5 found
Order:
  1. A História No 'Mbito da Crítica de Nietzsche Educação E À Cultura Na Modernidade.Celso Kraemer & Rodrigo Abrantes Cesar - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):14-26.
    O presente artigo discute a crítica de Friedrich Nietzsche ao modo como a noção de história foi utilizada, enquanto um saber objetivo, no âmbito da cultura e da educação na modernidade. O filósofo sustenta que na cultura moderna há um uso desmedido da história, o que constitui um vício que legitima as pseudo-culturas. A educação é, por excelência, o meio propagador da cultura e, segundo Nietzsche, a educação moderna reproduz e legitima um tipo de saber superficial e especializado, que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  24
    Clarification and Friendship: The Government of Individuals in Enlightenment Through Moral.Celso Kraemer & Luiz Guilherme Augsburger - 2013 - Synesis 5 (2):27-41.
    RESUMO Trabalhar o tema da amizade a partir de textos de Hume e Kant, no âmbito do debate do Iluminismo constitui o objeto deste trabalho. O Iluminismoé o período em que o desejo de esclarecimento e a atitude crítica têm seu ápice, na racionalidade moderna. A partir do espaço constituído pela amizade, da imbricação do Iluminismo como lugar de produção e profissão da verdade e da moral, esse trabalho questiona: Quais eram as relações entre a amizade e esclarecimento nesses textos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repontecializar a invenção na pesquisa sobre inf'ncia / Between two nihilisms: an acrobatic art to repotinalize the invention in research on childhood.Luiz Guilherme Augsburger, Celso Kraemer & Helena Almeida E. Silva Sampaio - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020002.
    As muitas verdades sobre a infância de nosso tempo, das mais catedráticas às mais “inovadoras”, encontram-se compiladas em livros e artigos dentro e fora de nossas bibliotecas. Grosso modo, elas constroem dois tipos de niilismo. Um niilismo de tipo universalista, que suga a criança para fora da imanência da vida e da histórica e a torna refém de estereótipos universais. Outro niilismo de tipo relativista, que esquece a criança e apenas acusa os estudos da infância como mera invenção. Evitar esses (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    A ontologia como Uma possibilidade em Michel Foucault.Celso Kraemer - 2014 - Synesis 6 (1):12-25.
    RESUMO O presente estudo, ainda em caráter exploratório, pretende verificar as possibilidades de uma ontologia no pensamento de Michel Foucault. Parte-se do pressuposto de que, embora Foucault não tenha abordado diretamente o tema da ontologia, encontram-se, em seus escritos, referenciais que permitem colocá-la como questão. Entende-se, também, que o tema da ontologia está relacionado, por um lado, com o tema do homem e do sujeito e, por outro, com a ética. Geralmente a ética em Foucault é discutida a partir dos (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    The Ontology as a Possibility in Michael Foucault.Celso Kraemer - 2014 - Synesis 6 (1):12-25.