Results for 'Diferença'

733 found
Order:
  1.  17
    Identidade, diferença E coerência: Reflexões críticas sobre a metalógica de cirne-Lima.Guido Imaguire - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):533-547.
    Neste artigo analiso criticamente a metalógica proposta por Cime-Lima com seus três princípios fundamentais: Identidade, Diferença e Coerência. Estes são considerados universalíssimos, pois precisam ser aplicados absolutamente tudo, inclusive a si mesmos.Disso surge a antinomia que legitima uma passagem dialética para a Filosofia da Natureza.Mostrarei: que a fundamentação do princípio de Diferença é falaciosa, e que esta metalógica gera artificialmente antinomias por meio de um uso inadequado da noção de auto-aplicação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Diferença e vantagem da sedução cética.Cesar Kiraly - 2020 - Discurso 50 (1).
    Trata-se de apresentar os caminhos de uma abordagem, cética em relação à política e seus mecanismos de sedução, bem como a sua imprevisibilidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Diferença e Distribuição Nômade Na Filosofia Política de Deleuze e Guattari.Yasmin de Oliveira Alves Teixeira - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (155):567-588.
    ABSTRACT The aim of this article was to develop an interpretation of the relation between Deleuzian transcendental empiricism and Deleuze-Guattarian political philosophy in the “Treatise on Nomadology,” which focuses on the concept of the nomadic war machine. To understand this concept, it is necessary to keep in mind that this is a transcendental Idea or virtual multiplicity, correlated of an effondement (‘ungrounding’), which sustains a difference by right in relation to the State apparatus and the military institution. On the basis (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    A diferença como valor humano: Ensaio sobre as contribuições do pensamento de Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze e Homi Bhabha para o Paradigma da Inclusão.Sílvia Ester Orrú - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):727-764.
    A diferença como valor humano: Ensaio sobre as contribuições do pensamento de Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze e Homi Bhabha para o Paradigma da Inclusão Resumo: A economia e a particularização marcam a sociedade contemporânea como importantes vetores para a ampliação das desigualdades sociais e produção de variados mecanismos de exclusão social. A diferença é parâmetro para categorizar e apartar pessoas à invisibilidade social. O presente ensaio tem como objetivo o diálogo junto aos autores Boaventura Sousa Santos, Gilles (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  65
    Clivagem, diferença e dobra na estrutura do humano: Lacan, Apel e Gadamer.Luiz Carlos Santuário - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):187-200.
    A filosofia, sendo um discurso antípoda ao discurso das ciências, no sentido de que não produz um conhecimento sobre particularidades, situa-se a priori no espaço interno de uma clivagem, de uma diferença e de uma dobra onde este discurso e este saber são produzidos e apresentados. Na cena contemporânea três pensadores, Lacan, Apel e Gadamer, tematizam a experiência do humano como ligada estritamente à linguagem enquanto elemento estruturador do humano, na medida em que este é situado no interior do (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Da diferença pensada ao discernimento vivido.Carlos Henrique do Carmo Silva - 1994 - Revista Portuguesa de Filosofia 50 (1):411-441.
  7.  51
    A fundamental diferença entre o conceito de tempo na ciência histórica e na física: interpretação de um texto heideggeriano.Renato Kirchner - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo tem como escopo fazer uma interpretação fenomenológica do texto da aula de habilitação pronunciada por Martin Heidegger em 1915 na Universidade de Friburgo. Apesar de ser um texto citado muitas vezes pelos estudiosos da obra heideggeriana, pouco se conhece a seu respeito e, sobretudo, que e como algumas ideias – as quais serão desenvolvidas em Ser e tempo (1927) – já estão embrionariamente presentes na referida aula. Nesse sentido, seguindo a indicação do próprio título, pretende-se evidenciar em que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Diferenças de gênero no trabalho docente na universidade federal de sergipe.Susana Rezende Lima - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):137-152.
    A presente pesquisa sobre uma abordagem de gênero propõe­se a analisar as trajetórias de Trabalhadores docentes, focalizando os fatores que impulsionam as mulheres a seguir a carreira na educação superior na Universidade Federal de Sergipe. O estudo de caso organizacional desenvolveu­se na Universidade Federal de Sergipe/Campus de Itabaiana­-SE, que integra 84 docentes (58 homens e 26 mulheres). Fontes utilizadas: revisão bibliográfica abordando conceitos orientadores da literatura; documentos da instituição e dados estatísticos sobre o perfil. As estatísticas de imediato descobrem a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Tambores do Sertão Diferença Colonial e Interculturalidade: entreliçamento entre Umbanda/Quimbanda e Candomblé Angola no Norte de Minas Gerais.Angela Cristina Borges - 2016 - Horizonte 14 (44):1651-1654.
    BORGES, Angela Cristina. Tambores do sertão, diferença colonial e interculturalidade: entreliçamento entre Umbanda/Quimbanda e Candomblé Angola no Norte de Minas Gerais. 2016. Tese - Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    A diferença italiana segundo Roberto Esposito.Fernando Gigante Ferraz - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):146-156.
    Esse texto é um resultado parcial e provisório de uma pesquisa de Pós-doutorado em andamento na Scuola Normale Superiore de Pisa/Italia sobre a supervisão do filósofo Roberto Esposito. Observa-se que nessas primeiras décadas do século XXI o pensamento filosófico Italiano, por algumas das razões que tentaremos expor abaixo, tem sido objeto de um grande interesse mundial, tornando-se objeto de inúmeros seminários, livros e artigos. O texto tenta avaliar se existiria algo como uma “filosofia Italiana” para além da pertença nacional daqueles (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  21
    Diferenças de gênero e valores relativos ao trabalho1.Helenides Mendonça & Daniela Sacramento Zanini - 2010 - Paideia (Misc) 20 (45):39-45.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    As diferenças entre os pensamentos de Peirce e Russell sobre filosofia, matemática e lógica.Lucas Antonio Saran - 2021 - Cognitio 21 (2):285-299.
    O objetivo deste trabalho consistirá em, sob um determinado recorte, expor e comparar os pensamentos de Charles Sanders Peirce e Bertrand Russell. Far-se-á uma comparação entre as concepções de Peirce e Russell sobre filosofia, matemática e lógica. Essa exposição comparativa terá o objetivo de mostrar e ressaltar as diferenças dos dois autores estudados. Tendo-se em vista esse objetivo, o presente trabalho será dividido em duas seções: na primeira seção, tratar-se-á exclusivamente de Peirce, e será feita uma breve exposição de suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Outrem como desafio à diferença.Larissa Rezino & Piero Detoni - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1513-1536.
    Outrem como desafio à diferença. Por uma nova ética dos afetos no mundo contemporâneo. Resumo: O artigo apresenta o conceito de Outrem através das perspectivas histórica e filosófica em conexão com o plano estético. O foco do trabalho consiste em apresentar as dinâmicas de Outrem a partir da obra Sexta-feira ou os limbos do pacífico, de Michel Tournier, precisamente por meio das novas versões dos personagens Robinson Crusoé e Sexta-feira em comparação com a proposta inicial de Daniel Defoe. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Restaurar a diferença na sensibilidade: Deleuze crítico de Kant.Leandro Lelis Matos - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):168-186.
    From the book Difference and Repetition, I intend to discuss the extent to which Deleuze's proposal to restore difference in sensibility, preventing difference from being confused with the diverse, as proposed by Kant, in order to remove difference from submission to representation in the ambit of sensibility. This sets up a new perspective to think about the issue of difference in sensitivity, reformulating notions of transcendental thinking and ontology, through an unusual alliance between science and philosophy. Therefore, the proposed objectives (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  45
    Diferenças entre as deduções nas duas edições da crítica da razão pura.Musse Ricardo - 1997 - Trans/Form/Ação 20 (1):45-55.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  39
    A diferença e a contradição. A crítica deleuzeana à dialética e as questões da dialética a Deleuze.Vladimir Safatle - 2016 - Discurso 46 (2):123-160.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  49
    Parmênides e Heráclito: diferença e sintonia.Izabela Bocayuva - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (122):399-412.
  18.  23
    As diferenças como ethos e práxis contempor'neos: sobre a dialética entre fundamentação e aplicação de paradigmas normativo-religiosos.Leno Francisco Danner, Agemir Bavaresco & Fernando Danner - 2017 - Horizonte 15 (46):510-542.
    In the text, we put the category of differences as anthropological-ontological and epistemological-moral contemporary ethos and praxis which challenge-streamline institutionalized and universalist religions, for example the Catholic Church, in their use of essentialist and naturalized foundations as normative-paradigmatic basis for framing, legitimation and orientation of these differences, as basement for the dialectics between plurality and unity regarding these differences. From that, we will argue that the institutionalized and universalist religions’ central challenge – and, in our case again, the Catholic Church’s (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  24
    Diferenças entre as deduções nas duas edições da crítica da razão pura.Ricardo Musse - 1997 - Trans/Form/Ação 20 (1):45-55.
    Comparação entre as duas versões da dedução kantiana dos conceitos puros do entendimento, a da 1ª edição de 1781 e a de 1787. Focam-se aqui principalmente as discrepâncias referentes à dedução objetiva, isto é, aquela encarregada de demonstrar que as categorias são as condições de possibilidade dos objetos de experiência.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Sobre Interdisciplinaridade e Diferença.Marcos Villela Pereira - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 22:108-128.
    O presente ensaio tem por propósito a recolocação em cena do debate sobre a interdisciplinaridade, tomando como campo de referência as contribuições da filosofia da diferença. A interdisciplinaridade será entendida como uma estratégia e como um expediente de subjetivação, definindo o modo como o sujeito e sua prática ocupam uma posição no mundo. O termo será analisado em termos conceituais, levando-se em consideração alguma produção já existente e oferecendo uma abordagem pautada no entendimento do que são os modos e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola.Vanessa Regina de Oliveira Martins - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):73-101.
    O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola Resumo: É urgente afirmar a surdez como acontecimento ontológico, produtor de diferenças, as quais se materializam no corpo dos sujeitos surdos. O artigo objetiva produzir uma análise filosófica da surdez-acontecimento, fazendo um paralelo entre a ação das políticas educacionais e a micro relação do cotidiano escolar, pelo movimento de resistência das pessoas surdas às políticas igualitárias. O conceito de governamentalidade, desenvolvido por Michel Foucault, é fundamental para essa reflexão, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  49
    Negação e diferença em Platão.Eliane Christina de Souza - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):1-18.
    Platão, ao tratar da negação no diálogo Sofista, afirma que sempre que enunciamos o que não é, não enunciamos algo contrário ao que é, mas algo diferente. A negação significa cada parte da natureza da diferença em antítese ao que é. Tal tratamento da negação resulta da necessidade de resolver alguns problemas colocados pelo eleatismo. Propõe-se indicar esses problemas e examinar o tratamento que Platão dá ao nãoser como diferença.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A Fenomenologia da diferença Ôntico-Ontológica.Michael Marder - 2010 - Phainomenon 20-21 (1):243-258.
    This paper focuses on Martin Heidegger’s reading of the Hegelian phenomenology of spirit as a veiled critique of Edmund Husserl’s phenomenology of consciousness. Ultimately, I argue, Heidegger will acknowledge the insufficiency of either phenomenology, concerned exclusively with Being or with beings, and will hint at the possibility of a third kind of phenomenology unfolding between the two - the phenomenology of ontico-ontological difference.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil.Sílvio Gallo - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1331-1337.
    *Doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Estadual de Campinas. ** Docteur à la Université de Paris 8. Professeur de philosophie de l'éducation, Université de Rouen. Apoio: CAPES-COFECUB. A noção de diferença ganhou o mundo, no final do século vinte, e chegou ao campo teórico da educação e às escolas. Educar a diferença; educar na diferença; educar para a diferença passaram a ser palavras de ordem em planos de educação de órgãos governamentais, em projetos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Neurociência Localizada: revendo diferenças de sexo/gênero em pesquisas sobre o cérebro.Laura D. Guerim - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36565.
    O objetivo deste trabalho é apresentar as críticas feitas por neurocientistas às pesquisas que buscam diferenças cognitivas entre homens e mulheres presentes no cérebro, principalmente, utilizando o respaldo da neuroimagem. Desde o início dos anos 2000, a preocupação com a utilização da neurociência para justificar estereótipos de gênero e a falta de critério dos responsáveis para diferenciar as expressões “sexo” e “gênero” têm envolvido diversas neurocientistas no debate mais profundo entre natureza e cultura apresentado por essas pesquisas. Além disso, é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Seksualna kot ontološka diferenca.Andrej Medved - 2015 - Ljubljana: KUD Apokalipsa.
    Roka kot Geschlecht-identiteta -- Vagina, objet petit a kot diferenca -- Smrt kot sprava Todestrieb.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  82
    Gênero: para além da diferença sexual-Revisão da literatura.Martha Giudice Narvaz - 2010 - Revista Aletheia 32:174-182.
    Descrevem-se, neste estudo de revisão, as principais posições teórico-epistemológicas, políticas e ideológicas do conceito de gênero em suas inscrições históricas. Apresentam-se o clássico sistema sexo-gênero, as críticas pós-estruturalistas às concepções binárias e biologicistas de gênero, bem como..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Entre o governo das diferenças e o ingovernável dos corpos: possibilidades de resistências em educação.Pedro Angelo Pagni - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):563-590.
    Resumo: Este artigo analisa o governo das diferenças em instituições como a escola e discute as condições de possibilidade de os corpos ingovernáveis resistirem às formas de dominação representadas pela biopolítica neoliberal. Para isso, recorre ao projeto foucaultiano e aos seus interlocutores com a finalidade de provocar no campo filosófico-educacional uma maior abertura para com o outro e as diferenças que encarnam. Vislumbramos com essa atitude ética e política agenciada pela relação com o ingovernável a possibilidade de resistir aos desdobramentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    Diferença e oposição: uma controvérsia.André Dias de Andrade - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):358-375.
    The work fulfill two purposes. The broad objective is to relativize the division between structuralism and its alleged overcoming or continuation, with post-structuralism. This takes place within a specific procedure: the way in which Saussure develops and precedes importante theses to Deleuze's philosophy of difference. It begins with the critic that Deleuze addresses to the structuralism of the former, as unable to grasp both the differentiation and the organization of the various forms of experience. The focus on Saussure is due (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena.Paulo de Tássio Borges Silva, Rosilene Cruz de Araújo & José Carlos Batista Magalhães - 2022 - Odeere 7 (3):122-139.
    A proposta tem como análise o movimento de construção do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Escolar Indígena, tensionado pelo Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), juntamente com as lideranças dos 30 povos indígenas da Bahia, que pontuaram a ausência de diálogos específicos acerca da Educação Escolar Indígena no DCRB, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia em dezembro de 2019. O DCRB é uma tentativa de tradução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo criado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Representações de diferença em jogo na discussão sobre cotas.José Licínio Backes - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Apontamentos sobre Repetição e Diferença.Salomé Lopes Coelho - forthcoming - Rhuthmos.
    Este texto já apareceu no site da ESC:ALA. “Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer?”, pergunta Clarice Lispector, em A Hora da Estrela. Qualquer começo se faz pelo meio. Meio como metade de uma totalidade, meio como ponto equidistante do princípio e do fim. Meio como ponto central. Meio como ambiente. Ter meios, ter possibilidade, ter veículo, ter ponte. O começo nunca é uma totalidade. Qualquer começo se faz a igual distância do início e do fim (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    Ernildo Stein 2000: Diferença e metafísica - ensaios sobre a desconstrução.Claudia Druncker & Celso Braida - 2001 - Natureza Humana 3 (2):359-366.
  34.  27
    Ernildo Stein 2000: Diferença e meta-física–ensaios sobre a desconstrução. Porto Alegre, EDIPUCRS. ISBN: 85-7430-160-4.Claudia Drucker & Celso Braida - 2001 - Natureza Humana 3 (2):359-366.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Sobre as diferenças entre éthos com epsílon e êthos com eta.Miguel Spinelli - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):9-44.
    O objetivo deste artigo consiste em detalhar como os termos éthos (grafado com epsílon) e êthos (com eta), ao mesmo tempo em que diferem, se completam entre si. Visto que os dois termos estão intimamente associados aos conceitos de phýsis (de natureza) e de moîra (de necessidade ou destino) este estudo quer também explicitar como se dá essa inter-relação.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36.  19
    Algumas dimensões da "diferença": O itinerário de Gilles Deleuze no artigo "a concepção da diferença em Bergson".Flávio Luiz Freitas - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):705-722.
    RESUMO O objetivo do presente trabalho consiste em explicitar o itinerário ou linha argumentativa de Gilles Deleuze no artigo intitulado "A concepção da diferença em Bergson", de 1954. Postula-se que nesse trabalho de 1954, Deleuze exponha a noção de 'diferença', que está presente na obra de Henri Bergson, por meio da relação entre três dimensões: metodológica, cosmológica e ontológica. Para tanto, caracteriza-se o conjunto do pensamento de Deleuze em relação à História da Filosofia. Em seguida, identifica-se o percurso (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Diferenças e semelhanças entre as políticas de reconhecimento em Honneth e Taylor.Vigevando Araújo De Sousa - 2019 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 11 (26):149 - 161.
    Este artigo tem por objetivo descrever e comparar as propostas da política de reconhecimento desenvolvidas por Axel Honneth, na obra Luta por reconhecimento, e por Charles Taylor, na obra Argumentos filosóficos. Ambos os pensadores buscam em Hegel uma referência teórica para renovar suas teorias. Em Honneth, a noção de reconhecimento está fortemente ancorada na intersubjetividade dos indivíduos, decorrente de uma luta por reconhecimento: o desrespeito a qualquer uma das formas de reconhecimento pleno – o amor, o direito e a solidariedade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar.Antônio Chizzotti & Alipio Marcio Dias Casali - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):193-222.
    Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a desigualdade, a pobreza e as diferenciações inferiorizadoras – discriminações e segregações – e seus efeitos de precarização sobre a vida escolar: reprovação e abandono escolar. O centro crítico da análise encontra-se na circularidade viciosa pela qual, num sentido, a desigualdade e a pobreza determinam diferenciações inferiorizadoras que resultam em fracasso escolar e, no sentido inverso, o fracasso escolar resulta em mais pobreza e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  45
    Hume e a trivial diferença.João Paulo Monteiro - 2001 - Discurso 32:31-48.
    A desigualdade da condição feminina tem como ponto central na análise de Hume a diferença nas atitudes da sociedade perante o dever de castidade. Esta é explicada – pela incerteza da paternidade e suas consequências -, mas nem por isso justificada. Hume aponta também outras desigualdades derivadas de privilégios masculinos injustificáveis. Como no caso das linhagem de nobreza e sobretudo no caso dos fenômenos de sujeição das mulheres pelos homens, que compara aos fenômenos históricos de opressão étnica.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Lógica da Diferença e Androlatria: o caso das mulheres das academias de musculação.César Sabino - 2003 - Enfoques 2 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Samuel Pufendorf e a diferença entre Direitos Perfeitos e Imperfeitos/Samuel Pufendorf and the distinction between Perfect and Imperfect Rights.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):49.
    A hipótese deste artigo tem o objetivo de mostrar que Samuel Pufendorf utiliza e elabora a distinção efetuada por Hugo Grotius entre direitos perfeitos e imperfeitos. De certo modo Pufendorf vai mais adiante do que Grotius e não apenas aceita a sua distinção, como também a esclarece: os direitos em geral são poderes morais obtidos pela lei que apresentam ao mesmo tempo dois tipos de poder moral e de direitos. No caso dos direitos perfeitos, o homem está por definição autorizado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  21
    Sexualidade maquínica contra a diferença sexual: de Deleuze e Guattari a Preciado.Cíntia Vieira da Silva & Letícia Conti Decarli - 2022 - Hybris, Revista de Filosofí­A 13:217-239.
    Preciado caracteriza o regime da diferença sexual como um conjunto de tecnologias sociais que esconde sob o nome de Natureza aquilo que se configura como efeito da ordem política e econômica denominada “patriarcado hetero-colonial”. Deleuze e Guattari, em O Anti-Édipo, constroem uma concepção de sexualidade inseparável das determinações do campo social. Porém, veremos como é pelo conceito de sexualidade maquínica que os autores se furtam a reduzir a sexualidade a um simples efeito do campo social, pois também buscam uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  30
    Determinação e diferença: considerações sobre a razão suficiente segundo Leibniz.Nuno Ferro - 2014 - Doispontos 11 (2).
    Entre os muitos textos em que Leibniz introduz e apresenta o princípio de razão suficiente está, como se sabe, o do parágrafo 7 dos Princípios da Natureza e da Graça. O texto diz: "Jusqu'icy nous n'avons parlé qu'en simples Physiciens : maintenant il faut s'elever à la Metaphysique, en nous servant du Grand Principe, peu employé communement, qui porte que rien ne se fait sans raison suffisante, c'est à dire que rien n'arrive, sans qu'il soit possible à celuy qui connoitroit (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  25
    Da unidade/diferença à modalidade: A arqueologia da ontologia no pensamento de Giorgio Agamben.Ana Suelen Tossige Gomes & Andityas Soares de Moura Costa Matos - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):651-670.
    RESUMO Um retorno ao ser aparece na contemporaneidade como uma via teórica importante para se pensar as possibilidades de uma política e de uma ética livres das conformações legadas pela história do Ocidente. É nesse sentido que Giorgio Agamben desenvolve em "O uso dos corpos" o que chamará de uma arqueologia da ontologia, buscando verificar se o acesso a uma ontologia ainda é possível nos dias de hoje. Partindo de Aristóteles, passando pela escolástica, até chegar a Heidegger, Agamben evidencia como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  38
    Metáforas da diferença: a questão do inteiramente outro a partir da teoria da realidade como construção.Wilson da Silva Gomes - 1992 - Trans/Form/Ação 15:131-147.
    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  26
    Sexto Empírico e as diferenças entre o Pirronismo e a filosofia dos Acadêmicos.Rafael Huguenin & Rodrigo Pinto de Brito - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 27:02711-02711.
    This paper consists in the presentation of the first version of the Greek/Portuguese translation of Sextus Empiricus’ _Outlines of Pyrrhonism _1.220-235, passage where Sextus traces a comparison between the Pyrrhonism and the Academic philosophy.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  19
    Significação E diferença: Derrida E a deconstrução – da fenomenologia husserliana da linguagem.João J. Vila-Chã - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):187-207.
    O texto se propõe a examinar o procedimento desconstrutivo levado a cabo por Jacques Derrida com relação a aspectos da filosofia da linguagem em Edmund Husserl, através especialmente da investigação e crítica da natureza da significação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  16
    Imagem do pensamento: Deleuze e a filosofia da diferença.Américo Grisotto - 2022 - Griot 22 (3):244-254.
    Este artigo tem a intenção indicar um uso propositivo da noção de imagem de pensamento presente na obra Diferença e repetição de Gilles Deleuze, pois de acordo com esta referência, é típico da repetição afirmar-se, permitindo a emergência do que difere. De outro modo, a noção de imagem do pensamento ocorre na filosofia de Deleuze em três ocasiões, nas obras Nietzsche e a filosofia, Proust e os signos e em Diferença e repetição e nestas obras, nem sempre esta (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Condições de possibilidade para o pensar eo agir ético: a experiência da diferença e do outro.J. Ferreira Júnior Wanderley - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):13-33.
    Este texto analisa a experiência do pensar e do agir ético em tempos de morte do desejo de filosofar e do sujeito. Também o caráter da experiência de pensamento e a exigência de ruptura com uma determinada imagem do pensamento, consolidada pela própria tradição filosófica e por nossa prática como professores de filosofia e sujeitos éticos. Faz uma crítica à ética universal e à ideia de sujeito universal que lhe é subjacente num contexto em que se proclama a morte do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  2
    O Estatuto Predicativo das Diferenças em Aristóteles.António Pedro Mesquita - 2000 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 8 (16):3-46.
    The aim of this article is to characterise the concept of difference in Aristotle, both as a predicate of the genus and as a predicate of the species. We then try to classify these two dimensions of difference within the framework of the predicables. The general conclusion is that the differentia constitutiva is an essential predicate, logically analogous to the genus in this respect, while the differentia divisiva cannot be located within that framework because the predicables are implicitly thought by (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 733