A determin'ncia do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas Prouni: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveis // The indeterminacy of the cultural capital and background in the Prouni scholarship students

Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):288-308 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Estudos sobre eficácia escolar, bem como o conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu, evidenciam que o contexto socioeconômico e cultural – ou o background – exerce papel fundamental nas notas e resultados obtidos pelos estudantes em exames. Ou seja, segundo esta teoria, alunos com menor background tenderiam a apresentar desempenho inferior em comparação com alunos oriundos de um contexto socioeconômico e cultural mais privilegiado. Nesse sentido, considerando que os bolsistas do Programa Universidade para Todos devem possuir desvantagem de background em relação aos seus colegas pagantes, tendencialmente o seu desempenho deveria ser inferior, afinal o programa, criado em 2004, busca viabilizar o acesso à educação superior por meio da concessão de bolsas de estudos integrais ou parciais de 50%, a estudantes com renda familiar per capita de zero a três salários mínimos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou em escolas privadas na condição de bolsistas. Entretanto, percepções subjetivas de docentes indicam que nem sempre é isso que ocorre, ou seja, bolsistas estariam obtendo, em diversas situações, melhores resultados que os colegas pagantes nas disciplinas que cursam em instituições privadas. Nesse contexto, com o objetivo de refletir sobre aspectos fundamentais da qualidade e da equidade do Prouni, o presente artigo problematiza a suposta superioridade de notas dos bolsistas em disciplinas e no Enade e, ao mesmo tempo, analisa hipóteses que explicariam o desempenho além do esperado desses estudantes provenientes de meios populares. Quanto ao desenvolvimento metodológico da pesquisa, são utilizadas duas fontes de dados. A primeira delas é composta por microdados das avaliações de disciplinas de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul entre os anos de 2009 e 2012. A segunda consiste nos dados do Enade referentes ao ano de 2006. Palavras-chave : Capital cultural. Background. Educação superior. Prouni.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Counter-cultural religious experiences.Travis Dumsday - 2011 - Religious Studies 47 (3):317 - 330.
Signs of the Sacred: The Confucian Body and Symbolic Power.Lim Tae-Seung - 2015 - Philosophy East and West 65 (4):1030-1051.
Capitalism and justification.Ana Biresev - 2009 - Filozofija I Društvo 20 (3):223-244.

Analytics

Added to PP
2016-06-11

Downloads
11 (#1,070,627)

6 months
1 (#1,444,594)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references