Projeto Emancipatório Moderno: Construção, Desconstrução e Reconstrução

Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):341 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O projeto emancipatório moderno estabelece uma concepção otimista de desenvolvimento científico e social. Os filósofos Immanuel Kant e Karl Marx, de modo distinto, levam ao ápice tal projeto emancipatório, o primeiro, ancorado numa concepção de sujeito transcendental capaz de estabelecer verdade e validade universal, o segundo, ancorado na categoria de trabalho desenvolvida em sua doutrina do materialismo histórico. A partir do século XIX, filósofos como Nietzsche, Heidegger e Adorno/Horkheimer põem sob suspeita tal projeto ao demonstrar seus fundamentos não metafísicos. Tais críticas expurgam as pretensões totalitárias do projeto emancipatório moderno, e nos remetem à sua revisão. O filósofo alemão Jurgen Habermas, considerando as críticas elaboradas pelos filósofos da suspeita, vai buscar reconstruir o projeto emancipatório moderno a partir de bases pós-metafísicas. A raiz de tal reconstrução está em Trabalho e Interação. Notas sobre a filosofia do espírito de Hegel em Jena, na qual Habermas promove o confronto da filosofia hegeliana com o pensamento de Kant e Marx, possibilitando a revisão destes. Nessa revisão Habermas desenvolve os conceitos de trabalho e interação, que ao mesmo tempo fundamentam sua crítica à tecnocracia e lançam os pilares para a posterior elaboração da Teoria da Ação Comunicativa.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,616

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A teoria crítica da modernidade de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):58-86.
O projeto da modernidade segundo Habermas.João Paulo Rodrigues - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):189-204.
Habermas e a retomada da social-democracia.Leno Francisco Danner - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).

Analytics

Added to PP
2021-05-13

Downloads
8 (#1,138,312)

6 months
6 (#202,901)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references