5 found
Order:
  1.  9
    Levinas e a Educação.Marcos Alexandre Alves & Gomercindo Ghiggi - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 15:95-111.
    Objetivamos, neste texto, estabelecer uma aproximação entre ética e educação, a partir do pensamento de Levinas. Apresentaremos uma (re) avaliação crítica da pedagogia da Totalidade, fundada no saber técnico-instrumental, ensinada pela maestria do Mesmo. Demonstraremos que Levinas não é só um crítico da filosofia e pedagogia tradicional, mas que sua reflexão abre vias para se pensar os desafios da educação contemporânea, recolocando a urgência do resgate de um outro-modo-de-ser pedagógico, fundamentalmente, Ético. Defenderemos que a grande contribuição de Levinas para a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Memórias, diálogos e sonhos do educador: homenagem a Balduíno Antonio Andreola.Balduino Antonio Andreola, Celso Ilgo Henz & Gomercindo Ghiggi (eds.) - 2005 - Santa Maria, RS: [S.N.].
  3.  6
    A Responsabilidade Enquanto Fundamento Ético Para Pensar a Educação.Cláudia Battestin, Gomercindo Ghiggi & Robinson dos Santos - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:4-19.
    O presente artigo é resultante de uma pesquisa bibliográfica que busca resgatar a importância da delimitação do conceito de responsabilidade, que através do pensamento jonasiano, passa a ampliar a dimensão para o campo da ética. Neste impasse, passou-se a analisar além do novo imperativo, a dimensão e o alcance da Responsabilidade, que além de ser a primeira obrigação da reflexão ética, passa a assumir um importante papel na Educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Paulo Freire: em diálogo com outros(as) autores(as).Ana Lúcia Souza de Freitas, Gomercindo Ghiggi, Thiago Ingrassia Pereira & Ana Felicia Guedes Trindade (eds.) - 2014 - Passo Fundo, RS: Méritos Editora.
  5.  2
    Leituras de Paulo Freire: política, cultura e formação humana.Gomercindo Ghiggi (ed.) - 2016 - São Leopoldo, RS: Oikos Editora.
    Formação humana -- Políticas e resistências -- Diálogo com interlocutores.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark