Results for 'Leitura'

994 found
Order:
  1. leitura neopragmatista de Rorty sobre Foucault.Edna Magalhães do Nascimento & Maria Jordana de Brito Gomes - 2024 - Cognitio 25 (1):e64392.
    O objetivo deste artigo foi investigar a leitura neopragmatista de Richard Rorty (1931-2007) sobre a concepção de subjetividade em Michel Foucault (1926-1984). Rorty ficou conhecido como um celebre filósofo que se opôs à concepção moderna de sujeito, sobretudo, o excesso de antropocentrismo e cientificismo. Quanto ao filósofo francês Michel Foucault, pode-se constatar no terceiro domínio de sua produção teórica, a presença de uma investigação vigorosa sobre a constituição do sujeito. Inicialmente, percebe-se desde seus primeiros escritos, o papel que exerce (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Proust à luz de Freud - uma leitura Merleau-Pontyana.Ronaldo Manzi - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:121.
    Pretendo abordar de modo breve como, diferentemente da tradição francesa, MerleauPonty leu Proust à luz freudiana, podendo, assim, insistir num problema fundamental da sua fenomenologia: a temporalidade. Para tal abordagem, realizarei um exame da possível intersecção do caso do membro fantasma com a noção de sedimentação descrita pelo filósofo. Com esse procedimento, compreenderemos o recurso de Merleau-Ponty aos escritos de Proust, notadamente, ao conceito de “tempo”. Veremos, entretanto, que este recurso está largamente em interface com noções da clínica freudiana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  35
    As doutrinas do "hen Kai pan": Giordano Bruno E espinosa na leitura de F. H. Jacobi.Juliana Ferraci Martone - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:215-244.
    As denominadas filosofias do _hen kai pan_tiveram um papel determinante no pensamento alemão do século XVIII e XIX, em boa parte devido ao tratamento que lhes foi dado por F. H. Jacobi em _Sobre a doutrina de Espinosa em cartas ao senhor Moses Mendelssohn _. Espinosa e Giordano Bruno são os grandes representantes desse modo de pensar, e suas filosofias inauguram uma nova articulação entre causa e razão, mundo e Deus. Jacobi identifica em ambos o modelo da máxima coerência intelectual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    A Leitura No Ensino Superior: Alguns Debates.Siomara Moreira Vieira Borba, Alexandre Augusto E. Souza & Deborah Carvalho de Lima - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Neste texto, debatemos a leitura no ensino superior. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns debates sobre a leitura no ensino superior. Foi realizadauma pesquisa bibliográfica com o objetivo de buscar textos em periódicos científicos que tratassem do tema leitura no ensino superior. Os debates identificados convergem para a relevância social da leitura e para o entendimento da leitura como uma habilidade a ser desenvolvida. Destacamos as preocupações com o significado social e com a aprendizagem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor.Renata Junqueira de Souza & Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave : Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training. We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Leitura Reflexiva, Teatro e Literatura Com Odilon Esteves.Iracema Campos Cusati - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    O prazer da leitura, a formação do leitor e os novos conhecimentos promovidos pela interpretação do ator Odilon Esteves são salientados neste capítulo para fomentar uma reflexão sobre o uso didático das palestras cênicas na formação cultural e na ressignificação da vida na contemporaneidade. O universo poético acessado pelo ator-leitor é composto de contos, poesia e prosa recheados de subjetividade e paixão na visitação das obras literárias a que teve acesso pela via dos afetos. Sob a égide do paradigma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Leituras em educação - volume 9.Rodrigo da Costa Araujo, Cremilda Barreto Couto & Tania Cristina da C. Gregório - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Leituras em Educação - volume 9 - coletânea composta por treze artigos, reúne textos de professores pesquisadores que, entre saberes e leituras, analisam a educação por meio de um instrumental teórico para verificar a maneira como ocorre o entrelace educação com outros saberes e áreas. A pluralidade que pode ser depreendida da configuração desta obra, e que se expande no sumário e nos artigos que a compõem, remete para a diversidade e profusão da leitura e da educação. Os capítulos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Leituras em educação - volume 8.Rodrigo Costa Araujo, Querte Terezinha Conti & Katia Cilene Silva - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 6.
    Leituras em Educação — volume 8 — constitui importante contribuição às discussões que se formulam sobre o ensino e a prática pedagógica - da leitura, da literatura infantojuvenil, da iniciação científica no Ensino Médio, dos infinitos diálogos com Paulo Freire. Esta coletânea, em seus cinco artigos, explora de modo consistente pressupostos teóricos que explicitam a importância da educação e sua construção em saberes, incluindo a tecnologia, quando refletem sobre a aprendizagem. Todas as leituras examinam, de maneira cuidadosa, a prática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Leitura e singularidade biográfica: o caso do editor português Vitor Silva Tavares.Emanuel Chaves Cameira - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022004.
    Partindo de uma relevante premissa de Paulo Freire, a de que “a compreensão crítica do ato de ler […] não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, o vertente artigo procura analisar os primeiros anos do processo de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    Leituras e travessias pelas memórias afetivas e musicais: experiências subjetivas.Silvio Roberto Silva Carvalho - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022007.
    O presente artigo trata sobre experiências leitoras motivadas por canções, memórias autobiográficas e comentários publicados em plataformas digitais. Partindo-se do princípio de que a leitura é mais que uma simples atividade de decodificação, defende-se que ao deixar-se ler pelas canções e pela arte o sujeito, involuntariamente, arma-se para produzir sentidos às marcas inscritas e re-inscritas na sua própria história, reinventando-se e gerando novos processos de subjetivação. Os objetivos deste trabalho são: 1. Construir uma compreensão sobre o lugar da canção (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Uma leitura existencialista de A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector.Anna Clara Paes Lima - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):196.
    Realiza-se aqui uma análise da obra literária A Paixão Segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector, a partir do viés filosófico existencialista, desenvolvido por Jean-Paul Sartre em sua obra O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológico (1943). Assim sendo, a obra que será objeto de estudo acompanha a jornada existencial da personagem G.H. em busca de sua própria identidade. Nesse sentido, utiliza-se aqui a teoria existencialista ateísta de Sartre, assim como o estudo realizado pelo filósofo paraense, Benedito Nunes, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A Leitura Republicana de Hannah Arendt Sobre a Constituição.Carlos Fernando Silva Brito - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):16-30.
    A partir da leitura de Hannah Arendt sobre a relação entre lei, poder e Constituição em Sobre a Revolução, este artigo pretende apontar uma afinidade entre a noção arendtiana de direito e a matriz contemporânea do republicanismo. Para tanto, retoma a empreitada da Revolução Americana na transformação do conceito de Constituição e em seguida o malogro das Constituições francesas pós-revolução. Como pano de fundo, se identifica a preocupação de Arendt com a instauração de um corpo de leis capazes de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  28
    A leitura das narrativas sagradas: uma crítica à exegese tradicional à luz da Semiótica da Cultura e Teorias Narrativas.Kenner Roger Cazotto Terra - 2016 - Horizonte 14 (43):859-889.
    A interdisciplinaridade, tema caro para as pesquisas científicas, gerou profundas e renovadoras mudanças nas perguntas feitas aos textos, que giravam sempre em torno da autoria, fundo histórico e genealogia de tradições. Observando a história do estabelecimento das ciências da religião, desde os primeiros trabalhos de Max Müller, sabe-se que a leitura das narrativas sagradas foi fundamental. Estas são expressões de linguagem oral ou escrita do ambiente religioso. Neste texto, serão apresentadas as intuições da semiótica da cultura de I. Lótman (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Leituras em educação - volume 10.Cremilda Barreto Couto, Rodrigo Araujo & Tania Cristina da C. Gregório - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    A proposta desta coletânea de ensaios, em sua décima edição, é reunir pesquisas que refletem sobre as fronteiras entre educação e leitura. Elas, também, de alguma forma, pelos seus recortes, revelam a errância do pensamento e da práxis, mostram caminhos pelos quais a leitura e a pesquisa transitam e dialogam atualmente. Seus dez ensaios versam sobre os mais variados aspectos: há aqui desde de leituras críticas pontuais, a leituras que enfocam aspectos propriamente teóricos com relação à tópicos de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A leitura heideggeriana do eterno retorno de Nietzsche.Eduardo Nasser - 2003 - Philosophica 26:171-180.
    O objetivo do texto é apresentar a interpretação de Heidegger sobre o eterno retorno de Nietzsche, procurando problematizar as deduções encontradas por essa leitura.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia Alencar Oliveira-Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Latinitas: leitura de textos em língua latina. Novos alunos, novas metodologias.José Amarante Santos Sobrinho - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (1):15-29.
    O objetivo deste artigo é apresentar aos pesquisadores das Humanidades as iniciativas brasileiras para o desenvolvimento de materiais didáticos para a aprendizagem de latim por estudantes de cursos superiores de nosso tempo, com foco no material didático do Programa “Latinitas: leitura de textos em língua latina”, produto da tese de doutorado do autor. Após os mais de três anos de elaboração e de testagens do material na Universidade Federal da Bahia (Brasil), resenha-se aqui o processo de elaboração e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Leitura e escrita em sala de aula com base nas teorias dos gêneros de textos (GENERA 2).Neires Maria Soldatelli Paviani - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):13-26.
    Este texto apresenta de forma sucinta a pesquisa Leitura e escrita em sala de aula com base na teoria dos gêneros de textos (GENERA 2), desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/Secretaria Municipal de Educação (Smed), no período de agosto de 2006 a julho de 2009. Examina, com base nos estudos dos gêneros textuais, o desempenho de alunos em leitura e produção de textos em testes aplicados a alunos de 5ª série, de 16 escolas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Leituras em torno do problema da subjetividade: Bergson, James e Merleau-Ponty.Pablo Enrique Abraham Zunino - 2017 - Doispontos 14 (2).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Leitura crítica de Paulo Freire.Carlos Alberto Torres (ed.) - 1981 - São Paulo: Edições Loyola.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  29
    Leitura catequética da experiência do caminho de emaús.Delmiro Vieira do Nascimento Júnior - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):p - 24.
    This article address the catechism as a path of training and follow Jesus Christ, which is based on the experience of faith lived in community, grounded in the Eucharist and the Word of God, the service of mission. Catechesis for occupying a privileged place for evangelization, one of the pillars of his pastoral calls attention to the whole Church as it relates to the formation of missionary disciples be able to account for the growth of church life and mission in (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    Fronteiras: leituras filosófico-teológicas.João Manuel Duque - 2011 - Porto: Universidade Católica Editora.
    A relação entre filosofia e teologia sempre foi das mais complexas que conheceu a história do ocidente Em realidade, trata-se de uma relação fronteiriça, em que os habitantes dos dois lados se encontram tão próximos que, por vezes, se confundem ou se glad.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O Anjo Irônico Leopardi: Leitura Benjaminiana Dos Pensieri.Fabio Teixeira - 2007 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 11:159-174.
    Resumo: Em oposição à leitura de Friedrich Nietzsche, a do pessimismo leopardiano justificado como expressão de "decadência fisiológica" e Leopardi identificado com o "anjo decaído" romântico, defende-se, neste escrito, a leitura de Walter Benjamin que revela o aspecto revolucionário e prático de um "anjo irônico", conforme a designação benjaminiana. Empreende-se aqui um diálogo entre os argumentos de Benjamin, apresentados na sua resenha [Kritiken und Resenzionen - 1928] dos Pensieri leopardianos, e a obra de Leopardi, Canti e Zibaldone di (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    A leitura do sagrado: uma metodologia ativa na Cultura Religiosa.Edile Fracaro Rodrigues - 2020 - Horizonte 18 (55):223.
    A presente pesquisa documental, numa abordagem qualitativa, buscou penetrar em um ambiente cultural e religioso, a partir de documentos produzidos por estudantes universitários. No “Clique do Sagrado”, atividade pedagógica desenvolvida por estudantes da PUCPR, o Sagrado se tornou fonte de leitura. Imagens, símbolos, gestos e espaços são os elementos que constituem essa leitura. A atividade se constitui de foto e texto sobre o sagrado e tem por objetivo sensibilizar o estudante de Cultura Religiosa da PUCPR em relação ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Uma leitura do desejo do corpo e da alma no Filebo e no Banquete de Platão.Juliano Paccos Caram & Leandro Lunkes - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):211-223.
    O objetivo deste artigo consiste em propor uma leitura acerca da necessária relação entre corpo e alma na elaboração do desejo, tal como exposto em obras como o Filebo e o Banquete de Platão. Na medida em que esses textos versam, dentre seus assuntos principais e de modo mais específico, sobre temas como o prazer e o amor respectivamente, ambos discutem o componente do desejo na gênese tanto da sensação prazerosa, quanto na afecção amorosa. Assim, o que se pretende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Merleau-Ponty e a leitura gestáltica da teoria husserliana do tempo.Marcos José Müller - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):499-527.
    Inspirados na leitura gestáltica que Merleau-Ponty fez de Husserl, propomos uma nova formatação para o diagrama husserliano, segundo a qual, em torno de cada evento atual, partiriam três orientações distintas e simultâneas: i) na direção dos codados retidos, ii) na direção do horizonte de idealidade, iii) e na direção do horizonte de idealidade refletida. Não pensamos que haja, entre essas três orientações, qualquer eventual sequencia ou ordenamento serial, porquanto Merleau-Ponty admite uma relação expressiva entre os eventos entre si. Com (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Uma leitura extravagante da sem'antica Fregeana.Claudio F. Costa - 2011 - Dissertatio 33:275-297.
    Esse artigo contém uma leitura da semântica fregeana na qual sentidos são parafraseados como regras cognitivas e a existência e a verdade em termos da aplicabilidade dessas regras. Nesse contexto ideias objetáveis da semântica fregeana são substituídas por outras mais intuitivas e plausíveis, sendo as consequências disso especulativamente consideradas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    Uma leitura da filosofia contemporânea – Figuras e movimentos (A Reading of Contemporary Philosophy – Figures and movements).Sofia Miguens - 2019 - Lisboa: Edições 70.
    The contours of contemporary philosophy are difficult to trace. How can we orient ourselves among authors such as Husserl, Heidegger, Sartre, Merleau-Ponty, Levinas, Gadamer, Ricoeur, Foucault, Derrida, Adorno, Benjamin, Deleuze, Agamben, Zizek, Badiou , Frege, Russell, Wittgenstein, Quine, Austin, Putnam, Davidson, Rorty, Kripke, McDowell or Cavell? How can we orient ourselves among terms such as phenomenology, analytical philosophy, existentialism, pragmatism, feminism, postmodernism, Nietzscheanism, naturalism, materialism or cognitivism? Presenting a journey through figures and movements of contemporary philosophy, this book suggests an (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29. Estudo de fontes e leitura imanente: Algumas considerações metodológicas a partir do caso Nietzsche.Rogério Lopes - 2012 - Dissertatio 35:227-247.
    Este artigo oferece alguns argumentos a favor da tese de que o método de reconstrução do contexto intelectual é mais adequado ao entendimento da obra de Nietzsche do que o método de leitura imanente. Independentemente dos méritos e limitações das respectivas metodologias, duas características gerais da obra de Nietzsche tornam a abordagem contextual mais promissora: a concepção nietzscheana da tarefa filosófica, na medida em que esta o leva a tratar de forma instrumental entidades abstratas ; e sua preferência pela (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    Leituras Em Educação Volume Onze.Cremilda Barreto Couto, Rodrigo da Costa Araújo & Tânia Cristina da Conceição Gregório - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    Em síntese, este décimo primeiro volume de Leituras em Educação que ora se apresenta trata de questões contemporâneasque avultam na produção pedagógica pós-moderna. Por meio de reflexões fundamentadas em estudos teóricos e analíticos, problematizam-se os diálogos da educação com a literatura infantojuvenil, com as tecnologias digitais e as metodologias ativas, com aexclusão social no contexto do ensino remoto, o uso do cinema como ferramenta pedagógica, a matemática na educação básica ea formação permanente do educador. Em especial, reflete-se sobre a (...) e a educação em diversos viéses, problematizandopotencialidades de formação, ativação do senso crítico, enfim, da ampliação de um repertório cultural e horizonte de expectativa.Certamente, a leitura será prazerosa e elucidativa! (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Leituras alemãs de 'Hamlet', de Goethe a Hegel.Pedro Süssekind - 2020 - Discurso 50 (1).
    O texto busca apresentar a recepção da céle-bre peça de Shakespeare em solo alemão, as-sim como as consequências que essa leitura teve em diferentes momentos do que se con-vencionou chamar de Goethezeit.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  35
    Uma leitura da escravidão pela ótica dos desafios do antiescravismo (A reading of slavery from the perspective of the challenges of antislavery).Ênio José da Costa Brito - 2013 - Horizonte 11 (29):294-320.
    Ênio José da Costa Brito apresenta Uma leitura da escravidão pela ótica dos desafios do antiescravismo . Trata-se de minuciosa nota bibliográfica sobre a obra de Seymour Drescher: DRESCHER, Seymour. Abolição: Uma história da Escravidão e do Antiescravismo. São Paulo: Editora UNESP, 2011, 736p. ISBN 978-85-393-0184-3.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A LEITURA EA ESCOLA: Uma Perspectiva Existencialista.Rodrigo Avelar - 2009 - Filosofia 25:07.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  2
    Leituras críticas sobre Gabriel Cohn.Leonardo Avritzer (ed.) - 2013 - São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo.
  35.  2
    Leituras de Paulo Freire: política, cultura e formação humana.Gomercindo Ghiggi (ed.) - 2016 - São Leopoldo, RS: Oikos Editora.
    Formação humana -- Políticas e resistências -- Diálogo com interlocutores.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Uma leitura sobre a aporia de “dialética do esclarecimento” a partir de Freud, Marx e Weber.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):391-410.
    O objetivo do presente texto é repensar a aporia pela qual o livro “Dialética do Esclarecimento” é anunciado, a saber, a autodestruição do esclarecimento ou a procura da liberdade pela racionalidade, mas que culmina em uma regressão. Nossa argumentação perfaz dois caminhos: primeiramente, apresentamos a relação existente na obra entre um tipo de antropologia com bases freudianas e uma leitura da sociologia de Marx. Concebemos a noção de uma estrutura psíquica permeável às condições sócio-históricas do ser humano ocidental. Tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. O que Elisabeth da Bohemia perguntou a Descartes? Uma proposta de leitura da carta que inaugura a Correspondência.Katarina Peixoto - 2021 - Seiscentos 1 (1):91-108.
    Em maio de 1643, Elisabeth da Bohemia endereçou uma questão a Descartes que inaugurou uma Correspondência de seis anos, até a morte do filósofo. Ele dedica à Princesa o seu trabalho de maturidade metafísica (Princípios de Filosofia Primeira, 1644) e redige Paixões da Alma (1649) como um dos resultados do diálogo com a filósofa. O silenciamento dos últimos cem anos de historiografia sobre o legado de Elisabeth da Bohemia nesta troca epistolar causou distorções e, em alguns casos, lastreou o viés (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    Coração: uma leitura secular e sua presença no Brasil.Eliana Rela, Neiva Senaide Petry Panozzo & Juliane Petry Panozzo Cescon - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022008.
    Este artigo é um recorte do projeto de pesquisa “Leitura de imagens no ensino de História: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais”. Ele apresenta uma análise, dentre as muitas possíveis, da condição leitora na obra Cuore, escrita por Edmondo De Amicis, traduzida para o português brasileiro com o título Coração. Centenário, o livro teve sua primeira edição publicada no ano de 1886, na Itália, e tornou-se um grande sucesso editorial, principalmente por ter (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Uma leitura do problema da divisão do trabalho em Smith.Claude Gautier & Thiago Vargas - 2022 - Discurso 52 (2):190-209.
    Propondo uma releitura do problema da divisão do trabalho em Smith e partindo dos dois discursos sobre a questão desenvolvidos nos Livros I e V da Riqueza das nações, trata-se de analisar esta noção tanto sob o prisma das considerações naturalistas e epistemológicas de Smith quanto destacando o caráter relacional e interdependente presente na divisão do trabalho. Com isso, busca-se reconsiderar criticamente o “liberalismo” de Smith.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  26
    Leitura sobre a criação - gênesis 1 sobre exercício maximalista E minimalista.Fabio Py Murta de Almeida - 2009 - Revista de Teologia 4.
    A motivação deste artigo é de apresentar resumidamente o que tem sido discutido academicamente sobre a formação do Primeiro Testamento, assim se tomou em voga dois termos que têm circulado o vocabulário acadêmico desde 1996 (a partir dos Congressos de Metodologia Histórica), maximalismo e minimalismo. E, em cima desses dois modos de pensar se fez um exercício perceptivo sobre a leitura do texto de Gênesis 1, mostrando a importância dessas discussões para a atualização hermenêutica dos discursos teológicos de hoje.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Duas leituras de Hegel: Duas propostas de ontologia.Manfredo Araújo De Oliveira - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (160):741-758.
    H. G. Gadamer faz uma leitura do sistemade Hegel a partir de uma crítica externaque, diagnosticando corretamente a perda da dimensãoda contingência e da historicidade no sistemahegeliano, constrói uma ontologia específicana qual se enraíza, então, a hermenêutica. C. Cirne-Lima faz uma crítica interna ao sistema de Hegel,reformulando-o, todo ele, de ponta a ponta,sob o primado de um operador modal deôntico, odever-ser. Com isso pretende repor a contingênciae a historicidade dentro do método e da lógica dosistema. Disso resulta um projeto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Da leitura escolarizada à leitura literária: a trajetória na formação do leitor.Renata Junqueira de Souza & Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):103-131.
    Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Tratase da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. CRÍTICA À LEITURA DE HANS KELSEN SOBRE A FILOSOFIA DO DIREITO DE THOMAS HOBBES.Rubin Souza - 2014 - Revista da AJURIS 41 (133):303-318.
    O artigo analisa a leitura crítica de Hans Kelsen acerca da concepção jurídico-política de Thomas Hobbes, considerando críticas posteriores à própria interpretação de Kelsen. Para tanto, investigou-se primeiramente a posição de Kelsen sobre o jusnaturalismo buscando esclarecer conceitos centrais como os do ser e dever-ser e como o autor os associa a Hobbes. Nesse sentido, observouse a limitação da leitura de Kelsen em relação à filosofia jurídica do autor – uma doutrina jusnaturalista metafísica, tendo na regra de ouro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Sementes para uma leitura transcendental da filosofia do neoplatonismo tardio.Danillo Costa Lima - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):86-126.
    Segundo uma leitura bem estabelecida da história da filosofia, a “revolução copernicana” ou “virada transcendental” que ocorre na filosofia moderna, atingindo maturidade no pensamento de Immanuel Kant, teria abolido a possibilidade da metafísica como ciência. Vemos, no entanto, imediatamente em seguida à crítica kantiana o florescimento de um novo modo de pensar a disciplina filosófica da metafísica em chave transcendental, já purificada pela crítica kantiana: o que o scholar Paul Redding chama de ‘idealismo transcendental forte’. Neste artigo, investigo algumas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Leibniz, 1678: anotações de leitura da ética de Espinosa.Ulysses Pinheiro - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:11.
    Este artigo analisa as anotações que Leibniz escreveu, em 1678, sobre a então recém-publicada Ética de Espinosa, mostrando como elas prefiguram alguns desenvolvimentos posteriores de sua teoria metafísica. Partindo de uma análise das críticas de Leibniz à Proposição 2 da Parte I da Ética, o artigo mostrará como as discussões sobre a compatibilização entre liberdade e determinismo, que ocuparam o centro de suas preocupações metafísicas nas décadas seguintes, retomam, ainda que com modificações, temas e problemas tratados nessas notas. Particularmente, será (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    Leituras de um realismo jurídico-penal marginal: homenagem a Alessandro Baratta.Paulo César Corrêa Borges (ed.) - 2012 - [São Paulo, Brazil]: UNESP, Programa de Pós-Graduação em Direito, Núcleo de Estudos da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Uma leitura de "O Primo Basílio" à luz da filosofia de Schopenhauer.Iasmim Martins - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (2):124.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil.Cláudia Viana Ávila D'Andrade & Clara Roseana da Silva Azevedo Mot'Alverne - 2020 - Odeere 5 (9):332-351.
    A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Leitura do obscuro.Jorge Urrutia - forthcoming - Teorema: International Journal of Philosophy.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Leitura Merleau-pontyana da teoria fenomenológica da expressão.Marcos José Müller - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):213-222.
    A tese de Husserl - segundo a qual,os signos haveriamde encarnar nossos pensamentos - forneceuo ponto de partida ao projeto merleau-pontyanode restituição "filosófica" de nosso contato com omundo da percepção. Porquanto seriam gestosinstituídos por nosso corpo, os signos remeteriam a reflexãofilosófica à experiência sensível e, conseqüentemente,ao mundo da percepção revelado por essaexperiência. Mais do que isso, os signos esclareceriam a origemsensível dos pensamentos. O que acabaria porsuspender a própria tese fenomenológica de queos pensamentos seriam o desdobramento dosatos de uma consciência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994