O Simbólico e Poder de Soberania No Renascimento

Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31) (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo tem o propósito de destacar uma configuração simbólica do período renascentista e suas correspondentes práticas históricas. Investigaremos a marcas do mundo e o uso de símbolos no estabelecimento de vínculos humanos. A abordagem se conduzirá pela ordem das Similitudes, mediada pela leitura de Michel Foucault, trazendo ainda contribuições de Ernst H. Kantorowicz, com o estudo de Os Dois Corpos do Rei. Apresentaremos, em um contexto territorial, o cenário de um sistema político denominado macrofísica da soberania. Além de uma exposição compenetrada na figura do rei soberano, daremos atenção à presença do modelo familiar patriarcal, ambos conectados, nesta análise, por um exercício de poder fortalecido pela propagação e circulação de marcas simbólicas no mundo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,752

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Soberania, poder e biopolítica: Arendt, Foucault e Negri.Mariangela Nascimento - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):152-169.
Metafísica da Soberania e da Representação Política.Diogo Bogéa - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):23.
La libertad del poder: una relectura de la soberanía desde la perspectiva de la gubernametalidad.Luciano Carniglia - 2009 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 10 (12):63-68.
La formulacion de la teoria hiertocratica Del poder Y Los fundamentos de la soberania.Raquel Kritsch - 2005 - Res Pública. Revista de Historia de Las Ideas Políticas 15 (1).

Analytics

Added to PP
2023-01-09

Downloads
4 (#1,620,449)

6 months
2 (#1,188,460)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references