Results for 'Outros'

991 found
Order:
  1.  9
    Outros combates pela história.Maria Manuela Tavares Ribeiro (ed.) - 2010 - Coimbra: Universidade de Coimbra.
    Procurou-se, e esse foi o objetivo essencial, que este volume fosse marcado pelo discurso questionador e crítico de historiadores, de filósofos, de especialistas da ciência política, das ideias, do direito, da economia, da educação, da comunicação, da informação, das ciências, das artes. Surgiram assim interpretações, quadros, configurações e reconfigurações, ângulos de análise diversificados que fomentarão, por certo, uma reflexão viva dos leitores. É fundamental — continua a sê-lo — repensar e questionar campos temáticos à luz das análises teóricas e concetuais, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. Um Outro Olhar sobre o Olhar que Olha-Lógicas de Ação no Cotidiano Escolar.Mairce da Silva Araújo & Carmen Lúcia Vidal Pérez - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O outro Bispo Berkeley: um exercício de reencantamento, de Costica Bradatan.Jaimir Conte - 2023 - Editora Argos, Editora da UFSC:
    Este livro propõe uma nova maneira de olhar para a filosofia do bispo e filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753), mais conhecido pela negação da existência da matéria e pela defesa do idealismo e de teses empiristas. O autor, Costica Bradatan, aborda o pensamento de Berkeley do ponto de vista de suas raízes e influências em vez de como ele passou a ser interpretado posteriormente. Como o título sugere, o livro constitui um retrato alternativo de Berkeley, diferente da imagem predominante formada (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  35
    O outro fim para o Dasein: o conceito de nascimento na ontologia existencial.Róbson Ramos dos Reis - 2004 - Natureza Humana 6 (1):53-77.
    O artigo examina a afirmação, feita por Heidegger em Ser e tempo, segundo a qual o nascimento de um existente humano é um outro fim para o Dasein. A afirmação é analisada a partir do conceito de possibilidade existencial. Assim como a morte é interpretada existencialmente, também o nascimento ganha uma análise em termos de possibilidade. Na medida em que a possibilidade existencial é definida pela instauração de ser, e a finitude do ser-para-a-morte qualifica a morte existencial como um fim (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  5.  17
    Um outro mundo já começou: questões para a escatologia cristã (Another World has already started: issues for the Christian eschatology).Orivaldo Pimentel Lopes Junior - 2012 - Horizonte 10 (26):638-649.
    A juventude evangélica brasileira se viu, durante os anos 1970, bombardeada por uma carga considerável de versões fundamentalistas da escatologia e, com isso, essa questão veio a ocupar um lugar secundário dentre os temas teológicos dos evangélicos brasileiros. A introdução de uma perspectiva não disjuntada da escatologia, como a do teólogo George Eldon Ladd, foi o que possibilitou a difusão da Teologia da Missão Integral, indicando o quanto a missiologia é inseparável de escatologia. Posteriormente, as versões fundamentalistas mantiveram um espaço (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Cómodo, outro Calígula, outro Nero.José Luís Lopes Brandao - 2007 - Humanitas 59:133-146.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7. O outro Kant.José Barata-Moura - 2007 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    O outro do “quadro referencial teórico” – uma resposta a Lorenz Puntel.Fabio Caprio Leite de Castro - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):235-264.
    O artigo tem o objetivo de oferecer uma resposta às críticas que Puntel fez a Levinas em seu livro Ser e Deus. Iniciamos nossa abordagem com uma contextualização do pensamento punteliano. Dado esse passo inaugural, propomos uma análise de seu exame crítico à obra de Levinas em dois tempos, seguindo a ordem de seus argumentos em Ser e Deus. Primeiramente, analisamos as críticas de Puntel às “assunções fundamentais” da filosofia levinasiana, sobre teoria/conhecimento, metafísica e Ser. Depois disso, analisamos suas críticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O outro lado do meio ambiente.José de Avila Aguiar Coimbra - 1985 - São Paulo, Brasil: Convênio CETESB-ASCETESB.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  41
    O outro Nietzsche: justiça contra utopia moral.Reinhart Maurer & Oswaldo Giacóia Júnior - 1995 - Trans/Form/Ação 18:171-182.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. O outro lado da pós-modernidade.Barbara Freitag - 1993 - Dois Pontos: Teoria and Prática Em Educação, Belo Horizonte 2 (17):78-80.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    O ser e os outros: um estudo de teoria da intersubjetividade.Rubens Godoy Sampaio - 2001 - São Paulo: UNIMARCO.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    O outro, quem é ele? Considerações em torno da fenomenologia de Husserl, Heidegger e Lévinas.José Reinaldo Felipe Martins Filho - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):49-59.
    A proposta do presente artigo é apresentar, de modo sucinto, o papel que a figura do outro ocupa nas diferentes concepções filosóficas da contemporaneidade. Para tal, serão eleitas as perspectivas de Husserl, Heidegger e Lévinas, como possíveis abordagens da questão. Partindo da fenomenologia e atendo-se nos níveis da ontologia, poder-se-á compreender como se erige a proposta ética como autêntica possibilidade de abordagem da relação entre os seres humanos. Tomando como base a alusão ao eu transcendental realizada na quinta meditação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    Espaços outros que convivem nas escolas: heterotopias / Other spaces in the schools – heterotopias.Deborah Vier Fischer & Angelica Vier Munhoz - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020017.
    Este ensaio tem por objetivo pensar a escola como espaço vivo, produtor de heterotopias, conceito abordado por Foucault. As heterotopias, na perspectiva de Foucault, são espaços outros que convivem no espaço instituído, nos espaços de invenção que não podem ser controlados, justamente por não estarem previstos. Foram primeiramente pensadas como um efeito de linguagem, conforme encontramos no prefácio de As palavras e as coisas, obra publicada em 1966. O conceito é retomado em suas conferências radiofônicas, publicadas em 1984 com (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Os outros da arte.Paulo Filipe Monteiro - 1996 - Oeiras: Celta Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16. O Grande Outro Não Existe.Slavoj Zizek - 2009 - Ethic@ 16 (2):113-131.
    need to confront Taylor’s theory of secularism as fending off Marcel Gauchet’sincisive post-Weberinan reading of Christianity as producing an “exit fromreligion”. Finally, I examine Taylor’s perspectivist history and theory ofsecularism. Ultimately, I argue that Taylor’s perspectivism forsakes aconception of religion as subjective reason for a subjectivism that embracesorder and institutional power in the name of benevolence. By reinforcing hispersonal faith in Catholicism, Taylor inevitably weakens his otherwise solidand important claim to participate in the transformational unfolding ofChristian moral philosophy into a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    Luta por outro reconhecimento.Polyana Tidre - 2023 - Princípios 30 (62).
    Esta contribuição tem por intuito apresentar duas críticas feitas à teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Primeiramente, será exposta a crítica feita por Jacques Rancière em Recognition or disagreement às concepções de “reconhecimento” e “luta por reconhecimento” honnethianas. Mostrar-se-á em que medida, para Rancière, tais concepções, podendo ser entendidas como “identitaristas” e pressupondo uma noção de relações sociais marcadas por reciprocidade ou simetria, fracassariam na reivindicação por “uma forma mais larga de universalismo”. Em seguida, será apresentada a crítica de Safatle (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    O outro lado da montanha: Thomas Merton - uma perspectiva dialogal.Norma Ribeiro Nasser Salomão - 2008 - Horizonte 6 (12):201-201.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O Outro ea Transcendência: na parábola do.Bom Samaritano - forthcoming - Sapientia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Pensar outros possíveis entre inf'ncias E necropolíticas.Ellen Lima Souza & Alexandre Filordi Carvalho - 2021 - Childhood and Philosophy 17:01-18.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    Outros Quixotes - notas sobre o discurso em Cervantes e Borges.Newton de Castro Pontes & Edson Soares Martins - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):107-126.
    RESUMO O presente artigo parte de várias considerações de Bakhtin a respeito do discurso romanesco a fim de compreender alguns aspectos discursivos do Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Procede-se, então, a uma comparação com o discurso de outra obra que reproduz parcialmente o Dom Quixote: o conto Pierre Menard, autor do Quixote, de Jorge Luis Borges. Por fim, discute-se brevemente o problema da quase ausência do Dom Quixote nas discussões de Bakhtin sobre o romance, apresentando-se a hipótese de Walter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O'eu'eo'outro'na relação biográfica: algumas reflexões”.Vavy Pacheco Borges - 2009 - In Márcia Regina Capelari Naxara, Izabel Andrade Marson, Marionilde Dias Brepohl de Magalhães & Ana Vicentini de Azevedo (eds.), Figurações Do Outro. Edufu.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Falar Dos Outros, Saber Dos Outros.María José Guzmán - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:172-191.
    O artigo apresenta a questão do saber na contemporaneidade segundo três autores: Clastres, Foucault e Rancière. Desde perspectivas bem diferentes, mas assumindo o compromisso de pensar o político de maneira radical e evitando o modelo do poder centralizado, todos eles discutem o estatuto do saber, sua construção e sua transmissão e obrigam a repensar diferentes aspectos dessa problemática: a alteridade, a diferença, a produção dos outros através do saber, a necessidade política da explicação, etc.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  31
    O ego e o outro: sobre a crítica de Husserl ao cogito cartesiano.Marco Antonio Valentim - 2009 - Discurso 39 (39):223-260.
    O ego e o outro: sobre a crítica de Husserl ao cogito cartesiano.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O outro lado do Império: as disputas mercantis e os conflitos de jurisdição no Império Luso-Brasileiro The other side of the Empire: commercial disputes and jurisdictional.Cláudia Maria das Graças Chaves - 2006 - Topoi 7 (12):147-177.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Deus no outro: a noção cristã de espiritualidade e sua interface com a ética da alteridade.Daniel Ribeiro de Almeida Chacon & Frederico Soares de Almeida - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):48-60.
    This paper aims to develop a brief analysis of spirituality in the Christian perspective from Luke 10.25-37, emphasizing the existing elective affinities between the notion of spirituality expressed in this narrative and the Ethics of Alterity in Emmanuel Levinas. The method used in this research is the literature review. For methodological reasons, this reflection was developed from the historical-critical exegetical process. The considerations found in this research line up to a prospect that the Other/Next assumes a vital place in the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  14
    O outro-para-mim e o eu-para-o-outro.Beth Brait, Maria Helena Cruz Pistori, Bruna Lopes-Dugnani & Orison Marden Bandeira de Melo - 2019 - Bakhtiniana 14 (1):2-6.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  30
    Pedagogia do outro: um instrumento de Jesus para despertar o seu discipulado.Adiel Fernandes Braga Junior - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):05-15.
    A presente pesquisa oferece ao leitor um estudo exegético-teológico do evangelho segundo Lucas 10:25-37, perícope na qual se narra um diálogo de Jesus com um intérprete da lei. O que se percebe é que há muitos estudos que consideram demasiadamente a parábola e ignoram o diálogo teológico presente no texto. Esta pesquisa pretende aprofundar o recurso narrativo de perguntas e respostas, utilizado por Lucas, para indicá-lo como um instrumento pedagógico de Jesus a fim de despertar seu discipulado. A perícope é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  40
    O mesmo, os outros e o "eles" algumas notas sobre os §§ 25-27 de Sein und Zeit.Vasco Baptista Marques - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):129-141.
    As palavras que se seguem constituem uma tentativa de explorar os diversos sentidos que revestem a figura do «com» [mit], tal como surge configurada ao longo dos §§ 25–27 de Sein und Zeit 2 . Escutaremos atentamente aquilo que Heidegger tem a dizer a respeito da necessária determinação do ser-no-mundo [in-der-Welt-sein] como ser-com [Mitsein] e veremos, depois, em que medida a sua analítica existencial faz (ou não) depender a constituição do ser-si-mesmo [Selbstsein] da figura do outro. Por último, e em (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    O Rosto Do Outro Como Facticidade Humana: Da Lebenswelt Husserliana À Alteridade Levinasiana.Grasiela Cristine Celich - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):25-35.
    Este artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de conexão entre fenomenologia, facticidade humana e ética. A possibilidade de conexão entre os conceitos torna-se pertinente a partir da filosofia de Husserl e da filosofia de Levinas, pois ambos se inserem na temática fenomenológica. Desde a descoberta de Husserl, de que a ciência, ao se fundamentar nos conceitos, na razão, desvinculou-se do mundo concreto e das vivências dos sujeitos, perdeu sua dimensão ética. Portanto, Husserl, ao formular o método fenomenológico procurou recuperar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  38
    O darwinismo e seu outro, a teoria transformacional da evolução.Gustavo Caponi - 2005 - Scientiae Studia 3 (2):233-242.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  32.  25
    O louco como um outro interditado: Arqueologia E biopoder.Georgia Amitrano - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    No presente artigo, visando uma Arqueologia da Loucura e buscando ? no encontro dos fundamentos filosóficos com o arcabouço científico e tecnológico – pincelar um olhar para o louco e para a loucura , me debruço sobre duas possibilidades de compreensão do louco cuja consequência última se volta para uma Ética da Alteridade . Ou seja, busco construir um olhar para a diferença inerente ao Homo sapiens sapiens através da leitura de Michel Foucault em Histoire de la folie à l’age (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    O desafio do “outro” africano: formação da identidade e invenção da(s) África(s) a partir do romance “a geração da utopia” de Pepetela.João Matias De Oliveira Neto - 2016 - Odeere 1 (1).
    Neste artigo, tensiono a construção da África com base na própria construção do “outro” enquanto um desafio para as ciências sociais e humanas. A partir de uma reflexão sobre o próprio processo de formação da África, muitos termos e nacionalismos foram utilizados para a chegada a um denominador comum acerca daquilo que define o continente africano, bem como também daquilo que se esvai em diferenças de perspectiva, de regiões e de buscas por esta identidade. Assim, escolho como exemplo meu estudo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    A propósito do Outro, etnográfico e em psicanálise.José Francisco Miguel Henriques Bairrão - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):345.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    O encontro com o outro em Jean-Paul Sartre.Aline Ibaldo Gonçalves - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):55-71.
    É através do olhar que se inicia a relação com o outro. Em O Ser e o Nada, Sartre usa o exemplo da vergonha como um modo de ser da consciência na qual o outro surge como mediador do Para-si consigo mesmo, pois sinto vergonha de mim tal como apareço ao outro. Existe uma conexão entre mim e o outro, diferente de minha relação com os objetos. Quando sou visto, tenho consciência de mim, mas não sou o meu próprio fundamento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  13
    Humanismo do outro homem.Vanderlei Carbonara - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):307-332.
    Humanismo do outro homem: perspectivas de uma formação a partir da sensibilidade e da ética com Emmanuel Levinas Resumo: As teorias da formação alcançam grande expressividade com o desenvolvimento dos ideais do humanismo moderno. Trata-se de um projeto civilizatório que visa elevar a humanidade ao seu mais alto grau de perfectibilidade. A história e a filosofia do século XX, no entanto, desautorizaram a crença no humanismo e colocaram os seus fundamentos em crise. Essa crise estende-se a tudo que foi edificado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Alteridade e Sensibilidade: O Outro Em Buber e Lévinas e a Influência No Pensamento de Enrique Dussel.Derek Assenço Creuz, Letícia Pereira de Lemos & Stephanie Mercedes Meireles Aparicio - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):110-134.
    O objetivo deste artigo é investigar a filosofia do diálogo, de Martin Buber, e a ética da alteridade, de Emmanuel Lévinas, como propostas filosóficas de mudança de paradigma em relação à alteridade e sensibilidade. Almeja-se expor as aproximações e divergências entre os pensamentos dos filósofos para, na sequência, analisar sua influência sobre o trabalho de Enrique Dussel. Trata-se de pesquisa qualitativa, que emprega a técnica de pesquisa bibliográfica e se divide em três momentos, cada qual representado por um dos autores (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Pergunta pelo outro O outro na filosofia de Hegel, Husserl, Heidegger E Levinas.Ulrich A. Müller - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):311-325.
    Este texto trata da questão da percepçãodo "outro" no pensamento de Hegel,Husserl, Heidegger e Levinfü!, evidenciando osparadoxos que surgem quando a razão imanentepretende 11propriar -se da questão e realçando astei;isões presentes na própria questão, sugerindodimensões alternativas da racionalidade para aabordagem do problema.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  1
    Processo Democrático: Reconhecimento Do Outro Como Forma de Acesso À Justiça.José Antonio Callegari - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):74-84.
    Analisando o processo judicial, identificamos uma relação entre falantes que permite uma abordagem sociológica desse instrumento jurídico. A partir de uma visão instrumental do processo, percebemos uma interação entre pessoas regidas por determinada gramática jurídica. Nesse sentido, autor, réu e juiz praticam atos de fala na jurisdição, formando uma comunidade particular num espaço público institucionalizado. Ao exercer o seu papel como falantes, interagindo entre si, cada um deles postula um tipo de reconhecimento em práticas intersubjetivas com o outro da relação. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  22
    O eu e o outro na enunciação de Jorge Luis Borges.Juciane dos Santos Cavalheiro - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):75-86.
    RESUMOO presente estudo aborda a questão da heterogeneidade decorrente do desdobramento do eu, tal como compreendido por Bakhtin mediante a ideia de autoconsciência, aquela que gera sempre um outro para garantir sua própria subjetividade, através do contato com possíveis alteridades: outros gerados como alteridade a partir do mesmo. De acordo com o conjunto ternário e trinitário, teorizado por Benveniste e analisado por Dufour, nossa análise circunscreve-se à abordagem de três contos de Jorge Luis Borges, a saber: O outro, 25 (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    A Inclusão Do Outro À Luz da Justiça: Considerações Sobre a Ideia Habermasiana de Inclusão da Pessoa Humana Em Um Mundo Moral Universal.Flávio Beno Siebeneichler - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):6-20.
    O artigo aborda sucintamente alguns aspectos inerentes à compreensão habermasiana acerca de uma moral universal à luz da qual é possível pensar o princípio da inclusão do outro como justiça. O desenvolvimento deste tema abrange, inicialmente, um item introdutório sobre etapas no pensamento habermasiano, as quais culminam numa revisão realista do conceito de agir comunicativo. É apresentado, a seguir, um item sobre analogia entre os conceitos de “verdade” e “verdade moral”. Tal analogia permite pensar, de um lado, a inclusão em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Pestes, pragas e outros bichos: as duas grandes epidemias de Londres.Ana Maria Alfonso-Goldfarb & Raíssa Rocha Bombini - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:8-29.
    As grandes epidemias de peste que atingiram ao longo de muitos séculos os ingleses, refletiram mudanças importantes para os conhecimentos de cada período histórico. Esse artigo busca unir duas extremidades de um decorrer de grandes catástrofes epidemiológicas na Inglaterra, com um olhar especial à populosa Londres, começando com a primeira entrada da peste bubônica na cidade, em 1348, e seu provável último grande surto, em 1665. Os dois episódios tocados aqui são apresentados sob a perspectiva das novidades, semelhanças e diferenças (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Virada animal, virada humana: outro pacto.Stelio Marras - 2014 - Scientiae Studia 12 (2):215-260.
    Este artigo foi composto a partir da comunicação apresentada no Ciclo de conferências "Humanos e animais: os limites da humanidade", promovido pelo IEA/USP. Já bastante modificado desde então, o texto incorpora ainda comentários de interlocutores de diferentes áreas ou perspectivas de conhecimento, de modo a explicitar tanto as dificuldades quanto o caráter promissor de tais esforços interdisciplinares. No mesmo passo, as reflexões do artigo emergem do exame de uma bibliografia heterogênea, mas que, conforme o tratamento aqui despendido, converge para a (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    As falas gravadas pelos outros: fontes orais, arquivos orais e arquivos sonoros, inquietações da história do tempo presente.Viviane Trindade Borges - 2012 - Dialogos 16 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  2
    "Espírito livre" em Nietzsche: outro logos (per)formativo?Danilo José Scalla Botelho - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):63.
    Este artigo experimenta o tropo "espírito livre" em Nietzsche como um logos sofista, não mais um logos ontológico. Interpretando – a partir de signos nietzschianos – que o espírito, para ser livre, necessita livrar-se do logos ontológico, traça-se brevemente uma genealogia do logos sofista. O espírito livre torna-se, assim, não mais um conceito, senão um pharmakon.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  12
    A especificidade dos afetos direcionados a outros seres afetivos no livro III da ética de espinosa.Vinicius Xavier Hoste - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:245-272.
    O livro III da _Ética _de Espinosa se dedica a definição dos afetos. Dentro dessa definição o outro desempenha um papel importantíssimo, mesmo se, inicialmente, ele parece estar ausente. Espinosa começará sua definição falando de afetos direcionados a coisas e não necessariamente a outros sujeitos afetivos. Todavia, isso não significa que o outro não seja importante para a teoria de Espinosa, pelo contrário, a partir da proposição 21 desse livro ele faz sua aparição, trazendo novos elementos à teoria dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Deleuze e seu outro.Alisson Ramos de Souza - 2023 - Griot 23 (1):120-133.
    O conceito de outrem (autrui) não recebeu a devida atenção no conjunto da filosofia de Deleuze até recentemente (VENTURA, 2020; FERREIRA, 2021). Outrem aparece na obra deleuziana em alguns momentos de Diferença e Repetição, em O que é a filosofia? – obra escrita juntamente a Félix Guattari – mas, sobretudo, num texto presente no apêndice de Lógica do sentido intitulado “Michel Tournier e o mundo sem outrem”, no qual ele comenta o romance de M. Tournier, Sexta-feira ou os limbos do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Que Enxerguemos o Outro Sem Medo: A Contribuição Waratiana Para a Educação Em Direitos Humanos.Renato Duro Dias & Lucas Fernandes Pompeu - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):94.
    O presente artigo discute a educação em direitos humanos tendo como base as contribuições de Luis Alberto Warat (1977, 1979, 2003, 2010). Este estudo de abordagem qualitativa se insere no campo das reflexões interdisciplinares, que procura analisar os sistemas jurídicos embasando-se, especialmente, nos campos da educação, da sociologia e da filosofia. A pesquisa se apropria de revisão de literatura para as categorias de análise destacadas. Trata-se de investigar a alteridade como uma capacidade de (des)construir o direito, a partir de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    A filosofia e seus outros: entusiasmo e fanatismo nos séculos 17 e 18.Felipe Cordova - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):12-21.
    The notions of enthusiasm and fanaticism, besides the fact that they were associated with the concrete phenomenon of religious zeal at the time of the Reformation, were also, throughout the 17th and 18th centuries, the object of a literature that built a specific image of the so-called enthusiasts, be they the English Puritans, the Huguenot prophets or the Jansenist convulsionaries. By constructing this image, literature – philosophical, medical or satirical – produced at the same time the specular image of itself, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Constituição do outro e do si mesmo. A partir da Einfünhlungem Edith Stein.Etelvina Pires Lopes Nunes - 2019 - Ideas Y Valores 68 (171):105-121.
    A empatia, em Edith Stein, é uma vivência que permite o conhecimento do outro, mastambém do “sujeito empatizante”. Pela teoria “do vivenciar completo”, alcança-se nãoapenas um conhecimento da vivência do outro, mas também dos valores subjacentesà sua ação. Através desta teoria, pretende-se responder à proposta levinasiana deuma responsabilidade total, por um lado, e, por outro, de P. Ricoeur, que apresenta anecessidade de uma relação que pense ao mesmo tempo a reflexividade do si mesmo.A empatia permite um modo de constituição personalizadora (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991