Results for 'Pensamento Simbólico'

991 found
Order:
  1.  9
    O domínio da arte no pensamento de Hannah Arendt.Thiago de Castro Leite - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):548-563.
    Este artigo propõe uma reflexão acerca do domínio da arte na perspectiva de Hannah Arendt. A partir da análise do pensamento da autora, de seus esforços em problematizar a relação dos homens com o âmbito da arte e das inúmeras vezes em que convoca produções artísticas para examinar a experiência humana no mundo, vislumbra-se identificar as especificidades atribuídas por ela às linguagens artísticas, bem como compreender a relevância da arte na constituição de um legado humano material, imaterial e (...), um mundo de significados compartilhados.Palavras-chave: Domínio da arte. Linguagens artísticas. Hannah Arendt. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  47
    Entre o niilismo e a legitimidade do espaço simbólico: diálogo com Schmitt, Heidegger e Blumenberg (Between nihilism and the legitimacy of symbolic space: dialogue with Schmitt, Heidegger and Blumenberg). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p183. [REVIEW]Victor de Oliveira Pinto Coelho - 2014 - Horizonte 12 (33):183-210.
    O artigo pretende expor uma visão crítica sobre a teoria da secularização defendida por Carl Schmitt e sobre a reflexão de Martin Heidegger a respeito da metafísica do sujeito. Mais precisamente, nosso foco recai criticamente sobre a equivalência entre niilismo e autolegislação humana presente na obra de ambos os autores. Nosso objetivo é apreender tais formulações em duas dimensões imbricadas: uma delas, teórico-filosófica, e a outra, histórica. Em seguida, buscamos colocá-las em perspectiva crítica tendo em vista especialmente a reflexão desenvolvida (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Antropologia da Individuação. Estudos sobre o pensamento de Ernst Cassirer.Joaquim Braga & R. Garcia (eds.) - 2017 - Porto Alegre, RS, Brasil: Fi.
    Centrada na reflexão sobre as diversas formas culturais que geram o liame simbólico entre homem e mundo, a filosofia cassireriana está, simultaneamente, comprometida com uma “antropologia da individuação”, através da qual é possível vislumbrar as possibilidades de formação da consciência humana face ao universo mediado pelo símbolo. Tal como Cassirer inúmeras vezes reitera, é no interior desse universo que devem ser procurados os principais nexos individuantes subjacentes à energia criadora do espírito. Daí que, no próprio conceito de cultura cassireriano, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    A deutsche Nation e a razão tupiniquim: o pensamento vivo diante do conceito estéril.Luis Fellipe Garcia - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):53-74.
    Resumo: Este artigo é um exercício de leitura comparada dos textos Reden an die deutsche Nation, publicado por Johann Gottlieb Fichte, em Berlim, em 1808, e Crítica da razão tupiniquim, publicado por Roberto Gomes, em São Paulo, em 1977. Se, à primeira vista, os dois universos de discurso parecem tão distantes que dificilmente se vê o que os aproxima, parece haver contudo uma flama comum que os anima, na medida em que ambos buscam evitar o aprisionamento do espírito local nos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    A Música na Dissertatio de Arte Combinatoria, de Leibniz.Fabrício Fortes - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):32-41.
    ResumoO artigo apresenta um estudo sobre as aplicações feitas por Leibniz de sua arte combinatória ao campomusical. Elucidamos inicialmente alguns conceitos fundamentais, bem como alguns procedimentos dacombinatória leibniziana, e mostramos os usos musicais sugeridos por Leibniz para esses procedimentos.Em seguida, discutimos o alcance geral da abordagem combinatória em música e concluímos que Leibnizantecipa, na Dissertatio, a introdução de procedimentos vinculados à música contemporânea.Palavras-Chave: Combinatória. Música. Pensamento Simbólico. Leibniz.Abstract.The paper presents a study on Leibniz’s applications of his combinatorial art (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Bibliografia e estudos críticos.Miguel Reale & Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro - 1999 - Centro de Documentac~ao Do Pensamento Brasileiro.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Bibliografia filosófica brasileira.Antãonio Paim & Centro de Documentaðcäao do Pensamento Brasileiro - 1983 - [Salvador, Bahia]: Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro.
    [1] 1808-1930 -- [2] Período contemporâneo, 1931-1980 -- [3] Período contemporâneo, 1981-1985.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  19
    A crítica de Ernst Cassirer à antropologia moderna e a determinação do ser humano como “animal symbolicum”.Tobias Endres & Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):411-429.
    O artigo examina os trabalhos completos de Cassirer, assim como seus escritos póstumos com relação à tese de Heinz Paetzold de que a filosofia de Cassirer sofre uma transformação em direção à antropologia em seu trabalho tardio, assim como a tese de Guido Kreis de que tal transformação da filosofia dos símbolos não é possível porque não pode garantir seu próprio fundamento. O autor demonstra uma continuidade no pensamento de Cassirer com relação ao tema da antropologia, segundo a qual (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Religação dos aspectos de natureza e cultura na formação humana.Rita Ribeiro Voss - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):149.
    O artigo reflete sobre formação humana a partir da antropologia, isto é, como pensamento de religação de natureza e cultura, retoma os conceitos de cultura ao longo do desenvolvimento da antropologia que dividem a disciplina em dois campos opostos, um universalista e outro relativista. No entanto, ao contrário, a formação humana requer que pensemos a condição humana em sua estrutura biológica, que resulta na potencialidade humana de criar Cultura, universos simbólicos que são configurados por culturas particulares. A contribuição da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Antropologia hiperdialética: incluindo o ensaio "São os Guajá hiperdialéticos?".Mércio Pereira Gomes - 2011 - São Paulo: Editora Contexto. Edited by Mércio Pereira Gomes.
    Sumário - Parte I - Fundamentos da Antropologia Hiperdialética; A Antropologia em questão; Hiperdialética ou o Sistema Lógico Hiperdialético, em resumo; Lógica e Cultura; Sobre as Lógicas; Figura 1 - Sistema Lógico Hiperdialético ou Quinquitário; A Lógica da Identidade (lógica I ou I); A Lógica da Diferença (lógica D ou D); A Lógica Dialética (lógica I/D ou I/D); A Lógica Sistêmica (lógica D/D ou D/2); A Hiperdialética ou Lógica Quinquitária, ou ainda Lógica do Ser subjetivo em sua integralidade (lógica I/D/D (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Fuṣūṣ al-ḥikām y los desafíos filosóficos de un libro visionario.Antonio de Diego González - 2024 - Horizonte 21 (64):216404-216404.
    Fuṣūṣ al-ḥikām é uma das obras mais importantes do místico e pensador andaluz Muḥyi al-dīn Ibn 'Arabī (1165-1240). Esse texto, um dos melhores exemplos do pensamento medieval, é um autêntico repositório simbólico do conhecimento da tradição abraâmica. Ao mesmo tempo, o mestre murciano atribui essa obra a uma experiência visionária na forma de conhecimento descendente do qual ele se sentia um mero transcritor. Este trabalho se propõe a analisar simbolicamente os desafios de um livro visionário e, por outro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    A maturidade simbólica.Cesar Augusto Mathias de Alencar - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e35275.
    O presente estudo tem por objetivo demonstrar que o mito, não a ciência, expressa a mais elevada aplicação e atividade da mente humana. Para tanto, é preciso compreender a natureza da razão científica em sua delimitação/limitação conceitual dos fenômenos, o que impossibilita à ciência uma descrição científica da realidade em sua concretude. As contribuições da moderna epistemologia servem-nos aqui de base para uma compreensão da natureza das investigações científicas. Diante de tais contribuições, a ciência se apresenta como dependente de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    A origem de Deus no imaginário dos homens.Frederico Rochaferreira - 2016 - Multifoco.
    A bela manhã de sol era um convite a visitar meus pensamentos mais distantes, assim, absorto em minhas reflexões caminhava a passos lentos, sem perceber a presença de Alina, que observava sorrindo aquele meu ritual. Alina: Esse caminhar kantiano me diz que buscavas algo, ou melhor; alguma resposta. Estou certa? Lancio: Alina, que bom vê-la! É verdade. Caminhar estimula a circulação e os neurônios, consequentemente, é ótimo para raciocinar e ir em busca de respostas para delas obter perguntas, contudo é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    A Bíblia e a literatura.Roberto Antonio Penedo do Amaral - 2021 - Perspectivas 5 (2):116-137.
    O ensaio busca problematizar o Símbolo como o elemento que estabelece o cortejoentre o sagrado e o secular, tanto na escritura quanto na leitura da Bíblia, ao tensionar a suaprevalecente dimensão sagrada com o seu irrecusável aspecto humanístico e literário. Afundamentação teórica recai sobre a trajetória de pesquisa do pensador francês Gilbert Durand(1921-2012) sobre o símbolo e o imaginário, bem como a denúncia que ele efetua ao que elechama de esvaziamento simbólico do pensamento ocidental; e sobre os estudos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    O mundo-fronteira.Paulo Eduardo Arantes - 2022 - Princípios 29 (60):10-32.
    Paulo Arantes explora a imagem original de fronteira que nasce com a modernidade e reflete sobre seus desdobramentos na atualidade geopolítica. O ponto de partida é a tese do sociólogo polonês Zygmunt Bauman de que os atentados de 11 de setembro de 2001 teriam marcado o fim simbólico da “era do espaço” e inaugurado uma era de vulnerabilidade permanente que ele denomina “terra de fronteira global”. Arantes recupera a teoria schmittiana de “nomos da terra” para explicar a transformação em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  24
    Por uma crítica contempor'nea da educação: Justiça Ambiental e o caso das comunidades quilombolas de Oriximiná. [REVIEW]Vilmar Alves Pereira & Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):97-113.
    O presente artigo pretende elucidar questões relacionadas ao pensamento ecológico contemporâneo, antropológico e social relacionado à Ecologia Política e a Justiça Ambiental, assim como, o caso das comunidades de Oriximiná/PA que trazem para o bojo das discussões uma profunda crítica aos paradigmas dominantes do conhecimento ambiental contemporâneo e da própria Educação Ambiental. O estudo confere a importância da investigação sobre o tema já que a ecologia política se estabelece no espaço que é do conflito, da disputa pela reapropriação da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    O pensamento político, social e económico de Basílio Teles.Maria do Rosário Machado - 2008 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    O pensamento positivo contemporâneo.Abel Salazar - 2012 - Ribeirão: Humus. Edited by António Zilhão.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Lo simbólico como el orden necesario del lenguaje y de la ley.Luis Roca Jusmet - 2010 - A Parte Rei 70:8.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  26
    Conhecimento Simbólico na Álgebra da Lógica de Venn.Bruno Ramos Mendonça - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (3):471-488.
    This paper reconstructs Venn’s algebraic logic and identifies some of the philosophical notions concerning the nature of symbolic knowledge underlying his work. We show that Venn, in facing philosophical problems associated with his algebraic logic, needs to articulate the symbolic knowledge notions of ecthetic function and of surrogative function. The paper explains those notions based on the systematization of the functions of symbolic knowledge that we find in the recent philosophical literature. This paper also situates Venn’s work within the 19th (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    Cosmo simbolico e unità funzionale: saggio su Ernst Cassirer.Claudio Bonaldi - 2018 - Milano: Mimesis.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  28
    Capitale simbolico e classi sociali.Pierre Bourdieu - 2012 - Polis: Research and studies on Italian society and politics 26 (3):401-418.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Simbólico, Linguagem e Ética: Lacan, entre Psicanálise e Filosofia.Acíilio Da Sllva Estanqueiro Rocha - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (2):483-512.
    No intuito de dilucidar o "simbólico", "linguagem" e "ética" revelam-se instâncias incontornáveis na articulação entre filosofia e psicanálise, pelo que o autor do presente artigo recorre essencialmente aos escritos de Jacques Lacan em ordem à prossecução desse fim. Assumindo a obra de Lacan na sua condição de controversa, inovadora e dissidente, o artigo analisa até que ponto a proclamação lacaniana de um "retorno a Freud" equacionou de um modo novo o acesso ao simbólico e à questão da linguagem, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Simbolico O fasullo? Considerazioni sull'uso deteriore Dei simboli nella liturgia.Riccardo Pane - 2010 - Divus Thomas 113 (3):140-152.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Parentesco simbólico y matrimonio entre los ulemas andalusíes.Manuela Marín - 1995 - Al-Qantara 16 (2):335-356.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  16
    Simbólico, Linguagem e Ética: Lacan, entre Psicanálise e Filosofia.Acílio da Silva Estanqueiro Rocha - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (2):483-512.
    No intuito de dilucidar o "simbólico", "linguagem" e "ética" revelam-se instâncias incontornáveis na articulação entre filosofia e psicanálise, pelo que o autor do presente artigo recorre essencialmente aos escritos de Jacques Lacan em ordem à prossecução desse fim. Assumindo a obra de Lacan na sua condição de controversa, inovadora e dissidente, o artigo analisa até que ponto a proclamação lacaniana de um "retorno a Freud" equacionou de um modo novo o acesso ao simbólico e à questão da linguagem, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    O Simbólico e Poder de Soberania No Renascimento.Nilton César Arthur - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    Este artigo tem o propósito de destacar uma configuração simbólica do período renascentista e suas correspondentes práticas históricas. Investigaremos a marcas do mundo e o uso de símbolos no estabelecimento de vínculos humanos. A abordagem se conduzirá pela ordem das Similitudes, mediada pela leitura de Michel Foucault, trazendo ainda contribuições de Ernst H. Kantorowicz, com o estudo de Os Dois Corpos do Rei. Apresentaremos, em um contexto territorial, o cenário de um sistema político denominado macrofísica da soberania. Além de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  82
    O pensamento de Marx sobre a subjetividade.Eduardo F. Chagas - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):63-84.
    O pensamento de Karl Marx sobre a subjetividade humana é pouco conhecido e divulgado na língua portuguesa, e, no Brasil, particularmente, carece ainda de um estudo amplo, explícito e sistemático. Meu artigo pretende esboçar uma reflexão mais completa de sua filosofia sobre a subjetividade humana, insistindo não somente na crítica, mas também, e especialmente, na compreensão da referida questão, a partir de uma leitura imanente e estrutural de suas obras, no original. Vale ainda ressaltar que minha investigação se apoia (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    Animales simbólicos en el culto calcolítico de Canaán.María Teresa Rubiato - 1998 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 3:261.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    Do pensamento à poesia: Heidegger e Hölderlin.Marco Aurelio Werle - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):97-112.
    O autor investiga as várias referencias de Heidegger à concepção poética de Hölderlin para mostrar como ela é decisiva para determinar o conjunto da compreensão de filosofia e de linguagem heideggerianas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Pensamento Feminista Hoje: Perspectivas Decoloniais. Heloísa Buarque de Hollanda, editor. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.Erica L. Williams - forthcoming - Hypatia:1-5.
  32.  28
    O pensamento de John Dewey.Karine Biasotto - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):209-226.
    Esse artigo tem por objetivo entender a conexão entre democracia, educação e ciência em Dewey. Primeiramente apresenta-se a proposta de democracia como um modo de vida associada que pressupõe interesses em comum e liberdade. Algo que representa um equilíbrio desejável. Em um segundo momento, destaca-se o histórico da formação da democracia americana e a educação como um elemento que promove a manutenção da sociedade democrática e como essa forma de vida e de governo é impactada pela economia e pela ciência. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33. O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense.Valdemir Guzzo & Brambatti Guzzo - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):64-76.
    A ideia de que o pensamento crítico deva estar no centro de qualquer atividade educacional tem sido proposta por filósofos da educação há muito tempo. Pensar criticamente, ou seja, avaliar ideias e argumentos de acordo com as razões e evidências apresentadas em suporte a eles, e ter o hábito de fazê-lo constantemente, isto é, possuir o espírito crítico, são consideradas características importantes para os indivíduos e para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. No entanto, o pensamento crítico (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Dominios simbólicos: una mirada desde la antropología.Carmen Marina Barreto Vargas - 2002 - Laguna 10:191-202.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    Potere simbolico e costituzione dei gruppi: come Bourdieu ha riformulato la questione delle classi.Loïc Wacquant - 2012 - Polis: Research and studies on Italian society and politics 26 (3):379-400.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Hermenéutica del lenguaje simbólico desde la comunidad de comunicación.Mauro Avilés & Jorge Balladares - 2016 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 20:85-102.
    This article values the importance of symbolic language through an Analog Hermeneutics and Communication Community. This philosophical itinerary starts in a collective subject called “Us” (“nosotros”) from the Latin American philosophical reflection. The symbol, such as meaningful space for semantics, shows up in a symbolic language that includes a variety of rationalities. This inclusion through symbolic language allows strengthening the “a priori” of a Communication Community that supports and ethical and historical “us”. For this purpose, an Analog Hermeneutics is presented (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  60
    La Pragmatica Simbolico-Emocional (Prete-Emotional Pragmatics).Fernando Garcia Murga - 2000 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 15 (3):531-560.
    RESUMEN: La Pragmática es el estudio de los procesos mentales que subyacen a las actividades lingüísticas. Las actividades lingüísticas son comportamientos que incluyen tanto la emisión como la recepción lingüística; tanto la actividad lingüística cuya intención es comunicar como la realizada con otras intenciones o incluso sin intenciones. Las actividades lingüísticas son un 'género próximo' de las emociones. El modelo de realización de actividades lingüísticas se basa, por ello, en modelos cognoscitivos sobre emociones. Integraremos también parámetros pragmáticos procedentes de la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    La Pragmatica Simbolico-Emocional (Prete-Emotional Pragmatics).Fernando Garcia Murga - 2000 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 15 (3):531-560.
    RESUMEN: La Pragmática es el estudio de los procesos mentales que subyacen a las actividades lingüísticas. Las actividades lingüísticas son comportamientos que incluyen tanto la emisión como la recepción lingüística; tanto la actividad lingüística cuya intención es comunicar como la realizada con otras intenciones o incluso sin intenciones. Las actividades lingüísticas son un 'género próximo' de las emociones. El modelo de realización de actividades lingüísticas se basa, por ello, en modelos cognoscitivos sobre emociones. Integraremos también parámetros pragmáticos procedentes de la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Sobre pensamentos vazios e intuições cegas. A resposta de Kant a McDowell.Günter Zöller - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1).
    This paper examines the relation between intuition and concept in Kant in light of John McDowell’s neo-Kantian position that intuitions are concept-laden. 2 The focus is on Kant’s twofold pronouncement that thoughts without content are empty and that intuitions without concepts are blind. I show that intuitions as singular representations are not instances of passive data intake but the result of synthetic unification of the given manifold of the senses by the power of the imagination under the guidance of the (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    El «oikos» como referente simbólico en condiciones de adversidad.Eulalia García-Marín - 2024 - Pensamiento 79 (304):1159-1175.
    El texto plantea la importancia del oikos griego en tanto referente simbólico que puede permitir, en condiciones de adversidad, la construcción de una estética de la existencia que se constituya en una opción para seguir viviendo cuando las condiciones son desfavorables para la existencia de la vida y para la vivencia del hogar, es decir, en escenarios de conflicto como los que actualmente viven muchas personas en condición de refugiados, de inmigrantes, de asilados; así también quienes están secuestrados y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. O pensamento alemão, ensiao sôbre o sentido da alma germânica e espírito da nova Europa.Garcia Domingues - 1942 - Lisboa: [Impresso na Sociedade Astória, lda.].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    L'immaginario e il simbolico nell'uomo: il commentario di Proclo all'Alcibiade primo di Platone.Francesca Filippi & Proclus - 2012 - Milano: V & P. Edited by Proclus.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  67
    El poder simbólico de los medios de comunicación.Ximena González Broquen - 2007 - Dikaiosyne 10 (19).
    Artículos Ciudadanía y sociedad civil en las democracias contemporáneas. Citizenship and civil society in contemporary democracies. de La Vega, Marta El poder simbólico de los medios de comunicación.The transformations of the political in the field of the symbolic.González Broquen, Ximena La rutinizacion de la indiferencia ética y el aplanamiento de los valores en la Argentina actual. Ethical indifference routine and smoothing moral in contemporary Argentine. Meabe, Joaquín E. Jürgen Habermas: entre la ética del discurso y la ética de la (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Pensamento Singular e Atos de Pensamento Episódicos.Soutif Ludovic - 2018 - Manuscrito 41 (1):93-113.
    No debate acerca da singularidade de, pelos menos, alguns de nossos pensamentos sobre o mundo, assume-se corriqueiramente que o responsável pela natureza singular do episódio mental não é o próprio episódio e, sim, a proposição singular expressa quer por um proferimento assertórico de sentença singular autônoma, quer pela cláusula complementar em um relato de atribuição de atitude proposicional. As rotas semânticas padrão assumem que a singularidade do episódio mental (conceitual) é por assim dizer “herdada” da singularidade do conteúdo. Argumento que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    O Pensamento político de Cunha Leal nos anos 1960.Júlio Rodrigues da Silva - 2017 - Cultura:313-328.
    O pensamento político de Francisco Pinto da Cunha Leal (1880-1970) sofreu uma constante evolução ao longo da sua vida pública. A emergência do Estado Novo, nos anos 30 e 40 do século XX, tornou-o num oposicionista, levando-o a denunciar as suas violências e a desconstruir os seus mitos numa intransigente defesa da democracia. Nos inícios dos anos 60, confrontado com as novas realidades políticas, nascidas da Guerra Fria (1947-1991) e da crise do sistema colonial português (1961), aproveitando a relativa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  26
    Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga.Vo Van Dung - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:253-263.
    A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento mútuo, os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Pensamento parcial e total.Stanislavs Ladusãns (ed.) - 1977 - São Paulo: Edições Loyola.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Pensamento e Subjetividade em Wittgenstein.Wagner Telles - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):141-164.
    Tendo como pano de fundo a concepção de filosofia, explora-se os diferentes tratamentos do tema da subjetividade conferidos pelo Tractatus e pela obra do que se convencionou chamar de “II Wittgenstein”. A concepção prática do significado inaugurada por esta, a despeito de significar uma drástica ruptura com o espírito do Tractatus, funda-se na preservação do antipsicologismo. Tem-se, portanto, a conciliação entre a concepção prática de significado e o antipsicologismo característico da lógica sublime do Tractatus, da qual o II Wittgenstein se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  5
    O Pensamento de Ada Kroef Como Potência Para o Ensino de Filosofia.Cristiane Maria Marinho & Antônio Alex Pereira de Sousa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):104-122.
    Este artigo apresenta a potência do pensamento da filósofa e professora Ada Kroef para o ensino de Filosofia e a Educação. Para tanto, abordaremos os livros Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas Inspirada pela Filosofia da Diferença (2018) e Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas (2017). Nessas obras, a autora questiona teorias e práticas conservadoras do ensino e da educação de forma geral, propondo a criação de novas práticas e posicionamentos teóricos. A estrutura desse (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    Papa Francisco e o pensamento decolonial.Marcia Koffermann - 2023 - Teología y Vida 64 (3):299-320.
    Este artigo apresenta uma análise do Magistério do Papa Francisco em confronto com o pensamento decolonial latino-americano. Tendo como fundamento as bases epistemológicas que emergem do contexto latino-americanos por meio de pensadores como Educardo Restrepo, Axel Rojas, Erick Torrico Villanueva e Catherine Walsh, é realizada uma análise de duas encíclicas e duas exortações apostólicas de Papa Francisco. O objetivo da análise é identificar como e em que aspectos o pensamento de Papa Francisco é influenciado pelo pensamento decolonial. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991