Elementos Antignósticos da Filosofia de Nietzsche

Dissertatio 58:37-60 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo pretende analisar como a filosofia de Nietzsche, especialmente aqueladesenvolvida a partir de Assim Falou Zaratustra, pode ser compreendida como um empreendimentoantignóstico. Leva-se em conta, para tanto, as referências ao zoroastrismo que, embora escassas,evidenciam a compreensão da própria tarefa filosófica assumida por Nietzsche como uma crítica àperspectiva antiterrenal do dualismo que se iniciou com os movimentos gnósticos e se difundiu nacultura ocidental por meio do cristianismo. Para tanto, começaremos por distinguir o uso dos termosgnose e gnosticismo, para examinar como a aproximação de Nietzsche não leva em conta,exclusivamente, os dados históricos, mas muito mais a perspectiva moralizante que a gnose(conhecimento) assumiu na tradição filosófica, cuja marca inicial é o zoroastrismo e sua hostilidade aomundo. Examinaremos a seguir, como o diagnóstico da morte de Deus e como o Anticristo podem serentendidos como dois aspectos de uma superação que encontra seu ápice no Zaratustra literário, cujapremissa é a fidelidade à terra e cuja expressão é o eterno retorno. Como conclusão, será possívelafirmar que a denúncia da verdade como “mentira das mentiras” se apresenta como um aspectoautognóstico da filosofia que, por meio de Nietzsche e seu Zaratustra, conduz a uma moral da afirmaçãoe da celebração jubilosa da terra.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,592

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Assim falava Zaratustra.Lúcio Pinheiro dos Santos - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (2):157-164.
O além-do-homem como tarefa filosófica.Jelson Oliveira - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
O problema da origem da tragédia em Nietzsche.Rafael Koehler & Rosana Jardim Candeloro - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):122-137.
Hans Jonas e a filosofia da vida.Jelson Roberto De Oliveira & Pedro Jaras Malta - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38787.
A Arte-Filosófica de Nietzsche.Ana Zarco - 2016 - Prometeus: Filosofia em Revista 9 (19).
Trágico nos trópicos. Trabalhando Nietzsche no Brasil.Rodrigo dos Santos - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):72-84.
Nietzsche y el retorno a los presocráticos.César Arturo Velázquez Becerril - 2023 - Eikasia Revista de Filosofía 116:135-169.

Analytics

Added to PP
2024-03-15

Downloads
4 (#1,617,803)

6 months
4 (#779,041)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references