompida de forma definitiva, o que transforma o Estado em instrumento puramente coator da malevolência humana. Nesta ótica, não há espaço para pensar em finalidades éticas do Estado. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    O ponto de Arquimedes: natureza humana, direito natural, direitos humanos.Paulo Ferreira da Cunha - 2001 - Coimbra, Portugal: Almedina.
    Num diálogo entre a Teoria Constitucional e a Filosofia Jurídica, O Ponto de Arquimedes procura levantar eternas interrogações sobre a fundamentação e a legitimação do Direito. Num tempo de consenso aparente e por vezes hipócrita em torno dos Direitos Humanos, o desafio é o de saber quais as suas raízes- a simples vontade do poder, sempre reversível, ou o Direito Natural e a própria natureza do Homem? A indagação sobre o ponto de apoio do Arquimedes jurídico, longe de ser (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Religação dos aspectos de natureza e cultura na formação humana.Rita Ribeiro Voss - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):149.
    O artigo reflete sobre formação humana a partir da antropologia, isto é, como pensamento de religação de natureza e cultura, retoma os conceitos de cultura ao longo do desenvolvimento da antropologia que dividem a disciplina em dois campos opostos, um universalista e outro relativista. No entanto, ao contrário, a formação humana requer que pensemos a condição humana em sua estrutura biológica, que resulta na potencialidade humana de criar Cultura, universos simbólicos que são configurados por culturas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Comunicação e natureza humana: argumentos a favor de uma atualização epistemológica.Diego Franco Gonçales - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. La imagen de la vida humana.Julián Marías - 1957 - Les Etudes Philosophiques 12 (4):416-417.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. La imagen de la vida humana y dos ejemplos literarios: Cervantes, Valle-Inclán.Julián Marías - 1974 - Revista Portuguesa de Filosofia 30 (4):404-405.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. La imagen de la vida humana y dos ejemplos literarios.Julián Marías - 1971 - Madrid,: Revista de Occidente.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    Hobbes sensualista: uma leitura diderotiana da Natureza humana.Clara Carnicero de Castro - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O sensualismo é comumente atribuído a Condillac. O tratado sobre a Natureza humana (1650) de Hobbes traz, porém, um século antes do Tratado das sensações (1754) de Condillac, as marcas mais características dessa corrente filosófica: o desenvolvimento das faculdades e das operações mentais unicamente por meio das sensações, de modo que todo pensamento seja algum tipo de modificação da sensação. A Natureza humana foi traduzida para o francês por d'Holbach em 1772, proporcionando uma sorte de revelação (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  11
    A questão da natureza humana: Kant leitor de Rousseau.Joel Thiago Klein - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):9-34.
    Resumo Este artigo analisa a influência da filosofia de Rousseau na teoria antropológica de Kant. No primeiro momento, apresentam-se as semelhanças e diferenças acerca do modo como cada autor compreende o estado de natureza. No segundo momento, estabelece-se uma comparação entre o conceito de sociabilidade insociável de Kant e os conceitos de piedade e amor próprio, na filosofia de Rousseau.This paper analyses the influence of Rousseau’s philosophy on Kant’s anthropological theory. Firstly, the similarities and differences between each philosopher’s understanding (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A História Nos Marcos Da Natureza Humana.Adriano de Brito - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14:7-23.
    Resumo: O texto reconstrói as bases teleológico-morais para a constituição da moderna ciência da história. A chave dessa reconstrução é o escrutínio da idéia kantiana de plano da natureza, idéia que é investigada nas obras de Adam Smith, Hegel e Marx. Para criticar essa idéia, argui-se o pensamento de Fukuyama e defende-se que a ligação entre democracia e economia liberal é melhor explicada pela natural inclinação humana para a simetria do que pela noção de reconhecimento. O argumento é (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Natureza humana e totalitarismo.José João Neves Barbosa Vicente - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):39-48.
    Classificado pelo pensamento político contemporâneo como novidade singular na história da humanidade e considerado como exemplo emblemático da erosão do político, o fenômeno totalitário provocou polêmicas em relação aos termos utilizados no processo da sua compreensão. Por exemplo, quando se afirmou que o seu objetivo supremo era “transformar a natureza humana”, essa expressão causou ruído desconfortável aos ouvidos daqueles que, sintonizados à tradição metafísica, sempre definiram a natureza humana como uma essência imutável. Este artigo discute e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    A antropologia fisiológica E a antropologia pragmática: A ideia de Uma natureza hUmana em Kant.Jorge Conceição - 2016 - Synesis 8 (2):118-148.
    Este artigo problematiza a possibilidade de uma definição de natureza humana em Kant a partir da sua teoria dos juízos. Cohen defende que a antropologia fisiológica é a base da antropologia pragmática, porque o ajuizamento do ser humano como um ser organizado, nos permite ajuizá-lo em conformidade a fins [ Zweckmässigkeit ]. Neste sentido, ainda de acordo com o pesquisador, a antropologia pragmática compartilha certas características metodológicas com os princípios de uma filosofia da biologia em Kant, pois a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  14
    Quimera humana? A import'ncia da natureza humana em tempos de xenotransplantes.Andreas Vieth & Michael Quante - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (1):9-36.
    O artigo reexamina a questão dos xenotransplantes, tecendo várias obser-vações sobre as práticas de xenotransplantes com o intuito de determinar com precisão o que se entende por “xenotransplante” e de esclarecer em que medida um transplante de animais no organismo humano pode ser denominado uma “quimera”. Em seguida, os aspectos problemáticos do XTP, desde uma perspectiva ética, embora não sejam abordados no artigo, são nomeados em sua relevância teórica para o conceito de justificação, num sentido ético-normativo. Esclarecimentos conceituais e terminológicos (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Princípios 14 (21):105-123.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} A epistemologia evolutiva é uma corrente que tenta explicar o conhecimento humano em conformidade com a descriçáo feita dele pelas ciências biológicas. Deste ponto de vista a seleçáo natural concorre como causa da presença, no ser humano, da atitude (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    J. Marías (1971). La imagen de la vida humana. Madrid: Ed. Revista de Occidente.Alfredo Esteve Martín - 2017 - SCIO Revista de Filosofía 13:271-276.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  4
    O Futuro Da Natureza Humana De Jürgen Habermas: Um Comentário.Charles Feldhaus - 2005 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 4 (3):309-319.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  25
    Chaui E o modelo da natureza humana na ética de espinosa.Luís César Guimarães Oliva - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:39-55.
    Este artigo aborda uma das contribuições mais relevantes do livro A Nervura do Real, vol. 2, de Marilena Chaui: sua análise da noção de modelo da natureza humana apresentada no Prefácio da parte iv da Ética de Espinosa. Chaui entende este conceito como uma noção comum, afastando-se tanto dos intérpretes que o veem como uma construção puramente imaginária, quanto daqueles que o veem como um exemplo de racionalidade normativa.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  3
    A ação humana e a natureza.Mário Sérgio de Oliveira Vaz & Maria Fernanda dos Santos - 2024 - Controvérsia 20 (1):92-103.
    Este artigo procura apresentar algumas considerações acerca do entrecruzamento do pensamento político de Hannah Arendt e a questão ambiental. Para tanto, o seguinte questionamento servirá de guia para a reflexão aqui pretendida: se o âmbito natural é perturbado pelas ações humanas, é razoável a crença de que a própria ação humana possa ser capaz de frear o atual cenário de catástrofe? Assim sendo, assume-se, aqui, como procedimento metodológico uma análise bibliográfica que recorre ao livro A condição humana (The (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  42
    Resenha de 'Tratado da natureza humana' de David Hume. [REVIEW]Lívia Guimarães - 2002 - Manuscrito 25 (1).
  33.  52
    Montaigne e a natureza humana no feminino.Maria Célia da Veiga França - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):449-461.
    Partindo de algumas passagens dos Ensaios de Montaigne, e, especialmente, do capítulo "Sobre versos de Virgílio", consideramos o retrato da mulher elaborado pelo autor. Contrariamente à maioria dos autores de sua época - dentre os quais Bodin e Charron que, seguindo Aristóteles, consideram que a mulher possui uma natureza inferior à do homem, feita para obedecer, enquanto este último o foi para governar -, Montaigne nos apresenta outro quadro. Influenciado, acreditamos, pelo texto de Agrippa sobre as mulheres, ele propõe (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  17
    Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas.Marsiel Pacífico & Luiz Roberto Gomes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):383-401.
    Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  35
    Kant E o resgate do Bem na natureza humana decaída.Letícia Machado Pinheiro - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):53-70.
    este artigo tem como propósito examinar os argumentos de Kant quanto à possibilidade do restabelecimento do bem face ao mal radical na natureza humana. A investigação aqui proposta toma como ponto de partida e foco central a afirmação kantiana de que intenção ou máxima suprema está corrompida pelo mal, e busca, a partir das consequências de tal constatação e dos argumentos fornecidos por Kant, delinear as possibilidades e o caráter do restabelecimento do bem no interior de tal intenção.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  13
    La imagen de los vagabundos en la prensa. Persistencia de un estereotipo inmemorial.Iván Parro Fernández - 2010 - Aposta 44:5.
    Este ensayo tiene como objetivo denunciar la persistencia del viejo estereotipo sobre los vagabundos. La historia y la literatura están en el origen de esa construcción social que caricaturiza a los mendigos. Mediante una investigación cualitativa de las noticias de prensa, se comprueba que en la actualidad esas etiquetas antiguas perduran. De este modo, el drama social de los sin techo nunca llega a conocerse en profundidad, y lo único que el público recibe son imágenes deformadas de un mundo grotesco (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. P. M. S. Hacker, Wittgenstein: Sobre a Natureza Humana.Pablo Capistrano - 2002 - Princípios 9 (11):257-265.
    Resenha do livro de: P. M. S. Hacker, Wittgenstein: Sobre a Natureza Humana. Traducao de Joao Virgilio Gallenari Cuter. Sao Paulo: Editora de UNESP, 2000. 64 paginas.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Rousseau E a grande partilha ocidental: A ideia da exclusividade da natureza humana.Mauro Dela Bandera Arco Júnior - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):629-656.
    RESUMO Na flosofa de Rousseau expõe-se a paulatina construção de uma ideia ocidental de humanidade: a história de como o ser humano assim denominou-se ser, bem como a história do abuso dessa denominação. Trata-se, sobretudo, da crítica sobre a construção de um mito da dignidade exclusiva da natureza humana, tema que percorre as obras de diferentes flósofos, dos modernos aos contemporâneos, dos ocidentais aos não ocidentais. O presente artigo aborda, a partir de Rousseau e em diálogo com outros (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    Comentário de René Descartes sobre um Certo panfleto publicado na bélgica no fim do ano de 1647 com O seguinte título: Explicação da mente humana ou da Alma racional, onde explica-se O que é E o que pode ser.William de Jesus Teixeira - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:257-283.
    Henricus Regius ou Henri LeRoy, outrora amigo e divulgador da filosofia de Descartes, agora escrevendo como adversário de seu antigo mestre, publica em Utrecht um panfleto anônimo sobre a natureza da mente humana. No intuito de evitar que as teses apresentadas por seu ex-discípulo fossem tomadas como suas, Descartes decide, então, refutar as opiniões defendidas no panfleto de Regius. É precisamente o texto produzido por Descartes nessa ocasião que é traduzido a seguir. Esse texto, aparentemente impresso sem o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    O conceito de vida e a ordem da gênese humana.Silvana De Souza Ramos - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:90.
    O artigo investiga a passagem da natureza à cultura através do conceito de vida, tendo como base as formulações de Bergson, Canguilhem e Merleau-Ponty. Para tanto, é necessário investigar a gênese dos modos de subjetivação – a ação vital, a normatividade do organismo e o caráter expressivo da vida – proposta por cada um dos autores de modo que possamos refletir até que ponto se pode explicar a ordem humana a partir de sua vinculação à natureza.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    O conceito de natureza em lúlio E sua aplicação ao ser humano.Esteve Jaulent - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):767-780.
    Esta comunicación muestra que elpensamiento del filósofo mallorquín avanza conrelación ai estado de la doctrina tradicional sobrelas nociones clásicas de naturaleza y personaporque arranca de su teoria de las Dignidades,según la cual el ser se presenta como actividadformalizada. Si "pensar", "escuchar" y "ver" sonactos, lo son por el acto de ser, y tendrá que seréste, el acto en primer lugar diferenciado.Además, la importante teoria Juliana de las obraspropias y apropiadas permite una explicación dela naturaleza humana muy consistente con larealidad. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    A natureza evolutiva das emoções sociais básicas: uma investigação do orgulho e da vergonha.Matheus De Mesquita Silveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33986.
    O presente artigo tem como objetivo estabelecer o papel que a constituição biológica de mamíferos e as construções culturais têm na expressão de emoções sociais básicas. A relevância social das emoções será investigada a partir da discussão entre o evolucionismo e o construtivismo, com enfoque no papel dos movimentos expressivos na sua comunicação em diferentes espécies de animais e culturas humanas. O estudo relativo às expressões emocionais será realizado mediante a apresentação dos princípios gerais das emoções desenvolvidos por Darwin em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. De Antígona a la mujer correcta. La imagen de la mujer según Hegel en la tensión entre la Fenomenología del espíritu y la Filosofía del derecho de 1820.Erzsébet Rózsa, Fernanda Medina & Pedro Sepúlveda Zambrano - 2022 - Antítesis - Revista Iberoamericana de Estudios Hegelianos 3 (3):7–24.
    Author: Erzsébet Rózsa. Translated by Fernanda Medina and Pedro Sepúlveda Zambrano. La mujer correcta es la protagonista en el pensamiento maduro de Hegel. A decir verdad, ella nunca lo atrajo tanto como Antígona. Con todo, lo cierto es que él rebajó a Antígona: vulneró la singularidad de la grandeza del carácter de Antígona en la Fenomenología, mezcló su imagen de Antígona con rasgos modernos burgueses, y transfirió con ello algunas características de su singularidad a la imagen de la mujer en (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    A filosofia E o cinema catástrofe: “O dia depois de amanhã” E a relação homem X natureza.Laécio de Almeida Gomes - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):50-58.
    É possível estabelecer uma relação didática entre filosofia e cinema para ilustrar, esclarecer ou levantar instigantes discussões em torno dos conceitos e das ideias filosóficas. Ainda que a linguagem cinematográfica seja diferente da filosófica, os diversos gêneros do cinema podem apresentar distintas formas da realidade humana de modo crítico e conciso. Esse seria o caso do cinema catástrofe, no qual são evidenciadas questões fundamentais, como a relação entre homem e natureza, mostrada, por exemplo, no filme “The Day After (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Dialectic and existence in Kierkegaard and Kant.Nythamar Fernandes De Oliveira - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):231-253.
    Este artigo procura examinar em que medida a filosofia moral de Kierkegaard se apóia na crítica kantiana da razão dialética. Mostra-se que a rejeição kantiana da prova ontológica da existência de Deus significa um afastamento da incerteza objetiva em direção à certeza prática, enquanto a dialética kierkegaardiana da existência permite que a verdade seja tomada como sendo tanto pessoal quanto objetiva. Se a concepção kierkegaardiana de existência não pode ser separada do Paradoxo Absoluto ou se nem sequer pressupõe a revelação (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  7
    Ética nos esportes: revisitando a questão do doping à luz do debate sobre aprimoramento humano.Marcelo de Araújo - 2016 - Prometeus: Filosofia em Revista 9 (20).
    O uso de certas drogas e de certos procedimentos para fins de melhoramento do desempenho nos esportes é banido pelas autoridades esportivas. Mas como pretendo mostrar neste artigo, alguns dos principais argumentos contra o uso de tecnologias para aprimoramento nos esportes são problemáticos. Autores como, por exemplo, Michael Sandel se comprometem com uma concepção metafísica de natureza humana na defesa da manutenção das regras que proíbem o uso de doping. Essa concepção de natureza humana, como procuro (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Da observação da natureza como apreensão do conhecimento na passagem do primeiro ao segundo humanismo renascentista.Claudinei Cássio de Resende - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Num ensaio inacabado de J. Chasin, intitulado O futuro ausente, o filósofo busca traçar a noção de politicidade do mundo Antigo ao mundo contemporâneo – embora interrompa seu material em Hobbes. Uma das questões suscitas por Chasin envolve a discussão sobre o apreço da natureza objetiva em contrapartida a uma forma idealizada da vida contemplativa, portanto, da filosofia moral do trecento ao quattrocento renascentistas. Tendo como ponto de partida a elaboração de Chasin, este artigo avança sobre a história das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Os Modelos de formação desejados e a variação da potência de agir em Espinosa.Marcio Francisco Teixeira de Oliveira - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Na _Ética_, Espinosa afirma que “desejamos formar uma ideia de homem que seja visto como um modelo da natureza humana” (Spinoza, 2008, p. 267). Em três seções, este trabalho discute o desejo de atingir modelos de formação humana, articulando os domínios ontológico, afetivo e gnosiológico do espinosismo. A primeira apresenta a ontologia de Espinosa, segundo a qual o ser humano não é um ser extraordinário, mas uma coisa finita vulnerável e com uma potência de agir limitada. Na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    El conjuro de las imágenes: Aby Warburg y la historiografía del alma humana.María del Rosario Acosta López - 2011 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 44:117-135.
    El artículo se propone abordar el pensamiento de Aby Warburg acerca de la relación entre imagen, historia e historiografía del arte, a través del trabajo que realiza el autor en su texto “Profecía pagana en palabras e imágenes en la época de Lutero” ). Se trata de mostrar cómo en este texto los distintos niveles y las “polaridades” que se ponen en movimiento para el análisis de la imagen como “símbolo”, coinciden con aquellos niveles y polaridades que para Warburg describen, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    De que e de quem nós falamos quando falamos dos animais?Thiago Vinicius Rodrigues de Vasconcelos - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):333-341.
    Este trabalho tem como objetivo analisar a reflexão de Hans Jonas acerca do estatuto ontológico do animal que está inserida, neste contexto, em uma análise mais geral sobre o fenômeno da vida e se apresenta como um momento importante na ontologia que pretende combater o dualismo e a ruptura entre animais humanos e não humanos. Ao reconhecer graus diferenciados de atividade espiritual entre os seres vivos, o autor, contudo, não partilha a ideia de uma igualdade plena entre os animais, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000