Sobre o Papel Das Ideias Dos Sentidos Na Prova Cartesiana da Existência Do Mundo Externo Material

Prometeus: Filosofia em Revista (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Descartes faz alusão, no início da prova da existência do mundo externo material, à consciência de uma passividade que é dada pela involuntariedade das ideias dos sentidos. A experiência dessa passividade permite que a questão acerca de qual é a causa ativa que a explica seja colocada, o que conduz, ao final dos passos do raciocínio, ao conhecimento da existência dos corpos como as causas das ideias dos sentidos. O objetivo desse artigo é examinar o papel que as ideias dos sentidos desempenham na referida prova para responder se o que conta como premissa para a prova é apenas a passividade das ideias dos sentidos, ou se o conteúdo representativo dessas ideias também está envolvido na prova. A questão que atravessa o objetivo de investigar o papel das ideias dos sentidos na prova da existência do mundo externo diz respeito àquilo que essas ideias, enquanto ponto de partida para a prova, permitem concluir acerca dos corpos, a saber, 1) que eles existem – simplesmente; ou 2) não apenas que eles existem, mas também algo de mais específico sobre sua natureza – de modo que, nesse caso, as ideias dos sentidos possuiriam (de alguma forma) validade objetiva. Nossa hipótese consiste em que as ideias dos sentidos, na prova da existência do mundo material, não se reduzem a meros índices da existência dos corpos à medida que seu conteúdo representativo desempenha um papel importante na conclusão da prova, que é o de inclinar o sujeito a crer que a causa das ideias dos sentidos são os corpos. E, dessa forma, as ideias dos sentidos possuiriam algum grau de validade objetiva e a partir delas poderíamos extrair algum conhecimento específico sobre os corpos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,891

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Idéias dos Sentidos Segundo Descates.Ethel Rocha - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (1).
Realismo ontológico e antirrealismo epistemológico na problema do mundo externo em Hume.Leandro Hollanda - 2016 - In Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann (eds.), Ensaios sobre a filosofia de Hume. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). pp. 403-432.
Ceticismo Cartesiano.Luis Biasoli - 2024 - Perspectivas 8 (3):175-195.
Entendimento e sociedade na filosofia Humeana.Cainan Freitas De Jesus - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
Uma interpretação do papel da escuridão no sublime de Burke.Yves São Paulo - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):48.

Analytics

Added to PP
2023-01-09

Downloads
6 (#1,480,551)

6 months
1 (#1,722,086)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Fellipe Pinheiro De Oliveira
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references