Results for 'Filosofia da Física'

1000+ found
Order:
  1.  6
    A recepção de Kant na filosofia da física de Heisenberg.Vinícius Carvalho Da Silva & Judikael Castelo Branco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):266-279.
    No presente artigo analisamos o entendimento e o uso da filosofia kantiana pelo físico filósofo alemão Werner Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, formulador do princípio de incerteza. Heisenberg parece adotar uma compreensão neokantiana da natureza da ciência, segundo a qual a ciência não trataria do real em si, mas apenas do modo como ele aparece, o que depende, inescapavelmente, da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. No entanto, a despeito de tal posição, Heisenberg (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  7
    O anti-realismo na filosofia da física de Werner Heisenberg: da potentia aristotélica ao formalismo puro.Vinicius Carvalho da Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):109-120.
    Qual a Filosofia da Natureza que podemos inferir da Física Contemporânea? Para Werner Karl Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, a ontologia da Ciência Moderna, estruturada no materialismo, no mecanicismo e no determinismo já não pode servir de fundamento para a nova Física. Esta requer uma nova base ontológica, onde o anti-realismo, seguido de um formalismo puro, aparece como o princípio basilar de uma nova Filosofia Natural.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Filosofia Natural, Física Teórica e Metafísica.Vinicius Carvalho da Silva - 2021 - Perspectivas 6 (1):274-297.
    No presente artigo buscamos explorar as variadas e complexas relações entre ciência e metafísica. Defendemos que o recurso à metafísica é inevitável para a pesquisa científica e a elaboração de teorias e modelos. Estes devem partir de pressupostos metafísicos acerca da natureza da realidade e do conhecimento. Primeiro, apresentamos a metafísica, tanto em sentido histórico quanto filosófico. Em seguida, oferecemos uma definição breve, mas clara, do que entendemos por metafísica no escopo desse trabalho. Por último, recorremos a diversos filósofos naturais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  83
    A filosofia da ciência da mecânica quântica E a desconstrução da ontologia materialista.Vinicius Carvalho Da Silva - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):30-43.
    A mecânica quântica empreendeu a substituição do materialismo científico, por uma visão cada vez mais “formal” da natureza, dentro da qual a própria matéria seria uma conseqüência física de um outro estado natural que precede o nível das partículas subatômicas, constituído por relações de simetrias, forças e processos, para além das possibilidades observacionais, e ao alcance, tão somente, da reflexão racional pura. Além disto, a Física Contemporânea trabalha com conceitos e problemas filosóficos de extrema importância, como “Causalidade”, “Origem (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    Da física do intensivo a uma estética do intensivo: Deleuze e a essência singular em Espinosa.Cíntia Vieira da Silva - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:37.
    A noção de intensidade é de extrema importância para o pensamento deleuziano, fazendo-se presente não apenas na elaboração de sua própria filosofia da diferença, como também nas leituras que faz dos outros filósofos que lhe são caros, especialmente na sua reconstrução do espinosismo. Deleuze concebe a essência singular espinosana em termos intensivos. Sendo assim, este artigo procura reunir elementos para mostrar a importância da noção de intensidade no projeto deleuziano de unificação dos dois sentidos de estética e o papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    É possível fazer física sem filosofar?Vinícius Carvalho da Silva - 2020 - Perspectivas 5 (1):54-66.
    Neste ensaio apresentaremos uma visão sobre o campo da filosofia da física e suas principais linhas de pesquisa. Questionamos em que medida é possível fazer física sem filosofar. Nossa ideia é a de que a história da física revela que em todos os tempos, os grandes acontecimentos no interior do campo foram protagonizados por cientistas que não dissociavam a atividade física da filosófica, considerando a análise filosófica como um pressuposto epistêmico da produção do conhecimento científico. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  44
    A interdisciplinaridade como proposta pedagógica para a inclusão nas aulas de educação física escolar.Carlos Eduardo Raimundo da Silva, Camila da Cunha Nunes & Fabio Zoboli - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 142.
    O presente trabalho tem como objetivo compreender os desafios da cultura inclusiva para a Educação Física escolar tendo a interdisciplinaridade como proposta pedagógica. Num primeiro momento a Educação Física é apresentada como campo interdisciplinar de conhecimento por não ser uma ciência e sim uma área que tem como objeto as manifestações da cultura corporal de movimento. Posteriormente apresentamos a interdisciplinaridade como proposta pedagógica que nos permite um pensar mais complexo e dialógico. Ao final trazemos ao texto a interdisciplinaridade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Filosofia Da Física Qu'ntica: A TÍTULO DE PREFÁCIO.DÉcio Krause & OtÁvio Bueno - 2010 - Manuscrito 33 (1):7-18.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  30
    A harmonia mecanicista em Mersenne.Paulo da Silva - 2007 - Discurso 37:75-102.
    A relação entre música e ciência é um capítulo importante na história da ciência e da filosofia. Este artigo procura discutir alguns aspectos das investigações de Marin Mersenne sobre a música e a acústica, tendo em vista o desenvolvimento da teoria da coincidência da consonância e seu compromisso com uma visão mecânica da natureza, pela qual ele estabeleceu as propriedades físicas do som e proporções matemáticas dos intervalos musicais.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Limites e possibilidades dos Comitês de Érica em Pesquisa (CEP): Por uma reflexão sobre as pesquisas médicas que envolvem a utilização de seres humanos/Limits and Possibilities of Research Ethics Committees (CEP): For a reflection on medical research.Delmo Mattos Da Silva - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):113.
    As demandas por pesquisas envolvendo seres humanos são cada vez mais frequentes no âmbito da pesquisa médica. Tal fato deve ser acompanhado por diretrizes bem determinadas para garantir a integridade física e moral daqueles que são objetos de experimentação científica. O objetivo fundamental desse artigo consiste em examinar os mecanismos de controle que envolve os projetos de pesquisa que utilizam humanos como objeto de experimentação na tentativa de evidenciar os procedimentos da proteção dos direitos e da dignidade desses. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    O conceito de essência humana a partir da concepção antropológica de Ludwig Feuerbach.Jéfferson Luiz Shafranski da Silva & Charles Feldhaus - 2018 - Revista Dialectus 12 (1).
    O presente artigo busca apresentar a concepção de essência humana materialista antropológica de Feuerbach. Ao longo de seu pensamento, Feuerbach, procura esclarecer que pensar o homem, significa pensá-lo dentro dos limites da condição humana material sensível e física. Portanto é enfatizado que Feuerbach sustenta que o acesso a nossa essência está relacionado com a maneira como acessamos a nossa consciência e que a maneira como acessamos essa última tem uma condição estritamente material e, portanto, deveríamos abordá-la exatamente dessa maneira (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Acerca de mi Concepción Del mundo, de Erwin schrödinger.Vinícius Carvalho da Silva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):83-87.
    Ao pesquisar onde poderia achar a referida obra, travei contato com dezenas das mais tradicionais e maiores bibliotecas do Brasil. Infelizmente, não encontrei ao menos um exemplar. E também, nenhum indício de que a mesma possuísse qualquer edição em língua portuguesa. A encontrei-a em língua espanhola, numa edição de 1988, e fui buscá-la na Biblioteca Nacional da República Argentina, em Buenos Aires, de onde trouxe cópia em língua espanhola. Vejo, portanto, como preciosa, para mim, e, sobretudo para a comunidade acadêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Teoria qu'ntica, física nuclear e filosofia grega: ensaio sobre os físicos filósofos do século XX.Vinícius Carvalho da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):233-250.
    No início do século XX seria impensável, entre cientistas europeus, separar ciência natural e filosofia. Os físicos filósofos foram cientistas como Einstein, Bohr, Heisenberg, Schrödinger, dentre outros, que refundaram a física ao lançar as bases da mecânica quântica e da relatividade especial e geral. Neste artigo analisamos brevemente como alguns desses pensadores encararam as questões do valor da ciência, da relação entre ciência e filosofia, e da importância da filosofia grega para a física nuclear e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Filosofia da física e filosofia em geral.Lawrence Sklar - 2006 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    Pensamento pós-moderno e educação física: o marxismo como possibilidade.Vilmar José Both, Maristela da Silva Souza & Ecléa Vanessa Canei Baccin - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 141.
    Procuramos apontar as implicações do pensamento pós-moderno para a Educação Física diante do contexto atual de mundialização do capital que vem provocando mudanças significativas no mundo do trabalho. A partir do materialismo histórico e dialético, analisamos o que propõe o pensamento pós-moderno e concluímos que tal pensamento não apresenta avanços no que se refere às necessidades históricas colocadas à Educação Física. Apontamos para a importância do marxismo como ferramenta para compreender os aspectos contraditórios que se apresentam na realidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Ethical potentialities on physical education as a vehicle for ethical education through sports.Luísa Ávila da Costa, Michael McNamee & Teresa Lacerda - 2016 - Recerca.Revista de Pensament I Anàlisi 18:29-48.
    Sports occupy an interesting ethical space from a pedagogic point of view, being included in physical education curricula in most Western countries. The approach of physical education to sports as vehicle for ethical education is too limited when it is restricted to their minimal functional, constitutive and regulatory goals. This essay’s aim is to argue the extent to which the ethical potential of physical education can embrace more than functional purposes, or whether that will be neglected in terms of limited (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  24
    O corpo como base da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise.Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva & Adolfo Ramos Lamar - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 135.
    A teoria da Motricidade Humana criada na década de 1980 pelo português Manuel Sérgio é uma presunção que tenta dar bases epistemológicas para criar um novo paradigma a fim de pautar as práxis da Educação Física. As bases da teoria se assentam numa perspectiva de corpo centrada na filosofia e ciências humanas para contrapor e somar as bases históricas das práxis da Educação Física historicamente fundadas no corpo anatomo-biológico. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    O tempo E a física.Solon Pereira da Cruz Filho - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):323-331.
    A principal proposta desse trabalho é mostrar a relatividade do tempo. Inicialmente, o ponto de vista clássico é explorado: a) a entropia do universo crescendo como uma medida de tempo; b) o tempo como algo independente do observador. Depois de um experimento muito especial, a velocidade da luz - ideia introduzida por Einstein - como uma simples matemática, a relatividade do tempo é mostrada. Finalmente, o conceito de "continuo" tempo-espaço é apresentado.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Prevalência de Sobrepeso e Obesidade: Um Estudo Com Adolescentes de Uma Escola Rural Do Município de Manacapuru, Am.João Messias da Silva Furtado - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este artigo contempla os resultados da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ci ncias da Educação da Universidad de la Integración de lasAméricas.Objetivamos investigar a prevalência de excesso de peso em escolares na faixa etária de 13 a18 anos, matriculados no 9ºano do Ensino Fundamental e nos 1.º, 2.ºe 3.º anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Manacapuru/AM. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional,com cunho quantitativo e qualitativo, observacional de prevalência. Constatamos que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  31
    The Eulogy of Urbanity.Paula Cristina Moreira da Silva Pereira & Fernando Manuel Brandão Alves - 2011 - Cultura:217-236.
    As transformações a que as cidades estão sujeitas têm suscitado um discurso ambivalente sobre a cidade, um discurso que tem desenhado, não raras vezes, os seus limites na própria delimitação do espaço físico urbano. No entanto, não devemos esquecer que a revitalização da vida comunitária deverá considerar outras dimensões, compreendendo os patrimónios político, social, arquitectónico e urbanístico. Acima de tudo, a cidade contemporânea de carácter multicultural requer uma renovada urbanidade do pensamento.Propomos, então, uma abordagem que tentará, pela partilha cruzada da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Nota Sobre o Tomismo Transcendental de Luís Carlos Silva de Sousa.Luiz Marcos da Silva Filho - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):277.
    Esta Nota pretende pensar limites da atualização de Tomás de Aquino por Luís Carlos Silva de Sousa em seu artigo “Conhecimento e participação nas razões eternas em Tomás de Aquino: duas leituras” (Síntese, v. 48, n. 151, 2021), com a hipótese de que uma metafísica tomista sem lastro na física aristotélica torna-se inconsistente e uma mitologia. Palavras-chave: Tomismo. Transcendental. Hermenêutica. Ontologia. Metafísica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  55
    Perspectivismo na filosofia da ciência: um estudo de caso na física quântica / Perspectivism in philosophy of science: a case-study in quantum physics.Décio Krause & Jonas Rafael Becker Arenhart - 2013 - Scientiae Studia 11 (1):159-183.
    PORTUGUESE: Neste artigo, apresentaremos uma visão particular do desenvolvimento de teorias científicas que denominamos (inspirados em Ortega y Gasset) "perspectivismo". Discutiremos como, através desse enfoque, é possível compatibilizar diversas descrições aparentemente distintas e incompatíveis de uma suposta realidade que se investiga. Fazemos isso distinguindo entre a "realidade" (R) e a "descrição empírica da realidade" (Re). Aceitando que podemos ter diversas descrições empíricas de uma mesma realidade, discutimos o caso particular em que esse esquema é utilizado nos debates atuais acerca da (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Voltaire, Maupertuis e o debate sobre o princípio de ação mínima no século XVIII: aspectos científicos e extracientíficos.Roberto de Andrade Martins & Silva Ana Paula Bispo da - 2007 - Filosofia Unisinos 8 (2):146-169.
    Towards the middle of the 18th century, Pierre-Louis Moreau de Maupertuis proposed the “principle of least action” as a fundamental law of physics and as a proof of the existence of God. Samuel König and other contemporary authors criticized Maupertuis’ work. There ensued a fierce discussion concerning this subject, in which Leonhard Euler, the king Frédéric II of Prussia and Voltaire took part. This paper discusses that debate, emphasizing its extrascientific features and analyzing the interests that motivated the actions of (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Filosofia e fisica da Newton a Kant.Paolo Casini (ed.) - 1978 - Torino: Loescher.
  26.  6
    Narrativas silenciadas.Andrey de Farias Martins Silva, Gabriel Cerqueira de Mello Farias, Paulo Ricardo Silva Lima, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Antonio Tancredo Pinheiro da Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:48-60.
    A sociedade brasileira no que diz respeito a sua estrutura de relações sociais como conhecemos, tem início no Brasil colônia a qual a instituição de maior força era a escravagista. Nesse sentido, as formações e interações de classes da sociedade brasileira foram arregimentadas pelo racismo, sendo ele escancarado no passado, com leis e naturalização das práticas de disciminação racial, e mantendo grande influência atualmente com a utilização de “máscaras” que encontram para legitimar sua atuação na sociedade contemporânea. Nesse contexto, nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Filosofia da ciência e controvérsia científica: um leque de concepções físicas e interpretações filosóficas da física qu'ntica.Olival Freire Júnior - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
  28. O que pode a filosofia da música? Física e metafísica da música em Schopenhauer.Daniel Pucciarelli - 2019 - Sofia 7 (2):226-239.
    Em termos gerais, o artigo investiga as potencialidades e limites do discurso filosófico sobre música a partir do pensamento de Arthur Schopenhauer. Mais especificamente, pretende-se plausibilizar a tese de que a filosofia da música de Schopenhauer, por operar de maneira autoconsciente no terreno da analogia e por se compreender como uma metafísica robusta da música, é um espaço privilegiado para se estudar a natureza mesma da estética filosófica. Para tal, o artigo oferece uma reconstrução panorâmica tanto das principais linhas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Logeion: Filosofia da Informação.Editores Logeion: Filosofia da Informação - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):1-5.
    Editorial de apresentação da Logeion: Filosofia da Informação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    Espinosismo da Física de Schelling.Mariana Alkimin Rincon - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:181-207.
    O seguinte texto analisa uma passagem da _Introdução ao esboço do sistema da filosofia da natureza _ de 1799 escrito por Schelling, em que este equipara o projeto de sua filosofia da natureza à realização de um “espinosismo da física”. A compreensão de tal designação passa por, pelo menos, dois momentos. O primeiro se refere à sistematicidade pressuposta da forma de sua filosofia, que, por sua vez, se propõe rigorosamente científica. O segundo apresenta sua oposição à (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Leis de ponte na Filosofia da Mente e nas Ciências Físicas.Osvaldo Pessoa Jr - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):405-420.
    In the debate on the reducibility of mind over body, we argue that it is not plausible to assume that such a reduction can be made only over the basal physical conditions, but rather that one must also take into account the psychophysiological bridge laws. This position is usually considered in the Philosophy of Mind to be antireductionist, but we prefer to call it “inductive reductionism”, due to the analogy with two other forms of determination in the Physical Sciences: causal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Comentário a “Leis de ponte na filosofia da mente e nas ciências físicas”.José Gladstone Almeida Júnior - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):421-426.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Objetividade e matematização da Física em Ernst Cassirer.Ivânio Lopes de Azevedo Júnior - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):256-280.
    O presente artigo discute a compreensão de Cassirer sobre a objetividade do conhecimento científico produzido pela física. Por se tratar de uma noção que perpassa várias obras do autor, e de diferentes períodos, minha escolha foi direcionar esforços, principalmente, para o terceiro volume da Filosofia das Formas Simbólicas. Esta escolha bibliográfica se justifica pelo fato de que, na referida obra, encontram-se dois aspectos estruturantes para o tratamento da questão proposta. O primeiro, de natureza sistemática, diz respeito à explicitação (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Sentido da gravitaçao segundo Einstein: da física á filosofia.Ramiro Borges - 2009 - Endoxa 23:9-55.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    O Estatuto da Física Na Metaciência de Descartes: Entre o Idealismo e o Realismo Pragmático.Ivânio Lopes de Azevedo Júnior - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):245.
    Neste artigo, colocamos a questão sobre o estatuto da Física no pensamento de René Descartes em meio a duas leituras divergentes. De um lado, apresentamos e criticamos a interpretação idealista de Martial Gueroult em torno do problema e, noutra perspectiva, apresentamos e defendemos a interpretação realista-pragmática, de Zeljko Loparic e Érico Andrade, como sendo a mais adequada para se compreender a natureza da física no pensamento cartesiano. O objetivo central é saber como Descartes concebe a sua própria ciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  4
    A filosofia da mec'nica qu'ntica de Gaston Bachelard.David Velanes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):229-242.
    Gaston Bachelard, filósofo francês, acompanhou um período de rupturas, isto é, de modificações conceituais e metodológicas na física contemporânea. Ele é um dos diversos pensadores que apresentaram reflexões importantes para a compreensão da atomística contemporânea. Este artigo evidencia suas principais reflexões filosóficas acerca dos fundamentos da mecânica quântica. Para tanto, lança-se mão de conceitos importantes de sua epistemologia sem os quais se tornam incompreensíveis suas ideias. Assim, este trabalho remarca como a física rompe com as ideias científicas e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Introdução ao Projeto de um Sistema da Filosofia da Natureza ou Sobre o Conceito da Física Especulativa e A Organização interna de um Sistema desta Ciência.F. W. J. Schelling - 2010 - Princípios 17 (28):257-307.
    Traduçáo do original alemáo: Schelling, F. W. J. "Einleitung zu dem Entwurf eines Systems der Naturphilosophie oder über den Begriff der speculativen Physik und die innere Organisation eines Systems dieser Wissenschaft". In: Schelling, K. F. A. (Org.). Sämmtliche Werke. 14 Bdn. 1 Abt. I-X; 2 Abt. I-IV, Stuttgart/Augsburg: Cota, 1856-1861.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  24
    Seleccionado Sentido da gravitaçao segundo Einstein: da física à filosofia.Ramiro Délio Borges de Meneses - 2009 - Endoxa 23:9.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  29
    O que é filosofia da psicanálise?Luiz Roberto Monzani - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2):11-19.
    A questão que se põe é: o que se entende pela expressão Filosofia da Psicanálise? Pode-se, em primeiro lugar, ficar espantado com essa pergunta, porque, ao menos, genericamente, essa expressão deve possuir um significado muito aparentado às expressões tais como: filosofia das matemáticas, filosofia da física, filosofia da biologia etc, a respeito do que não faltam exemplos de trabalhos sérios e bem sucedidos. Pensando as coisas assim, a filosofia da psicanálise, assim como a (...) das matemáticas etc., nada mais seria que um ramo, uma espécie dessa disciplina mais geral que denominamos filosofia da ciência , que consiste, em linhas gerais, em se tentar saber qual é o modo próprio e específico que cada disciplina tem de estabelecer suas teses. Qual, por exemplo, o papel da observação, da experiência, do raciocínio etc. Como essa disciplina encadeia suas proposições, como ela procura fundamentá-las. O que tal ou tal disciplina entende por verdade, por proposição verdadeira. Enfim, o filósofo endereça às diferentes ciências questões do tipo: qual o seu regime de provas e validação? Qual o papel da experimentação e das hipóteses? Há uma adequação entre as proposições que ela coloca e aquilo através do qual procura estabelecê-las? Esses são exemplos de questões colocadas por isso que entendemos correntemente por filosofia das ciências . É o que examinaremos nesse artigo. (shrink)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    A matematização da física e demais ciências da natureza.Maria Aparecida Viggiani Bicudo - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Neste artigo, foca-se o específico na obra de Euclides e mostra-se como essa característica imprime um método de trabalho que se torna invariante na lógica da ciência do mundo ocidental mediante a intermediação de Galileu. Para tanto, são apresentadas: as características do pensar pré-categorial e a mudança de visão das figuras empíricas quase exatas para as figuras-limite idealizadas; a matematização da natureza; a perda de sentido do mundo implícita à lógica do formular; a aritmitização da Geometria e a respectiva perda (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Interpretações analítica, fenomenológica e pragmatista da oficina da física: uma hermenêutica comparativa na perspectiva peirciana.David A. Dilworth - 2018 - Cognitio 19 (1):88-109.
    Com referência ilustrativa à “filosofia da física,” o artigo analisa as diferenças entre as escolas analítica, continental e pragmatista como culturas eidéticas e agremiações concorrentes na filosofia profissional de hoje. A filosofia de Peirce emerge considerável como não apenas relevante para a filosofia da física, mas também, para uma hermenêutica comparativa das três escolas. Seu cosmomorfismo possui laços vitais com a história da filosofia, laços que estão, em geral, ausentes nos campos escolásticos contemporâneos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Física e Filosofia Antiga em Werner Heisenberg: apropriações do legado clássico por um físico do século XX.Anderson Cleiton Fernandes Leite & Samuel Simon - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:21-31.
    O objetivo deste artigo é analisar os usos que Werner Heisenberg fez da filosofia grega em sua obra. Pretende-se relacionar tais usos não apenas com a argumentação interna presente nos textos do físico alemão, mas também com o contexto histórico, conflitos e debates entre as diversas interpretações da teoria dos quanta durante a primeira metade do século XX. Faremos, inicialmente, uma apresentação geral da teoria quântica e da presença da filosofia na obra de Heisenberg e, em seguida, um (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43. Sem tarefa.Turma Disciplina Data Entrega Tarefa, Prova Quimica, Tabela Periodica, Ed Fisica, Terminar Tarefa da, Pesquisar Sobre A. Vida Do, Educador Paulo Freire & Tarefa Guia de Estudo Pagina - 1928 - História 8 (4/09):08.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  44.  10
    Possíveis contribuições da filosofia dos aspectos modais de Herman Dooyeweerd para a crítica do reducionismo da química a física.David Monteiro de Souza Junior & Wellington Pereira de Queiros - 2023 - Perspectivas 8 (1):105-140.
    A química e a física, em seu contexto histórico e cultural, se desenvolveram paralelamente no escopo da filosofia natural, e a química em especial, com elementos oriundos da medicina metalurgia e alquimia. O caráter tecnológico, pragmatismo e desinteresse metafísico dos químicos aliado a uma visão reducionista da química a física foram obstáculos relevantes para desenvolvimento tardio de uma filosofia da química. O uso de métodos analíticos de investigação química, como a espectroscopia, evidencia estreita relação histórica entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Análise de Necessidade de Formação Contínua para uso de Recursos de Tecnologias Digitais no Ensino da Física.Romualdo José Dos Santos Conceição & Kilwangy Kya Kapitango-A.-Samba - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-14.
    Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo estudar as percepções dos professores de física na cidade de Vilhena-RO sobre suas necessidades de formação contínua em tecnologias digitais no ensino. O problema de pesquisa consiste em saber quais as percepções dos professores de física, da rede estadual de Rondônia, que atuam na cidade de Vilhena-RO, sobre as necessidades de formação contínua em relação ao uso de recursos de tecnologias digitais salas de aula? Tratou-se de um levantamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    O problema da transcendência do objeto da percepção e do objeto da física nas investigações lógicas de Husserl.Savio Passafaro Peres - 2014 - Philósophos - Revista de Filosofia 19 (1):219-246.
    It is well known that in the first edition of Logical Investigations , Husserl defines the research field of phenomenology as a psychological immanence. However, if we closely examine the criteria used for defining the psychological immanence, we find that they imply certain conception of transcendence of the intentional object. This conception of transcendence leads to epistemological problems concerning the relationship between the physical object and the object of perception. After all, it would be correct to say that the physical (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Filosofia da Tecnologia: Introdução Ao Pensamento Dos Teóricos Do Século XX.Luiz Raimundo Tadeu da Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):372-381.
    O livro é direcionado tanto para um público mais familiarizado com a temática quanto para um público mais geral da Filosofia, pois abre um grande cenário de possibilidades para estudos sobre a Filosofia da Técnica e da Tecnologia. Apresenta, comenta e atualiza aspectos do pensamento filosófico a respeito da temática. Faz isso apresentando pesquisas que contribuem significativamente para a edificação das temáticas filosóficas que perpassam a Filosofia da Técnica e da Tecnologia enquanto “novo” campo disciplinar filosófico. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Ponczek, RL:" Deus ou seja a Natureza. Spinoza e os novos paradigmas da Física".Maria Luísa Ribeiro Ferreira - 2013 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 30 (1):283-287.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Conoscenza, scienza e filosofia: profili di scienziati e filosofi della scienza da Talete alla fisica contemporanea.Vincenzo Brandi - 2020 - Pistoia: Petite plaisance.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Introdução à perspectiva ficcionalista na filosofia da matemática.Marco Aurélio Sousa Alves & José Henrique Fonseca Franco - 2022 - Perspectivas 7 (2):330-346.
    O ficcionalismo, geralmente classificado como um tipo de nominalismo, apresenta como perspectiva precípua a tese de que os entes matemáticos são ficções. Para o ficcionalista, o discurso matemático é desprovido de conteúdo. Hartry Field, que é o principal defensor dessa concepção ontológica da matemática, contesta, em Science Without Numbers, a utilização de entes matemáticos na redação de teorias da física, alegando que a defesa mais plausível do realismo ontológico matemático é o argumento da indispensabilidade de Quine-Putnam. O ficcionalismo defendido (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000