Results for 'Tribunal de Contas'

961 found
Order:
  1.  10
    À Luz Do Conceito de Esfera Pública de Jünger Habermas: Uma Abordagem de Controle de Licitação Pelo Tribunal de Contas.Gabriela Oliveira Freitas, Marisa Karla Vieira Leite & Renata Apolinário de Castro Lima - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (2):59.
    O presente artigo faz uma reflexão sobre a esfera pública de Jünger Habermas, como uma via de abertura para o debate em todas as dimensões. Objetiva-se apresentar neste trabalho, como o conceito de esfera pública habermasiana pode justificar a atuação do Tribunal de Contas como mecanismo de fiscalização, controle e de construção do mérito administrativo, com foco, nesta pesquisa, para a atuação administrativa nos procedimentos licitatórios. Defende-se que o Tribunal de Contas deve atuar no controle de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    O Controle de Constitucionalide Exercido pelo Tribunal de Contas da União e a Teoria do Constitucionalismo Popular.Luis Alberto Hungaro - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):112.
    A Teoria do Constitucionalismo Popular representa construção dogmática de relevante importância para o estabelecimento de um novo diálogo institucional e abrandamento da atual supremacia do controle de constitucionalidade promovido pelo Poder Judiciário. A aproximação da Constituição ao povo, com a consequente atribuição da autoridade interpretativa à população, pode ser viabilizada pelo Tribunal de Contas da União, instituição ainda legitimada a realizar o controle de constitucionalidade e capaz de romper com a supremacia do "judicial review".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Instrumentos reguladores da ação fiscalizadora do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União.Rosinethe Monteiro Soares - forthcoming - Manuscrito.[Links].
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    A Função Social Dos Tribunais de Contas No Brasil Na Ordem Constitucional.Ronaldo Chadid - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):193.
    A presente pesquisa destina-se ao estudo da função social dos Tribunais de Contas e o desenvolvimento de suas competências, com o escopo de superar a ideia do controle formal limitado aos aspectos inerentes à legalidade, buscando na Constituição Federal valores que propiciem uma atuação voltada para uma análise qualitativa do gasto do dinheiro público. A investigação foi realizada por meio de levantamentos bibliográficos acerca do tema e do estudo dos diplomas legais que regem e norteiam a atuação do controle (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Le tribun de la plèbe: introduction à la pensée politique de Michel Onfray.Henri de Monvallier - 2019 - Paris: Éditions de l'Observatoire.
  6.  46
    O acerto de contas de Diderot com o ceticismo.Paulo Jonas de Lima Piva - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):79-95.
    : Este artigo é o segundo de uma tríade que trata do diálogo, mais precisamente do envolvimento, entre a filosofia de Denis Diderot e o ceticismo. O primeiro artigo, intitulado “O jovem Diderot e o ceticismo dos Pensamentos”, foi publicado na revista Dois Pontos, em sua edição dedicada ao tema do ceticismo (cf. PIVA, 2007), e limitou-se a uma análise minuciosa do problema da postura cética nos Pensamentos filosóficos, de 1746. O presente artigo, por seu turno, examina duas questões fundamentais, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  29
    “Na linguagem clara e compreensível do povo”: História e cotidiano politizado nas poesias de lundus (Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX).Silvia Cristina Martins de Souza - 2019 - Dialogos 23 (2):123.
    Este artigo explora as relações entre história e literatura considerando a literatura um testemunho que pode ser lido, desconstruído e submetido ao mesmo escrutínio ao qual os historiadores submetem outras fontes que lhes permitam ter acesso à compreensão de redes e tensões sociais mais amplas. Nele são utilizadas poesias publicadas no cancioneiro Trovador: coleção de modinhas, recitativos, árias, lundus, etc.., com o objetivo de mostrar como seus autores estabeleceram um diálogo entre si e com seus leitores acerca de um assunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Para um socratismo exemplar: Euclides de Mégara e a filosofia do Bem.Cesar Augusto Mathias de Alencar - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):15.
    Pretendemos neste artigo apresentar uma aproximação crítica com relação à filosofia desenvolvida pelos chamados megáricos, em face sobretudo da figura de Euclides de Mégara como representante e líder dessa linhagem de pensamento. O enfoque será feito tendo em vista o tipo de filosofia exposta e praticada por Euclides, a partir das acusações que contra ela se fizeram denunciando-a como pura erística, ou seja, a disputa e o debate entre discursos com o único objetivo de obter vitória na argumentação. O que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Um Acerto de Contas Entre o Direito e a Filosofia.Marcelo Cacinotti Costa & Vinicius de Melo Lima - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):154.
    Aborda-se a prática interpretativa no Direito a partir da necessidade de um “acerto de contas” (accountability) do Direito com a Filosofia. A aplicação dos indícios formais como um método fenomenológico suficiente a valorizar o caso concreto e permitir o desvelamento do sentido das coisas aparece como alternativa. Busca-se um caminho teórico-filosófico alternativo consistente para guiar uma investigação interpretativa suficiente para o Direito. Toma-se como referencial teórico a Hermenêutica Ontológico-Existencial (Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer), à luz da filtragem da Crítica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. El Tribunal constitucional: el guardián de la Constitución.Rafael de Mendizábal Allende - 2012 - Critica: La Reflexion Calmada Desenreda Nudos 62 (979):66-69.
    La jurisdicción constitucional nació el 24 de febrero de 1803 en una desangelada sala en la planta baja del Capitolio cedida por el Congreso de los Estados Unidos al Tribunal Supremo cuando su presidente, el Chief Justice John Marshall hizo pública la sentencia en el caso Marbury v. Madison. En ella se establecía la revisión judicial de las leyes (y también de los actos del Gobierno, pero éste es otro tema) sacándosela de la manga de la toga como de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    El Tribunal Supremo.Federico Carlos Sáinz de Robles - 2003 - Arbor 175 (691):1273-1285.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Alonso Pino Ávila, La autonomía reproductiva en la jurisprudencia del Tribunal Europeo de Derechos Humanos.Mireia Márquez de Haro - 2023 - Derechos y Libertades: Revista de Filosofía del Derecho y derechos humanos 49:347-353.
    Este artículo reseña: Alonso PINO ÁVILA, La autonomía reproductiva en la jurisprudencia del Tribunal Europeo de Derechos Humanos, Aranzadi, Pamplona 2023, 310 pp.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    La identidad de género en el Tribunal Europeo de Derechos Humanos.José María Martínez de Pisón Cavero - 2023 - Anuario de Filosofía Del Derecho 38.
    Este artículo describe y analiza la doctrina del Tribunal Europeo de Derechos Humanos (TEDH) sobre la identidad de género de las personas transexuales. En el Convenio Europeo sobre Derechos Humanos (CEDH), como en otros tratados internacionales sobre derechos humanos, no existe un derecho que reconozca y proteja la situación del colectivo trans. Sin embargo, el Tribunal ha elaborado una doctrina propia a partir del artículo 8 del CEDH, el derecho al respeto a la vida privada y familiar, en (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    El Tribunal Constitucional.Rafael De Mendizábal Allende - 2003 - Arbor 175 (691):1229-1271.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    La prise en compte de l’incertitude par la Cour de Justice de l’UE à l’aune du principe de précaution.Nicolas de Sadeleersadeleer - 2020 - Archives de Philosophie du Droit 62 (1):189-213.
    La prise en compte de l’incertitude ne constitue pas un obstacle à la prise de décision par les institutions de l’Union et, le cas échéant, par les autorités étatiques lorsque la matière a été harmonisée. Ainsi les applications du principe sont nombreuses. Il se trouve tour à tour invoqué dans des matières aussi diverses que les additifs alimentaires, les produits chimiques, les déchets dangereux, voire la pêche, lesquelles sont souvent en proie à l’incertitude. On examine ici, à la lumière d’affaires (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    Experiências de prática de tandem português/inglês em uma universidade do estado de Mato Grosso: dificuldades e desafios.Ana Carolina De Laurentiis Brandão - 2012 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 1 (2).
    Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir experiências de ensino-aprendizagem de português e inglês, vivenciadas em um projeto de extensão de uma universidade pública brasileira, localizada no estado de Mato Grosso. O projeto em questão tem o propósito maior de estabelecer parcerias de tandem via MSN Messenger, e conta com a participação de uma universidade dos Estados Unidos. O tandem é um contexto colaborativo de aprendizagem, pautado por uma parceria entre pessoas proficientes em duas línguas diferentes que buscam compartilhar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    Complexidades do uso atributivo de descrições definidas.Rodrigo Jungmann de Castro - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:186-196.
    O artigo de Keith S. Donnellan “Reference and Definite Descriptions” (1966) foi escrito com a intenção de mostrar que as teorias de Bertrand Russell e Peter F. Strawson falham por igual em capturar o uso linguístico efetivo das descrições definidas. Contudo, situação se complica para Donnellan à luz do fato de que muitos usos concebíveis de descrições definidas não parecem caber em nenhuma das duas categorias. Há usos que devem ser entendidos antes como motivados pela deferência do que como atributivos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    O desejo de conhecer.Prof Dr José Roberto Abreu de Mattos - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):03-07.
    RESUMO Os homens, por natureza, desejam conhecer. Sinal disso é o prazer que nos proporcionam os nossos sentidos, pois ainda que não levemos em conta suas utilidades são estimados por si mesmos, destacando-se acima de todos os outros o sentido da visão. Segundo Platão, esta preocupação filosófica sempre foi a razão de ser da filosofia porque o filosofo, amante do conhecimento, busca sempre a verdade. Ele ama o saber. A busca do saber interior exige do filósofo não qualquer conhecimento, mas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Da síntese de um disparate: Saussure repete Deleuze.André Dias de Andrade - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):45-64.
    Resumo: Reconstruiu-se a semiologia geral elaborada nos escritos inacabados e indiretos de Saussure, recolocando sua noção de sentido próxima à de Deleuze e explicando-a por meio deste. Defende-se que toda teoria baseada na noção de “diferença” precisa dar conta do processo de individuação e, junto disso, por meio da descrição de dois níveis de diferenciação. Demonstra-se que isto é realizado por ambos os autores, para além e mesmo junto de suas divergências. Assim, o artigo recoloca a teoria do valor de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  19
    Les historiens et la « guerre de mémoires ».Jacques de Saint-Victor - 2006 - Cités 25 (1):192-193.
    Avec l’article 4 de la loi du 23 février 2005 rappelant « le rôle positif de la présence française outre-mer », les pouvoirs publics pourront au moins se flatter d’une chose : jamais depuis de longues années, un texte législatif n’aura suscité autant de débats au sein de la communauté des historiens, d’ordinaire plutôt discrète. Quatre pétitions contradictoires, de multiples tribunes dans la presse, deux missions sinon concurrentes, du moins parallèles, tout cela pour tenter de résoudre une crise lancée par (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  19
    A collaboration between judge and machine to reduce legal uncertainty in disputes concerning ex aequo et bono compensations.Wim De Mulder, Peggy Valcke & Joke Baeck - 2023 - Artificial Intelligence and Law 31 (2):325-333.
    Ex aequo et bono compensations refer to tribunal’s compensations that cannot be determined exactly according to the rule of law, in which case the judge relies on an estimate that seems fair for the case at hand. Such cases are prone to legal uncertainty, given the subjectivity that is inherent to the concept of fairness. We show how basic principles from statistics and machine learning may be used to reduce legal uncertainty in ex aequo et bono judicial decisions. For (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  6
    Sobre o Papel Das Ideias Dos Sentidos Na Prova Cartesiana da Existência Do Mundo Externo Material.Fellipe Pinheiro de Oliveira - forthcoming - Prometeus: Filosofia em Revista.
    Descartes faz alusão, no início da prova da existência do mundo externo material, à consciência de uma passividade que é dada pela involuntariedade das ideias dos sentidos. A experiência dessa passividade permite que a questão acerca de qual é a causa ativa que a explica seja colocada, o que conduz, ao final dos passos do raciocínio, ao conhecimento da existência dos corpos como as causas das ideias dos sentidos. O objetivo desse artigo é examinar o papel que as ideias dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  36
    Sentidos da necessidade em Leibniz.Marta de Mendonça - 2005 - Doispontos 2 (1).
    Leibniz defende que há formas de necessidade compatíveis com a moralidade e outras que o não são. Para dar razão desta afirmação analisam-se diversas classificações da necessidade apresentadas por Leibniz, procurando salientar a sua irredutibilidade. Este facto permite pensar que a doutrina da necessidade de Leibniz não pode ser reduzida a um único plano de análise, seja ele lógico ou metafísico, mas deve ter em conta simultaneamente diversos planos de análise. The senses of necessity in LeibnizLeibniz considers that there are (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  8
    O saber de António Ribeiro dos Santos na arrumação dos saberes da Real Biblioteca Pública da Corte.Fernanda Maria Guedes de Campos - 2017 - Cultura:63-79.
    A constituição de um esquema organizativo que permita, ao mesmo tempo, respeitar a hierarquia teórica de saberes e a arrumação prática dos livros que os contêm tem sido, ao longo de séculos, uma das questões mais importantes da história das bibliotecas. Por um lado, a teoria classificativa sobretudo a partir do século XVIII, apresenta estruturas elaboradas para as grandes classes do Saber em que sobressai o princípio da hierarquia que ordena as diferentes áreas do conhecimento, da mais geral para a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    Between Law and Customs: Normative Interconnections in Kabul’s Tribunals.Antonio De Lauri - 2013 - Diogenes 60 (3-4):45-57.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Platão e Sartre: A Dialética Do Desejo e Do Olhar.Rogerio Miranda de Almeida - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):201.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar as semelhanças que existem entre as concepções de Platão e de Jean-Paul Sartre relativamente ao “conhece-se a ti mesmo” e, principalmente, à questão da dialética do olhar e do desejo. Convém, no entanto, ressaltar que não se trata, de modo algum, de reivindicar a prioridade de Platão e demonstrar que Sartre, afinal de contas, não teria senão retomado e reinterpretado essa problemática adaptando-a à sua própria filosofia. Trata-se, antes, de relevar a convergência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  14
    O papel do filósofo: uma perspectiva africana.Francisco Antonio de Vasconcelos - 2022 - Griot 22 (3):93-101.
    O desejo de compreender o que, afinal de contas, cabe à filosofia realizar e, como consequência disso, qual papel está reservado ao filósofo, no jogo da vida e do conhecimento, embora bastante antigo (no Fédon, Platão já havia se esforçado para definir o que compete ao filósofo fazer), tendo recebido muita atenção ao longo do século XX, continua se mantendo bem atual. Assim, nesta exposição, nós também trataremos disso, entretanto, fazendo um recorte, o continente africano. Desse modo, o nosso (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  18
    Análise dialógica dos discursos de réus do crime de feminicídio no Tribunal do Júri.Adriana Delmira Mendes Polato, Andreia Aparecida de Souza & Neil Franco - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO O objetivo do artigo é analisar como se constituem axiologicamente os discursos de réus do crime de feminicídio no Tribunal do Júri. Sob perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (ADD), analisamos dois depoimentos de assassinos, colhidos no triênio 2018-2020. A partir das camadas componentes da dimensão extralinguística dos enunciados eleitos para análise, os resultados apontam: a) no cronotopo do Júri, os discursos dos réus se manifestam defensivo-vitimistas-acusativos; b) na esfera ideológica jurídica, constituem-se híbridos, íntimo-cotidianos, morais e legais; c) (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Dos ensinamentos epistêmicos às vivências psicanalíticas: As contribuições da professora Maria Cristina de távora sparano ao curso de filosofia da ufpi.José Luís de Barros Guimarães - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):31-33.
    Os anos que passamos na graduação geralmente costumam ser marcante em nossas vidas, afinal de contas, esses momentos formativos que compartilhamos com os colegas de curso e com os professores/as, ao longo de quatro anos, são fundamentais para nos tornarmos os profissionais que somos hoje. A leitura dos textos, as discussões em sala, as relações de afeto que construímos nesse período, o papo com os professores, a preparação e apresentação dos seminários, as madrugadas em claro fazendo os trabalhos das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Modelos Din'micos Aplicados à Aprendizagem de Valores em Inteligência Artificial.Nicholas Kluge Corrêa & Nythamar De Oliveira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37439.
    Especialistas em desenvolvimento de Inteligência Artificial prevêem que o avanço no desenvolvimento de sistemas e agentes inteligentes irá remodelar áreas vitais em nossa sociedade. Contudo, se tal avanço não for realizado de maneira prudente e crítico-reflexiva, pode resultar em desfechos negativos para a humanidade. Por este motivo, diversos pesquisadores na área têm desenvolvido uma concepção de IA robusta, benéfica e segura para a preservação da humanidade e do meio-ambiente. Atualmente, diversos dos problemas em aberto no campo de pesquisa em IA (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  25
    Berkeley's Paradox: External world skepticism and the problem of epistemic justification.Marcelo de Araujo - 2014 - Dissertatio 39:103-119.
    Como posso estar certo de que existe qualquer coisa de externa aos meus próprios pensamentos? Muitos filósofos procuraram ou apresentar uma prova da existência do mundo externo, ou rejeitar a inteligibilidade da própria ideia de uma “prova” nesse contexto. O objetivo desse artigo é mostrar que o denominado “problema do mundo externo” decorre de uma má compreensão acerca do que seja justificativa epistêmica. Apresento o que denomino “paradoxo de Berkeley” de modo a mostrar que o uso ordinário da linguagem não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Sêneca, Freud e a Consciência Moral.Rogério Miranda de Almeida - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):27-39.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar a surpreendente coincidência de intuições que se verifica entre Sêneca e Freud no que diz respeito ao conceito de consciência moral e, mais precisamente, à questão do sentimento de culpa. Efetivamente, tanto o estoico romano quanto o inventor da psicanálise sondaram e exploraram com uma acuidade insuperável a dinâmica que se desenrola no interior do sujeito quanto à representação que ele se faz das chamadas más ações. Isto significa que toda diferença se anula (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Michel Foucault e a antropologia: Les mots et les choses e o elogio à etnologia.Heraldo De Cristo Miranda - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):245.
    A obra de Michel Foucault há tempos vem construindo uma complexa relação com as ciências humanas, particularmente a antropologia. O fato de Foucault ser utilizado hoje na antropologia se dá pela natural decorrência de esse autor oferecer alguns nexos às práticas do conhecimento antropológico. O objetivo deste artigo é atribuir atenção à relação entre a filosofia de Foucault e a demarche antropológica, em especial o empreendimento da obra Les mots et les choses e a maneira pela qual o debate antropológico (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Ipseidade e alteridade: uma leitura da obra de Paul Ricoeur.Joaquim de Sousa Teixeira - 2004 - Lisboa: Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Ao dar conta da sua obra global de Paul Ricoeur, o presente estudo, em forma de glosa filosófica, busca apresentar os 'mundos do homem' sob o signo da relação de ipseidade e alteridade, da ipseidade colhida como 'identidade reflexiva' e da alteridade apreendida nos múltiplos registos filosoficamente permitidos. Para concretizar este objectivo são exploradas a Psicologia e Psicanálise, a História, a Linguagem e a Filosofia Prática, terminando a investigação com uma conclusão aporética sobre a ontologia em jogo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  47
    A filosofia da existência de Roger Garaudy.José Mauricio de Carvalho - 2005 - Cultura:301-314.
    Roger Garaudy é um filósofo francês que muda de uma posição inicialmente marxista para outra existencialista. A sua aproximação com o existencialismo se dá na década de 70 quando o pensador foi expulso do Partido Comunista Francês por discordar dos rumos do marxismo de então. Ao mesmo tempo ele descobre no existencialismo a chave teórica que justifica sua preocupação humanista. Da fase marxista, o filósofo preserva os elementos éticos e as preo­cupações sociais que ele transfere para sua filosofia existencial. Garaudy (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Language, Discourse and Humanism in Health Organizations.Clovis Ricardo Montenegro de Lima - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 1 (2):23-37.
    In this article we wish to establishthe relationshipbetween discourse, as a special formofcommunicative action, and the humanization in health care organizations. This whole discussion has strong references in Jürgen Habermas´s theories of communicative action and discourse. It starts with thecriticismof thebureaucratizationof health organizations done bymedicalrationalization, which createsa profoundasymmetry betweenhealth professionals andpatients. This inequalityimplieslossof the human dimension in health care. It focuses onthe issue of powerand the possibilityofrational reconstructionof relationsfrom adiscourse ethics. Itdiscussesthe issueof health policiesin the public sphere. We wonderhowthe average (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. O Lugar Das Emoções E Dos Afetos Na Ética Da Responsabilidade De Hans Jonas: Um Contraste Com A Perspectiva Emotivista: The place of emotions and affections in Hans Jonas’s ethics of responsibility: a contrast with the emotivism perspective.Eduardo Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
    Mediante o assustador avanço da técnica e da ciência todas as éticas que até então estão relacionadas com este fenômeno não dão mais conta de resolver determinadas questões, pois todas as propostas éticas tradicionais são insuficientes pelo fato de serem ou antropocêntricas ou imediatistas em si. O Princípio Responsabilidade que Jonas propõe visa preencher estes espaços que estas éticas tradicionais não conseguem preencher. Tomando essa proposta como referencial é que este trabalho se empenha em destacar o lugar das emoções e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Genealogia do psíquico. Ensaio sobre a transcendência do ego – esboço de Uma descrição fenomenológica, de Jean-Paul Sartre, primeira parte.Alexandre De Oliveira Carrasco - 2013 - Cadernos Espinosanos 1 (28):59.
    O texto em questão apresenta o primeiro esboço de uma pesquisa mais ampla acerca da “Transcendência do Ego”, de J.-P. Sartre. Seu desenvolvimento, ora apresentado, pretende articular o sentido mais geral da fenomenologia de Husserlcom a aclimatação, algo abruta, feita por Sartre, no referido texto, da fenomenologia husserliana. Para isso, há que se levar em conta, parece-nos, tanto os problemas propriamente sartreanos que orientam seus interesses teóricos e a dita aclimatação, quanto os limites propriamente husserlianos para tal.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Elementos Antignósticos da Filosofia de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2024 - Dissertatio 58:37-60.
    O presente artigo pretende analisar como a filosofia de Nietzsche, especialmente aqueladesenvolvida a partir de Assim Falou Zaratustra, pode ser compreendida como um empreendimentoantignóstico. Leva-se em conta, para tanto, as referências ao zoroastrismo que, embora escassas,evidenciam a compreensão da própria tarefa filosófica assumida por Nietzsche como uma crítica àperspectiva antiterrenal do dualismo que se iniciou com os movimentos gnósticos e se difundiu nacultura ocidental por meio do cristianismo. Para tanto, começaremos por distinguir o uso dos termosgnose e gnosticismo, para examinar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  18
    Filosofia como “visão de mundo”: Sobre a crítica à metafísica no jovem Nietzsche, à Luz de sua relação com a filosofia schopenhaueriana.Wander De Paula - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):315-359.
    O presente artigo tem por pretensão central discutir alguns aspectos fundamentais da crítica de Nietzsche à metafísica, já nas suas primeiras reflexões filosóficas. Para tanto, serão mobilizados alguns de seus principais argumentos contra o estabelecimento da vontade como coisa em si no pensamento de Arthur Schopenhauer, e, por conseguinte, contra o próprio estatuto da metafísica nesta filosofia, de tal modo que se possa demonstrar as soluções encontradas pelo próprio autor a favor da possibilidade da metafísica. O artigo conta ainda, desse (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41. Mundo da Vida: A apropriação habermasiana de Husserl E Wittgenstein.Nythamar Fernandes De Oliveira - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):133-145.
    Este artigo apresenta algumas reflexõesacerca da concepção habermasiana demundo da vida, seguindo sua apropriação críticados conceitos de Lebenswelt em Husserl e Lebensformem Wittgenstein, de forma a mostrarem que medida Habermas dá conta da fundamentaçãonormativa de uma teoria crítica da sociedade.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Método e estrutura social: a crítica marxista de István Mészáros à Lógica de Hegel.Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):107-122.
    Resumo: Neste trabalho discute-se a crítica de István Mészáros à Lógica de Hegel. Aponta-se como o marxismo realiza a crítica aos pontos de partida e de chegada da Ciência da lógica, quais sejam, o pensamento sem pressupostos e o círculo auto-constituído da Lógica. Com isso, indica-se a diferença entre os modos hegeliano e marxista de conceber o enraizamento do conhecimento no processo de vida real. Discute-se ainda como István Mészáros realizou uma dura crítica à hipostasiação do método dialético em G. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  21
    Judicialização da Política, Auto-restrição judicial e a Defesa da Constituição: algumas lições de Carl Schmitt em Der Hüter der Verfassung.Claudio Ladeira de Oliveira - 2020 - Doispontos 17 (2).
    Neste artigo texto apresento uma interpretação de algumas das principais teses de Carl Schmitt em sua obra Der Hüter der Verfassung, O Guardião da Constituição. Inicialmente, apresento a definição schmittiana de “guardião da Constituição”, por oposição a um “senhor e soberano da Constituição”, comparando-a com as teses de Adrian Vermeule sobre o “constitucionalismo de otimização”. Em seguida utilizo esses conceitos para discutir as teses de Schmitt sobre a função do presidente do Reich como guardião da Constituição; a defesa de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes.Alexandre Guimarães Tadeu de Soares - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1157-1188.
    Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes Procuramos, neste texto, pensar o significado da rejeição da tradicional definição de homem efetuada por Descartes, quando tenta entender o que somos. Essa rejeição é resultado de um novo método de filosofar, que poderíamos designar como via das ideias – aquela que parte das forças do próprio espírito para examinar tudo o que ocorre nele e em qualquer outra coisa, evitando usar de pressuposições. A fim de marcar essa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Corpos Em Fluxo e Gestão da Vida Conectada: Notas Sobre a Constituição de Si a Partir Das Práticas de Uso de Telefones Celulares.Claudia Dipolitto de Oliveira Scire - 2016 - Astrolabio: Nueva Época 16:33-60.
    Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção para algumas questões que se inauguram a partir de uma reflexão sobre as práticas de uso de objetos extremamente presentes na vida social atual a saber, os telefones celulares. O intuito é descrever e analisar alguns dos fenômenos imbricados nas novas possibilidades de se conceber e interpretar práticas e relações sociais e, ao mesmo tempo, trazer à tona reflexões sobre os sujeitos que se constroem em meio a este processo enquanto sujeitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Sobre a teoria do conhecimento nas Passagens de Walter Benjamin - sujeito em desagregação.Manuela Sampaio De Mattos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34639.
    O presente artigo apresenta a distinta teoria do conhecimento proposta por Walter Benjamin em seu projeto das Passagens. Tal proposta já encontra suas origens em seus textos de juventude, principalmente em seu Sobre o programa de uma filosofia vindoura. Levando isso em conta, articulamos os dois momentos da obra de Benjamin para demonstrar que esta nova teoria materialista, dialética e imagética do conhecimento pressupõe um conceito mais alto de experiência, assim como uma crítica contundente ao sujeito do conhecimento que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  82
    O Lugar Das emoções E dos afetos na ética da responsabidade de Hans Jonas: Um contraste com a perspectiva emotivista.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
    Mediante o assustador avanço da técnica e da ciência todas as éticas que até então se manifestaram na história da humanidade não dão mais conta de resolver determinadas questões, pois todas as propostas éticas tradicionais são insuficientes pelo fato de serem ou antropocêntricas ou imediatistas em si. No Princípio Responsabilidade Jonas a propõe a preencher estes espaços que estas éticas tradicionais não conseguem mais dar conta. Tomando essa proposta como referencial é que este trabalho se empenha em destacar o lugar (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  22
    A recusa do homem como substância na proposição X da ética II de espinosa.Gabriel Frizzarin Ramalhães de Souza - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:315-335.
    O objetivo deste artigo é comentar, na medida do possível, a maneira pela qual Espinosa argumenta no conjunto da proposição X da Parte II a recusa do homem como substância. Situando Espinosa à roda da tradição filosófica cartesiana, cuja concepção de homem é como composição substancial, veremos como o filósofo promove uma ruptura e distancia-se dela. Além disso, tendo em vista que o conjunto da proposição X da Parte II situa-se numa Ética demonstrada à maneira geométrica, teremos em conta a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Sobre a imaginação: de Sartre a Merleau-Ponty.Silvana de Souza Ramos - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):28-49.
    O artigo investiga o modo pelo qual Merleau-Ponty compreende a experiência do imaginário ao longo de sua obra. Buscamos analisar dois momentos decisivos. No primeiro, enfatizamos a proximidade com a filosofia de Sartre – a despeito das diferenças que os separam, por conta da centralidade do corpo próprio na Fenomenologia da Percepção –, a qual nos convida a pensar a imaginação enquanto exercício da liberdade da consciência. Num segundo momento, Merleau-Ponty se dá conta do idealismo inerente à proposta sartreana e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    Ação Penal 937: o foro por prerrogativa de função e a judicialização da política.Gabriela Mafra & Claudio Ladeira de Oliveira - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Tem-se como temática central a atuação do poder judiciário no Brasil, em especial, do Supremo Tribunal Federal em relação ao fenômeno da judicialização da política. Por meio do estudo de processo judicial, a Ação Penal 937 no Supremo Tribunal Federal, procura-se constatar o movimento ativista de juízes que ganha forçano Brasil e no mundo, desde o fim da segunda guerra mundial. Tal prática, que se justifica na efetivação de direitos humanos e utiliza a retórica neoconstitucionalista, fere a separação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961