Results for ' filosofia do conhecimento'

1000+ found
Order:
  1.  3
    As consequências do princípio fisiológico do conhecimento: o mundo como vontade em Schopenhauer, uma vontade de verdade em Nietzsche?Gabriela Do Espírito Santo Marchiori - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Neste artigo pretendemos mostrar as diferentes implicações epistemológicas e éticas da ideia de princípio fisiológico do conhecimento nas filosofias de Schopenhauer e Nietzsche. Pois, se para o primeiro isto será a garantia de afirmação de um conhecimento irracional, para o segundo é a confirmação da não possibilidade de conhecimento. Assim, veremos como, para Schopenhauer, o princípio fisiológico do conhecimento nos liga a essência do mundo e nos torna capazes de atingir em certas vias a própria coisa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Filosofia do Conhecimento Segundo Pedro da Fonseca.Caf Silva - forthcoming - Filosofia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Filosofia do Conhecimento logico-matematico.da Costa Pinto Jr - 1978 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 10 (61-62):157-163.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Introdução a uma filosofia do conhecimento.José Reis - 2008 - Revista Filosófica de Coimbra 17 (33):273-293.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba.Lívia Tenorio Brasileiro, João Derli de Souza Santos & Manoel Francisco do Amaral - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):219.
    O artigo apresentar os resultados de uma pesquisa em rede, dados do estado da Paraíba, a qual procurou rastrear a produção do conhecimento dos mestres e doutores que atuam nos cursos de educação física nesse estado e as condições para a sua realização. Para tanto, foi preciso resgatar o processo histórico e articular os elementos epistemológicos e políticos que sustentam os programas da pós-graduação no Brasil, com o objetivo de revelar as instituições do estado da Paraíba que oferecem o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Análise epistemológica da produção do conhecimento em Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira/PA.Laine Rocha Moreira, Luiz Felipe dos Santos & Peterson de Castro Pereira - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo-exploratório que objetiva analisar a produção do conhecimento do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira, no período de 2011-2018. Os achados apontam uma evolução do modo de produzir conhecimento, pois constatou-se uma redução dos vazios analíticos presentes nas pesquisas analisadas. Conclui que há um aumento no rigor cientifico presente nas produções devido uma maior utilização de técnicas, metodologias e teorias consistentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Análise da produção do conhecimento: pesquisa em rede com base no materialismo histórico-dialético.Kátia Oliver Sá, Ivson Conceição Silva & Gilson Trindade dos Santos - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 264.
    Este trabalho é parte de um relatório de investigação que tem oito projetos de pesquisa integrados em rede, atrelados à pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA, que se articula ao grupo PAIDÉIA/FAE/UNICAMP, que coordena uma pesquisa cujas bases têm vinculação e é intitulada: Produção do conhecimento em Educação Física: Impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste – EPISTEFNORDESTE. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    A import'ncia das humanidades na construção do conhecimento.João Alberto Mendonça Silva, Álisson Muryel dos Reis & Josemar de Campos Maciel - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):195-217.
    O presente artigo abordará a construção do conhecimento em Giambattista Vico embasando-se no discurso De Nostri Temporis Studiorum. Com a troca da “imaginação” pela “racionalidade”, colocou-se de lado a engenhosidade humana, anulando assim a verossimilhança que fora negada por não apresentar verdades factuais levando à atrofia do engenho. O intuito aqui é analisar o desenvolvimento imaginativo proposto por Vico, gerando uma nova crítica. Conclui-se sobre uma possível epistemologia das humanidades, na qual cada sujeito possa, com seus próprios instrumentos, desenvolver (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O Sujeito Do Conhecimento – O Objeto Da Ação: A “passagem”, Identidade E Diferença Na Filosofia De Arthur Schopenhauer.Margit Ruffing - 2009 - Cadernos de Filosofia Alemã 13:11-28.
    No presente texto, buscarei levar a sério as tensões ou mesmo contradições da filosofia de Schopenhauer e tentarei compreendê-las ao invés de censurar o filósofo por irracionalidade ou inconsequência. A primeira parte do texto analisa a teoria do conhecimento de Schopenhauer sob os aspectos da diferença e da passagem, e a segunda investiga o liame entre a ética e a estética buscando uma resposta para a questão da identidade presente na determinação da compaixão como expressão do conhecimento (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Analisando a produção do conhecimento.Régis Henrique dos Reis Silva - 2014 - Filosofia E Educação 6 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Os fundamentos filosóficos do conhecimento na filosofia de Eduardo Soveral.Ricardo Velez Rodriguez - 2009 - In Maria Celeste Natário, António Braz Teixeira & Renato Epifânio (eds.), Eduardo Abranches de Soveral: o pensador, o filósofo, o humanista. Sintra: Zéfiro Edições.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Teoria do conhecimento científico.Armando Castro - 1975 - Porto [Portugal]: Limiar.
    Ao trazer a público o 8.o volume da obra 'Teoria do Conhecimento Científico', o Instituto Piaget presta homenagem a um investigador de prestígio reconhecido e a um colaborador de vários dos seus colóquios culturais e científicos. Armando Castro continua aqui o ambicioso projecto, iniciado em 1975, de elaboração de uma 'ciência do conhecimento científico', com o qual procurava - numa intenção que permanece oportuna - clarificar a especificidade das abordagens científicas face a outras modalidades cognitivas e não cognitivas. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    O ensino de filosofia nas perspectivas inter e transdisciplinar: a problemática do conhecimento.Gilson Malta da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):398-422.
    Este artigo tem por objetivo divulgar parte dos resultados de uma investigação sobre a organização de um ensino de filosofia proposto nas perspectivas inter e transdisciplinar. Tratou-se de averiguar como esse ensino estava sendo organizado numa determinada unidade educacional. Sendo assim, para investigar esse problema, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. O percurso metodológico foi composto por investigação teórica e incursão a campo. A primeira etapa constituiu-se de pesquisa bibliográfica e análise documental. A segunda consistiu em observar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física.Gabriel Pereira Paes Neto, Ney Ferreira França & Renan Santos Furtado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):13.
    Trata-se de estudo bibliográfico pelo qual analisamos a pesquisa na educação física em torno da perspectiva de reaproximação da epistemologia com a teoria do conhecimento. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética, sendo que à luz destas devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da realidade, também pressupondo o materialismo histórico dialético enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A pesquisa em educação física deve reverter o seu circuito de conhecimento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    A primazia do conhecimento intuitivo diante do conhecimento abstrato em Schopenhauer.Daniel Ramos dos Santos - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (2):137.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    Representação Do Conhecimento Como Ato Ideológico.Aline Elis Arboit - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):154-166.
    Reflete sobre a representação do conhecimento como atividade interpretativa da realidade, responsável por elaborar produtos que expressam determinadas visões de mundo. Ao entrar em contato com os documentos em conjunto com seus contextos de produção e uso, o indexador/classificador deve decide quais os melhores rótulos para representá-los. Tal escolha se trata de tomar posição diante de um olhar espaço-temporal do mundo, atribuindo valor a índices, termos e notações, transformando sinais em signos. Como são resultado da vivência em sociedade em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    O lugar legado à filosofia diante da Reforma do Ensino Médio e as orientações da BNCC.Franc Lane Carvalho do Nascimento & Maria Nathália Bastos Lima - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):190-208.
    Este trabalho analisa a importância da disciplina Filosofia no Ensino Médio em vista das atuais políticas públicas educacionais brasileira. Abordamos a Filosofia no Ensino Médio de acordo a Lei n.13.415/17 que alterou o Artigo 36 da Lei n. 9. 394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN, Lei n.11.648 de 2008, Resolução de n° 04 de 2010, as denominadas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017. Nesta pesquisa bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  2
    A ética em agostinho a partir de duas similitudes trinitárias: A filosofia (física, lógica, ética) E a trindade do conhecimento de si.Mariana Sérvulo - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):351-354.
    A autora apresenta a Ética de Agostinho servindo-se de duas semelhanças trinitárias, a da filosofia e a do conhecimento, encontradas em dois de seus livros, De Civitate Dei e De Trinitate.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Operar e Exibir: Aspectos do Conhecimento Simbólico na Filosofia Tractariana da Matemática.Gisele Dalva Secco & Pedro Maggi Rech Noguez - 2017 - Revista Portuguesa de Filosofia 73 (3-4):1463-1492.
    We offer a reading of some passages from Wittgenstein’s Tractatus Logico-Philosophicus in which, dealing with the symbolic constructions of arithmetic, Wittgenstein puts in motion the most outstanding features of Leibniz’s concept of Symbolic Knowledge: the computational and the “ecthetic” functions of the notion of Symbolic Blind Though. We begin with a brief presentation of some conceptual distinctions proposed by Oscar Miguel Esquisabel in his investigation about the Leibnizian origin of the tradition of Symbolic Knowledge. We then contrast these topics with (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  12
    Filosofia No Ensino Médio: Sobre Como Os Conhecimentos Filosóficos Podem Contribuir Para o Exercício da Cidadania.Valdson dos Remédios Silva Amorim & Jonh Elvis Costa Martins - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):58.
    Este trabalho compõe-se de algumas reflexões sobre o ensino de filosofia na educação básica brasileira. Especificamente, analisar-se-ão dois pontos relativos à atividade filosófica na educação básica, a saber: 1) o ensino de filosofia concebido como exercício de pensamento, de modo a reivindicar, a partir da prática filosófica, um filosofar na educação; 2) as contribuições que a filosofia pode oferecer para a formação do aluno do ensino médio, sobretudo no que diz respeito ao exercício da cidadania. Esses dois (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  2
    A teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer à luz do idealismo transcendental kantiano.Isabella Nobrega Gomes Stencel - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Neste artigo, pretende-se descrever os pontos de maior relevância à teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer, levando em consideração a farta influência do idealismo transcendental kantiano em sua produção filosófica. No que diz respeito à formulação do conhecimento empírico, bem como às faculdades e princípios envolvidos no processo, busca-se promover a comparação entre os elementos pertinentes aos sistemas elaborados pelos respectivos filósofos, a fim de tornar explícitos os momentos em que Schopenhauer alinha-se ao idealismo transcendental kantiano e, igualmente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    Ética e Organização do Conhecimento.Lucas Andrade Sá Correa, Suellen Oliveira Milani & Natália Bolfarini Tognoli - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6934.
    Este artigo busca relacionar os fundamentos da Ética e da Organização do Conhecimento, percebendo-os como internamente conectados, para construir pontes conceituais entre os dois campos. O objetivo é propor uma caracterização da Ética e da Justiça Social, apontando as consequências de sua negação ou ausência na Organização do Conhecimento. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa que situa o debate ético em Platão e na formação da filosofia grega antiga, bem como apresenta o conceito de Justiça Social (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Ontologia E conhecimento nos princípios da filosofia do futuro de Ludwig Feuerbach.José Edmar Lima Filho - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):153.
    Neste artigo pretendo discutir o tema do conhecimento como um problema filosófico no pensamento de Ludwig Feuerbach, tomando por fundamento as formulações desenvolvidas pelo pensador no escrito Princípios da filosofia do futuro. Nele comparece o interesse de Feuerbach por estabelecer a importância de uma filosofia cuja base é a realidade concreta e o reconhecimento da sensibilidade, a que nomeia “nova filosofia”. Por discutir a importância da concretude material para tematização do conhecimento, Feuerbach pressupõe a admissão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  4
    Dinâmica do conhecimento.Cristiano Bonneau - 2021 - In Marcos Nicolau (ed.), Nada é sem Razão. pp. 3-11.
    O tema “predicado no sujeito” (praedicatum inest subjecto) constitui-se em um importante fundamento na filosofia de Leibniz, na medida em que esta noção organiza do ponto de vista lógico, várias questões da filosofia leibniziana, como a lógica, a linguagem, a epistemologia e a metafísica. Nesse texto, trataremos dessa noção a partir de uma leitura metafísica da substância em Leibniz, que busca dar o máximo de realidade possível aos seres criados por Deus. O ser, na dimensão do sujeito e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  1
    O autômato espiritual na filosofia de Espinosa Implicações de uma ontologia imanentista no plano do conhecimento científico.José Ezcurdia - 2010 - Cadernos Espinosanos 24:11.
    O presente texto tem como objetivo explicitar algumas das implicações da ontologia imanentista de Espinosa relativamente a sua concepção do conhecimento científico e em particular a sua noção de autômato espiritual. Nesse sentido revisam-se noções como sustância, causa imanente, definição genética; noções que lastram nossa reflexão em torno da concepção espinosana de ciência, na qual a ideia e a figura da verdade refletem uma identidade ou interioridade entre os planos do ser e do conhecer, entre o objeto e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    O mito do conhecimento.Laurence BonJour, Albertinho Luiz Gallina & Kariane Marques da Silva - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):503-534.
    Em “O Mito do Conhecimento”, Laurence BonJour defende a tese de que a concepção “falibilista” de conhecimento, assumida de modo preponderante pelos epistemólogos na era pós-Gettier, “está errada”, pois tal concepção “fraca” de conhecimento proporciona pouca satisfação da perspectiva filosófica e é inexistente no âmbito do senso comum, constituindo tão-somente um “mito filosófico”.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    A crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso & Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):12-44.
    O presente trabalho investiga a crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular. Considerando a ideia presente na tradição filosófica de que o conhecimento verdadeiro é aquele que representa fidedignamente a realidade, Rorty se insurge contra esta posição, argumentado que, o pensamento representacionista se ergueu a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, ou seja, descrições que representem de maneira fidedigna realidade, que é objeto do conhecimento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A filosofia na sociedade do conhecimento.Everaldo Cescon - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):75-86.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    O papel do conhecimento de si na apologética de Pierre Charron.Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):46-57.
    No presente artigo pretendemos detalhar o papel do conhecimento de si no Les Trois Vérités de Pierre Charron. Por tratar-se de um autor ainda pouco conhecido em nosso país, iniciaremos nosso estudo com uma pequena biografia sua. Isto feito, procederemos a uma análise do status do autoconhecimento nos Ensaios de Michel de Montaigne, mais para demarcar as diferenças do que para assinalar as continuidades existentes entre os dois autores. Na sequência, exporemos a concepção de conhecimento de si charroniana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    A Origem Dos Conhecimentos Humanos No Contexto Dos Estudos Informacionais.Luciana Gracioso - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):55-71.
    Historicamente os estudos da informação se relacionam diretamente com os estudos da linguagem. Recentemente, entra nesse cruzamento, a tecnologia. Procurando identificar caminhos que possam servir aos estudos informacionais para refletir e construir suas estruturas de linguagem para mediação do conhecimento, é desenvolvido um ensaio sobre qual seria o lugar da linguagem na obra “Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos” (1746), de Étienne Bonnot de Condillac (1715 – 1780). Procura-se, ao final, defender as perspectivas do filósofo como um dos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Sobre a teoria do conhecimento nas Passagens de Walter Benjamin - sujeito em desagregação.Manuela Sampaio De Mattos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34639.
    O presente artigo apresenta a distinta teoria do conhecimento proposta por Walter Benjamin em seu projeto das Passagens. Tal proposta já encontra suas origens em seus textos de juventude, principalmente em seu Sobre o programa de uma filosofia vindoura. Levando isso em conta, articulamos os dois momentos da obra de Benjamin para demonstrar que esta nova teoria materialista, dialética e imagética do conhecimento pressupõe um conceito mais alto de experiência, assim como uma crítica contundente ao sujeito do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    O fundamento do conhecimento em L’être et le néant.Gustavo Fujiwara - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):856-877.
    Pretendemos analisar neste artigo o fundamento ontofenomenológico do conhecimento em L’être et le néant. Como veremos, o conhecimento será concebido a partir de uma negação de tipo interna definida como relação ontológica fundamental entre ser-para-si e ser-em-si. Todavia, caso almejemos compreender o estatuto profundo de uma tal relação, teremos que escrutinar as definições sartreanas de ser do fenômeno e fenômeno de ser, ser transfenomenal, ser-em-si, ser-para-si e estrutura reflexo-refletidora do cogito. Recuperando tais definições, mostraremos que a identidade do (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  58
    A função elusiva da memória mecânica na teoria do conhecimento de Hegel.Hector Ferreiro - 2024 - Guairacá: Revista de Filosofia 40 (1):50-64.
    Ao analisar a teoria da memória mecânica de Hegel, a maioria dos intérpretes considerou apenas dois aspectos da memorização mecânica: o desaparecimento do significado nas palavras mecânicamente memorizadas ou a internalização totalmente abstrata da mente que as memoriza. No primeiro caso, a interpretação concentrou-se na relação entre o significante e o significado das palavras; no segundo caso, concentrou-se na relação entre o signo linguístico como um todo e a mente. Entretanto, a posição específica da memória mecânica na sistematização das atividades (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Da paixão do conhecimento ao eterno retorno.Alexandre Fillon - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (2):41-66.
    The first fragment in which Nietzsche refers to the eternal recurrence is known for its obscurity. In this paper, we intend to contribute to the philosophical genesis of this thought, by contextualizing it in the experimental philosophy since Dawn and by determining the links between this fragment and the previous texts since 1880. Therefore, the idea of eternal recurrence appears to be based on a different representation of reality, resulting from what Nietzsche calls “the passion of knowledge”, a crucial notion (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    ÉTICA EM ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO : categorização de termos fronteiriços em relação a gênero e sexualidade.Fabio Assis Pinho & Suellen Oliveira Milani - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):84-103.
    Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental sobre ética na organização do conhecimento que utiliza como escopo empírico um conjunto de termos considerados fronteiriços em relação a gênero e sexualidade. Para tanto, o objetivo foi categorizar termos considerados fronteiriços na questão de gênero e sexualidade, no intuito de formar uma base léxica para averiguar suas condições de organização do conhecimento, particularmente por ser uma reflexão ética. Dessa forma, os corpora investigativos foram 35 termos fronteiriços em relação a gênero (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    O mito do conhecimento.Laurence BonJour, Albertinho Luiz Gallina & Kariane Marques da Silva - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):503-534.
    Em “O Mito do Conhecimento”, Laurence BonJour defende a tese de que a concepção “falibilista” de conhecimento, assumida de modo preponderante pelos epistemólogos na era pós-Gettier, “está errada”, pois tal concepção “fraca” de conhecimento proporciona pouca satisfação da perspectiva filosófica e é inexistente no âmbito do senso comum, constituindo tão-somente um “mito filosófico”.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  1
    A produção do conhecimento stricto sensu dos docentes dos cursos de Educação Física no Estado do Ceará.Michele Sacardo & Alessandra Espíndola Cardoso - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):193.
    O objetivo do estudo foi identificar e caracterizar a produção do conhecimento dos pesquisadores que atuam nas Instituições de Ensino Superior do estado do Ceará. As conclusões apontaram que o desafio que se coloca é a constituição de Programas de Pós Graduação em Educação Física para o Nordeste que superem as lacunas impostas pela própria política de Pós-Graduação na área 21, que privilegia a subárea da biodinâmica e intensifica a fragmentação do conhecimento entre as ciências humanas e sociais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    A (im)possibilidade do “conhecimento” de Deus em Kant: o Sumo Bem, objeto necessário da razão.Luiz Rohden & Valdinei Vicente de Jesus - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):440-455.
    O sumo bem, tal qual apresentado na CRPr, consiste na união da moralidade com a felicidade. Como esta ligação não pode ser assegurada necessariamente pelo próprio homem durante a sua finita e imperfeita existência, resta que se existe uma síntese; a mesma apenas pode ser elucidada em um suposto juízo sintético a priori que possa unir a vida terrena virtuosa com a felicidade post mortem que é o que parece exigir uma síntese desta natureza. Frente a esta questão, defendemos que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    A produção do conhecimento sobre ações afirmativas no Brasil.Emanuel Mangueira Carvalho - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):237-250.
    O artigo tem o objetivo de apresentar a produção do conhecimento, teses e dissertações que pesquisaram a temática das ações afirmativas no Brasil. Para isso, iniciou-se a pesquisa escolhendo uma base de dados, a BDTD, que permitiu acessar as teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação no Brasil. Em seguida optou-se por utilizar o termo “ações afirmativas” para realizar a pesquisa bibliográfica dentro da base de dados. As informações obtidas foram sistematizadas em planilha do tipo “excel”. Como resultado, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Realidade da produção do conhecimento em Educação Física: determinações históricas e epistemológicas.Moises Henrique Zeferino Alves, Ana Lúcia Silva Souza & Eliabe de Oliveira Figueiredo - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):81.
    Este artigo tem como objetivo contribuir com a crítica aos PNPG e suas determinações na produção do conhecimento dos professores de Educação Física das IES do estado da Bahia no período de 1982 a 2012, através da análise epistemológica. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram analisado a luz do método do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que os PNPG apresentam em seus objetivos e diretrizes uma concepção de pós-graduação que estimula o produtivismo acadêmico e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx.Reginaldo Aliçandro Bordin - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):157-174.
    Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, elaboraram (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  2
    As diversas formas do conhecimento: bases histórico-filosóficas da pesquisa em educação.Silvio Sánchez Gamboa - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):120.
    Visando contribuir com o debate sobre a qualidade da pesquisa educacional e de procurar critérios epistemológicos que favoreçam essa qualidade, retomamos algumas bases históricas e filosóficas sobre as diversas formas do conhecimento. O artigo apresenta justificativas sobre a importância da literatura clássica para compreender a problemática atual da produção do conhecimento. De acordo com a filosofia clássica grega, os critérios que diferenciam os saberes, tais como, o opinativo, a razão mítica, a episteme e a filosofia, hoje (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    Concentração e dispersão da formação dos pesquisadores da gestão do conhecimento.Edcleyton Bruno Fernandes Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):583-597.
    Este trabalho objetivou analisar a formação dos pesquisadores da Gestão do Conhecimento, essencialmente os da Ciência da Informação no Brasil, a partir do estabelecimento de relações de concentração e dispersão das formações dos pesquisadores. Para tanto, foram considerados artigos indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação nos últimos cinco anos e verificação dos currículos lattes dos pesquisadores. A metodologia adotada foi de caráter quali-quantitativo, por meio de pesquisa tipo bibliográfica, exploratória e descritiva. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Nietzsche e a Teoria Do Conhecimento.Francisco de Paula Santana de Jesus - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):228.
    O presente trabalho tem como objetivo descrever e investigar a crítica nietzschiana a Teoria do Conhecimento e em que consiste o conhecimento para o filósofo. Com isso, evidenciamos que o método genealógico desenvolvido por Nietzsche viabiliza não somente solapar as posturas dogmáticas em relação ao conhecimento, mas também lançar bases para uma outra concepção de conhecimento onde o caráter perspectivístico da efetividade seja posto em destaque, possibilitando um permanente trabalho de investigação das condições de possibilidade de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  32
    Nietzsche e os rumos para uma teoria trágica do conhecimento científico / Nietzsche and the directions for a tragic theory of scientific knowledge.Bruno Camilo de Oliveira - 2024 - Aufklärung: Journal of Philosophy 11 (1):119-136.
    O objetivo deste artigo é apontar cinco aspectos do pensamento nietzschiano que podem ser relevantes para os debates da filosofia da ciência em torno da natureza e representação do conhecimento científico. Para tanto, é realizada uma revisão de literatura com o objetivo de selecionar trechos de obras nietzschianas como O nascimento da tragédia, Genealogia da moral, A gaia ciência e outras que permitam interpretar Nietzsche como um filósofo da ciência preocupado com a construção do conhecimento cientifico sobre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Pre'mbulo à filosofia do sentir político.André Abranches - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (62):185-200.
    Ao analisar parte da tradição filosófica Ocidental e, em particular, contrapor o ensinamento de mestres e gurus do Oriente aos ensinamentos de escolas metafísicas e de ciência política do Ocidente, o presente artigo, poderá ser dito, insere-se na categoria de filosofia das civilizações. Não estando limitada, porém, a nenhuma dessas civilizações, a arte política, enquanto perícia daquele que governa ou leva a vida feliz, pode ser examinada no prolongamento das suas intersecções e enquanto questão filosófica independente. Neste artigo, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Dedução dos Conhecimentos puros a priori (Reflexão 5923), de Kant.Luciano Codato - 2002 - Cadernos de Filosofia Alemã 8:119-127.
    Introduction and translation into Portuguese of Kant's Reflection 5923 (AA 18: 385-7).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Educação Superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 90.Cezar Luiz de Mari - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):167-190.
    A década de 90 e o início do século XXI estão marcados por reformas que atingem as estruturas do Estado brasileiro e com ela também a Educação Superior. Reformas que recambiam a noção de direito público à educação, ao conhecimento, à função do Estado, aos financiamentos, regidas pela agência Banco Mundial (BM). Nesse movimento, a terminologia sociedade do conhecimento emerge como fundamento epistemológico condicionando à universidade o papel de produtora de conhecimentos de valor econômico e de consenso. Mobiliza-se, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    A filosofia realista e naturalista de John Dewey: Mediações naturais, causais, cognitivas e culturais.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):250.
    O presente artigo analisa a epistemologia realista e naturalista de John Dewey, discutindo sua contribuição para a epistemologia contemporânea. O ponto de partida da investigação consiste em articular os conceitos experiência e natureza da epistemologia de John Dewey às teorias de base naturalistas. Ao final pretendemos revelar que o realismo de Dewey por se caracterizar como naturalista traz contribuições importantes para a epistemologia atual quando se coloca numa vertente contrária ao objetivismo, mas sem prescindir da ciência. Ao se opor a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000