Order:
  1.  31
    Lukacs: labour, objectivation, alienation.Sergio Lessa - 1992 - Trans/Form/Ação 15:39-51.
    O artigo busca esclarecer a distinção fundamental entre a positividade ontológica da objetivação e da alienação segundo György Lukács e a negatividade intrínseca a estes conceitos entre uma enorme gama de pensadores. Para tanto, o artigo toma por eixo as diferenças entre o filósofo húngaro e Hegel, que postulou de forma clássica a negatividade dos momentos da alienação e da objetivação.This article aims to clarify the fundamental distinction between the ontological positivity of objectivation and alienation according to György Lukács and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  47
    Lukács: ontologia e historicidade.Sergio Lessa - 1996 - Trans/Form/Ação 19:87-101.
    The article argues that one of the maim moments of Lukacs' rupture with the preceding ontologies is his original distinction between essence and phenomenon from the peculiar relation of each one with the category of continuity. Doing so, Lukacs could recover the radical historicity of the human realm.O artigo argumenta que um dos principais momentos de ruptura de Lukács com as ontologias anteriores reside na sua inovadora distinção entre essência e fenômeno, a partir da peculiar relação de cada um com (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Lukács: trabalho, objetivação, alienação.Sergio Lessa - 1992 - Trans/Form/Ação 15:39-51.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Reprodução e ontologia em Lukács.Sergio Lessa - 1994 - Trans/Form/Ação 17:63-79.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  22
    Ética: uma enorme imprecisão.Sergio Lessa - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 22.
    O artigo parte do pressuposto de que a ética é um complexo valorativo que se refere à relação do indivíduo com a comunidade, apesar da multiplicidade de sentidos e usos atuais do conceito e termo. O autor assume a concepção marxiana de análise da história e da política. Nessa concepção ontológica e histórica se supõe que a ética se tornou imprescindível pelo mesmo movimento através do qual a filosofia se tornou necessária: o desenvolvimento das forças produtivas. O que vai determinar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark