Leitura e escrita em sala de aula com base nas teorias dos gêneros de textos (GENERA 2)

Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):13-26 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este texto apresenta de forma sucinta a pesquisa Leitura e escrita em sala de aula com base na teoria dos gêneros de textos (GENERA 2), desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/Secretaria Municipal de Educação (Smed), no período de agosto de 2006 a julho de 2009. Examina, com base nos estudos dos gêneros textuais, o desempenho de alunos em leitura e produção de textos em testes aplicados a alunos de 5ª série, de 16 escolas de Ensino Fundamental. Entre o pré- e o pós-teste, foram realizadas oficinas pedagógicas aos professores participantes do grupo de experimento. A pesquisa experimental trabalhou com a hipótese de que, qualificando os professores na recepção e produção de textos, por meio da inserção de gêneros textuais nas várias disciplinas do currículo, melhorará o seu desempenho como docentes e o dos alunos como aprendizes. Os resultados evidenciam que assessorar as atividades de professores, através de oficinas com subsídios das abordagens sociointeracionista e interdisciplinar, faz a diferença no desempenho dos alunos

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,127

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Os gêneros textuais em um novo suporte: softwares educativos.Ana Barbosa da Silva - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):93-127.

Analytics

Added to PP
2013-11-23

Downloads
16 (#935,433)

6 months
7 (#491,177)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

O gato que anda sozinho.Georges Gusdorf - 2006 - In Olga Pombo, Henrique M. Guimarães & Teresa Levy (eds.), Interdisciplinaridade: antologia. Porto: Campo das Letras. pp. 13--36.

Add more references