7 found
Order:
Disambiguations
Cláudia Drucker [12]Claudia Pellegrini Drucker [1]
  1.  19
    A afinidade entre arte e conhecimento em Platão,Nietzsche e Heidegger.Cláudia Drucker - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):07-20.
    Este estudo consiste num comentario do curso que Heidegger deu entre 1936 e 1937 intitulado "A vontade de poder como arte" em que ele compara as filosofias de Platão e Nietzsche sobre arte. Uma tal aproximação não implica negar que, se consideramos o todo das obras, tanto de Nietzsche como de Heidegger, a maioria das referências a Platão visam marcar uma distância perante ele.Meu único objetivo é mostrar que não existe uma fórmula simples para explicar a relação entre os três (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  26
    Ernildo Stein 2000: Diferença e meta-física–ensaios sobre a desconstrução. Porto Alegre, EDIPUCRS. ISBN: 85-7430-160-4.Claudia Drucker & Celso Braida - 2001 - Natureza Humana 3 (2):359-366.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  44
    Hanna Arendt on the Need for a Public Debate on Science.Claudia Drucker - 1998 - Environmental Ethics 20 (3):305-316.
    I discuss Arendt’s claim that science and its uses should become a matter of political discussion. The suggestion that science can be discussed and monitored by lay people is based on her interpretation of modern science. Modern science results from a flight from the human condition, which in her view should be reversed by means of the public debate. I conclude that Arendt’s political approach should in fact be called a moral approach. Arendt’s arguments can be reduced to a traditional (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  19
    Husserl,Heidegger e a superação do naturalismo.Cláudia Drucker - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (1):05-24.
    Tanto Husserl quanto Heidegger acreditam que os dois maiores perigos da nossa época são o naturalismo e o tecnicismo.A formulação de Husserl é recusada em favor da de Heidegger, visto que a primeira não explica porque a ciência moderna não é um erro nem porque a ética é importante diante da técnica.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    O refúgio esquivo: Nietzsche e Heidegger sobre arte e niilismo.Claudia Drucker - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):4-22.
    Tanto Nietzsche como Heidegger consideram o niilismo uma ameaça, mas divergem quanto à definição do fenômeno e quanto à resposta ser dada. Heidegger reluta em apontar uma saída, seja através da arte ou da ação, já que também as soluções propostas podem ser formas de reforçar o niilismo.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    The musical work of art: a question for Heidegger.Claudia Drucker - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (55):7-34.
    O pensamento de Heidegger sobre as artes considerou a poesia, em primeiro lugar, e depois as artes plásticas. A música quase não é citada. De obras e compositores afirma‑se que não alcançaram relevância histórica. Ao mesmo tempo, o pensamento de Heidegger sobre a obra de arte não poderia deixar de abarcar a música e influenciar abordagens posteriores, mesmo que maneira negativa, desconstruindo certezas sedimentadas. No presente artigo, tento expor a dupla direção que caracteriza as linhas principais do pensamento heideggeriano sobre (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Experiência nacional e interpretação: a recepção americana de Heidegger.Claudia Drucker - 2001 - Human Nature 3 (1):61-90.
    Uma comparação entre dois intérpretes americanos de Heidegger, que destaca as premissas e os objetivos comuns a ambos. Dreyfus e Rorty usam o pensamento de Heidegger seletivamente. A autora aponta as dificuldades a que tal leitura leva, e faz uma distinção entre as respostas de Dreyfus e de Rorty. Dreyfus atribui a Heidegger uma má compreensão do seu próprio projeto. Rorty reconhece que suas premissas e objetivos não são heideggerianos, e defende que é legítimo usar uma teoria a serviço do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark