Results for 'Teoria dos jogos'

1000+ found
Order:
  1.  11
    Das Unheimliche: uma inquietante hesitação estética.Marcelo Leandro Dos Santos - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37002.
    Este artigo disserta sobre alguns pontos presentes no texto Das Unheimliche, de Sigmund Freud. A partir de uma meta-análise filosófica, procura-se explicitar as intenções não aparentes de Freud com sua análise do termo Unheimliche. Determinadas particularidades da abordagem freudiana são observadas desvendando relações estéticas na construção de sentido do espírito próprio da psicanálise. Uma eventual aproximação dialética com a Teoria Crítica ajudará a identificar, nesse jogo de relações, a importância de conteúdos marginalizados pela história do conhecimento que são revitalizados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Alfred gawroński.Teoria Prawdy & Od Metajęzyka Do Metatekstu - 1998 - Studia Semiotyczne 21:209.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Pessimism and monstrosity: a comparative analysis between Frankenstein and The Hunger Games.Andressa Carolina dos Santos Benedito & Fernanda Martinez Tarran - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):26-57.
    A partir de uma análise comparativa entre a obra consagrada Frankenstein, de Mary Shelley, e a trilogia contemporânea Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, este trabalho pretende assinalar a visão pessimista quanto ao progresso tecnológico e científico que ambas compartilham. Apoiamo-nos na teoria de Walter Benjamin e Hannah Arendt, pensadores que escreveram sobre a mesma visão pessimista. Ademais, nossa pesquisa investiga as faces da monstruosidade na trilogia Jogos Vorazes em contraste com a criatura gerada por Frankenstein, categorizada como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    O debate da pós-modernidade: as teorias do conhecimento em jogo.Silvio Ancizar Sánchez Gamboa - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 74.
    O texto apresenta o debate sobre as correntes pós-modernas que repercutemna pesquisa em educação. Essas correntes tem seu fundamento no “giro linguístico”. Essas abordagens que criticam o racionalismo moderno, paradoxalmente, tem como base uma teoria do conhecimento. A polêmica entre as tendências da pesquisa torna-se mais radical e esclarecedora quando são recuperadas as teorias do conhecimento que as sustentam. Os pesquisadores perante esse quadro de correntes diversas não podem ignorar o jogo de concepções e pressupostos, que revelam os limites (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5. O Agendamento Midiático-Esportivo: considerações a partir dos Jogos Pan-Americanos Rio/2007.Cristiano Mezzaroba & Giovani De Lorenzi Pires - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):124-136.
    Neste texto apresentamos considerações sobre o agendamento midiático-esportivo realizado em relação aos Jogos Pan-americanos Rio/2007, enfatizando aspectos teórico-conceituais da teoria do agendamento (agenda-setting), bem como evidenciando algumas estratégias utilizadas pela mídia no tocante ao evento, como a utilização de elementos da identidade nacional e a figura dos ídolos esportivos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A questão do sentido na filosofia atual 3.Uma Teoria Integrada Sobre O. Carisma, Expansionismo Soviético E. Segurança Continental, E. TÉCNICA, A. Corte Interamericana Dos Direitos Humanos & Gilberto Freyre - 1980 - Convivium: revista de filosofía 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Jogos de linguagem e neodocumentalismo.Sergio de Castro Martins - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6935.
    O presente artigo visa estabelecer relações entre a teoria do Neodocumentalismo da Ciência da Informação e alguns aspectos expostos nos sistemas filosóficos da Filosofia de Ludwig Wittgenstein, sobretudo da sua segunda fase, tal como exposto em sua obra Investigações Filosóficas. Neste sentido, pretende-se estabelecer relações convergentes entre o conceito de jogos de linguagem e os aspectos relativos ao documento como instrumento de veiculação de informação, ordenação e prática social. Após uma introdução do tema, serão apresentados os conceitos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Um ponto cego na teoria do jovem Habermas: A problemática relação entre Esfera Pública e Emancipação/A blind spot in the theory of young Habermas: the problematic relation between public sphere and emancipation.Vinicius Dos Santos Xavier - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):156.
    O objetivo deste artigo é apontar alguns problemas na relação entre esfera pública e emancipação na teoria do jovem Habermas. Para tanto, o recurso a dois textos habermasianos da década de 1960 é imprescindível: Mudança estrutural da esfera pública e Trabalho e Interação. No primeiro, Habermas fundamenta sua teoria pela perspectiva de uma esfera pública normativa, possibilitada pela configuração do período pós-guerra; no seguinte, além de utilizar outra categoria esfera pública, diferente daquela normativa, sua intenção é demonstrar como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O debate causalismo versus simulacionismo em filosofia da memória como negociação metalinguística.César Schirmer Dos Santos - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):143-188.
    Às vezes, o debate entre causalistas e simulacionistas em filosofia da memória é apresentado de tal modo que parece que apenas o simulacionismo é compatível com a psicologia da memória contemporânea. Contudo, ambas teorias são compatíveis com os fatos descobertos pela ciência. Mas se o debate não é sobre a adequação aos fatos, sobre o que é? Nós propomos que este debate é um caso de negociação metalinguística. Caulistas e simulacionistas aceitam o mesmo conjunto de fatos, mas disputam sobre como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Memory traces, phenomenology and the simulationist vs causal theory dispute.Luiz do Valle Miranda - 2024 - Analiza I Egzystencja 65:21-34.
    Filozofia pamięci jest gorącym tematem w kognitywistyce i filozofii umysłu. Niniejsza praca analizuje spór między symulacjami a przyczynową teorią pamięci poprzez badanie poczucia swojskości i jego związku ze śladami pamięciowymi, a dokładniej w jaki sposób zwiększają one płynność rekonstrukcji przeszłych epizodów. Zrozumienie relacji między śladami swojskości i pamięci, a ponadto relacji między pełnoprawną fenomenologią pamięci a poczuciem subiektywnej pewności epizodu, jaki miał miejsce w przeszłości, prowadzi do odmiennej interpretacji rywalizacji między tym, co przyczynowe, a tym, co symulacyjne.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    Quine E a teoria da verdade deflacionária.Daniel Ramos do Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):01-09.
    O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame a sentenças e proposições, e uma vez identificado o portador de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    Jogos de Linguagem, Imagem Agostiniana e Ostensão.Daiane Lemes Pereira - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):55-83.
    O objetivo de Wittgenstein, quando desenvolveu o conceito de ‘jogos de linguagem’ (na obra Investigações Filosóficas), era a solução, ou melhor, a dissolução dos problemas filosóficos através do esclarecimento do funcionamento da linguagem. O objetivo do presente ensaio se determina a apresentar o contexto filosófico no qual Wittgenstein desenvolveu seu conceito. A temática se justifica, uma vez que, os argumentos de Wittgenstein, na elaboração de sua concepção de significado como uso da linguagem, foram fomentados pelo referido contexto. Desse modo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Madalena e Mirtes: “Por que as mulheres negras são as últimas da fila depois de ninguém?”.Marília do Amparo Alves Gomes & Tânia Rocha de Andrade Cunha - 2021 - Odeere 6 (1):84-108.
    Este artigo suscita uma reflexão sobre a condição que muitas mulheres negras ainda vivem na sociedade brasileira. Nesta breve análise examinamos as memórias coletivas dos grupos dominantes e dominados desde o contexto da escravidão brasileira até a sociedade atual tomando como base a teoria da memória de Maurice Halbwachs e Michael Pollak, recorremos também aos estudos de algumas feministas negras, a exemplo de Grada Kilomba, Bell Hooks, Sueli Carneiro e Chimamanda Adichie e também da feminista Heleieth Saffioti, que abordam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  26
    Epistemologia e teorias da educação.Régis Henrique dos Reis Silva, Márcia Chaves-Gamboa & Sarah Maria de Freitas Machado Silva - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 1.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. ...Fundamentos jurídicos da transformação dos estados; teoria das fronteiras naturais.José Nicolau dos Santos - 1943 - Curitiba,: Editora Guaíra limitada.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    Desontologização do sujeito generificado e a metafísica da subst'ncia: diálogos de Butler com Nietzsche.André Luiz Dos Santos Paiva - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):130-143.
    O artigo discute como a teoria de gênero de Judith Butler, principalmente a partir do que a autora denominou de metafísica da substância, opera uma desontologização das experiências de sexo-gênero. Para isso, expõe-se como Butler opera a desontologização do sujeito generificado, através de sua crítica feminista acerca da ideia de sujeito concebida a partir do marco da diferença sexual. Posteriormente, dedica-se ao que Butler denominou de “metafísica da substância”, vista como o que sustenta, no marco do sistema de sexo-gênero (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O problema da autenticidade do conhecimento: uma breve apresentação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Sképsis 9 (13):85-103.
    Minha proposta, nesta introdução a “Autoconhecimento e os limites da autenticidade”, texto de Sven Bernecker traduzido e publicado neste número de Sképsis, é dar razões para que defensores do anti-individualismo que sejam partidários da estratégia do autoconhecimento básico, no que diz respeito ao debate sobre a compatibilidade entre anti-individualismo e conhecimento de si, mudem de posição, e passem a defender anti-individualismo com teoria da autenticidade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  72
    O lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair MacIntyre.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):20-34.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    A Impossibilidade de Manutenção do Estado Mínimo de Robert Nozick.Virgílio Queiroz de Paula & Adriano Ferreira de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o Estado mínimo proposto por Robert Nozick invariavelmente tenderia a acabar, a menos que seus membros fossem coagidos pelo poder central a contribuir para sua manutenção. E, neste caso, obviamente violaria os direitos e liberdades que o mesmo Estado proposto pelo filósofo teria função de garantir. Analisaremos as falhas no modelo proposto por Nozick através de um viés econômico, demonstrando através da teoria dos jogos e da lógica da ação coletiva, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    O discurso do livro didático de física: Por Uma escolha pela diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos uma pesquisa bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    ética e a metaética de Michael Ruse: do altruísmo à teoria do erro.Juliano Santos do Carmo & Mariana Marques Burkle - 2024 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 13 (2):33-47.
    O objetivo central do trabalho é analisar a posição evolucionista proposta por Michael Ruse a respeito da ética no âmbito de primeira e de segunda ordem. Para cumprir com este objetivo, inicialmente distinguiremos a posição evolucionista de Ruse, de fundamentação darwiniana, com a posição evolucionista clássica, de fundamentação spenceriana. Mostraremos como Ruse inicialmente reformula a ética evolucionista spenceriana, tornando o âmbito da ética substantiva descritivo, e não mais prescritivo, a partir da compreensão correta do conceito de altruísmo. No âmbito da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  28
    Verdade E indicação formal: A hermenêutica dialógica do primeiro Heidegger.Róbson Ramos Dos Reis - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):607-620.
    No presente artigo, é apresentado um aspecto central da concepção heideggeriana da fenomenologia nos escritos posteriores a 1919, que, à luz dos textos disponíveis na Gesamtausgabe de Martin Heidegger, revela um componente dialógico específico do método filosófico. A tese de que os conceitos e enunciados próprios da filosofia têm um caráter indicativo-formal conduz a uma noção de verdade filosófica, que tem na recepção produtiva e conversacional das sinalizações formais o seu traço definitório. Associada com a noção especulativa de jogo, apresentada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    A origem dos conflitos sociais a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e as suas contribuições para a socioeducação.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:38-47.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a Origem dos Conflitos Sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo/Socioeducação, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem aos conflitos sociais. Para tanto, fundamentamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  66
    Homem idoso: vivência de papéis desempenhados ao longo do ciclo vital da família.Ivanilza Etelvina dos Santos & Cristina Maria de Souza Brito Dias - 2008 - Revista Aletheia 27 (27):98-110.
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a vivência de papéis desempenhados por idosos durante o Ciclo de Vida Familiar. Participaram 12 homens, sendo que seis pertenciam ao Grupo Reviver, da Universidade Aberta à terceira idade, de uma faculdade situada em Paulo Afonso; e seis não participavam do referido projeto. Todos os participantes são da camada média e moradores da área urbana. Eles foram entrevistados individualmente, tendo sido as entrevistas analisadas a partir dos seguintes temas: fase de aquisição, criação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Debates Contemporâneos em Filosofia da Memória: Uma Breve Introdução.César Schirmer dos Santos, André Sant'Anna, Kourken Michaelian, James Openshaw & Denis Perrin - forthcoming - Lampião.
    Neste artigo apresentamos, de forma concisa e em português, alguns elementos-chave dos principais debates contemporâneos na filosofia da memória. Nosso principal objetivo é tornar essas discussões mais acessíveis aos leitores de língua portuguesa, fornecendo uma atualização importante para esforços anteriores (Sant’Anna & Michaelian, 2019a). Começamos introduzindo a noção de viagem no tempo mental, a qual estabelece a base empírica para a metodologia empregada em trabalhos recentes, antes de apresentar dois debates centrais. Primeiro, o debate entre causalistas e simulacionistas sobre a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Qual a motivação para se defender uma teoria causal da memória?César Schirmer Dos Santos - 2018 - In Juliano Santos do Carmo & Rogério F. Saucedo Corrêa (eds.), Linguagem e cognição. Pelotas: NEPFil. pp. 63-89.
    Este texto tem como objetivo apresentar a principal motivação filosófica para se defender uma teoria causal da memória, que é explicar como pode um evento que se deu no passado estar relacionado a uma experiência mnêmica que se dá no presente. Para tanto, iniciaremos apresentando a noção de memória de maneira informal e geral, para depois apresentar elementos mais detalhados. Finalizamos apresentando uma teoria causal da memória que se beneficia da noção de veritação (truthmaking).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  14
    teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, José Rodolfo Tenório Lima, Lidiane dos Santos Carvalho, Asy Pepe Sanches Neto & Anderson Titonelli - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:440-462.
    Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações. A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Teoria do Design Inteligente: teoria científica ou discurso religioso? Apontamentos sobre uma controvérsia atual (Intelligent Design: scientific theory or religious discourse? Remarks about an actual controversy)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2013 v11n30p709. [REVIEW]Roney Seixas Andrade & Wilmar do Valle Barbosa - 2013 - Horizonte 11 (30):709-736.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    A Atlandida e os ciclos em Vico.Vladimir Chaves Dos Santos - 2010 - Educação E Filosofia 24 (47):15-38.
    A teoria ciclica da historia tem muitas variantes. Em Vico a teoria ciclica é adaptada a teoria do progresso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  41
    Os meios de comunicação como instrumento de poder: Theodor Ludwig wiesengrund Adorno (1903-1969) E a indústria cultural.Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):35-43.
    O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram – a definição da indústria cultural conforme (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A crítica de Alasdair Macintyre à concepção de linguagem Das tradições filosóficas analítica E continental.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos & Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):03-10.
    A partir da temática abordada no filme Gattaca - a experiência genética , que trata de uma sociedade adepta da eugenia; mostraremos quais são as implicações morais que essa prática pode ocasionar em uma sociedade, bem como as diversas discriminações. Em contra-argumento a essa prática, abordaremos a teoria de Peter Singer em prol do princípio da igual consideração de interesses, demonstrando que dessa maneira teríamos sociedades menos discriminatórias. Enfim, queremos mostrar que caso não nos alertemos para as questões abordadas (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    Sentido E verdade: Heidegger E "a noite absoluta".Róbson Ramos Dos Reis - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):231-248.
    Neste artigo o autor aplica a interpretaçãosocial-institucional da constituição ontológicana análise da teoria heideggeriana acerca darelatividade da verdade em relação ao ser doDasein. A presente reconstrução é desenvolvidapor meio da apresentação do assim chamadocarátér de verdade do ser, bem como da interpretaçãoontológico existencial da gênese da ontologiada presentidade a partir dadisponibilidade. No asserir localiza-se a prática recognitiva capaz de instituir acategoria da pura subsistência, na qual reside acondição existencial da possibilidade da verdade.Essa dependência existencial da verdade permiteo reconhecimento da (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Experiências que grafitam o corpo e o viver - Entrevista com Josemar Blures.Sílvio Roberto dos Santos Oliveira & Josemar Blures de Souza Dias - 2023 - Odeere 8 (1):47-58.
    Este texto reflete sobre o memoricídio, consequente à presunção racial branca, como vestígio de operações para o genocídio dos corpos e das mentes negras a partir da Peleja de Inácio da Catingueira contra Romano. Sob o jogo discursivo da humilhação, já se encontrava a vontade brutal de destruição de qualquer traço, perspectiva, visão remanescente de saberes e culturas africanas ou descendentes, fossem de cunho material, simbólico, reflexivo, imagético, expressivo, na língua, no corpo. No embate, Inácio, negro, escravizado, já rebaixado sob (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Emmanuel Levinas ea inteligibilidade da experienciação.Marcelo Leandro Dos Santos - 2006 - Utopía y Praxis Latinoamericana: Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social 34:105-113.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Uma Breve Análise Dos Dois Princípios da Teoria da Justiça de John Rawls e Suas Implicações Para a Questão Econômica.Antonio Ricardo Surita dos Santos - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):151.
    A Teoria da Justiça de John Rawls apresenta princípios de liberdade e de igualdade equitativa de oportunidade destinados à construção de uma sociedade substancialmente justa. Para Rawls, sendo um empreendimento cooperativo para o benefício de todos, a estrutura social básica deve garantir vantagens a todos, especialmente aos mais necessitados. Em harmonia com a concepção de que as desigualdades sociais e econômicas somente podem ser aceitas diante da existência de vantagens efetivas dos menos afortunados, a teoria rawlsiana evidencia que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Cosas recogidas y cosas vistas en la pintura filosófica de la Ciencia Nueva de Vico.Vladimir Chaves dos Santos - forthcoming - Cuadernos Sobre Vico.
    A través del método etimológico de Vico es posible ver relaciones entre un enfoque materialista y los temas de la infancia y el mundo primitivo, lo que implica un interés por cuestiones históricas vinculadas al mundo agrícola y religioso de los orígenes y cuestiones cognitivas vinculadas a las relaciones entre tacto, visión e intelecto. La etimología de cogitare como “recoger” y de intelligere como “leer” proporciona las bases para una teoría de la cognición decididamente aplicada a la Dipintura de la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Presentismo, referência ao passado e proposições.César Schirmer dos Santos - 2011 - Investigação Filosófica 2 (2):1-8.
    Os presentistas nos dizem que os únicos objetos percorridos pelos quantificadoresde escopo mais amplo são aqueles que existem no presente, o que leva seus críticos aperguntarem o que torna verdadeiros os enunciados sobre o passado, como “Sócrates foi umfilósofo”. Em defesa do presentismo, e seguindo a proposta de Fiocco (2007), argumentamosque o que torna verdadeiro um enunciado sobre o passado é uma proposição, que proposiçõesnão existem no tempo, e que nada na teoria presentista compromete seus defensores com atese de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    A cosmologia E cosmografia de anaximandro no in de caelo de Tomás de aquino.Evaniel Brás dos Santos - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):43-63.
    RESUMO Anaximandro possui destaque na história da filosofia, conforme o In De caelo de Tomás de Aquino, porque, à luz da racionalidade, ele descobriu os pontos limites do cosmo, na perspectiva do observador, a saber: as estrelas e a Terra, os dois itens mediante os quais o milésio inaugura a cosmologia filosófica e a cosmografia. Este estudo mostra que, baseado não somente no texto de Aristóteles, mas também noutras fontes doxográficas, nomeadamente no In De caelo de Simplício, Tomás reúne em (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  26
    A metafísica freudiana: um estudo para a demarcação metodológica da filosofia freudiana a partir de Kant.Eberth Eleutério dos Santos - 2015 - Studia Kantiana 18:148-181.
    Da exposição oferecida por Kant em seu tratado Investigação sobre a evidência dos princípios da teologia natural e da moral, aproveitamos as observações acerca da forma metodológica adequada às investigações em filosofia, distinguindo-a daquela que é própria da construção do conhecimento matemático. Essas observações servirão de base para uma tentativa de aproximação entre a forma metodológica oferecida pela metafísica, entendida como ontologia, e a metapsicologia freudiana que poderá, então, ser concebida como uma ontologia funcionando no interior de sua psicologia. Nosso (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Para uma releitura das relações entre teoria e prática em educação: contribuições de Habermas // Toward a re-reading of the relationship between theory and practice in education: contributions of Habermas.Amelia Escotto do Amaral Ribeiro - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):119-140.
    Este artigo tem como objetivo principal identificar no pensamento de Habermas elementos que permitam refletir sobre questões referentes às relações entre teoria e prática presentes no discurso educacional, especialmente as relacionadas à formação de professores. Resulta de inquietações provocadas pelo predomínio de um discurso educacional impregnado pela tendência a privilegiar a prática e, de certo modo, negar a teoria, apoiando-se numa ideia de formação restrita a dimensões puramente instrumentais. O lugar da teoria e da prática nos processos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    principiologia da Lei 9099/95 a partir de uma interpretação baseada nos pensamentos de Jürgen Habermas e Robert Alexy.Cândido Francisco Duarte dos Santos E. Silva - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:31-45.
    O estudo em questão tem por objetivo analisar a Lei 9099/95, que instituiu os Juizados Especiais Cíveis na Justiça Estadual, no que diz respeito aos seus limites e potencialidades discutidos a partir da principiologia proposta pela citada Lei em um viés jurídico-filosófico. Observar-se-á para tanto a Teoria do Discurso enquanto arcabouço procedimental capaz de potencializar a observância na prática de uma justiça mais célere, simples, informal, econômica e baseada na oralidade. Para tanto aplicar-se-á a interpretação do pensamento de Jürgen (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  23
    Teoria do Design Inteligente: teoria científica ou discurso religioso? Apontamentos sobre uma controvérsia atual (Intelligent Design: scientific theory or religious discourse? Remarks about an actual controversy) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p709. [REVIEW]Roney Seixas Andrade & Wilmar do Valle Barbosa - 2013 - Horizonte 11 (30):709-736.
    Este artigo tem com pano de fundo a controvérsia entre criacionismo e evolucionismo que ainda captura a imaginação de amplos segmentos religiosamente orientados, sobretudo nos Estados Unidos. Aqui destacamos as proposições elaboradas pela chamada Teoria do Design Inteligente (TDI). Essa teoria, que se apresenta como científica e desprovida de qualquer compromisso religioso, propõe demonstrar empiricamente que a complexidade observada na natureza, no universo e na vida, é resultante de um design genuíno, ou seja, produto de uma inteligência organizadora, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  24
    A crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso & Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):12-44.
    O presente trabalho investiga a crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular. Considerando a ideia presente na tradição filosófica de que o conhecimento verdadeiro é aquele que representa fidedignamente a realidade, Rorty se insurge contra esta posição, argumentado que, o pensamento representacionista se ergueu a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, ou seja, descrições que representem de maneira fidedigna realidade, que é objeto do conhecimento e do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    Originalidade, princípio e ápice dos fundamentos morais no crivo da teoria dos valores de Max Scheler.Jose Sepúlveda & Ailton dos Santos de Jesus - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):60-74.
    Due to the importance of the theory of values, elaborated by Max Scheler, this article aims to describe the essence and originality of the moral foundation, showing the absolute nature inherent to it, to erect an ethics of absolute moral values. This done, we will find, in fact, axiological foundations capable of showing the principles that permeate and make the basis of people's ethical and moral life full of value and meaning, within the responsive and responsible causality of their actions (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  35
    Quine E a teoria deflacionária da verdade.Daniel Ramos dos Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):1-9.
    Resumo : O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame às sentenças e proposições, e uma vez identificado o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    intoler'ncia religiosa e a teoria do reconhecimento de Honneth.Virgílio Andrade Neto, Henrique dos Santos Andrade & Anderson de Alencar Menezes - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:75-97.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Uma análise da biopolítica a partir Das teorias de Agamben E Esposito.Edivaldo Borges dos Santos Júnior - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):103-117.
    O presente artigo visa apresentar duas teorias biopolíticas, a saber, as de Giorgio Agamben e Roberto Esposito. O primeiro criou um tetraedro conceitual dotado de uma semântica própria que permite caracterizar a biopolítica, enquanto o segundo identificou um paradigma no qual a sociedade contemporânea se insere e qualifica a biopolítica. Longe de uma resposta unívoca ao que seja o fenômeno da biopolítica, esses dois autores italianos fornecem chaves conceituais imprescindíveis para compreender a realidade política em que estamos inseridos, que se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Para uma teoria da interpretação: semiologia, literatura e interdisciplinaridade.Roberto Corrêa dos Santos - 1989 - Rio de Janeiro: Forense Universitária.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    Locke e a educação do magistrado.Christian Lindberg L. Do Nascimento - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):33-43.
    O objetivo deste texto é delimitar a relação entre educação e política na obra de John Locke, considerando as atribuições que o magistrado exerce. Nesse sentido, detalhar qual a função que o magistrado tem na manutenção dos direitos individuais e quais são as atribuições do poder legislativo e do poder executivo, torna-se necessário. Para tal intuito, iremos expor inicialmente a teoria lockeana da divisão dos poderes; em seguida, demonstraremos que o magistrado deve ser um indivíduo que elabora e execute (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  39
    A resposta do senso comum ao problema do mundo externo.Luis Fernando Dos Santos Souza - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):40-52.
    Nosso objetivo nesse artigo é discutir o argumento do senso comum contra o ceticismo acerca do mundo externo. Apresentaremos o argumento que faz uso de hipóteses céticas e que conclui pela impossibilidade do conhecimento sobre o mundo externo. A seguir apresentaremos o senso comum segundo o filósofo G. E, Moore. Moore defende que o senso comum é capaz de refutar o ceticismo e propõe uma Prova do Mundo Externo, mas terá que livrar sua teoria de duas acusações principais: sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000