Results for 'Projeto existencial'

988 found
Order:
  1.  25
    Filosofia e psicoterapia no projeto da análise existencial de Viktor Frankl: a compreensão da pessoa espiritual a partir da transcendência.Marcos Vinícius da Costa Meireles - 2020 - Horizonte 18 (55):418.
    Esta tese, de caráter epistemológico, tem como objetivo demonstrar como a relação entre filosofia e psicoterapia contribui com o empreendimento da Análise Existencial frankliana, permitindo vislumbrar uma concepção de ser humano desde uma dimensão existencial. A relação com a filosofia se deu principalmente a partir das obras de Martin Heidegger, em especial Os fundamentos metafísicos da lógica e Seminários de Zollikon. No tocante à bibliografia de Frankl, destaca-se Logoterapia e Análise Existencial. Esta pesquisa teórico-bibliográfica está dividida em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Notas sobre a psicanálise existencial sartriana.Luciano Donizetti da Silva - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42734.
    O presente artigo traz uma reflexão sobre o livro Mallarmé – la lucidité et sa face d’ombre, obra em que Sartre discute a relevância e o alcance da psicanálise existencial. A introdução e a primeira nota, fundadas em EN, visam mostrar o papel situado da liberdade; a segunda nota cuida de aplicar essa chave de leitura à existência do poeta Mallarmé; a terceira nota mostra as consequências para toda poesia, caso seja desconsiderada a “escolha original” do poeta (homem situado). (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Linguagem cotidiana e competência existencial.Marco Casanova - 2006 - Human Nature 8 (1):35-85.
    O intuito primordial de nosso texto é investigar o estatuto da linguagem cotidiana no interior da construção do projeto existencial de cada ser-aí em Ser e tempo. Para alcançarmos esse intuito, nós nos dedicaremos, inicialmente, a uma análise da concepção heideggeriana do impessoal presente nessa obra. Por intermédio desta análise, o que buscamos conquistar é, antes de mais nada, uma compreensão adequada do lugar do discurso na constituição do espaço impessoal de existência. Juntamente com a apreensão desse lugar, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Revisitando um pai fundador: Atualidade da noção de projeto-de-mundo na psicoterapia.Victor Amorim Rodrigues - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):29-42.
    Um dos pais fundadores da psicoterapia existencial- Ludwig Binswanger- foi justamente criticado por Martin Heidegger por excesso de formalismo e má compreensão da analítica existencial. Apesar destes reparos algumas contribuições de Binswanger, por estarem baseadas na sua experiência clínica, são, ainda hoje profícuas para uma interpretação do sofrimento, apresentado pelos nossos pacientes na clínica psicoterapêutica. É precisamente no caso da psicopatologia, tanto neurótica como psicótica, que a noção de projeto-de-mundo, apresenta um elevado valor heurístico e permite o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    O problema da fenomenologia existencial.Marcus Ferraz - 2004 - Manuscrito 27 (2):259-281.
    Neste artigo, acompanha-se a formulação do projeto filosófico de Merleau-Ponty em suas primeiras obras, frisando a necessária reforma da fenomenologia husserliana para que os temas existenciais pudessem ser contemplados pela investigação. Porém, uma vez centrada a feno-menologia nas vivências particulares, surge o problema da validade geral das suas teses, cuja resolução pede a extensão da necessidade até a experiência concreta.In this article, I discuss the formulation of Merleau-Ponty’s philosophical project in his early writings and stress the necessary reform of (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    Heidegger e a possibilidade de uma antropologia existencial.André Duarte - 2004 - Human Nature 6 (1):29-51.
    A presente investigação pretende discutir alguns aspectos da reflexão heideggeriana sobre a ciência, abordando tanto as suas análises pertencentes ao período do projeto da ontologia fundamental, apresentadas em Ser e tempo, quanto alguns aspectos das suas reflexões tardias, em que o filósofo pensou a possibilidade de uma antropologia filosoficamente fundada, nos Seminários de Zollikon. A hipótese que orienta esta investigação é a de que, a despeito das importantes transformações pelas quais passou o pensamento de Heidegger após a Kehre, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7. Fenomenología, Existencialismo, y Filosofía de la Liberación en América Latina1.Existencialism Phenomenologhy - 1996 - Utopía y Praxis Latinoamericana 1 (1-3):9.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Entre a Filosofia e a Vida.Denis Domeneghetti Badia & Paula Ramos de Oliveira - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:59-68.
    O presente texto trata das relações que podem existir entre filosofia e vida. Ao lado de uma filosofia do imaginário que procura o reencantamento da cultura escolar pela arte, é possível criar um novo imaginário da filosofia com a instauração de um outro “logos” que se afaste do paradigma clássico e do racionalismo. Michel Onfray, com seu “projeto existencial” e a criação da Universidade Popular, aparece como um exemplo dessa possibilidade que é aqui apresentada.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Artículo traducido automáticamente ver artículo original.Netsy Lobo, Coordenação Administrativa do Projeto & Carlos Rolim Affonso - 2001 - História 21:5.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Da hermenêutica da facticidade.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):71-81.
    O artigo se ocupa da Hermenêutica da facticidade, do filósofo alemão contemporâneo Martin Heidegger (1889-1976). Nosso propósito inicial é apresentar, sumariamente, os termos do referido projeto filosófico e como este pretende uma abordagem do fenômeno humano enfocado como “vida fática” (faktische Leben). Neste modo de visar, importa para Heidegger a determinação dessa vida, a qual ele denomina de “facticidade” (Faktizität), conceito que, ao longo de sua investigação, vai, progressivamente, ganhando importância e centralidade. Tratado no seio de Ontologia: Hermenêutica da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  25
    Recriando mundo(s) - Recreating the World(s) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p589.Giseli do Prado Siqueira & Adriana Andrade de Souza - 2014 - Horizonte 12 (34):589-601.
    Criado em 2007, o Projeto de Extensão “Oficinas Itinerantes: recriando mundo(s)”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus de Poços de Caldas, é uma experiência indissociável de pesquisa, ensino e extensão. Com esse título “recriando mundos” buscamos expressar a própria experiência que nos tem sido possível vivenciar ao longo dos anos de realização desse projeto. Nossa experiência está teoricamente referenciada pela compreensão que os pensadores alemães Mestre Eckhart (1260-1327) e Martin Heidegger (1888-1976) apresentam acerca do que é (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    A sexualidade entre a psicanálise freudiana e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.Diego Luiz Warmling - 2017 - Perspectivas 2 (1):77-93.
    Dos estudos que Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este projeto versará sobre os modos como a relação entre sexualidade e existência pode ser compreendida à luz de uma reinterpretação ontológica e fenomenológica da psicanálise freudiana. Com efeito, a partir de Três Ensaios sobre e Teoria da Sexualidade, veremos, num primeiro instante, como os atos humanos não são determinados apenas por um inconsciente falho e involuntário; dado que as produções do inconsciente do outro influem sobre as fontes do inconsciente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    As Críticas Heideggerianas À Categorização Do Ser Na Vorhandenheit Grega e No Racionalismo Cartesiano: Possíveis Relações Com a Educação.Celso Kraemer, Fabio Richard Oechsler & Carolaine Tormena - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023013.
    Esta pesquisa analisa as motivações de Heidegger para colocar em questão o sentido do ser,conforme seu projeto em _Ser e Tempo_, publicado em 1927, no qual analisa a metafísica tradicional e chega à conclusão de que a história da filosofia se deteve a refletir apenas sobre os entes, esquecendo-se do ser. No §6 de _Ser e Tempo_, Heidegger assume como tarefa a destruição da história da ontologia. Por isto, tece profundas críticas à categorização do ser na _Vorhandenheit_ grega – (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Entre Kierkegaard e Heidegger: uma reflexão sobre o sentido da angústia.Marcos André Webber & Suelen da Silva Webber - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):100-113.
    O presente trabalho tem como objetivo central indicar alguns pontos de aproximação e distinção entre o sentido atribuído por Kierkegaard à angústia na obra O conceito de angústia, e o modo pelo qual Heidegger aborda tal conceito no âmbito da analítica existencial desenvolvida em Ser e tempo. Muito embora seja possível apontar inegáveis semelhanças no modo pelo qual os dois autores compreendem o fenômeno da angústia, algumas distinções podem ser feitas se analisados os contextos a partir dos quais os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    O Processo Psicoterápico À Luz Do Pensamento de Jean-Paul Sartre.Marivania Cristina Bocca, Queli Cristina Peccini Grelak & Zuleica Pretto - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):35-50.
    Objetivamos, com o artigo proposto, apresentar os principais elementos que fundamentam a proposição metodológica do processo psicoterápico inspirado nos pressupostos filosóficos e psicológicos do filósofo francês Jean-Paul Sartre. A análise, que é descritiva e compreensiva, terá como pano de fundo a biografia de um personagem criado pelas autoras cujo projeto de ser está inviabilizado pelo seu saber de ser/cogito - o fracassado. A descrição do movimento existencial do personagem/analisando promove reflexões acerca de suas escolhas singulares e familiares e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Kierkegaard e as personificações dos estágios na existência.Myriam Moreira Protasio & Ramon Bolivar C. Germano - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):84-102.
    O tema dos estágios da existência perpassa toda a produção de Kierkegaard. Ele teve sempre o cuidado de mostrar que estético, ético e religioso não são etapas que acontecem apartadas uma da outra, como num modelo sistemático, mas acontecem ao mesmo tempo, uma vez que se dão na existência e se realizam enquanto existência. Mas, em termos da construção de um pensamento clínico em psicologia, o que seria importante ainda se entender acerca dos estágios? Que relação ainda podemos fazer entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    O Problema Da Dependência Em Ser E Tempo.Jeff Malpas - 2008 - Natureza Humana 10 (2):183-216.
    Para qualquer um interessado no lugar da espacialidade no pensamento de Heidegger, um dos principais problemas apresentados por Ser e tempo é a tentativa, feita no § 70, "de derivar o existencial espacialidade a partir da temporalidade". Esta tentativa, que foi considerada "insustentável" pelo próprio Heidegger, mostra-se não ser meramente periférica na análise global. Pelo contrário, ela se liga a certos aspectos centrais e problemáticos no argumento de Ser e tempo, no qual está incluído o tratamento de conceitos espaciais (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    Do biopoder à psicopolítica.Débora Aymoré - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):101.
    Nossa condição humana contemporânea está inter-relacionada com o avanço do domínio das aplicações tecnológicas para vários aspectos da vida biológica, existencial e política, levantando uma postura reflexiva diante das tecnologias de informação. Se é verdade que o projeto baconiano estimula, a partir do século XVI, o controle sobre a natureza, a partir dos séculos XVII e XVIII, a Europa testemunhou o nascimento de duas formas de poder moderno: o poder disciplinar e o biopoder. Assim, a estratégia adotada para (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  29
    Esboços de uma ética da educação em Sartre.Marcos Ribeiro Santana - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 51.
    O presente texto é uma investigação bibliográfica sobre a obra de Sartre, O Ser e o Nada. Delimita-se o foco em apresentar o projeto sartreano de pensar a condição humana na sua existência radical, contingente e engajada no mundo. A atenção recai sobre o problema da liberdade que não se caracteriza de forma abstrata, mas que se concretiza na ação dentro de situação existencial e histórica. O objetivo é descrever a possibilidade de se pensar, a partir da compreensão (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  21
    Pressupostos para se pensar a questão da técnica em ser E tempo.Poliana Emanuela da Costa - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):21-26.
    Resumo: Partindo do pressuposto que o Ser é notavelmente o escopo de toda a filosofia de Heidegger, este artigo procura indicar traços pontuais daquela que foi considerada o maior labor intelectual de sua vida: Ser e Tempo. Com o intuito de explorar o projeto da analítica existencial, Heidegger lança mão de dois conceitos, o de manualidade e circunvisão . Trata-se de explicitar, a partir desses conceitos contidos na obra Ser e Tempo a contribuição original do filósofo para o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Apresentação do Dossiê Fenomenologia e Educação.Márcio Danelon & Romana Valente Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):483-487.
    A fenomenologia nasceu como teoria do conhecimento. Kant, antes mesmo de Husserl, foi o primeiro a encampar o uso do termo “fenômeno” em suas investigações acerca dos limites e possibilidades do conhecimento. Das reflexões kantianas acerca do dualismo entre fenômeno e noumenon, nasceu sua teoria do conhecimento, posteriormente classificada de criticismo. Assim, é no campo da gnosiologia que o termo fenômeno debuta na cena filosófica. A apropriação do termo fenômeno por Husserl se deu em seu profícuo projeto filosófico de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Proyecto existencial y programa de existencia: ideas para una fenomenología del obrar humano y de la razón práctica.José Vilanova - 1974 - Buenos Aires: Editorial Astrea de R. Depalma.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Projeto Emancipatório Moderno: Construção, Desconstrução e Reconstrução.Vicente Zatti - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):341.
    O projeto emancipatório moderno estabelece uma concepção otimista de desenvolvimento científico e social. Os filósofos Immanuel Kant e Karl Marx, de modo distinto, levam ao ápice tal projeto emancipatório, o primeiro, ancorado numa concepção de sujeito transcendental capaz de estabelecer verdade e validade universal, o segundo, ancorado na categoria de trabalho desenvolvida em sua doutrina do materialismo histórico. A partir do século XIX, filósofos como Nietzsche, Heidegger e Adorno/Horkheimer põem sob suspeita tal projeto ao demonstrar seus fundamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  20
    Psicoanálisis existencial y reflexión purificante en la ontología fenomenológica de Jean-Paul Sartre.Danila Suárez Tomé - 2017 - Areté. Revista de Filosofía 29 (1):147-166.
    El artículo presenta una reconstrucción del método del psicoanálisis existencial sartriano especificando su finalidad, campo de aplicación, y provee un análisis interpretativo de su necesidad dentro del desarrollo de la ontología sartriana. Se defenderá que la meta del psicoanálisis existencial es el acaecimiento de la reflexión pura, la cual abre la posibilidad del reconocimiento del proyecto fundamental y la conversión existencial. El análisis se basa en una lectura de El ser y la nada que toma como concepto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  35
    Projeto do futuro e identidade: um estudo com estudantes formandos.Larissa Hery Ito & Dulce Helena Penna Soares - 2008 - Revista Aletheia 27:65-80.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field.Rerlen Ricardo Silva Paglia & Pillotto - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):126-143.
    O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida Escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político Pedagógico – PPP, tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Desta forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: como realizar ações a partir (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Projeto de irrigação santa Cruz do apodi sob a perspectiva da violação ao direito internacional dos direitos humanos.Lina Celeste Silva Jacinto - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    PROJETO DE IRRIGAÇÃO SANTA CRUZ DO APODI SOB A PERSPECTIVA DA VIOLAÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  34
    O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa (The parenting project and its consequences in human being's existence. A consideration from the religious view).Waldir Souza & Renato Barbosa Santos - 2013 - Horizonte 11 (31):1059-1080.
    O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa (The parenting project and its consequences in human being’s existence. A consideration from the religious view) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1059 Gerar um filho é gerar uma vida. No processo geracional estão embutidas várias implicações e consequências tanto para quem gera, quanto para quem é gerado. Para o casal, o nascimento de um filho é o fruto inquestionável de sua união. Entretanto, também (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    O projeto da modernidade segundo Habermas.João Paulo Rodrigues - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):189-204.
    O projeto acadêmico de Habermas busca contribuir para a realização das metas emancipatórias da modernidade, através da teoria da ação comunicativa. Portanto, será examinado aqui se o processo de racionalização da sociedade moderna, presente na teoria da ação comunicativa, realmente representa um potencial para a emancipação humana. Primeiramente, pretende-se abordar no respectivo trabalho os principais conceitos que Habermas utiliza em sua teoria da ação comunicativa. Em um segundo momento, serão explorados os elementos fundamentais da teoria da sociedade. Após isso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30. Descartes existencial.Gilberto de Mello Kujawski - 1969 - São Paulo,: Editôra Herder.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  32
    Acercamiento existencial al análisis de edipo Rey de sófocles1.Drina Hocevar - 2008 - Dikaiosyne 11 (20):173-182.
    Como lectores contemporáneos de una tragedia clásica griega, como lo es Edipo Rey, nos sentimos impresionados por el carácter existencial y la universalidad de este texto dramático, que hace que cada re-lectura parezca siempre una nueva lectura. Al abordar el texto, se abre una dimensión existencial que permite que surja la dialéctica de la comprensión / mal-comprensión que al actuar como espejo de los sujetos les permite leer / develar el mundo al que pertenecen. Este ensayo se centra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    O projeto hegeliano de Uma filosofia livre de pressuposições.Federico Orsini - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):521-538.
    Resumo O objetivo de meu trabalho é o esclarecimento de quatro características distintivas do sistema hegeliano como projeto de uma filosofia livre de pressuposições. Para tanto, pretendo reconstruir a conexão entre os seguintes traços constitutivos do conceito operativo de Voraussetzungslosigkeit : em primeiro lugar, a imanência do real ao pensar objetivo; em segundo, a integração do ceticismo pirrônico ou antigo ao modo de apresentação científica do pensar; em terceiro lugar, a configuração do elemento lógico em termos de um movimento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33. O projeto de psicologia científica de Edward Tolman.Carlos Eduardo Lopes - 2009 - Scientiae Studia 7 (2):237-250.
    Os projetos de psicologia científica enfrentam pelo menos duas ameaças. A primeira delas surge quando uma proposta de psicologia tenta seguir os cânones da ciência moderna. Nesse caso, torna-se necessário "objetivar o fenômeno psicológico", o que, geralmente, é feito por meio da sua tradução em termos fisiológicos. Mas, nesse ponto, a especificidade da psicologia é ameaçada pelo reducionismo fisiológico. A segunda ameaça aparece quando um projeto de psicologia tenta evitar o reducionismo fisiológico defendendo a natureza subjetiva irredutível do fenômeno (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O projeto político.Gilberto de Mello Kujawski - 1976 - Petrópolis: Vozes.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  27
    Medo existencial e globalização.Ronald Cavalcanti Ledo Filho & Helmuth Krueger - 2010 - Synesis 2 (2):66-88.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Terapia existencial pra cuerpos fructurados: entrevista a Eduardo Fernández García.María José Miranda Suárez - 2010 - In María G. Navarro, Betty Estévez & Antolín Sánchez Cuervo (eds.), Claves actuales de pensamiento. Madrid: CSIC/Plaza y Valdés.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Do Projeto Crítico Kantiano: os Direitos da Razão entre a Lógica da Verdade e a Lógica da Aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (2):85-109.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Carácter existencial de la fe: estudio de la obra dramática de Le Palais de Sable de Gabriel Marcel.Esther Cantero Tovar - 2015 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 42:65-84.
    Empezamos mostrando el papel primordial del teatro en la filosofía de Gabriel Marcel. La necesidad que tiene su pensamiento de partir de situaciones concretas le lleva a convertirse en un autor dramático. En segundo lugar y partiendo de la trama de la obra Le palais de sable y de la evolución de sus personajes, analizaremos las implicaciones destructivas que provoca una falsa fe basada en una cierta concepción idealista de ella. Por último situaremos nuestra mirada en la conciencia creyente para (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  26
    Modalidade existencial e indicação formal: elementos para um conceito existencial de moral.Róbson Ramos dos Reis - 2000 - Human Nature 2 (2):273-300.
    No presente artigo são examinadas duas noções centrais da fenomenologia-hermenêutica apresentadas em Ser e tempo de Martin Heidegger: os conceitos de indicação formal e de possibilidade existencial. Ambas as noções são postas em conexão com a problemática da filosofia moral, ou seja, sustenta-se a tese de que um conceito existencial de moral contém problemas e uma metodologia específica, originados da indicação formal da estrutura ontológica do Dasein enquanto possibilidade existencial. O autor também afirma que a modificação (...) da inautenticidade para o modo de ser autêntico não deve ser vista como sendo em si mesma de significação moral ou normativa, mas representa o desenvolvimento da individualidade no interior de um domínio de entes que não são instâncias de tipos.In this paper are examinated two central notions of hermeneutic phenomenology, exposed in Heidegger's Being and Time: the concepts of formal indication and existential possibility. Both notions are connected with the problematic of moral philosophy, that is, the author mantains that a existential concept of moral entails both a set of problems and a specific methodology, that arise from the formal indication of Dasein's ontological structure as existencial possibility. The author also asserts that the existential modification from inautenticity to the autentic way of being should not be viewed as bearing a moral or normativ meaning by it self, but represents the development of individuality within a realm of beings that are not instances of a type. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  4
    La filosofía existencial como “vox clamantis in deserto”. La lectura shestoviana de la filosofía de Søren Kierkegaard.Catalina Elena Dobre - forthcoming - Thémata Revista de Filosofía.
    Siendo un pensador peculiar y entendido como un out-sider, Lev Shestov es el creador de una filosofía genuina que viene a romper el pensamiento para reconstruir; es decir, poner las bases de una filosofía con sentido trágico que se opone a todo pensar especulativo y positivista. Las raíces de esta filosofía las encuentra en la escritura de Kierkegaard, entre otros. El filósofo danés es un pensador que lo atormenta y que representa para su creación un momento decisivo, ya que le (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Marketing existencial: A produção de bens de significado no mundo contemporâneo.Luiz Felipe Pondé - 2017 - São Paulo, SP: Três Estrelas.
    Este não é um livro sobre marketing. É um livro sobre a existência, avisa o filósofo Luiz Felipe Pondé, logo na abertura de Marketing existencial. Seu objetivo não é indicar caminhos para o mercado, nem auxiliar os leitores a serem consumidores mais felizes. É analisar por que a produção de bens em nossa época foi, pouco a pouco, se confundindo com os anseios existenciais dos indivíduos e deixou de atender à mera satisfação de necessidades básicas. Neste século XXI, a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Projetos Pedagógicos: para quê.Mi Almeida - forthcoming - Dois Pontos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. O" Projeto Columbia-University": Questionamentos em torno da Memória do Trabalho e da Educação.Ana Elizabeth Santos Alves & Lucineide Santos Silva - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  42
    Projeto para uma psicologia científica: máquina falante ou fala maquinal?Osmyr Faria Gabbi Junior - 1987 - Discurso 16 (16):95-130.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  2
    Projeto do Dicionário Winnicott/ Winnicott Dictionary Project.Zeljko Loparic - 2015 - Revista Natureza Humana 16 (2).
    Resumo: Não raramente as contribuições de Winnicott à psicanálise são consideradas uma simples extensão da psicanálise freudiana, ampliada por M. Klein. Essa visão sobre Winnicott foi contestada, há bastante tempo, por vários pesquisadores. Já nos anos 1950, Masud Khan sustentou a tese de que Winnicott introduziu mudanças revolucionárias no pensamento analítico e na prática contemporâneos. O fato de Winnicott ter operado mudanças revolucionárias, criando um novo “paradigma” ou uma nova “matriz” na psicanálise, foi reconhecido, a partir dos anos 1980, com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Hermenéutica existencial en Ser y tiempo de Martín Heidegger.Miguel Ángel Barragán D. & Juan Cepeda H. - 2018 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 39 (118):115-142.
    El paradigma hermenéutico ha abierto un horizonte amplio a la hora de interpretar y comprender textos, pero ha cerrado las posibilidades existenciales que ya en Ser y tiempo abriera Heidegger. Lo que se intenta aquí es señalar esos presupuestos ontológico-existenciales que indicara acertadamente el filósofo alemán en su momento. El avance que se presenta hace parte del proyecto de investigación “Ontología en América Latina” que lidera el Grupo de Investigación Tlamatinime. La primera parte tiene como objetivo fijar cuatro lineamientos que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Projeto a respeito de uma nova enciclopédia que deve ser redigida pelo método da descoberta.Gottfried Wilhelm Leibniz - 2007 - Scientiae Studia 5 (1):95-107.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  18
    O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa.Waldir Souza & Renato Barbosa Santos - 2013 - Horizonte 11 (31).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. La narrativa existencial de Vargas Vargas Llosa, réquiem por las víctimas en Perú.Majlinda Abdiu - 2020 - Araucaria 22 (43).
    El discurso literario se compromete bajo la perspectiva del siglo XXI a observar literariamente y justificar artísticamente la rebelión de Mario Vargas Llosa como escritor cosmopolita y opositor impecable de la violencia política y del terrorismo nacional e internacional contra cada represión, humillación y violación antihumana. El escenario ofrece reminiscencias claras en la filosofía marxista de la izquierda francesa, el espíritu existencialista de Sartre y Marcuse y el naturalismo sugestivo de Flaubert. El trabajo echa luz a la metamorfosis literaria de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Estetika existencie v pragmatizme Richarda Shustermana.Lukáš Arthur švihura - 2023 - Filozofia 78 (6):444-461.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 988