Results for 'Hipótese'

525 found
Order:
  1.  1
    A hipótese gorgiana: por uma leitura da obra platônica.Vicente Thiago Freire Brazil - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):87-109.
    De maneira reconhecida ou não, a presença de Górgias, e suas teses, no corpus platônico transcende os limites da presença da personagem Górgias nos sete diálogos em que este é mencionado por Platão. Diante de uma influência multifacetada – que abarca desde questões relativas à linguagem, passando pela metafísica, política e estatuto da arte – faz-se necessário um recorte para melhor evidenciar a apropriação e reelaboração platônica do quadro conceitual gorgiano. A pretensão é fazer uma releitura de alguns momentos do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Hipótese e Experiência na Constituição da Certeza Científica em Descartes.Érico Andrade - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (2).
    O dissenso em torno da caracterização da ciência cartesiana quanto ao seu viés metodológico – considerando que os comentários normalmente deferidos sobre essa ciência oscilam entre o idealismo que a considera como a expressão perfeita do método geométrico e o pragmatismo que lhe concebe como a expressão de um projeto falido, dada a incongruência entre o método geométrico e a prática científica – parece residir, sobretudo, na relação do método com a experiência. Ao contrário das interpretações acima expostas, defenderemos que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  7
    Hipótese sobre a noção de prefácio em Édouard Glissant.Alcione Correa Alves - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):207-238.
    Resumo: Este texto visa a estabelecer linhas iniciais a uma apropriação da premissa do Caribe como prefácio às Américas, conforme o ensaio Introduction à une poétique du Divers, de Édouard Glissant, compreendendo-o em um quadro de pensamento negro americano. A apropriação da premissa de Glissant almeja propor bases a uma ferramenta metodológica, fundamentada na centralidade epistemológica do lugar, subsidiando análises literárias a respeito de um corpus de literaturas afro-americanas. Este texto, inicialmente, parte da hipótese de que qualquer literatura nacional (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    A hipótese do continuum de Darwin e a distribuição dos fenômenos mentais.Arthur Octavio de Melo Araújo - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):215.
    Neste trabalho, procuro explorar o significado filosófico da chamada hipótese do continuum de Darwin e a possibilidade de atribuir mente ou mentalidade a criaturas não-humanas: de um lado, temos o chamado problema de ‘distribuição dos fenômenos mentais’ na recente Etologia Cognitiva; e, de outro, o problema filosófico ‘outras mentes’. Assim, o trabalho procurar indicar uma possível ponte conceitual entre problemas em Filosofia da Mente e estudos em Etologia Cognitiva. Esta é, portanto, uma abordagem interdisciplinar entre filosofia e biologia tendo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Uma Hipótese sobre uma Falsa Dicotomia entre Lógica e Filosofia.Evandro Luis Gomes - 2020 - Perspectiva Filosófica 47 (2):7-25.
  6.  6
    Ει Εστιν. Hipóteses de Existência em Aristoteles?António Pedro Mesquita - 2007 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 15 (30):141-181.
    First, there will be as close and detailed an analysis as possible of the first two chapters of the second book of Posterior Analytics, which constitute the canonical place of the controversy, in Order to determine the meaning that should be restored there to the clause εἰ ἔστιν. After this, we will try to corroborate the conclusion we arrive at concerning the clause mentioned above by applying it to the subsequent passages of the same book where this question is raised (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Aprender: hipóteses e demarcações.Edmundo Balsemão Pires - 2015 - Revista Filosófica de Coimbra 24 (48):279-312.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  27
    A influência da 3ª hipótese do Parmênides de Platão na filosofia de Plotino e Jâmblico.Gabriela Bal - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental:113-126.
    Este artigo discute a influência da segunda parte do Parmênides de Platão, e mais especificamente a sua 3ª hipótese, na obra de Plotino e Jâmblico. Ou seja, a inter- elação entre a apropriação do conceito central da 3ª hipótese, o instante (exaiphnes), (1) em Plotino através da apropriação original do conceito de presença (parousia) e (2) em Jâmblico quando da modificação da estrutura das hipóteses parmenidianas, ao introduzir antes da primeira hipótese, o Inefável, e deslocar a alma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  29
    Emergência e conexionismo como hipóteses suplementares ao Entwurf einer Psychologie de Freud.André Sathler Guimarães - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:41-49.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Inducao e Hipotese na Filosofia de Hume.J. P. Monteiro - 1977 - Manuscrito 1.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  8
    As duas primeiras hipóteses de Parmênides, αὐτὰ τὰ ὅμοιά e o espanto de Sócrates.Renato Matoso - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  6
    Historicidades em conflito: uma hipótese para o Século XX.Carlos Eduardo Ribeiro - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):35-49.
    I argue that two historicities have predominated in the relation between philosophical and historical discourses in the 20th century. One is the historicity of historians, engendered by the birth of the humanities. The other is a philosophical historicity in which the humanist myth persists, especially within the debate opposing structure and difference. This second historicity represents an elimination of the first, as it elaborates many more demands of historicity inherent to the structural model.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  41
    Sobre as hipóteses que servem de fundamento à geometria.Georg Friedrich Riemann & Carlos Antonio Medeiros Saldanha - 1988 - Trans/Form/Ação 11:89-99.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Simmel e a hipótese da compreensão como reconstrução de processos psíquicos no conhecimento histórico.Marcos César Seneda - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):1073-1091.
    Esse texto procura explicitar a tese da compreensão atual que Simmel pressupõe como lócus de apreensão e interpretação dos processos humanos dotados de sentido. Para explicitá-la, confronta as posições de Dilthey e Simmel sobre o papel da vivência na fundamentação do conhecimento histórico. Ao contrário de Dilthey, no entanto, Simmel não pressupõe uma vivência que possa ser apreendida em outrem ou circunscrita a partir de um objeto, porque põe o fundamento da compreensão na atualidade daquele que compreende. Assim, opera com (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  23
    Platão contra um certo platonismo: a crítica da hipótese das Ideias no "Parmênides".Marcio Soares - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):70.
    Apresento nesse texto uma leitura da primeira parte do diálogo Parmênides. Meu objetivo é demonstrar a possibilidade de que as críticas objetadas pelo velho Parmênides à hipótese platônica das Ideias, exposta e defendida pelo jovem Sócrates, não são letais à mesma hipótese, uma vez que estão assentadas em dois pressupostos que a ela são alheios e desnecessários. Primeiro, a pressuposição de Parmênides de que a “distinção” entre Ideias e coisas delas participantes seja equivalente a total “separação” entre ambas. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A matrix enquanto hipótese metafísica.David J. Chalmers - 2004 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  29
    Um método para detectar a aceitação ou rejeição de hipóteses ou teorias: Morgan e a Teoria Cromossômica.Lilian Al-Chueyr Pereira Martins & Maria Elice Brzezinski Prestes - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):107.
    Filósofos e historiadores da ciência oferecem explicações para cientistas aceitarem ou rejeitaremuma dada hipótese ou teoria, mas, de um modo geral, não apresentam critérios que permitamdeterminar de maneira clara o que seja aceitação e o que seja rejeição. Com o intuitode contribuir para elucidar este problema, foi proposto um método de análise em Martinse Martins, exemplificado pelo posicionamento do naturalista inglês William Bateson diante da teoria cromossômica, no período compreendido entre 1902 e 1926.O objetivo deste artigo é aplicar o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    A recepção dos ensaios cartesianos e algumas críticas à hipótese da matéria sutil.Paulo Tadeu da Silva - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:63-83.
    Após a publicação do Discurso do método e seus ensaios, Descartes inicia uma campanha de divulgação da obra com o objetivo de introduzir suas ideias no ambiente filosófico e acadêmico. Seu maior interesse era obter a aprovação e o reconhecimento das suposições e explicações presentes em Os meteoros e em A dióptrica. Esse interesse vincula-se ainda ao seu desejo de ver seus ensaios discutidos e ensinados nos colégios jesuítas. Neste artigo discuto a recepção de algumas ideias contidas nesses ensaios, particularmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A determin'ncia do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas Prouni: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveis // The indeterminacy of the cultural capital and background in the Prouni scholarship students.Julio C. G. Bertolin & Cristina Fioreze - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):288-308.
    Estudos sobre eficácia escolar, bem como o conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu, evidenciam que o contexto socioeconômico e cultural – ou o background – exerce papel fundamental nas notas e resultados obtidos pelos estudantes em exames. Ou seja, segundo esta teoria, alunos com menor background tenderiam a apresentar desempenho inferior em comparação com alunos oriundos de um contexto socioeconômico e cultural mais privilegiado. Nesse sentido, considerando que os bolsistas do Programa Universidade para Todos devem possuir desvantagem de background (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Tomás de Aquino contra Averróis: uma defesa cosmológica da hipótese real do vacuum in natura.Evaniel Brás dos Santos - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (2):83-111.
    Analiso neste artigo a presença na cosmologia de Tomás de Aquino da hipótese real do vacuum in natura afirmada no contexto da discussão sobre a geração e os primeiros instantes da locomoção natural dos corpos simples sublunares. Para tanto, o texto possui três partes. Primeiro, mostro porque o vaccuum in natura é uma discussão pertencente ao domínio da cosmologia entendida como matriz disciplinar cujo objeto é o cosmo enquanto conjunto dos corpos simples. Na segunda parte, por sua vez, apresento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    A influência da 3ªhipótese do Parmênides de Platão na filosofia de Plotino e J'mblico.Gabriela Bal - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:113-125.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Afetividade e Fluxo de Consciência: uma hipótese de inspiração espinosista.Lia Levy - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1):121-146.
    O artigo apresenta uma concepção do fluxo de consciência a partir de um modelo de naturalização da consciência de base metafísica não-materialista, inspirado na filosofia de Espinosa. Procura-se responder à questão colocada por Arthur Prior, em seu artigo ?Thank Goodness That?s Over? , acerca do caráter problemático do significado de um certo tipo de proposições indexadas temporalmente no quadro de teorias que recusam a realidade do tempo. Para tanto, defende-se a hipótese de que essas proposições são irredutíveis a proposições (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    O problema da extensão do conhecimento na hipótese regulacionista da iluminação em agostinho de hipona.Daniel Rodrigues da Costa - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):363-380.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o problema da extensão e do conteúdo da iluminação uma vez que se adote a interpretação regulacionista para a teoria do conhecimento de Agostinho. O regulacionismo, tese defendida por Etienne Gilson, afirma que a iluminação divina do intelecto humano diz respeito ao caráter necessário dos conhecimentos alcançados pela inteligência, e não sobre o conteúdo do conhecimento; assim, a iluminação não teria por função auxiliar na formação de conceitos, mas teria a função de julgar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Berkeley e o papel das hipóteses na filosofia natural.Silvio Seno Chibeni - 2010 - Scientiae Studia 8 (3):389-419.
  25.  66
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã (The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary...) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p109. [REVIEW]Helmut Renders - 2013 - Horizonte 11 (29):109-132.
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary: hypothesis on its origin and its underpinned understanding of Christian life Neste artigo, investiga-se uma variação incomum dos atributos hagiográficos clássicos de São Benedito: o São Benedito do Rosário com coração. Procura-se explicar tanto a relativa raridade de figuras com esse atributo adicional como a sua existência. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Froidmont e Descartes: um debate em torno de algumas hipóteses mecanicistas.Paulo Tadeu Da Silva - 2018 - Doispontos 15 (1).
    A recepção de Os meteoros, publicado em 1637 como um dos ensaios do Discurso do método, foi marcada por uma forte reação contra o mecanicismo cartesiano. Alguns de seus contemporâneos, adeptos da filosofia tradicional escolástica, elaboraram uma série de críticas quanto à maneira como Descartes concebia a natureza dos corpos e explicava os fenômenos naturais. Libert Froidmont, um de seus primeiros críticos, elaborou um conjunto de objeções contra A dióptrica e, principalmente, contra Os meteoros. Este artigo visa analisar alguns aspectos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  51
    Concílio Vaticano II, verbalização do sagrado e esfera pública democrática: uma hipótese a partir de Jürgen Habermas (Vatican II Council, sacred verbalization and public spheres: a hypothesis from Jürgen Habermas) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p92. [REVIEW]Sérgio Ricardo Coutinho - 2009 - Horizonte 7 (15):92-109.
    Este artigo visa analisar o processo de recepção do Concílio Vaticano II nas “Igrejas locais” do Maranhão a partir da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas. A partir de uma questão levantada por José Oscar Beozzo, historiador brasileiro do Concílio Vaticano II, queremos saber de que modo áreas relativamente periféricas para a gestação e produção do Concílio aprestaram-se para a sua recepção e a realizaram à sua maneira. O tema se torna interessante porque foram justamente nessas áreas relativamente marginais (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. D’A Sociedade do Espectáculo (1967) aos Comentários (1988): Um “Corte Epistemológico”? Uma Hipótese hermenêutica sobre a Obra de Guy Debord.Eurico Carvalho - 2022 - Aufklärung 9 (3):109-122.
    As far as the relationship between The Society of the Spectacle (1967) and Commentaries on the Society of the Spectacle (1988) is concerned, one either acknowledges Guy Debord's self interpretation, according to which these books complement each other, or one is forced to concede, on the contrary, the existence of an "epistemological cut", undermining, therefore, the revolutionary unity of Debord’s work. According to the first hypothesis, Machiavelli and Marx will eventually be linked up in a Situationist project to overthrow spectacular (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Henri Poincaré, ciência e materialismo: o papel das hipóteses na oscilação entre atomismo e continuísmo.André Carli Philot & António A. P. Videira - 2013 - Kairos 7:167-186.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Comentário a “A cultura pode evoluir”: a evolução cultural da cultura cumulativa - a hipótese da “automontagem” como uma teoria de “coevolução cultura-cultura”.João Pinheiro - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):465-472.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Conhecimento e significação prática - uma hipótese aristotélica.Luis Fellipe C. Garcia - 2013 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 31:219-233.
    The purpose of this paper is to examine the peculiarity of what Aristotle named practical wisdom or practical knowledge. Pivot to our analysis is the first thesis of the Nicomachean Ethics, where the philosopher appears to state a fallacy when he argues that, given that all actions aim at some good, good is that which every action aims to. We argue that the inference is non-fallacious because of the peculiarity of the practical domain, which manifests itself in the identity of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Uma ciência para os mitose o transcendente: A hipótese de René Girard.Manuel Sumares - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (4):581 - 598.
  33. D’A Sociedade Do Espectáculo_ (1967) Aos _Comentários (1988): Um «Corte Epistemológico»? Uma Hipótese Hermenêutica Sobre a Obra de Guy Debord. [REVIEW]Eurico Carvalho - 2022 - Aufklärung 9 (3):109-122.
    As far as the relationship between The Society of the Spectacle (1967) and Commentaries on the Society of the Spectacle (1988) is concerned, one either acknowledges Guy Debord's self interpretation, according to which these books complement each other, or one is forced to concede, on the contrary, the existence of an "epistemological cut", undermining, therefore, the revolutionary unity of Debord’s work. According to the first hypothesis, Machiavelli and Marx will eventually be linked up in a Situationist project to overthrow spectacular (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  24
    Biodiversidade e religião (Biodiversity and religion).Romeu Cardoso Guimarães - 2010 - Horizonte 8 (17):156-177.
    Explora-se o conceito de que a diversidade propicia robutez nos sistemas processadores de informação e como seria aplicável às areas neurais e sociais, incluindo o fenômeno religioso. Avaliação de estatísticas populacionais indica que o último não é essencial ao humano, apesar de ser praticamente constante nas culturas. Discutem-se os aspectos cognitivos e afetivos na ciência e na religião, sob a proposta de que demarcação adequada pode auxiliar na redução de conflitos. Nesse mesmo sentido pode contribuir a elaboração sobre as tensões (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    A Insuficiente Regulamentação Brasileira Para o Fenômeno Das Fake News.Diogo Dal Magro & Jéssica Cindy Kempfer - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):23.
    O presente artigo parte da problemática: qual a forma de repressão estatal brasileira relativa às fake news? Como provável hipótese de pesquisa tem-se que o Estado brasileiro não tem sido eficiente em dirimir este problema, carecendo de regulamentação específica. O objetivo geral consiste em analisar a atuação do Estado em relação à contenção de fake news. Para tanto, utilizou-se o método de procedimento dedutivo e o de pesquisa bibliográfico. Como conclusão, percebe-se que o Estado brasileiro não consegue alcançar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Dilemas teóricos da representação política na origem do estado moderno. Hobbes E sieyès: Tão distantes E tão próximos.Ana Paula Tostes - 2017 - Synesis 9 (1):1-16.
    A hipótese do artigo é que o dilema da constituição da representação política, que não tem por função refletir, mas interferir e operar uma unidade de “vontade política” a um povo ou uma nação, foi enfrentado pelos primeiros pensadores da representação moderna em diferentes contextos de grande transformação política e social: na Inglaterra absolutista no século XVII, por Thomas Hobbes, e na França pós-revolucionaria no século XVIII, pelo Abade Sieyès. O artigo procura identificar nos argumentos dos respectivos filósofos os (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Kant e a não conceitualidade do espaço e do tempo.Maria Carolina M. de Resende - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):281-308.
    Duas hipóteses guiaram o desenvolvimento deste trabalho. A primeira afirma o _status_ necessariamente epistêmico e, portanto, não ontológico, do espaço e do tempo na filosofia transcendental. A segunda é a de que o espaço e o tempo como formas _a priori_ da intuição sensível apresentam uma dimensão essencialmente não conceitual da experiência perceptiva. Em vista disso, neste artigo, nossa intenção é trilhar o caminho argumentativo da constituição da idealidade transcendental do espaço e do tempo a fim de compreender esse estatuto (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Samuel Pufendorf e a diferença entre Direitos Perfeitos e Imperfeitos/Samuel Pufendorf and the distinction between Perfect and Imperfect Rights.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):49.
    A hipótese deste artigo tem o objetivo de mostrar que Samuel Pufendorf utiliza e elabora a distinção efetuada por Hugo Grotius entre direitos perfeitos e imperfeitos. De certo modo Pufendorf vai mais adiante do que Grotius e não apenas aceita a sua distinção, como também a esclarece: os direitos em geral são poderes morais obtidos pela lei que apresentam ao mesmo tempo dois tipos de poder moral e de direitos. No caso dos direitos perfeitos, o homem está por definição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O corpo como fio condutor: Notas a propósito de uma expressão.Rogerio Lopes - 2014 - In Scarlett Z. Marton, Mayer Branco Maria João & João Constâncio (eds.), Nietzsche e a Modernidade: Sujeito, Décadence e Arte. Tinta da China. pp. 99-142.
    A hipótese que procuro defender neste ensaio é a seguinte: a famosa expressão " Am Leitfaden des Leibes", que surge nos póstumos de 1884 e desaparece um ano depois, contabilizando pouco mais de dez ocorrências no conjunto dos fragmentos póstumos e nenhuma na obra publicada, é uma expressão cujo sentido e intenção devem ser desvendados tendo como pano de fundo o crescente interesse de Nietzsche, na virada da primeira para a segunda metade dos anos oitenta, na reabilitação da atividade (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    O método compreensivo na obra de Dilthey.Simeão Donizeti Sass - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    A hipótese do presente estudo é a seguinte: a obra de Dilthey representa a verdadeira fundamenta-ção da metodologia própria ao estudo das ciências humanas. Em particular, a constituição de uma antropologia radicada no método compreensivo. Esse método é a principal estrutura sobre a qual podem ser erigidas as ciências humanas. Não se pretende vincular estreitamente toda a história do pensamento contemporâneo aos pressupostos da filosofia de Dilthey. A intenção é tecer um fio condutor suficientemente resistente a ponto de tornar-se (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Da sintomatologia à análise dos agenciamentos: a inst'ncia problemática de uma "filosofia clínica" em Deleuze.Guillaume Sibertin Blanc - 2011 - Dois Pontos 8 (2).
    A hipótese que propomos aqui defende que o dispositivo do "médico da civilização" montado em 1962 pela leitura que Deleuze faz de Nietzsche, longe de poder ser generalizado como tal (como se a sequência da obra deleuziana não fosse senão a sua aplicação diferenciada ou mesmo a sua continuação por outros meios), somente age nessa sequencia por força de um deslocamento da enunciação deleuziana em relação à instância da filosofia clínica que ele define. E que, por essa razão, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Regras de interpretação a partir da leitura realista-normativista de Chiassoni da teoria pura de Hans Kelsen.Rubin Assis da Silveira Souza - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A hipótese da existência de transições na obra deKelsen tornou-se um dos grandes temas entre os especialistas da sua filosofia e teoria jurídica, especialmente no que se refere ao processo decisório. Dois campos antagônicos formaram-se a partir dessa ideia de ruptura e transição entre suas obras: o normativista (focado nos primeiros trabalhos do autor) versus o realista (fundamentado a partir da segunda edição da Teoria pura do direito e da Teoria geral das normas). Perluigi Chiassoni defende, entretanto, uma leitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    O sublime e o expressionismo abstrato.Pedro Sussekind - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    Este artigo elabora duas hipóteses a respeito do expressionismo abstrato norte-americano. A primeira, baseada nas ideias de Clement Greenberg, é que esse movimento pode ser considerado o ápice da evolução do modernismo. A segunda, baseada em considerações de Robert Rosenblum e Jean-François Lyotard, é que os pintores expressionistas abstratos exploraram uma estética do sublime. Portanto, eles retomam a seu modo a elaboração de uma categoria estética tradicional, que já tinha sido tema da pintura figurativa romântica. A principal referência para essa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    E se tudo não passasse de um teste?Maicon Reus Engler - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-19.
    Este artigo discute uma hipótese hermenêutica da exegese de Platão com o intuito de mostrar que, ante os paradigmas de leitura existentes, ela oferece resposta original para o problema da crítica aos diálogos médios contida nos diálogos tardios. Depois de comentar algumas dificuldades da interpretação de Platão (seção I) e a vigência de diferentes paradigmas de interpretação dos Diálogos, a hipótese basanística é apresentada (seção II) com auxílio de dois trechos da República. Em seguida, são analisadas algumas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    A máquina s'imaginante de Spinoza.Diego Lanciote - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:155-184.
    Esse texto propõe a hipótese da “máquina s’imaginante” como sendo o constructo fundamental da teoria da imaginação de Spinoza e pretende justificar certa leitura que permita tal denominação. Para tanto, parte-se da noção de _contemplari externè_ para, em seguida, explanar a noção interpretativa de _simul desconcertante_, a qual desempenha importante papel a fim de forjar a noção de _centramento em si_, noção que permite captar os efeitos de interioridade e exterioridade relativas ao indivíduo humano e cujo engendramento faz a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  41
    Real world and ideal world in Rousseau: on the need of fiction to think about politics.Maria Leone - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):43-56.
    RESUMO:A hipótese desenvolvida nos leva a confrontar três textos do corpusrousseauísta: o Segundo Discurso, Júlia ou A Nova Heloísa e o extrato do Primeiro Diálogo, em que há a ficção do mundo ideal, textos que, apesar do seu estatuto genérico diferente, estão em coerência e convergência teórica. Desejamos evidenciar um aspecto da unidade problemática do pensamento de Rousseau concernente à abordagem crítica da sociedade de seus contemporâneos e sua concepção do papel das Letras e dos Espetáculos. A preocupação do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    O fogo frio e as morfologias da evidência.Manuel Silvério Marques - 2016 - Cultura:75-108.
    Neste trabalho abordo a hipótese apresentada por Fernando Gil no Tratado da Evidência, da hegemonia de mecanismos alucinatórios nos processos evidenciários. Para avançar no seu estudo, mobilizo condutas elementares e fenómenos complexos, da sucção à vinculação e ao membro-fantasma. Estes fenómenos justificam uma leitura da alucinação a partir de um momentum ou “fase” que designo por evidência perimórfica; com maior brevidade, a propósito do processo de crença e do sistema percepção-linguagem, abordo a alucinação colectiva e o estado perifrástico da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  28
    The status of pitié in the works of Rousseau.Marisa Alves Vento - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):153-162.
    RESUMO:A hipótese apresentada neste texto é a de que a piedade, que Rousseau também denomina “segundo princípio”, encontrado por ele “ao meditar nas primeiras e mais simples operações da alma humana”, não é um princípio antagônico ao amor de si. Pretende-se mostrar como o dualismo radical dos princípios se renderia diante da evidência de uma unidade representada por um duplo movimento: o de fixar-se ou aderir-se em si e o de expansão, que seria a expressão da piedade. Desse ponto (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    A utilização do termo ἀμφίστομος no grande tratado antignóstico de Plotino e nos oráculos caldáicos.Luciana Gabriela Soares Santoprete - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:103-111.
    O artigo analisa a hipótese emitida por Willy Theiler em 1965 e retomada por John Dillon em 1992, segundo a qual o termo ἀμφίστομος (‘com dois rostos’, ‘com duas bocas’) empregado por Plotino uma única vez na primeira parte da sua tetralogia antignóstica, isto é, no Tratado 30 (III, 8), 9, 31, constitui uma expressão característica dos Oráculos Caldáicos. Afim de examinar essa hipótese, nós resumimos o debate entre especialistas a respeito dessa hipótese e analisamos os diferentes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  27
    Evangélicos e conservadorismo – afinidades eletivas: as novas configurações da democracia no Brasil.Paulo Gracino de Souza Junior & Carlos Henrique Pereira de Souza - forthcoming - Horizonte:1188.
    Neste artigo partimos da hipótese de que a afinidade que atrai evangélicos e conservadorismo está muito mais ligada às condições discursivas que engendram os sujeitos e suas subjetividades, do que as características intrínsecas à teologia cristã ou, especificamente, evangélica pentecostal. Com isso não queremos dizer que conformações teológicas específicas não ensejaram discursos religiosos regressivos, que a maioria de nós classificaria como conservador. Assim, chamamos a atenção, tanto para o caráter relacional, posicional das identidades evangélicas, que engendram o discurso conservador, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 525