Results for 'Criatividade'

60 found
Order:
  1.  19
    Criatividade e ceticismo em Nietzsche.Andreas Urs Sommer - 2014 - Cadernos Nietzsche 34:11-31.
  2.  18
    Criatividade brasileira: gastronomia, design, moda: Alex Atala, Fernando e Humberto Campana, Jum Nakao.Alex Atala, Fernando Campana, Humberto Campana, Jum Nakao, Andréa Naccache & Ana Carmen Longobardi (eds.) - 2013 - Barueri, SP, Brasil: Manole.
    Origens : Alex Atala, Fernando e Humberto Campana -- Presente : Fernando e Humberto Campana e Jum Nakao -- Intermezzo : convívio : Jam Nakao e colaboradores -- Destinos : Alex Atala e Jum Nakao -- Entrevistas -- Um pouco de história.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  48
    Criatividade, liberdade e dignidade: impactos do darwinismo no behaviorismo radical Carolina Laurenti.Carolina Laurenti - 2009 - Scientiae Studia 7 (2):251-269.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Criatividade transegressora : uma proposição transdisciplinar para pensar a pesquisa e o ensino.Thiago Emmanuel Araújo Severo - 2013 - In Maria da Conceição de Almeida Moura & Alex Galeno (eds.), Ensaios de complexidade 3. Natal: EDUFRN, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Afetividade e Criatividade em Filosofia para Crianças.Fernando Bento - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):383-399.
    A prática filosófica com crianças permite que elas construam e cumulativamente reconstruam significados enquanto formam a consciência de si, mobilizando simultaneamente elementos dos domínios afetivo, cognitivo e recreativo, presentes na esfera da sua experiência. Nesta dinâmica, habilidades de diálogo e de pensamento consolidam-se sobre competências crítico-reflexivas, sensíveis a critérios razoáveis de afirmação das competências intencionais de interpretação desta sensibilidade em ambientes educativos profícuos privados e públicos, tais como a família e a escola. Sendo a vida infantil um processo de mútuo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A melancolia da criatividade na poesia de Augusto dos Anjos, de Sandra S. F. Erickson.Pablo Capistrano - 2005 - Princípios 12 (17):218-223.
    Resenha do livro de Sandra S. F. Erickson. A melancolia da criatividade na poesia de Augusto dos Anjos . Joáo Pessoa: Editora Universitária, UFPB, 2003, 243 páginas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process.Maria José de Pinho & Morais - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):129-150.
    Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Imaginação criativa e criatividade.María Cristina Di Gregori - 2018 - Cognitio 19 (1):77-87.
    Nas últimas décadas, a ideia de criatividade tem obtido um aumento de interesse nos campos da filosofia, ciências cognitivas, sociologia, etc. e tem havido uma contribuição renovada com relação à ideia clássica de criatividade. Consideramos que a contribuição do pragmatismo clássico merece uma menção especial – em especial, as obras de Charles S. Peirce e John Dewey. Neste artigo, iremos nos referir, exclusivamente, ao tratamento deweyiano a essa ideia. Sustentaremos que a teoria de Dewey fornece elementos interpretativos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Regeneração e Criatividade na História: O caso da Economia.Bernard Lonergan - 2009 - Revista Portuguesa de Filosofia 65 (1/4):629 - 639.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Raciociocínio Abdutivo, Criatividade e Auto-organização.Maria Eunice Quilici Gonzalez - 2002 - Cognitio 3:22-31.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    O Ato de Pensar X Pensamento no contexto de David Bohm: O Despertar da Criatividade em Oposição à Arbitrariedade e Fragmentação do Conhecimento Científico.Juliana Genevieve Souza André - 2021 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 27:25.
    A presente tese de doutorado trata da reflexão de David Bohm acerca do Ato de Pensar X Pensamento e seus impactos que incidiriam na liberdade para a criatividade ou, ao contrário, esbarrariam em arbitrariedade e fragmentação, em especial, no conhecimento científico. Para tanto, combinamos algumas de suas obras escritas no período de maturidade. Na tessitura de nosso texto, seguindo a linha de Bohm, recorremos ao uso de metáforas e analogias, no intuito de explorar não apenas o “despertar de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  49
    Interações sociais e clima para criatividade em sala de aula.Ana Clara Oliveira Libório & Marisa Maria Brito da Justa Neves - 2010 - Revista Aletheia 31:168-183.
    Este trabalho objetivou verificar as diferenças significativas no clima para a criatividade em turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, as possíveis relações entre as interações professor-aluno e o clima para criatividade em sala e de que forma as concepções dos professores acerca da criatividade s..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    O ensino de Filosofia como despertar do espírito de criatividade.Renato Nunes Bittencourt - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 5.
    Este artigo pretende abordar a importância do ensino de Filosofia para a formação intelectual do jovem estudante, pelo fato de possibilitar o desenvolvimento do senso crítico nas suas mais diversas manifestações. Ressalto também o caráter de criatividade que está presente na reflexão filosófica, pois tal prática se consolida como uma doação de significados e valores por parte daquele que filosofa.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A influência da estética na usabilidade aparente: aspectos para a criatividade e inovação no design de sistemas e produtos.Luis Carlos Paschoarelli & Lívia Flávia de Albuquerque Campos E. Aline Darc Piculo dos Santos - 2015 - In Evandro Fiorin, Paula da Cruz Landim & Rosangela da Silva Leote (eds.), Arte-ciência: processos criativos. Cultura Acadêmica Editora.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A muzak e as indústrias culturais: os hábitos da escuta e da experiência contemporânea com a criatividade musical.Rodrigo Fonseca Rodrigues - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    A partir de um esforço de definição conceitual do termo Muzak, utilizado para designar um produto da indústria fonográfica que institui hábitos cotidianos de experiência musical, este trabalho tenta aventar as modalidades históricas da escuta e as suas possibilidades criativas nos contextos contemporâneos. A muzak será um pretexto para motivar uma discussão de caráter epistemológico nos estudos da comunicação, que merecem um investimento de retorno a questionamentos de princípios conceituais e de aportes teóricos. Em vez de somente recensear gêneros, cenas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    A tarefa de estudo: Ciência E criatividade do professor.Orlando Aquino & Neire Cunha - 2015 - Educação E Filosofia 29 (57):125-152.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Refrações do discurso citado como episteme discursiva na criatividade verbal.Irene Machado - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):154-179.
    RESUMO O ensaio revê a análise crítica de V. N. Volóchinov a respeito dos processos de transmissão discursiva, questionando estudos consagrados das categorias estilísticas e impressionistas. Ao descobrir formas em que o discurso citado tensiona a citação fazendo emergir um discurso quase direto, que tanto pode ser do narrador como da personagem, Volóchinov entende ter encontrado uma outra história do discurso, muito mais favorável à manifestação da bivocalidade como reação ativa ao discurso de outrem e como plena manifestação do ideologema. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  18
    Inovações Metodológicas No Ensino de Filosofia Na Universidade.Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Deni Elliot Noronha Lopes, Elias Sá de Lima, Eliandro Antonio do Nascimento, Yorrana Ferreira Tomaz de Lima & Alexandre Willians Nascimento - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):282-304.
    O artigo pretende contribuir com as discussões sobre o ensino de filosofia, partilhando achados de uma pesquisa realizada com duas turmas de estudantes universitários na disciplina de Estética (Curso de Música -Licenciatura). As inovações metodológicas aplicadas nas turmas buscaram valorizar o ensino de filosofia em diálogo permanente com as vivências cotidianas e artísticas dos estudantes através de atividades em sala sistematicamente vinculadas aos temas previstos no programa da disciplina. Os resultados dos dados apontaram que as estratégias metodológicas de ensino utilizadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. AS SOMBRAS CEGAS DE NARCISO (um estudo psicossocial sobre o imaginário coletivo).Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terra à Vista.
    No presente trabalho, vamos abordar algumas das questões essenciais sobre o imaginário coletivo e suas relações com a realidade e a verdade. Devemos encarar esse assunto em uma estrutura conceptual, seguida pela análise factual correspondente às realidades comportamentais demonstráveis. Adotaremos não apenas a metodologia, mas principalmente os princípios e proposições da filosofia analítica, que com certeza serão evidentes ao longo do estudo e podem ser identificados pelos recursos descritos por Perez[1] : Rabossi (1975) defende a ideia de que a filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  50
    A Intuição Ecológica Criativa na Tomada de Decisão Econômica na Democracia: o caso do Banco Finapop.Alfredo Pereira Junior & J. Moroni - 2022 - Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 44 (1):2-23.
    A teoria dos dois sistemas (Kahneman, 2011), em suas várias vertentes, assume que a tomada de decisão humana é baseada em dois sistemas cognitivos: um que é automático, rápido, agindo com mínimo esforço cognitivo, intuitivo (no sentido de Morewedge & Kahneman, 2010), e majoritariamente inconsciente; e outro que é reflexivo, lento, atuando com intenso esforço cognitivo, racional e totalmente consciente. Neste trabalho, investigamos a teoria dos dois sistemas e sua aplicação na tomada de decisão econômica em governos democráticos, com ênfase (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Celso Candido de Azambuja & Gabriel Ferreira da Silva - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-16.
    O artigo aborda os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na educação, enfatizando a necessidade de repensar as estratégias pedagógicas nas universidades. Explora as transformações trazidas pela IA incluindo a automação e o potencial de personalização do ensino. Argumenta que as universidades devem se adaptar para formar profissionais capazes de trabalhar com a IA valorizando habilidades como criatividade, pensamento crítico e competências éticas. O texto também discute o papel dos professores na era da IA sugerindo que devem se concentrar mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Alfabetização e Letramento: Estudo Sobre Os Aspectos Pragmáticos da Leitura.Jussara Marques Barreto - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Na contemporaneidade, a leitura e a escrita ganham importância significativa na vida do indivíduo. Ambas proporcionam a inserção social através do acesso à informação, do desenvolvimento da criticidade, da criatividade e da ampliação de vocabulário. Esses aspectos contribuem para a ampliação da discussão sobre a importância da leitura na construção da identidade do indivíduo,além de elucidar a promoção do entendimento da realidade. Esta leitura tem como objetivo explicitar o conceito de alfabetização, ressaltando a formação do leitor e as funções (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  58
    Fundamentos epistemológicos da teoria modular da mente de Jerry A. Fodor.Kleber Bez Birolo Candiotto - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):119-135.
    Este artigo é uma apresentação dos fundamentos da teoria modular desenvolvida por Jerry A. Fodor e uma reflexão sobre seus principais desafios. A noção de modularidade da mente de Fodor, por um lado, procura superar as insuficiências metodológicas e epistemológicas do associacionismo e do localizacionismo a respeito das explicações da estrutura e do funcionamento mental; por outro lado, é uma oposição à postura culturalista de Vygotsky, para o qual as funções superiores da mente, como a cognição, são produtos artificiais, culturais. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24. Criação e arte em suas potencialidades neguentrópicas.Fernanda Dechatnek - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Procuramos explorar o potencial das criações humanas visando dar algum prospecto para a questão da entropia e sua irreversibilidade de acordo com as definições da termodinâmica. Para tanto, seguindo a relação de ordem e desordem que explicam a entropia em Erwin Schrödinger, traça-se uma comparação entre os tipos de criação e quais caminhos elas podem tomar em via de acelerar ou retardar a morte térmica do Universo. A partir disso, em via de explorar melhor a atividade neguentrópica da criatividade, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    A espuma do tempo.Adriano Moreira - 2006 - Cultura:9-14.
    A complexidade crescente da rede mundial de dependências, e o tempo acelerado da mudança, ultrapassaram as capacidades, as rotinas, e a criatividade dessas estruturas, que se tinham arquitectado em tempo demorado, os Estados perderam de regra a eficácia do modelo da centralidade da direcção, e, sem grande diferença qualitativa entre poderosos e pequenos, multiplicam, por todas as áreas das competências que guardam, os centros de intervenção que se articulam em redes internacionais, sem que isso tenha necessária réplica em redes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    A educação filosófica é cosmológica.Remi Schorn - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):9-25.
    Toda a filosofia importante visa compreender o universo, suas relações e nosso lugar nele, é cosmológica. Enquanto entidades de conhecimentos, constituímos nossa subjetividade na imbricação com os problemas e teorias de nosso tempo. Nessa objetividade teórica comum a todos os humanos a filosofia conjectura acerca da relação entre eternidade, perenidade e transformação. Sua missão é problematizar e relacionar criticamente nossas teses com as teorias vigentes nas mais diversas formas de conhecimento particular. Trata-se de encontrar o mote relacional entre tudo o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Bakhtin, Pushkin e a cocriatividade daqueles que compreendem.Donald Wesling - 2016 - Bakhtiniana 11 (3):196-212.
    RESUMO Do início até o final de suas publicações, Mikhail Bakhtin escreveu frequentemente a respeito da força da criatividade. Isso foi um tema secundário, mas também uma variante livre e valorativa de seus grandes temas, como dialogismo, cronotopo, carnaval, grande tempo. A definição de Bakhtin que colabora para distinguir o dado, que já existe, do recentemente criado, ajuda-nos, em 2015, a resgatar a criatividade de seus usos desgastados na esfera pública. Uma finalidade deste ensaio é retificar uma expressão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  47
    A filosofia da existência de Roger Garaudy.José Mauricio de Carvalho - 2005 - Cultura:301-314.
    Roger Garaudy é um filósofo francês que muda de uma posição inicialmente marxista para outra existencialista. A sua aproximação com o existencialismo se dá na década de 70 quando o pensador foi expulso do Partido Comunista Francês por discordar dos rumos do marxismo de então. Ao mesmo tempo ele descobre no existencialismo a chave teórica que justifica sua preocupação humanista. Da fase marxista, o filósofo preserva os elementos éticos e as preo­cupações sociais que ele transfere para sua filosofia existencial. Garaudy (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Gênese textual de um título: estudo sobre as redes associativas e ativação de memórias em alunos recém-alfabetizados.Eduardo Calil - 2021 - Bakhtiniana 16 (1):184-210.
    RESUMO Este estudo tem por objetivo compreender o processo criativo durante a gênese textual de títulos em histórias inventadas por alunos recém-alfabetizados. A partir da perspectiva teórico-metodológica oferecida pela Genética Textual, dentro de uma abordagem linguístico-enunciativa, analisamos as relações associativas constituídas na recuperação de informações advindas das memórias semântica e episódica desses alunos. Tomamos como unidade de análise o diálogo face a face, estabelecido durante um processo de produção textual colaborativa, no contexto ecológico da sala de aula. Nossa análise, qualitativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    Cézanne:a solidão da arte.Gonzalo Armijos Palacios - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (1):25-38.
    Este artigo tem reflexões que tratam da criatividade na arte e na filosofia.A questão de fundo é a dos valores que as tradições artística e filosófica querem impor às novas gerações de artistas e filósofos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Experiência pedagógica com a ginástica na escola.Rayza Rodrigues & Petra Schnneider - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):245-256.
    O presente artigo é uma experiência pedagógica com a Ginástica, especificamente a Ginástica Circense e Acrobática para alunos do ensino médio a partir de uma metodologia superadora. Através do método da práxis social foi possível identificar o conhecimento inicial dos alunos, problematizar elementos emergentes durante as aulas, confrontar o conhecimento científico com o senso comum, permitir a criatividade do aluno para novas possibilidades e superar a realidade a qual os alunos se encontravam. As aulas aqui expostas proporcionaram ao aluno (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  3
    A universidade E sua responsabilidade social.Marina Tazón Volpi - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (161):117-133.
    O artigo apresenta enfoques de diferentesautores sobre a responsabilidade social daUniversidade. Enfatiza sua importância na formaçãointegral do indivíduo para a sociedade do futuro,devendo constituir-se num espaço social queprivilegie a criação e a instigação da criatividade,preparando, assim, o homem para a vida nummundo em constante transformação mediante aativação de sua capacidade reflexiva, buscandoconfigurar novas respostas às necessidades da sociedade.A Universidade como a instituição que,aberta para o diálogo com seu entorno, deveràbuscar soluções concretas para os problemas dopresente e do futuro, mediante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  12
    Pelos silêncios das Tisanas, de Ana Hatherly.Rodrigo da Costa Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    A poesia e a obra de arte, nos dinamismos que lhes são inerentes, instituem um espírito de crítica e um afã interpretativo, em busca de um redimensionamento de sua criatividade. O objetivo dessa crítica assume um questionamento da própria realidade que a obra/poesia procura representar e influenciar. Assim também são os traços delicados do livro de poesias Tisanas, da artista plástica, poeta, romancista, ensaísta e tradutora portuguesa, Ana Hatherly (1929-2015).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Epistemologia Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    A Ciência não tem a explicação para tudo, o seu raciocínio lógico não consegue abarcar a totalidade das coisas, dos fatos e dos significantes. Em verdade, a parte das coisas, dos fatos e dos significantes que a Ciência tem acesso é apenas a ponta do iceberg. A parte submersa é então a Insciência, isto é, o conjunto de coisas, fatos e significantes aos quais a Ciência não tem acesso por estarem além dos limites da origem do Logos. Nisto consiste a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Teoria Geral da Insciência.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    A Ciência não tem a explicação para tudo, o seu raciocínio lógico não consegue abarcar a totalidade das coisas, dos fatos e dos significantes. Em verdade, a parte das coisas, dos fatos e dos significantes que a Ciência tem acesso é apenas a ponta do iceberg. A parte submersa é então a Insciência, isto é, o conjunto de coisas, fatos e significantes aos quais a Ciência não tem acesso por estarem além dos limites da origem do Logos. Nisto consiste a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Arte, Educação, Cultura: Uma reflexão a partir de Friedrich Nietzsche e Vilém Flusser/Art, Education, Culture: a reflection inspired by Friedrich Nietzsche and Vilém Flusser.Debora Pazetto Ferreira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):110.
    Este artigo propõe uma reflexão sobre arte, filosofia, cultura e educação balizada pelos pensamentos de Friedrich Nietzsche e Vilém Flusser. Avesso à erudição acadêmica e profissionalizante, o jovem professor Nietzsche criticava a cultura histórica que segregou o pensamento e a maneira de viver. A essa tendência, o autor opunha uma educação artística, ou seja, uma formação para o pensamento livre e para a criatividade. Este conceito é basilar no pensamento de Flusser e deve ser entendido em consonância com o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    A Filosofia da Educação de John Dewey: reflexões e perspectivas atuais para a escola brasileira.Maria Judith Sucupira da Costa Lins - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):19.
    Procura-se neste artigo refletir sobre o papel da filosofia de John Dewey na educação sem contudo fazer a história de sua presença no Brasil. Sendo impossível analisar todas as suas ideias, o autor selecionou alguns temas básicos da obra de Dewey: experiência e criatividade, papel do professor, sociedade e democracia. Discute-se a importância, para os educadores, do retorno à teoria de Dewey nos tempos atuais, bem como a necessidade de uma reflexão profunda sobre suas ideias. Como conclusão, pergunta-se qual (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Arte E cidade. Considerações críticas sobre arte E valor na sociedade de classes.Ronaldo Rosas Reis - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):317-333.
    RESUMO O tema do artigo é a relação arte e cidade, mediante o qual busca-se estudar a conformação do valor da arte numa sociedade de classes. Sua estrutura parte de um recorte da pesquisa em curso no âmbito do estágio sênior na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires entre 2013 e 2014. O texto se desenvolve em tópicos de temáticas complementares onde são analisadas as categorias estatuto social da cidade, a mercadoria arte, a alienação e a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Educação para a paz e novas tecnologias.Dom Irineu Rezende Guimarães - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3).
    Resumo : O presente artigo objetiva investigar o tema cultura da paz no contexto das novas tecnologias. Não obstante os meios de comunicação exponham as diversas faces da violência, o fato é que se está vivendo, em todos os cantos do mundo, um período de muito interesse, criatividade e empenho na luta pela paz. Para explicitar isso, o texto buscará articular quatro pontos: 1) estabelecer a questão fundamental da educação e da cultura da paz , discernindo seu objetivo e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    Educação, Conhecimento e Finitude.Cezar Luís Seibt - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:109-123.
    A complexidade da realidade humana não permite que a razão instrumental esgote explicativamente os elementos que compõe a realidade educacional. Surge a necessidade de uma atitude aberta e atenta para compreender aquilo que se recusa e esconde na cotidianidade. A fenomenologia hermenêutica é consciência dos limites da racionalidade, postura vigilante, um desafio para a responsabilidade e criatividade na atividade pedagógica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente.Divino José da Silva - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):45-71.
    Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente Resumo: Na sociedade de desempenho, atribui-se a cada indivíduo a responsabilidade de fazer render seu corpo, seu tempo, sua criatividade e sua imaginação. Nesse jogo, a vida foi submetida ao cálculo administrativo, visando a eliminar a negatividade, os riscos e modos de resistências que impedem a realização do capital e de sua comunicação. É dessa perspectiva que a alteridade do deficiente, a qual resiste ou retarda a nova ordem, é negada, pois (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    Recepção da filosofia de Nietzsche na obra de Celso Furtado.Geraldo Dias - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):145-172.
    Resumo: Tendo em conta que 2020 foi o ano de celebração do centenário de nascimento de Celso Furtado, como singela homenagem, neste artigo procuramos oferecer uma introdução preliminar sobre a recepção da filosofia de Nietzsche na obra do economista brasileiro. Celso Furtado é um dos pensadores mais influentes no campo da economia-política na América Latina. Mas ninguém ainda pesquisou a dimensão filosófica de seu pensamento. Não obstante, é possível discorrer que ele pensou a economia sob um ponto de vista crítico-filosófico. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas.Luiz Augusto Sousa Do Nascimento - 2020 - Odeere 5 (9):313.
    A pesquisa a priori se propôs realizar um esboço etnográfico das quatro comunidades quilombolas no médio sertão maranhense, atentando para os elementos intrínsecos da produção de conhecimentos. Como suporte metodológico, as interlocuções seguiram pelo viés dos estudos que privilegiam as alteridades e os saberes locais como pressupostos analíticos fundamentais. Nessa perspectiva, procuramos nos afastar da maioria dos estudos voltados para comunidades quilombolas que trazem como abordagem central, as lutas fundiárias, o reconhecimento por direitos, no entanto, compreendemos que essas abordagens são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte.Jasson da Silva Martins - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):60-73.
    A estética de Nietzsche pode ser caracterizada como estética da expressividade. É através da expressividade do conjunto de seus escritos que ele constrói a imagem do filósofo-artista. O caminho que vai do filósofo ao filósofo-artista é construído com a aniquilação dos conceitos clássicos da estética e o confronto produtivo do mundo pessoal do filósofo e da arte, apresentados como a criação de novos valores. Para Nietzsche, a criatividade filosófica está a serviço da expressão do seu pensamento enquanto obra de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  54
    Ciência, Imaginação e Valores na Virada Energética Alemã: um exemplo da metodologia de Neurath para a tecnologia social.Ivan Ferreira da Cunha & Alexander Linsbichler - 2024 - Revista Kriterion 65 (156):673-700.
    O utopianismo científico de Neurath é a proposta para que as ciências sociais se envolvam na elaboração, desenvolvimento e comparação de cenários contrafactuais, as ‘utopias’. Tais cenários podem ser entendidos como peças centrais de experimentos de pensamento científicos, isto é, em exercícios da imaginação que não apenas promovem a revisão conceitual, mas também estimulam a criatividade para lidar com problemas vivenciados, já que utopias são esforços para imaginar como o futuro poderia ser. Ademais, experimentos de pensamento utópicos podem oferecer (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Por uma Filosofia (da Religião) Criativa: o Problema da Formação Filosófica a partir de uma Analogia com a Música.Agnaldo Cuoco Portugal & Clarissa Pimentel Portugal - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):23-52.
    This article is divided in three parts in order to investigate on the authorial and creative philosophical production in the Brazilian academic environment. In the first part, we show the challenge to authorial production in philosophy in Brazil, starting from the example of recent initiatives in the philosophy of religion. In the second part, by means of an analogy with music, we intend to argue that the plead for a greater promotion of authorial philosophy in Brazil does not mean to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  20
    Religião e Catolicismo em Belo Horizonte: dados de pesquisa e leitura teológico-pastoral (Religion and Catholicism in Belo Horizonte: research data and interpretation theological-pastoral)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n28p1255. [REVIEW]Roberlei Panasiewicz - 2012 - Horizonte 10 (28):1255-1279.
    A dinamicidade do mundo atual chama a atenção. A rotatividade confronta-se com o permanente. Pensar ações pastorais no mundo atual supõe clara compreensão da realidade. Nesse sentido, a arquidiocese de Belo Horizonte encomendou uma pesquisa realizada em 2012 intitulada “Valores e religião na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. Essa reflexão pretende apresentar os dados dessa pesquisa e apontar desafios no âmbito teológico-pastoral. A pesquisa atesta a presença do pluralismo e da mobilidade religiosa e critica a falta de diálogo inter-religioso. Valoriza (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Lonergan and Art.Glenn Hughes - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):991 - 1000.
    This article examines Bernard Lonergan's account of the meaning, functions, and importance of art, focusing on the chapter on art in his Topics in Education (volume 10 of The Collected Works of Bernard Lonergan), the text derived from his 1959 Cincinnati lectures on philosophy of education. The essay begins by identifying important parallels between Lonergan s analysis of art and selected elements in the philosophies of Aristotle, Saint Augustine, Kant, Hegel, Tolstoy, Collingwood, and Heidegger. It then focuses upon Lonergan's particular (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Philosophical perspective on artistic development and historic animation thinking.Zhi Wang - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400159.
    Resumo: No contexto da “era da leitura de imagens”, a animação também é um produto moderno, e a animação chinesa sempre foi uma “transmissão de imagens por meio de imagens”. Os autores acostumaram-se a pegar emprestado desenhos animados de países, como o Japão ou países europeus, e sua criatividade no pensamento de animação foi bastante suprimida, o que é um golpe devastador. Ao rastrear a origem do pensamento de animação, a partir de uma perspectiva filosófica, a evolução do pensamento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Formação humana e condição ontológica da infância.Claudio Almir Dalbosco - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):245-271.
    Resumo O ensaio reconstrói, na primeira parte, o conceito de descontinuidade da infância como condição ontológica da existência humana, amparando-se na definição desenvolvida por Walter Kohan, em seu livro Infância. Entre educação e filosofia. Procura mostrar, brevemente, o vínculo dessa tese, por um lado, com a noção heideggeriana de ontologia e, por outro, com a concepção foucaultiana de ontologia do presente. No que se refere à Heidegger, retém a noção de temporalização do Dasein como crítica à tradição metafísica ocidental. Essa (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 60