Results for 'alienação religiosa'

1000+ found
Order:
  1.  62
    A crítica feuerbachiana da religião: Um contributo à compreensão do conceito de alienação religiosa.Wodson Vieira Alves - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):71-76.
    The interpretation of an anthropological or reducing the anthropological theology - denies God to confirm the man - who does Feuerbach religion is the starting point for his understanding of ideology: there is no liberation of man without a denial of God. It assumes that religion is the expression and cause of human alienation. For Feuerbach, "the knowledge that man has of God is only selfknowledge of man, of his own essence." He holds a total reduction of theology and all (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Il ruolo Del diavolo nella drammatica.Del Medioevo Religiosa - 2006 - Mediaevalia 27:93.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A gênese antropológica da religião em Ludwig Feuerbach.Felipe Assunção - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):9-27.
    Resumo: Feuerbach em A essência do cristianismo desenvolve uma investigação sobre a origem humana de Deus, sobretudo, na religião cristã e este artigo procura reconstruir a fundamentação teórica de nosso autor que, a partir de uma teoria da consciência e essência humanas, alicerça uma crítica/desvendamento da alienação religiosa que o permitirão demonstrar, assim, a verdade integralmente antropológica de Deus e da religião, afirmando, também, a perfeição e infinitude das qualidades essenciais do homem enquanto ser consciente de seu gênero.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Alienação: nominalismo e ambiguidade referencial no "jovem Marx".Felipe Taufer - 2022 - Princípios 29 (60):381-415.
    A tese principal deste artigo é que se nos perguntarmos pela referência do conceito “alienação”, nos encontraremos na posição de ter que admitir que ela é ambígua. Faço uso do termo ambiguidade referencial para apontar duas fontes de ambiguidade: (i) pode se referir ao trabalho como objeto ou sujeito da alienação; (ii) pode designar ou não uma referência. Argumento a literatura marxista de apoio não explicitou essa ambiguidade, pois está presa no paradigma de uma “leitura genitivo-subjetiva”. Não se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Alienação da técnica na filosofia de mayz vallenilla.Carlos Javier Lozada Villegas - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):10-24.
    Neste ensaio, gostaria de esclarecer, por meio da filosofia de Mayz Vallenilla, a estreita relação que existe entre técnica e alienação, como uma filosofia da técnica que se preocupa com o comportamento do homem, portanto, com sua alienação. Como resultado, este ensaio será dividido em três partes: na primeira seção, será desenvolvido um diálogo entre um historiador e um sociólogo, para construir uma breve história da técnica; na segunda seção apresentarei um diálogo sobre o conceito de alienação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    A alienação em Karl Marx: Um conceito hegeliano?Maria Cristina Candal Poli - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):71-77.
    Este artigo tem por objetivo ilustrar a relação de Marx com a filosofia hegeliana a partir do conceito de alienação. A autora procura demonstrar que o lugar metodológico deste conceito na argumentação filosófica de Hegel e Marx representa a diferença entre as concepções idealista e materialista respectivas. Porém, sublinha igualmente a semelhança entre ambos pensadores que têm no conceito de alienação os limites da tematização filosófica do mundo concreto.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    A alienação como processo de des-naturação do indivíduo e sua nova existência social em Jean-Jacques Rousseau.Juliana Fischer de Almeida - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):60-74.
    O presente artigo pretende investigar de que forma a alienação social acarreta o processo de desnaturação do indivíduo e propugna pela formulação de uma nova existência. O “eu” social é corrompido pelo meio no qual vive sendo impossível viver solitariamente. A “luz” da razão acarreta a decadência moral, proporcionando um desequilíbrio entre razão e sentimento. A dicotomia entre aparência e autenticidade realizada por Rousseau será analisada sob o ponto de vista antropológico e suas consequências políticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  35
    Exteriorização, alienação e formação cultural no capítulo vi da Fenomenologia do espírito.João Emiliano Fortaleza de Aquino - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):129-150.
    Nossa proposta é pensar a relação entre a função sistemática da Fenomenologia do Espírito, no pensamento de Hegel, e as categorias de exteriorização e alienação, conforme o objeto e o método expositivo próprios dessa ciência filosófica (e da obra que a expõe). Dessa forma, apresentamos a hipótese de uma fundamental relação entre alienação e formação cultural no capítulo VI da Fenomenologia do Espírito. A demonstração de que a exposição dessa obra não trata diretamente de objetos, mas da experiência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Alienação E controle social: Um breve diálogo entre Marx E Marcuse.Bartolomeu dos Santos Costa - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):59-61.
    Anderson Alves Esteves é pós-doutorando em Sociologia pela USP, doutor em 2016 e mestre em Filosofia pela PUC-SP em 2010, especialista em Sociologia pela FESPSP em 2001, bacharel em Filosofia pela USP em 2005 e em Ciências Sociais pela Fundação Santo André em 2000. É professor do Instituto Federal de São Paulo, campus Itaquaquecetuba, e autor de livros, capítulos de livros e artigos nas áreas de Filosofia e Sociologia.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Alienação e Escravatura a Partir de 'Precious' ou aquilo que não queremos ver.Paulo Alexandre E. Castro - 2013 - In Cine-Clube de Avanca (ed.), Avanca Cinema. Cine-Clube de Avanca. pp. 66-71.
    Abstract: Alienation and slavery from Precious or what we don't want to see. It is our purpose to establish, in a parallel reading, these two films (highly rewarded), namely The Fence and Precious, that apparently being so different, are an illustration of the reality of life and the modern democratic world: the social uprooting and slavery. If in the movie of Phillip Noyce and Christone Olsen The Fence, is told a story of three young Aboriginal girls who are forcibly taken (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Perspectivas religiosas e críticas da “tradição”.Steven Joseph Engler - forthcoming - Horizonte:206113-206113.
    Este artigo discute formas de analisar criticamente o conceito de _tradição_. _Tradição_ é frequentemente sinônimo de _religião_. Isto aponta para dimensões ideológicas da suposta relação entre a religião e o passado. Uma discussão sobre “a invenção da tradição” leva a três recomendações metodológicas para o estudo crítico da tradição: _tradição_ é relacional, enquadrada com pares de conceitos opostos; é vista como independente de ações intencionais; e sua relação com o passado é uma reivindicação estratégica e ideológica, não como uma característica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Sátira e alienação na construção do narrador não confiável em Goethe e Machado de Assis.Ana Laura dos Reis Corrêa - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):194-202.
    A partir da leitura de Os sofrimentos do jovem Werther, com base nos artigos de György Lukács e Miguel Vedda sobre esse romance de Goethe, e considerando o conjunto da obra de maturidade de Machado de Assis, quando o narrador assume a condução da narrativa guiando-a no ritmo frívolo e volúvel do capricho de classe, pretende-se investigar, neste texto, de que maneira a composição satírica de um narrador não confiável estabelece conexões entre esses dois escritores que deram forma sensível à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    Alienação, estranhamento e universalidade humana na crítica marxiana da economia política 1857-1867.Antônio José Lopes Alves - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):45-82.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Alienação, estranhamento e universalidade humana na crítica marxiana da economia política 1857-1867.Antônio José Lopes Alves - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):45-82.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Cultura religiosa: fenômeno religioso, religiões, revelação, temas éticos.Irineu Wilges - 1974 - Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Bríndes : distribuidora, Livraria Sulina. Edited by Olírio Plínio Colombo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Esperienza religiosa e coscienza filosofica.Antonio Banfi - 1967 - Urbino,: Argalìa. Edited by Giovanni Maria Bertin.
    L'esperienza religiosa nel pensiero di Antonio Banfi.- La riforma e il pensiero europeo (da "Conscientia") - Altri scritti per "Conscientia." - Appendice: L'esperienza religiosa da Kierkegaard a Barth. La filosofia dell'esistenza. Per il Congresso del libero cristianesimo.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Barravento: Glauber Rocha 1962, alienação vs. identidade.Ismail Xavier - 1980 - Discurso 13:53-86.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  46
    Características religiosas da atualidade.José Elenito Teixeira Morais - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 33-43.
    Este artigo se propõe tratar de algumas características religiosas da atualidade, escolhidas pela relevância que tem na sociedade atual. Começa com a definição controversa da atualidade que é chamada pelos especialistas de modernidade tardia, hipermodernidade ou pós-modernidade. Depois da análise de várias posições a respeito convencionou-se aceitar o termo pós-modernidade. É apontado o emergir do sagrado dentro da pós-modernidade e nessa nova expressão do sagrado comportam algumas características peculiares e até excludentes, como: fideísmo, fundamentalismo e diálogo inter-religioso. Mesmo numa sociedade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Emociones religiosas: fenomenología, cognición y valor.Íngrid Vendrell-Ferran - 2023 - In Rubén Sánchez (ed.), Filosofía y religión. Problemas y enfoques contemporáneos.
    Tener miedo del más allá, sentirse amado incondicionalmente por un ser superior, avergonzarse de la condición imperfecta del ser humano, son algunos ejemplos de emociones que no dudaríamos en calificar como religiosas. Ahora bien ¿Cómo describir su estructura? ¿Por qué llamamos a estas emociones “religiosas”? ¿Cuálos son los rasgos distintivos que sirven para diferenciarlas de las emociones “no religiosas”? En este artículo se examinan los rasgos distintivos de las emociones religiosas. Para ello, se analizan tres elementos cruciales de la experiencia (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Tendências religiosas no cenário brasileiro contemporâneo (Religious trends in the Brazilian contemporary).João Batista Libanio - 2012 - Horizonte 10 (27):1012-1027.
    Palestra do Pe. João Batista Libanio Aula inaugural do Programa Pós Graduação Ciências da Religião PUC Minas - 18 de abril 2012.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  99
    Creencia religiosa y conciencia errónea según Pierre Bayle.Marta García-Alonso - 2015 - Anuario Filosófico 48 (2):259-280.
    Durante siglos, se consideró un deber del buen cristiano obligar, a todos los hombres a entrar en el seno de la Iglesia, puesto que de ello dependía su salvación eterna. Esta doctrina presupone que existe una nítida diferencia entre verdad religiosa y error. Para Bayle, sin embargo, la creencia religiosa solo puede aspirar a convertirse en una verdad putativa, sustentada en la convicción subjetiva del fiel, concepción que le permite desdibujar el propio concepto de herejía y criticar las (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  22.  14
    Experiência religiosa.Waldir Souza, Marcia Regina Chizini Chemin & Márcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 21 (64):216414-216414.
    Seres humanos têm necessidade perene de encontrar respostas significativas para a sua vida: as respostas implicam a espiritualidade/religiosidade/religião e as experiências culturais. Nesse contexto objetiva-se discutir na perspectiva ético-fenomenológica a atuação pública das pessoas que detêm conhecimento teológico em vista de colaborar para a vida na sociedade plural do século XXI. A literatura escolhida para pensar crítico-reflexivamente a questão tem base fenomenológica, teológico-moral, e a perspectiva pública da Teologia. Observa-se que medo e culpabilidade estão ligados às “falsas imagens” de Deus; (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Ambigüedad religiosa, diversidad y racionalidad.Carlos Miguel Gómez Rincón - 2017 - Ideas Y Valores 66 (164):55-77.
    Se explora la relación entre las dimensiones proposicional y no proposicional de la creencia religiosa para mostrar que la última dirige el proceso de justificación y representa su límite. Se defiende que la no proposicional también tiene valor cognitivo, porque constituye una suerte de elección epistémica preteórica que no es exclusiva de la fe religiosa. Se explora la noción de ambigüedad religiosa, tanto a nivel intelectual como experiencial, y se sostiene que la relación entre la dimensión proposicional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  24.  89
    Identidad religiosa y existencia. Libro de las memorias de las cosas, de Jesús Fernández Santos.José Paulino Ayuso - 2005 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 10:107-126.
    Jesús Fernández Santos (1926-1988) es un escritor que atiende al fenómeno religioso como determinante de la vida íntima de los individuos y de sus relaciones sociales. Este trabajo analiza una de sus novelas más significativas que tiene como referencia a un grupo cristiano evangelista, ajeno a la tradición católica española, del cual se relaciona su historia y la evolución de algunos personajes individualizados. Incluye el autor una parte de su experiencia personal y una mirada a la historia de España como (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    Identidade pessoal: da alienação ao engajamento político em Charles Taylor e Jean-Jacques Rousseau.Caius Brandão - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):161-175.
    O artigo desenvolve um estudo comparativo das noções de identidade pessoal e engajamento político nas filosofias de Charles Taylor e Jean-Jacques Rousseau. A partir de uma pesquisa bibliográfica de fontes primárias e secundárias, conclui-se que ambos os filósofos postulam uma natureza ontologicamente dialógica da identidade pessoal, logo, essencialmente dependente de relação duradoura com os outros. Por outro lado, Taylor e Rousseau equacionam o problema da alienação política na modernidade com base em princípios distintos que servem de fundamento para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  24
    Modernidade E alienação do mundo em Hannah Arendt.Thiago Dias - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:217-239.
    Este artigo apresenta certos aspectos da crítica à modernidade feita por Hannah Arendt. O percurso se baseia na exposição das princi-pais razões pelas quais a autora afirma que a característica fundamental da era moderna é a alienação do mundo. Esta alienação tem sua origem no descobrimento da América, na Reforma protestante e, sobretudo, no par formado pela invenção do telescópio e a filosofia de Descartes. De-pois de indicar os tipos de alienação do mundo correspondentes a cada um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    Religiosas en América Latina: memorias y contextos.Juliana Neri Munhoz - forthcoming - Horizonte:e206115.
    Resenha do livro SUÁREZ, Ana Lourdes; CARRANZA, Brenda; FACCIOLA, Mariana; e Fastuca, Lorena Fernandez. Religiosas en América Latina: memorias y contextos. Buenos Aires: IICS, Universidad Católica Argentina, 2020. 480 p. www.uca.edu.ar/lecturassociales1.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  17
    Creencias religiosas superficiales, clérigos hipócritas y control secular de la Iglesia. Tres elementos del pensamiento de Hume.Gerardo López Sastre - 2011 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 52:173-188.
    hay una importante contradicción en el pensamiento de Hume. Por una parte sostiene que las creencias religiosas son en el fondo bastante débiles, pero por otra parte se las hace responsables de importantes males a nivel social. Esto se complementa con una teoría donde se insiste en la hipocresía de la profesión eclesiástica. El resultado de la confluencia de estas tesis es una propuesta de tolerancia y de control secular de la Iglesia, porque es en ese contexto donde las creencias (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Morale religiosa ed etica nell'immanenza.F. Targonski - 1995 - Miscellanea Francescana 95 (3-4):482-545.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Cura religiosa, questões de crença e os limites da pesquisa.Fátima Regina Gomes Tavares - 2016 - Horizonte 14 (41):173-184.
    In this paper I bring up some ideas on how to search for religious healing through criticism to the concepts of "belief" and "symbolic efficiency". With this purpose, its presented a brief overview of the imbrication between cure and religion in the Brazilian religious field, indicating the vitality of this relationship in the contemporary context, followed by two episodes of healing narrative in which I was personally involved. In the end, I argue that contrary to what the concept of belief (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Educación religiosa y antropología: ayudar a crecer en libertad e intimidad personal.Juliana Peiró-Pérez, Elda Millán-Ghisleri & Alberto-I. Vargas-Pérez - forthcoming - Studia Poliana:73-98.
    En este artículo se profundiza en la dimensión religiosa de la persona humana y cómo ésta debe ser educada, a partir de los hallazgos de la antropología de Leonardo Polo. Se explica en qué sentido se puede decir que la religiosidad responde al núcleo mismo del ser personal desde la realidad de la filiación existencial. También se aborda la estrecha conexión que hay entre la educación religiosa y el crecimiento de la libertad, de acuerdo con la orientación global (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Esperienza religiosa e pratiche doxastiche.Daniele Bertini - 2017 - Hermeneutica 2017:211-236.
    My paper argues for the claim that religious experience may provide evidential reasons in support of religious beliefs. I name such a claim epistemic view of mystical experience (EM). In the first section, I sketch two approaches to EM. Swinburne, Alston and Plantinga (among others) develop a notable defense of EM. On the contrary, seminal works by Feuerbach and Bultmann offer the opposite account. I briefly show how to resist to the criticism of EM. In light of such line of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  33. Renovación religiosa y residencial de las clarisas capuchinas después del Concilio Vaticano II.Jm Echaide - 1994 - Verdad y Vida 52 (207-08):481-489.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Coerción religiosa patrocinada por el Estado: su contexto en Norteáfrica donatista y el cambio de la actitud de Agustín hacia aquélla.Enrique Eguiarte & Matthew Alan Gaumer - 2009 - Augustinus 54 (214-215):345-371.
    In protecting the spiritual domain of the Church, Augustine began by bypassing State involvement, but as his willingness for coercion increased over time, he would often require the intervention of the secular domain, resulting often enough in their mutual benefit. The article assess and re-states the peculiar circumstances and how those impacted the development of the bishop of Hippo’s schema for religious coercion and ask whether this explanation suffices to clarify this enigmatic part of the life of Augustine.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Comunidades religiosas con capacidad de llamada y acogida.Miguel G. Estrada - 1983 - Naturaleza y Gracia 3:339-374.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Alienazione religiosa: i buchi neri dell'essere e il vortice del nulla: saggio.Gian Carlo Zanon - 2019 - [Castiglione delle Stiviere]: PresentARTsì.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    Contemplação estética e alienação: A apropriação da estética de Schopenhauer pelos mecanismos da Indústria Cultural.Francisco Fianco - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (1):102.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Lukács: trabalho, objetivação, alienação.Sergio Lessa - 1992 - Trans/Form/Ação 15:39-51.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    Esperienza religiosa: atti del convegno nazionale, Milano, Università cattolica del Sacro Cuore, 17-18 novembre 2011.Giuseppe Colombo (ed.) - 2012 - Milano: V&P, Vita e pensiero.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Conciencia religiosa en el proceso de independencia de Latino-América.Francisco Martín Hernández - 1991 - Salmanticensis 38 (3):299-317.
  41.  19
    De religiosa solitudine. Eimerico di Campo e una controversia tardo-medievale sulla clausura.Mario Meliadò - 2015 - Quaestio 15:761-772.
    The present article analyzes a fifteenth-century debate over the value and significance of enclosure in monastic contemplative life. The controversy arose as a consequence of the vow of seclusion taken by the canons regular in the convent of Bethlehem near Louvain and centered on the legitimacy of enclosure as an object of monastic professio as well as on its compatibility with Augustine’s rule. The article surveys the sources of this debate clarifying its historical circumstances and its theoretical boundaries and focuses (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  39
    A disciplina de Cultura Religiosa na PUC Minas: aspectos fenomenológicos e éticos como tópos privilegiado do diálogo. Dissertação.Joelma Aparecida Santos Xavier - 2013 - Horizonte 11 (32):1654-1655.
    XAVIER, Joelma Aparecida dos Santos. A disciplina de Cultura Religiosa na PUC Minas : aspectos fenomenológicos e éticos como tópos privilegiado do diálogo. Dissertação (Mestrado) 2013. 96p. - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Tolerancia religiosa en el renacimiento: Carlos V en augsburgo en 1530.Luis Rojas Donat - 2002 - Theoria 11 (1):103-112.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Hacia Una Educación Religiosa Intercultural. Notas Echusíacas.Cristina Borges - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:67-78.
    Embora a interculturalidade na escola seja uma necessidade urgente no Brasil, a educação intercultural não parece ter a importância adequada. Isto é, o que podemos ver quando olhamos para a educação brasileira, que ainda está adormecida em um sonho colonial. Entretanto, a luta histórica de setores marginalizados da sociedade contra a opressão colonial, como o movimento negro, obteve algum sucesso. As leis 10639/2003, 12.711/2012 e o fato de a Educação Religiosa brasileira ter a interculturalidade como fundamento teórico e pedagógico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  27
    Cultura religiosa e inserção acadêmica.José Martins dos Santos Neto - 2004 - Horizonte 2 (4):145-148.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. La educación religiosa y los fines de la educación liberal. Análisis de compatibilidad.Carlos José Sánchez Corrales - 2020 - Aporía. Revista Internacional de Investigaciones Filosóficas 2019 (18):57-72.
    The present paper tries to answer the question _Is religious education compatible with the purposes of liberal education?_ This work argues that it is possible, and desirable, that democratic states built on liberal ideals include religious education in all schools since increasing the number of options among which the future citizen may choose the conception of the good with which he or she wishes to live is a condition for autonomy as one of its educational purposes. However, the proposal is (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Experiência religiosa na pós-modernidade. O evento da subjetividade como caminho de nossa humanização.Cleusa Caldeira - 2020 - Franciscanum 62 (173):1-21.
    Descreve-se a ruptura epistemológica entre a racionalidade moderna e a racionalidade pós-moderna, no que tange à experiência religiosa e o evento da subjetividade a partir do pensamento teológico de Carlos Mendoza Álvarez. Se a concepção do sujeito autônomo implicou a negação da alteridade e o abandono das metáforas de transcendência para a salvação, a irrupção da subjetividade pós-moderna marca a impossibilidade de conceber a humanidade fora da religação com o outro e com a transcendência. Nesse novo contexto, o fenômeno (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    La creencia religiosa y la forma de vida del creyente.Raúl Meléndez - 2016 - Ideas Y Valores 65 (S2):81-93.
    Con apoyo en las observaciones de L. Wittgenstein sobre la magia y la religión, se examina críticamente la idea de que las creencias religiosas, como las empíricas, versan acerca de cuestiones de hecho; entendidas así, ellas serían, según Wittgenstein, supersticiones. Y se examinan maneras alternativas de comprender la creencia religiosa, al relacionarla con la práctica y la forma de vida del creyente, para señalar algunos aspectos problemáticos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  9
    Minorias religiosas em Portugal: uma revisão bibliográfica.José Pereira Coutinho - forthcoming - Horizonte:765.
    Este artigo sobre as minorias religiosas em Portugal tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica dos estudos qualitativos de cariz sociológico e/ou antropológico sobre as mesmas, contribuindo, assim, para reunir e analisar os estudos referidos, para além de avaliar, no final, o estado da arte. Para o efeito, realiza-se uma análise exaustiva dos catálogos das bibliotecas das universidades, dos sites dos centros de investigação e das plataformas de dados curriculares, para se coligir as obras de cada autor doutorado, optando-se, sempre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Coerción religiosa patrocinada por el Estado: su contexto en Norteáfrica donatista y el cambio de la actitud de Agustín hacia aquélla.Matthew Alan Gaumer & Anthony Dupont - 2009 - Augustinus 54 (214):345-371.
    En su intento de proteger los intereses espirituales de la Iglesia, Agustín evitó al principio de su ministerio la intervención del Estado; sin embargo, al aumentar con el paso del tiempo su preocupación por la coerción, pedirá con frecuencia la intervención del brazo secular, con un resultado benéfico para ambos. El artículo evalúa y replantea las circunstancias concretas de este cambio de actitud, y cómo éstas incidieron en el desarrollo del pensamiento del obispo de Hipona en lo concerniente a la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000