Uma leitura existencialista de A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector

REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):196 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Realiza-se aqui uma análise da obra literária A Paixão Segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector, a partir do viés filosófico existencialista, desenvolvido por Jean-Paul Sartre em sua obra O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológico (1943). Assim sendo, a obra que será objeto de estudo acompanha a jornada existencial da personagem G.H. em busca de sua própria identidade. Nesse sentido, utiliza-se aqui a teoria existencialista ateísta de Sartre, assim como o estudo realizado pelo filósofo paraense, Benedito Nunes, que buscou averiguar toda a filosofia metafísica no conjunto da obra de Clarice Lispector, em seu livro Leitura de Clarice Lispector (1973) e o Drama da Linguagem: uma leitura de Clarice Lispector (1989). Por fim, o presente texto tem como objetivo averiguar as atitudes de má-fé executadas pela personagem, analisar a Angústia que intercala com sua Náusea existencial, expressados pela linguagem única de Lispector.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,031

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Clarice Como Uma Experiência Filosófica.Maria dos Remédios de Brito & Dhemersson Warly Santos Costa - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):17.
Filosofia e Literatura: A Paixão de Clarice Lispector.Benedito Nunes - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):6.

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
10 (#1,221,414)

6 months
10 (#308,797)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references